As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Victor Vran

Um caçador de demônios de chapéu. Uma horda de inimigos, que bestas gigantes a mortos-vivos variados. Parece familiar?

Victor Vran pode ter sim uma temática clichê, mas mesmo assim, conseguiu inovar muito no universo dos ARPGs, com uma jogabilidade muito interativa e repleta de ação. Tudo isso contando ainda com cooperativo online para 4 jogadores!

Conheçam mais sobre cada aspecto que torna esse jogo tão único e divertido.

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Aventura
Desenvolvedora Haemimont Games
Publicadora EuroVideo Medien
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 24/07/2015
Versão analisada 2.0.1
Data da análise 29/08/2015
Processador Dual Core 2 GHz Quad Core 2.5 GHz
Memória 4 GB 8 GB
Espaço em Disco 4 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce GTX 560
Vídeo (AMD) Radeon HD 4000 Radeon HD 5800
Direct X 9.0c 11.0

Enredo

Prólogo

A história começa com uma pequena cutscene de introdução, onde você assume o papel de Victor Vran, um destemindo caçador de demônios, que vai atrás de seu amigo Adrian até Zaragovia, a cidade caída.

Começa então um pequeno tutorial, que irá dar instruções diversas sobre o jogo, ensinando o básico para você poder começar sua aventura.

Certamente a história não é um dos pontos fortes do jogo, mas basicamente, Victor Vran chega até Zaragovia com um objetivo limitado, e acaba se envolvendo com os problemas locais.

O jogo conta com uma espécie de narração, feita por um personagem misterioso, que muitas vezes fala diretamente com o Victor. Geralmente, pra encher o saco.

O humor é muito bem presente com ótimas pinceladas aqui e ali, através de referências nas falas do narrador, e seu ápice acho que seria o o lendário trocadilho no nome do NPC que guarda seus itens, o Private Stash.

Ao contrário do usual, as áreas em Victor Vran não são abertas, ou seja, o jogo possui fases.

São 41 fases ao todo, porém nem todas elas são diretamente ligadas à história, ou seja, podem ser ignoradas.

Toda área é ligada diretamente a uma ou mais áreas, e também ao Castelo, que funciona como um lobby entre as fases.

Progressão

Traindo o movimento

Sabe a ficha clássica de personagem com atributos, aquele inventário com slot até para cueca? Em Victor Vran, você não terá isso! Nem mesmo classes de personagem!

O jogo conta sim com sistema de nível, que vai até o nível 50, mas ao passar de nível, nada de ganhar pontos para gastar.

Em alguns níveis, você liberará slots extras no personagem. Em outros, apenas ganhará um aumento de vida, e em outros, poderá escolher algum item como recompensa.

Armas

As armas desempenham um papel mais importante do que o normal em Victor Vran. Além de determinarem os tipos de seus ataques, as armas são as responsáveis pelas habilidades do seu personagem.

Além do ataque normal, cada tipo de arma possui duas habilidades ativas, que possuem um pequeno cooldown após serem ativadas.

Armas podem ser comuns (brancas), incomuns (verdes), raras (amarelas) ou lendárias (roxas). Armas lendárias são únicas, por possuirem estatísticas fixas, e terem efeitos ou ataques diferentes.

No nível 4, você irá liberar um segundo slot para armas, podendo alternar rapidamente entre elas. Cada arma possui seu dano mínimo e máximo, quantidade de perfuração de armadura, sua chance de crítico e o bônus de dano crítico.

