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Análise / Review: Zombie Vikings

O que vikings e zumbis tem em comum? Em Zombie Vikings, tudo! Trazendo uma releitura muito bem-humorada da mitologia nórdica, certamente vai fazer Odin cuspir hidromel lá em Valhala!

Trata-se de um Beat'em Up, com jogabilidade em parte simples, em parte inovadora, e acima de tudo, extremamente cooperativo - contando com cooperação local e online para até 4 jogadores.

Lançado inicialmente para Playstation 4, e após 3 meses teve sua versão para PCs lançada, e é o único jogo que possui um Porco-Unicórnio. Precisa falar mais?

Ficha Técnica

Gênero Beat'em Up
Aventura
Desenvolvedora Zoink Games
Publicadora Zoink Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 07/12/2015
Versão analisada 1.0.1
Data da análise 08/01/2016
Processador Dual Core 2.1 GHz
Memória 4 GB
Espaço em Disco 5 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GT 520
Vídeo (AMD) Radeon HD 6450
Direct X 9.0c

Enredo

Prólogo

Ambientado numa bizarra versão cômica da mitologia nórdica, a aventura começa com Odin tentando forjar seu Bastão de Guerra brilhante, quando é interrompido pelo Loki malandro, que o distrai e rouba seu olho - sim, o seu único olho funcional.

Odin chega então há um cemitério nórdico, onde revive 4 Vikings em suas versões zumbi: Seagurd, Caw-kaa, Gunborg e Hedgy, e em seguida dá a eles a missão de recuperar seu olho roubado das garras de Loki.

O jogo ilustrará várias cutscenes animadas no decorrer do jogo, todas devidamente dubladas, para narrar os eventos e interações da história do jogo.

Campanha

A aventura é composta de 27 fases sequenciais, garantindo facilmente mais de 6 horas para completar a história do jogo.

Após completar uma fase, você liberará a próxima, e poderá imediatamente começá-la, assim como também voltar para fases anteriores, utilizando a tela de seleção de fases.

Apesar de só possuir um final, o jogo conta com cenas diversas durante os créditos finais, tornando a exibição de créditos divertida e ambientada.

Progressão

Simplicidade

Vou começar apontando que o jogo não possui sistema de níveis, fazendo assim com que todos os golpes dos personagens sejam acessíveis do começo ao fim sem distinção.

O único bem acumulável entre as fases é o dinheiro, que será pego durante as fases, especialmente quebrando baús e barris, e será utilizado para comprar armas e runas destrancadas.

Um pequeno bônus de progressão é que em meados da campanha um misterioso personagem será permanentemente destrancado.

Armas

Contando com mais de 40 armas destrancáveis, você poderá escolher sua ferramenta de destruição de preferência, atendendo até aos gostos mais exóticos.

Usualmente você destrancará armas ao terminar fases da campanha, porém terá de comprá-las com ouro para liberá-las.

Já outras armas tem um acesso mais difícil ainda, exigindo que você complete Side Quests para liberá-las.

Um grande diferencial do jogo é que não há um tier de armas, fazendo com que todas armas tenham forças e fraquezas diversas, tornando assim a escolha da arma uma questão de gosto, estilo e estratégia.

Runas

As runas são o acessório complementar do personagem, e usualmente irão fornecer um simples bônus ou conceder uma habilidade.

Existem ainda runas específicas de personagem, que irão alterar a funcionalidade de algum golpe quando equipadas, abrindo assim possibilidade para diferentes estratégias.

Assim como as armas, runas são destrancadas durante a campanha e precisam ser compradas com ouro.

Jogabilidade

Movimentação

Como nos Beat'em Up clássicos, você poderá movimentar-se nos 4 sentidos, por padrão utilizando as setas direcionais.

Para pular, basta apertar a tecla Espaço, e para correr, segurar a tecla S.

A grande inovação na mobilidade do jogo é a possibilidade de rolar em qualquer direção, segurando a tecla Z e utilizando as teclas de movimentação.

Combate

Para atacar, a receita é simples: basta apertar a tecla C sem parar. Nada de combos complexos usando direcional ou algo assim.

Outro botão de ataque é a tecla X, que irá executar um golpe especial, variando muito entre cada personagem.

Uma variação possível no uso de ambos ataques é segurar a tecla da ação, que irá fazer o personagem executar um ataque carregado, geralmente bem poderoso. Também é possível executar um meio-termo, caso você não segure o tempo total para o ataque carregado.

O jogo conta também com a possibilidade de usar o ataque durante a corrida do personagem, o que irá executar outro ataque único.

