As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Viking Squad

Outro ano, outro Beat'em up de vikings. Mas dessa vez, a abordagem é outra: Viking Squad te fará realmente se sentir um viking de verdade, em vários momentos!

Com um audacioso e inovador sistema de movimentação vertical em pistas, e um combate intenso e responsivo, o jogo trás ainda suporte à cooperação local e online para até 3 jogadores, inclusive podendo ser mista!

Lançado simultaneamente para Playstation 4 e PC, o jogo tem tudo para trazer nostalgia aos fãs do gênero, e com certeza também é uma ótima pedida pra quem é novo no assunto se tornar fã!

Ficha Técnica

Gênero Beat'em Up
Ação
Aventura
Desenvolvedora Slick Entertainment
Publicadora Slick Entertainment
Cooperativo Online 3 jogadores
Cooperativo Local 3 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 04/10/2016
Versão analisada 1.0
Data da análise 04/10/2016
Processador Dual Core 2.8 GHz
Memória 2 GB
Espaço em Disco 700 MB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GT 540M
Vídeo (AMD) Radeon HD 6630M
Direct X 11

Enredo

Tutorial

Na primeira vez que escolhe um personagem e inicia sua aventura, irá fazer uma pequena fase-tutorial, que irá ensinar alguns comandos básicos do jogo, e contar a pequena história do início da aventura do esquadrão viking.

Basicamente, você racha uma pedra vermelha, e solta um demônio (Loki?), que eventualmente rouba 4 gemas do portão do Heimdall, e começa a causar confusão por aí utilizando essas gemas. Você decide então ir atrás dele para recuperar essas gemas.

O curioso é justamente isso: nada é muito claro, sem qualquer texto para dar nomes ou narrar os eventos, então certamente a história é muito secundária no jogo.

Campanha

A campanha é composta por 18 fases, e é dividida em 4 capítulos principais, todos com um chefe final, além do último capítulo que é focado em lutas com chefes.

Você deverá enfrentar as fases da campanha em sequência, liberando sempre a próxima fase, e por vezes intercalará suas fases com visitas à vila, onde poderá gastar o tesouro acumulado em suas aventuras.

Progressão

Tesouros e Moedas

Você juntará dois tipos de recursos nas fases: moedas de ouro e tesouros. As moedas você poderá acumular sem fim, e usará para poucas coisas no jogo, como comprar poções ou chaves.

Já os tesouros irão te permitir comprar armas e armaduras e aumentar estatísticas do personagem, efetivamente constituindo a principal via de progressão permanente do jogo.

Um detalhe importante é que tesouros devem ser obrigatoriamente gastos quando você visitar a vila, não sendo possível acumulá-los entre sessões de jogo. Na pior das hipóteses, você poderá vender os tesouros que sobraram por moedas de ouro, antes de pegar o barco e ir para outra aventura.

Nível e Estatísticas

Os personagens possuem um total de 8 estatísticas diferentes, que poderão ser aumentadas por armas e armaduras equipadas, e 3 destes poderão ser aumentados permanentemente no NPC apropriado.

Você poderá gastar tesouros para aumentar permanentemente ataque físico, ataque de runa e vida. O custo começa com 1 tesouro por ponto, e à medida que você sobe a estatística, o custo poderá aumentar para 4 e 8 tesouros por ponto. Há um limite de 15 pontos gastos em cada estatística.

Cada ponto gasto numa estatística irá determinar o nível do personagem. Portanto, o nível máximo dos personagens é 46.

À medida que você gastar pontos em ataque físico e ataque de runa, irá liberar acesso a alguns novos combos e ataques especiais, potencializando mais ainda sua capacidade de combate.

Armas e Armaduras

Em suas aventuras, você poderá destrancar armas e armaduras variadas, cada item fornecendo diferentes bônus ao personagem.

Você poderá encontrar novos equipamentos de várias formas: derrubando de inimigos, abrindo baús especiais, derrotando chefes, destruindo itens da fase, ou mesmo comprando de vendedores no meio das fases com moedas de ouro.

Exceto quando você comprar com moedas de ouro, que já irá imediatamente equipar o item comprado, você precisará retornar à vila, e gastar uma quantidade de tesouro para adquirir o item destrancado, só então podendo equipá-lo efetivamente.

Ao todo, são 10 armas e 16 armaduras diferentes para serem liberadas.

Vendedor

O vendedor de poções pode ser encontrado tanto na vila, quanto ocasionalmente em algumas fases, e serve principalmente para vender itens consumíveis: esferas de valor, chaves e poções de vida.

Um destaque especial é o item de upgrade de poção, que irá permanentemente aumentar a quantidade de vida recuperada pelas poções que você usa.

Segredos

O jogo oferece ainda três bônus passivos, ao jogador que levar 3 tesouros específicos, encontrados nos 3 primeiros capítulos do jogo, até o salão do portão do Heimdall. Os bônus são:

  • aumento na chance de encontrar maças de inimigos;
  • aceleração na recarga de runas;
  • aumento no dano de críticos.