As armas também possuem mecânicas únicas, que criam interações mais complexas entre seus ataques e suas habilidades. Os tipos de armas do jogo são:

  • Espadas (Sword): Ataca com uma sequência que atinge múltiplos alvos, e o seu terceiro ataque deixa inimigos sucetíveis a críticos.
  • Espingarda (Shotgun): Ataca um alvo por vez à distância. Se atirada manualmente em interválos precisos, deixará o inimigo sucetível a crítico.
  • Martelo (Hammer): Uma arma lenta porém poderosa, capaz de dizimar inimigos de uma vez.
  • Florete (Rapier): Ataques rápidos e precisos, que varam armadura do inimigo.
  • Arma Elétrica (Lightning Gun): Acerta vários inimigos de uma vez com uma corrente de choque.
  • Foice (Scythe): Arma corporal, que ao atacar em interválos precisos,deixará o inimigo sucetível a crítico. Cada golpe também garante uma Soul Shard, que potencializa suas suas habilidades ativas.
  • Morteiro de Mão (Hand Mortar): Poderosa arma de longa distância, que lança granadas que quicam e explodem ao contato com o inimigo.

Roupas

Em Victor Vran, só há um slot de roupa para o personagem, que é uma roupa inteira, dos pés à cabeça.

Além de determinar o visual do seu personagem, as roupas determinam como será o ganho de Superação (Overdrive) do personagem, impactando diretamente na frequência do uso de Poderes Demoníacos e na jogabilidade do personagem.

Roupas também podem fornecer bônus variados ao personagem, como vida, armadura ou limite de overdrive.

Você escolherá uma entre três roupas logo no começo do jogo, assim que finalizar o tutorial.

Cartas de Destino

As cartas do destino são itens equipáveis que irão fornecer algum bônus ao personagem, excendo o papel de habilidades passivas.

Cada carta possui um custo de pontos de destino para ser equipada, visível logo acima de seu nome. O seu personagem terá um limite de cartas que pode equipar, e também de pontos de cartas dispoíveis.

Inicialmente, você terá 4 pontos de destino, e 2 slots de cartas, e no nível máximo, terá 20 pontos de destino e 5 slots de cartas. A grande maioria das cartas pode ter seus efeitos acumulados.

Assim como armas, Cartas de Destino também podem ser comuns, incomuns, raras e lendárias, sendo respectivamente mais fortes que as anteriores, e tendo um custo de pontos de destino maior para ser equipada.

Além disso, as cartas de destino podem ter um de dois afixos: Divina ou Perversa. Uma carta divina, além do bônus que varia conforme o seu tipo, fornecerá um bônus extra de alguma propriedade. Já uma carta perversa irá conceder um bônus de gatilho, que gerará algum algo em algumas ocasiões.

Poderes Demoníacos

Além de ter as habilidades de suas armas, você poderá equipar uma habilidade especial específica, chamada de Poder Demoníaco. Essas habilidades não possuem cooldown, e seu uso é limitado ao gasto de uma barra de Superação.

Os poderes demoníacos também possuem diferentes raridades, podendo ser comuns, incomuns, raros e lendários, sendo os últimos mais poderosos que os demais.

A maior fonte de poderes demoníacos são inimigos campeões, que inclusive irão utilizar os poderes demoníacos contra você!

Os poderes demoníacos existentes são:

  • Aura de Fúria: Aumenta o dano que você e aliados recebem, e mais ainda o dano que causam.
  • Bumerangue: Dano em linha reta.
  • Névoa Sombria: Transforma você numa névoa de vapor venenoso.
  • Diamante: Cria um escudo mágico para absorver dano e repelir projéteis.
  • Aura Sanguínea: Restaura saúde sua e de aliados próximos.
  • Puxão: Puxa inimigos em sua direção e os atordoa.
  • Onda de Choque: Causa três explosões em linha reta.
  • Bolha do Tempo: Cria um círculo que reduz a velocidade de inimigos e projéteis.
  • Raio Solar: Um raio em linha reta que você mantém ativo enquanto fica parado.
  • Meteoro: Invoca uma quantidade de meteoros.
  • Chama da Purificação: Invoca um pilar de luz controlável.
  • Piscadela: Teleporta o jogador e causa dano.

Itens de Consumo

Outro tipo de item equipável são os ítens de consumo, que englobam poções e bombas, que sempre possuem cooldown de uso, e podem ou não ter número de cargas.

Poções podem curar o personagem ou conceder bônus temporários, enquanto bombas costumam causar dano e efeitos em área contra os inimigos.