Uma peculiaridade do jogo é que caso você aperte a tecla de ataque de um local muito alto (mais alto do que você atingiria simplesmente pulando), o personagem irá executar um ataque vertical, causando uma boa quantidade de dano nos alvos abaixo dele. Pra melhorar as coisas, esse dano é proporcional à altura de onde você executou o golpe.

Outro recurso importante no combate é o bloqueio: apertando a tecla Z, o personagem ficará bloqueando ataques à sua frente. Mas seu grande uso é refletir projéteis: basta apertar a tecla de bloqueio no último momento antes de ser atingido.

Carregando e arremessando

Certamente uma mecânica única e importantíssima no jogo é carregar objetos. Ao apertar a tecla V, o personagem tentará agarrar o objeto à sua frente. E por objetos, entende-se muita coisa: baús de tesouro, inimigos pequenos, objetos variados, ou até mesmo outros jogadores.

Ao carregar um objeto, o personagem poderá andar e pular normalmente, apenas não podendo correr ou rolar para se movimentar. Tomar qualquer ataque irá fazer você soltar o que carrega imediatamente.

Você poderá arremessar tudo que carrega de várias formas: usando a tecla V, irá largar numa trajetória de parábola. Se carregando a tecla V, irá arremessar com força em linha reta. Se usando a tecla de ataque, irá arremessar o que carrega em direção ao chão - algo muito útil, pois se usado no ar, fará seu personagem ganhar altitude!

Missões secundárias

Quase todas as fases do jogo possuem uma side-quest. O objetivo delas varia muito, passando de ações corriqueiras como encontrar um determinado item e voltar para o NPC, até coisas mais complexas e bizarras, como construir um boneco de neve ou congelar um inimigo e arremessá-lo no copo do NPC.

Você poderá ver todas as fases que possuem missões secundárias no mapa de fases do jogo, inclusive sabendo se já completou ou não a missão de cada fase. Porém, certas missões exigem que você esteja utilizando uma determinada arma, runa ou personagem para ser completada, ou mesmo encontrada.

Ao completar uma missão secundária, você será recompensado com uma nova arma.

Pet

Jogando sozinho? Não tem problema: você será acompanhado na maioria das fases pelo Porco-Unicórnio Oink, que irá te seguir pela fase!

Normalmente, ele não fará muita coisa: apenas seguirá seu personagem, e pode ser usado como objeto de arremesso livremente. Você poderá ainda arremessar algo nele para fazer Oink carregar o objeto desejado.

Seu recurso mais ofensivo é pular próximo a ele, o que fará o personagem pular bem alto, podendo usar o golpe de queda livre sempre que desejado.

Em algumas fases, Oink carregará um canhão em suas costas. Isso irá remover a função de pulo junto a ele, porém irá fazer com que ele dispare uma rajada em linha reta sempre que você atacá-lo!

Mega-zumbi

Em algumas fases, haverá um local que permitirá que você junte-se a restos mortais e vire um mega-zumbi. Você ficará extremamente poderoso, porém a jogabilidade é bem simplificada.

Nessa forma, você poderá apenas atacar em ambos os lados, utilizando os dois botões de ataque.

Infelizmente, a forma não pode ser mantida para sempre, havendo um ponto na fase que ao ser cruzado, encerrará imediatamente a forma de mega-zumbi.

Morto-vivo

Seu personagem é um morto-vivo, mas pode morrer de novo! Você terá uma barra de vida, que só recupera-se normalmente quando você pega itens específicos para este fim.

Cair de precipícios e afins não irá matar o personagem - ele perderá um pouco de vida, e será resgatado por corvos, podendo escolher onde irá cair na fase em seguida.

Porém, se sua vida acabar, você morre e volta ao checkpoint anterior... exceto em partidas multiplayer, onde sua cabeça será separada do seu corpo, e você poderá ficar livremente vomitando ácido com sua cabeça, até que seu aliado carregue sua cabeça e junte-a ao seu corpo para te reviver!

Controles

Todos os comandos do jogo podem ser reconfigurados livremente com grande facilidade. O jogo permite inclusive que configure-se mais de uma tecla para uma mesma ação, para cada jogador. Permite também que configure-se teclas separadas para ações de menu.

O jogo conta com um excelente suporte à joysticks, permitindo também que todo santo comando seja configurado individualmente - e com suporte a botões secundários para uma mesma ação também!

Arte

Gráficos e Interface

O jogo tem um estilo artístico muito único, num misto entre algo cartunesco e algo macabro. Algumas animações são propositalmente simples: quando um personagem vira de um lado pro outro, ele é invertido, e você vê ele girando, como se fosse um recorte de papel sendo invertido.

Apesar da simplicidade, o resultado é muito agradável: os cenários são bem detalhados, os conceitos bem desenvolvidos, e as cores bem trabalhadas.

Já a interface é extremamente clássica, e cumpre muito bem o seu papel.