Dificuldade

Ao finalizar o jogo, você irá liberar a dificuldade Difícil, que poderá ser trocada livremente na vila, e basicamente é uma forma de New Game +, onde você manterá seu personagem e terá de enfrentar todo o modo história novamente, com inimigos mais difíceis.

É importante ressaltar que nessa dificuldade, você poderá liberar as 4 armaduras mais fortes do jogo.

Juntamente com isso, você liberará o modo Boss Rush, acessível num portão que aparecerá próximo ao portão do Heimdall, e te permitirá enfrentar todos os chefes de capítulo de uma vez.

Jogabilidade

Movimentação

Por padrão, você utilizará WASD para mover o personagem. O destaque no caso é para a movimentação vertical: ao contrário do convencional, o jogo possui até 4 lanes, isto é, espécies de pistas, que definem objetivamente 4 níveis de profundidade no cenário.

Ao pressionar W ou S, o personagem irá imediatamente pular para a pista de cima ou de baixo, e portanto, só poderá acertar ou ser acertado por inimigos que estejam em sua pista.

A princípio pode parecer uma ideia estranha e ruim, mas na verdade efetivamente é uma ideia genial para resolver o problema de profundidade no combate do gênero, e não trava nem um pouco a movimentação ou o combate.

Outros comandos de movimentação incluem K ou barra de espaço, que farão o personagem pular, e a tecla U, que na maioria dos personagens (exceto o de escudo), farão o personagem rolar ou deslizar, desviando de ataques e se movimentando. Também é possível dar uma corrida, pressionando duas vezes A ou D.

Combate

O botão de ataque físico é a tecla J, que irá utilizar a arma principal em combate corpo-a-corpo, e inicialmente poderá resultar até em uma sequência de 3 ataques.

É possível fazer combos intercalando ataques físicos com a tecla I, responsável pelo uso de ataques de runa.

Para desviar de ataques, você poderá trocar de pista, ou utilizar a tecla U, para efetuar rolagem ou usar o escudo para bloquear, variando conforme o personagem.

Outro recurso importante é que é possível atacar inimigos caídos no chão.

Runas

Ao pressionar a tecla I, seu personagem irá utilizar uma runa, e desferir um ataque especial único.

A runa irá regenerar sozinha com o tempo, e poderá ser usada novamente. Ao equipar devidamente o personagem, será possível destrancar runas adicionais, ou ainda reduzir o tempo de recarga das runas.

Eventualmente você também liberará o ataque carregado, onde segurando a tecla I um pouco e soltando, será lançado um ataque especial mais poderoso.

Valor

Nas fases, você poderá coletar esferas flamejantes, chamadas de cargas de valor. Ao juntar 4 cargas, o retrato do seu personagem ficará brilhando, e você estará apto a executar o seu ataque de valor.

Usando a tecla Q, o personagem iniciará seu ataque, que irá congelar a tela, gerar um efeito elemental que acertará todos inimigos várias vezes, seguido de um acerto final, que aplicará o dano e descongelará o jogo.

Não é possível acumular mais que 4 cargas de valor, portanto quando enchê-las, certifique-se de usar o ataque!

Personagens

O jogo conta com 4 personagens diferentes, cada um com uma variação na jogabilidade, nos ataques físicos, combos, runas e valor. Cada um terá um elemento próprio também.

É importante ressaltar que a progressão é separada para cada personagem, portanto cada um terá seu nível e itens.

Carregando e arremessando

Um recurso muito interessante no jogo é a possibilidade de carregar e arremessar objetos. Utilizando e segurando a tecla O, você poderá carregar vários objetos encontrados nas fases.

Segurando a tecla O e apertando a tecla J, você arremessará o objeto à sua frente, podendo causar dano em um inimigo. Também é possível segurar inimigos caídos no chão, que te permitirá atacá-lo sem parar, ou arremessá-lo para o outro lado.

Além disso, carregar objetos tem um uso extra, fora de combate: certos objetos especiais podem ser levados a NPCs nas fases para ter acesso à áreas secretas, ou levado até o seu barco para serem convertidos em tesouros ao final da fase, ou ainda levados até o final do capítulo, entre diferentes fases, para liberar os bônus permanentes. Só cuidado para não deixar esses objetos quebrarem!

Animais e power-ups

Em algumas fases você poderá ainda encontrar diferentes animais, que poderão ser utilizados como montarias temporariamente nas fases.

Cada animal terá seu próprio ataque, e certamente a maior vantagem de utilizar animais é a possibilidade de poder carregar um item, montar no animal, e atacar inimigos enquanto carrega o item!

Além dos animais, ocasionalmente você poderá encontrar o único power-up existente no jogo: uma máscara que aumentará muito o dano do seu personagem temporariamente.

Chefes

As lutas com chefes são muito legais, em sua maioria. Especialmente os chefes dos capítulos dão um trabalhão, e poucos serão derrotados numa primeira tentativa.

Isso pois os chefes, além de possuírem padrões de ataque pouco convencionais, também costumam ter vários momentos de invulnerabilidade durante a luta.