Transmutação

A transmutação é um processo que permite criar novos itens e melhorar os existentes, e na prática, serve para suprir a demanda de sistema de crafting e gambling.

Para melhorar itens, basta você colocar o item que deseja melhorar no slot superior, e automaticamente o jogo te dará algumas opções à esquerda sobre o que colocar para melhorar o item, e já te dá uma prévia do resultado da transmutação.

Já para criação de novos itens, você deverá preencher os 3 slots inferiores. Para referência, o jogo dá acesso rápido ao Códice, um local que tem diversas informações sobre o jogo, dentre eles a lista completa de transmutações possíveis.

Aproveito para deixar uma dica de ouro: não venda armas raras. O jogo não possui nenhum tipo de goldsink, e o gambling dele é basicamente transmutar 3 armas raras, para que seja criada uma nova arma rara, com uma pequena porém considerável chance de você receber uma arma lendária.

No mais, a transmutação será usada para maximizar seu equipamento definitivo, sempre que possível.

Bruxarias

Em Victor Vran, você pode aumentar a dificuldade em tempo real, ativando uma ou mais Bruxarias, diretamente do seu inventário ou da tela de seleção de fases.

Cada Bruxaria irá tornar os inimigos mais poderosos em algum aspecto ou te atrapalhar de alguma forma, e em contrapartida, cada Bruxaria tiva irá fornecer um bônus de 10% de Experiência e 5% de itens, além de contar quantos inimigos você matou com aquela bruxaria ativa.

As bruxarias existentes são:

  • Bruxaria da Malícia: inimigos causam 50% a mais de dano, e te incapacitam por 2 segundos ao causar críticos.
  • Bruxaria da Dor: Victor Vran perde vida periodicamente.
  • Bruxaria da Tenacidade: inimigos recebem 120 de armadura e regeneram vida.
  • Bruxaria do Tempo: inimigos se movem e atacam mais rapidamente.
  • Bruxaria da Tirania: alguns inimigos se transformam em Campeões.

O modo difícil do jogo, que você pode escolher na criação do seu personagem, nada mais é do que um modo que ativa permanentemente as 5 bruxarias, impedindo-as de serem desativadas.

Desafios

Antes de entrar numa determinada fase, o jogo te mostrará 5 desafios existentes naquela fase, e ao entrar nela, você poderá tentar completá-los enquanto está na fase. Também é possível vê-los abrindo o mapa dentro da fase.

Estes desafios são ações específicas, exigidas muita vezes dentro de um intervalo de tempo, ou com condições detalhadas, como por exemplo, matar uma quantidade específica de um determinado tipo de inimigo utilizando um tipo de arma.

Quando completar um desafio, você será recompensado com experiência, ouro ou itens. Ao todo, são 205 desafios para serem completados.

Caso falhe num desafio, poderá recomeçar a fase e tentar novamente. Ao completar um desafio, você não poderá completá-lo novamente.

Além disso, ao zerar o jogo, você liberará os Desafios de Elite, fazendo com que cada fase receba mais 5 desafios, dessa vez mais difíceis ainda.

As fases também podem possuir Segredos, locais secretos com um baú bem recheado, que pode ser descoberto apenas uma vez. São uma forma de incentivar a exploração dos jogadores.

O jogo manterá um registro de todos desafios completos e segredos descobertos, e da quantidade restante para cada fase, facilitando assim a vida dos completistas.

Caças ao Tesouro e Recompensas

Outro sistema interessante no jogo para aquisição de itens, ouro e experiência é o de Caças ao Tesouro e Recompensas. Basicamente, enquanto joga, você poderá encontrar pergaminhos de um dos dois eventos, e estes irão para seu inventário. Cada um deles terá uma chave de ativação, que você pode compartilhar com a comunidade, além de poder ativar as chaves da comunidade e outros jogadores para ter acesso a várias caças ao tesouro e recompensas.