Sons e Música

A música não é das mais memoráveis, apesar de ser muito bem elaborada. São quase 30 músicas extremamente variadas, passando por jazz, rock, e outras coisas que nem sei explicar.

O motivo da música não ser o destaque sonoro é que ela é eclipsada pelas vozes do jogo. As falas de todos os personagens são muito bem dubladas, e contribuem muito para o humor do jogo, além da caracterização de cada um dos personagens principais e secundários.

Os sons de combate são um tanto repetitivos como sempre, mas tudo é perdoado, pois o resto é excelente!

Cooperativo

Multijogador

O jogo conta com cooperativo local e online para 4 jogadores, e certamente foi feito para ser jogado com amigos, mesmo com suas pequenas limitações.

Apesar de contar com drop-in para jogadores locais, o mesmo não ocorre para jogadores online.

Outra dificuldade do modo online é que o jogo não conta com uma lista de jogos criados, fazendo com que a única forma de jogar online seja convidando amigos ou sendo convidado. A tela inicial de uma partida é o único momento onde jogadores online conseguem entrar no jogo.

Fora isso, o modo online conta com problemas frequentes de sincronia, resultando numa experiência perfeita para o host, mas não tão agradável a quem entrar na partida.

Jogadores locais

O jogo permite múltiplos jogadores locais, mesmo em partidas online. Ou seja, é possível ter várias combinações, como 3 jogadores num computador com mais um online, ou dois num computador jogando junto com dois em outro computador.

Para adicionar um jogador local, basta apertar o botão de ataque no teclado ou joystick, e em seguida escolher o personagem. Jogadores locais podem abandonar a partida a qualquer momento: basta abrir o menu do jogo no dispositivo desejado, e selecionar a opção Drop Out.

Um fato peculiar é que o jogo usará saves locais únicos para cada jogador local, tendo cada um seu dinheiro, armas e runas.

Interação

A câmera é fixa entre os jogadores, mas se afasta um pouco à medida que os personagens se distanciam.

Os personagens não podem se acertar, mas podem se carregar e se arremessar livremente.

Existem runas diversas que são feitas especialmente para a cooperação, alterando o ataque especial do personagem para envolver outro jogador, ou interagindo com o fato de carregar ou ser carregado por outro jogador.

Uma mecânica memorável ao jogar cooperativamente é que ao finalizar uma missão secundária, o jogo fará com que os jogadores lutem pela recompensa: o vencedor irá receber a arma gratuitamente, e os outros jogadores terão de comprar a arma perdida.

Competitivo

Quando a cooperação cansar, o jogo conta ainda com o modo Versus Arena, que possui 6 fases competitivas para os jogadores se matarem.

Uma delas é o modo futebol, que aparece durante o modo história, e pode ser jogado em partidas de duplas.

DLCs

O jogo possui poucos DLCs, felizmente nada obrigatório: o soundtrack completo do jogo, além de DLCs para personagens extras, Frostbjörn e Raybjörn, este último sendo a versão zumbi de Ray Doewood, do jogo Stick It to the Man!.

O personagem Raz-ombie, versão zumbi de Razputin Aquato da franquia Psychonauts, também foi adicionado posteriormente, mas como um DLC grátis, incorporado no próprio conteúdo do jogo.

Veredito

Quem é fã dos clássicos Beat'em Ups vai curtir muito o jogo! Certamente o jogo possui comandos simples, por não possuir combos complexos ou similares, tornando-o mais amigável a jogadores inexperientes.

A cooperação é muito boa, tanto pelas diversas interações entre os personagens, tornando o jogo muito mais divertido de jogado com um amigo.

Como citei anteriormente, minha experiência no modo online deixou um pouco a desejar, em função de pequenas dessincronizações e delays variados, que atrapalham muito o combate. Porém, quem pretende jogar em cooperativo local vai poder aproveitar o jogo perfeitamente!

Um dos grandes trunfos do jogo é sua história, que apesar de ter uma trama simples, é repleta de humor, com cutscenes animadas constantes, e uma dublagem fantástica, que dá vida a todo personagem da trama. Somando isso ao estilo artístico do jogo, ele torna-se facilmente uma obra única.

A progressão é simples, mas equilibrada para o conteúdo do jogo. A grande variedade de armas e runas são um incentivo à rejogabilidade, e o fato de não haver armas ou runas melhores incentiva a variação de estratégias, e também a escolha pela diversão.

O modo competitivo também complementa bem o jogo, sendo uma opção adicional para quem cansar das fases da história.

Seja pela aventura, pela cooperação ou pelo humor, Zombie Vikings oferece de tudo um pouco, sendo capaz de conquistar jogadores dos mais diversos gostos.

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