E claro, batem como um caminhão. Mas nada muito apelativo ou impossível, só exigem um trabalho de reconhecimento, paciência e atenção!

Vida e Morte

Como ocorre em jogos do gênero, você poderá recuperar vida nas fases pegando comidas, eventualmente derrubadas por inimigos mortos ou encontradas em caixas e baús.

O grande diferencial é que você poderá carregar poções de vida, que poderão ser utilizadas com a tecla L. Certamente, é algo que facilita o jogo.

Mas da mesma forma, o jogo é bem severo: os dados sofridos por ataques são elevados, especialmente em lutas de chefes.

E a morte não é nada amigável: nada de checkpoint ou algo assim: morreu, vai ter que voltar a fase desde o começo!

Controles

Todos os comandos do jogo podem ser reconfigurados livremente com grande facilidade. Inclusive não acho a configuração padrão no teclado muito boa, pois as teclas J e I são muito usadas, e não estão alinhadas.

Em virtude do excesso de teclas do jogo, o ideal é realmente utilizar um joystick, que não permitirá a reconfiguração dos botões, mas possui um padrão muito bom.

Arte

Gráficos e Interface

Os gráficos são bem únicos, desenhados à mão, com animações muito bem executadas, e um ar meio cômico, talvez pelo exagero do esteriótipo Viking.

A interface é extremamente compacta, e mostra simultaneamente todas as informações importantes do personagem, sem qualquer obstrução.

Sons e Música

As músicas são boas, mas em geral pouco memoráveis, talvez por serem um pouco baixas em relação aos sons do jogo, que se destacam muito mais.

O trabalho com sons é magnífico, e juntamente com a animação e o estilo visual, acabam por dar vida aos personagens.

Cooperativo

Multijogador

O jogo conta com cooperativo local e online para 3 jogadores, que te permitirá logo de começo escolher qual dos modos deseja.

Ambos os modos contam com drop-in, porém o novo jogador só aparecerá quando os jogadores da partida atingirem um checkpoint.

Ao selecionar o modo Online, você poderá optar por procurar uma partida pública automaticamente, ou hospedar uma partida, inicialmente privada. Na partida privada, poderá convidar amigos pelo Steam, e também tornar a partida pública. Não há menu que mostra partidas criadas.

Partidas públicas não podem ser revertidas para partidas privadas, mas jogadores poderão ser kickados pelo host.

Numa partida online, é ainda possível adicionar jogadores locais, permitindo um misto de local e online com facilidade. Jogadores locais podem sair da partida individualmente, abrindo o menu do jogo e selecionado a opção de sair do jogo.

Interações

Pra começar, em partidas de vários jogadores, os tesouros coletados são dados a todos os jogadores, porém as moedas de ouro são individuais.

Além disso, quando um jogador morre, é possível uma vez por fase que outro jogador ressuscite-o. Isso ocorre de forma muito legal, onde uma valquíria aparecerá na fase para levar o aliado, e você terá de ressuscitá-lo antes da valquíria alcançá-lo.

Caso um jogador morra, não poderá renascer, até que o restante do esquadrão alcance um checkpoint.

Comunicação

O jogo não conta com chat por texto ou por voz, porém exige comunicação em diversos momentos, que permitirão ao jogador levar ou não um objeto, ir por um caminho extra ou não, por exemplo.

A única alternativa para lidar com esse problema é o uso de emotes: as teclas 1, 2, 3 e 4 farão o personagem fazer uma ação chamativa, gritando e brandando a espada, apontando numa direção, etc.

Vale ressaltar que toda vez que um emote é utilizado, ele consome uma runa, reduzindo portanto a viabilidade de ser usado no meio do combate. Talvez seja uma medida para evitar que jogadores fiquem utilizando-os sem parar também, que encheria bastante o saco.

Veredito

Viking Squad é o melhor Beat'em Up que joguei há tempos. Numa longa seção de jogatina ininterrupta, em vários momentos me trouxe uma nostalgia de jogos clássicos, sendo um sucessor espiritual divertido e ao mesmo tempo inovador para o gênero.

O sistema de movimentação em pistas poderá parecer confuso e impreciso a princípio, mas após um tempinho poderá ser digerido, e fica claro que sua função no jogo acaba por acelerar a movimentação e potencializar a ação, por meio de desvios rápidos de reflexo.

Sua progressão é um tanto extensa para um jogo do gênero, e deve render no mínimo uma dezena de horas para ser completada, isso com um personagem apenas! O desafio proposto de levar itens por várias fases e protegê-lo é bem interessante, e certamente gerará discórdias numa partida multiplayer.

A experiência online é extremamente fluída, e deve possuir um net code fantástico para permitir que isso aconteça num jogo com tanta ação e velocidade.

A comunicação, apesar de parcial com o uso de emotes, é um show à parte, e no final das contas acabou por me divertir. E ainda combinou muito com o jogo, que realmente não tem diálogo ou texto algum na história. Me senti um viking analfabeto, sedento por tesouros e vingança!

Comentários