Cada um deles terá uma duração restante em horas, e te dará uma lista de fases que você deve investigar. Nas caças ao tesouro, deverá procurar pistas de tesouro, e nas recompensas, encontar e eliminar monstros épicos.

Ao completar um deles, você irá na hora receber um prêmio. O divertido desse sistema é que você ganha um motivo a mais para revisitar as fases, além de poder resolver múltiplas caças ao tesouro e recompensas simultaneamente.

Abismo Sem Fundo

O jogo ainda oferece a fase do Abismo Sem Fundo, um local fechado que te colocará contra múltiplas levas de inimigo.

Cada rodada possui 5 ondas, e cada onda possui um grupo de inimigos e uma duração máxima de tempo. Se demorar muito para acabar uma onda, e próxima onda virá, e os inimigos acumularão!

Ao finalizar uma rodada, você receberá itens e ouro de recompensa, e terá um tempinho para descansar, antes de ser levado à próxima rodada. Quanto mais rodadas aguentar, melhores serão as recompensas.

Renome

E ao chegar no nível 50 e zerar, não há mais progressão? Bom, além de focar-se em caças ao tesouro, recompensas e desafiar-se no abismo sem fundo, o personagem continuará ganhando experiência, porém ao invés de passar de nível, irá ganhar níveis de renome.

Ao passar de nível de renome, você ganhará uma Caixa de Presentes, que contém itens aleatórios. Essa caixa possui diversas qualidades, e pode ser combinada na transmutação para garantir itens lendários.

De qualquer forma, é apenas uma progressão ilimitada e sutil, que serve mais para dizer da experiência que você tem de jogo, do que te tornar forte por si. Mas com certeza um nível 50 de renome maior terá tido mais acesso a itens lendários e será mais poderoso do que um nível 50 de renome baixo.

Basicamente, o late-game envolve continuar subindo de nível de renome, enquanto busca acesso a mais armas lendárias, e utiliza de transmutação para maximizar suas armas, roupas, poderes demoníacos e cartas de destino.

Apesar do jogo não possuir classes fechadas, a combinação de tipos de arma, roupa, poderes demoníacos e cartas de destino te permitirá criar uma build muito única e especializada.

As cartas de destino são muito difícil de serem maximizadas, se considerar que além de toda variedade existente, ainda poderem ter os afixos Divina ou Perversa, e cada um deles ter uma infinidade de efeitos diversos. Portanto, buscar uma mão de cartas perfeita e maximizadas deve ser o maior desafio.

Jogabilidade

Alternativas

De cara, o jogo já te dará até três opções de jogabilidade para escolher entre elas: Gamepad, Ação e Movimento do Mouse.

A opção Movimento do Mouse imita os ARPGs clássicos, onde você controla o personagem utilizando o mouse. Pode ser a opção de preferência para os mais ortodoxos, mas acredito que dificilmente é a melhor opção;

Já na opção Ação, você moverá o personagem utilizando as teclas WASD, deixando o mouse livre apenas para ataques e mira, e já combina muito mais com o jogo.

A opção Gamepad é a melhor, caso você possua um bom joystick, que permitirá o uso do analógico esquerdo para mover o personagem, o analógico direito para controle da câmera, e o personagem atacará na direção em que se movimenta.

Movimentação dinâmica

É aqui que o jogo se destaca e muito dos outros ARPGs que aparentam ser similares a ele. Pra começar, o jogo conta com um botão de esquiva (SHIFT), que a lá Dark Souls, fará o personagem rolar no chão, com um grande potencial de se esquivar de ataques.

Não bastasse isso, o jogo conta ainda com um botão de pulo (Espaço). É isso mesmo, pulo num ARPG!

Porém, o foco do uplo não é ser utilizado em combate, e sim fora dele. Pular permitirá contornar desafios de relevo, passando de superfícies mais altas para mais baixas rapidamente.

E vai além: é possível ressaltar entre paredes, o famoso Wall Jump de jogos de plataforma de ação, em como Mega Man X. Ao todo você poderá dar até dois pulos de parede seguidos.

Essa habilidade toda é muito útil para escalar obstáculos, descobrir segredos e caminhos alternativos.

Combate

O combate em Victor Vran também é muito interativo. Como o jogo possui poucas habilidades ativas, você irá constantemente trocar entre as armas para aproveitar o cooldown das habilidades, utilizando de buffs das habilidades ou debuffs nos inimigos, e nesse intervalo, encher sua barra de Superação para ativar seus Poderes Demoníacos.

Na configuração de comandos de Ação, você irá utilizar o ataque normal com o botão esquerdo do mouse, as habilidades de armas com as teclas Q e E, itens de consumo nas teclas 1 e 2, poderes demoníacos nas teclas 3 e 4, e trocar de arma com o botão do meio do mouse.

Um detalhe peculiar é que muitos dos poderes demoníacos, enquanto ativos, não permitirão que o personagem encha sua barra de superação.

Mapa

Estando numa fase, você poderá acessar seu mapa (tecla M), para visualizar o andamento de Desafios, Segredos, ativar ou desativar Bruxarias, além de checar objetivos, caso esteja seguindo a história.

Dentro do jogo, também haverá um mini-mapa no canto superior direito, que mostrará inimigos e outros pontos de interesse presentes no mapa.

Morticínio

O Morticínio (Overkill) é uma mecânica única em Victor Vran, que ocorre quando você mata um inimigo desferindo uma grande quantidade de dano, comparada à vida atual do inimigo.

Além de fazer você se sentir fodão, essa mecânica tem um uso importante contra mortos-vivos: caso mate-os sem esse dano extra, eles reviverão uma vez, com vida cheia, para te pentelhar novamente.

Portanto, o Morticínio é um recurso que valoriza armas de dano alto e danos críticos em geral, capazes de devastar mortos-vivos sem que revivam.

Morte

A morte no jogo não parece punir o jogador de qualquer modo, estando inclusive ausente a possibilidade de personagens Hardcore.

Ao morrer, você terá a opção de reviver no último Ponto de controle que passou da fase, ou retornar ao HUB, o castelo onde escolhe fases.

O jogo também te dará um acesso rápido para que possa desativar Bruxarias ativas, caso tenha morrido em função delas e queira uma luta de chefe mais fácil. Se morrer numa luta de chefe, ela comerá do zero novamente.

Configuração

Todas as teclas e botões do mouse podem ser reconfigurados nas opções de jogabilidade de Ação e de Movimento do Mouse, conforme seu gosto.

Já os botões de Joystick não podem ser alterados, mas ainda sim, garanto que será muito mais confortável para a maioria que possa usufruir dessa possibilidade.

Arte

Gráficos e Interface

Victor Vran possui um gráfico belo, com ambientes e efeitos detalhados e vivos, na maior parte do tempo.

A interface é bem elaborada, apenas do inventário ser gigante e extremamente obstrusivo, o que possivelmente foi feito pensando no uso do Joystick.

Apesar disso tudo, o jogo é extremamente leve, especialmente em resoluções menores e com menos opções gráficas ativas.

Sons e Música

A música não é um ponto forte no jogo, com algumas trilhas sendo bem elaboradas, mas a baixa diversidade de músicas faz com que acabe ficando enjoativo.

Os sons parece que receberam um trabalho melhor, aumentando mais ainda a sensação de ação do jogo, com grande variação e impacto.

O destaque é do Voice Acting, onde contrataram nada mais nada menos que Doug Cockle para dublar Victor Vran, que é o lendário dublador de Geralt de Rivia da fantástica série de RPG The Witcher.

Cooperativo

Experiência fluída

Victor Vran já seria um jogo excelente se fosse de apenas um jogador, mas o fato de permitir até 4 jogadores online o torna um jogo de ouro.

Você pode entrar em partidas em andamento sem problema nenhum, bem como abrir sua partida singleplayer para outros jogadores entrarem a qualquer momento, escolhendo se é uma partida pública ou apenas para convidados.

Consegui entrar em partidas sem nenhum problema, inclusive hospedar uma partida sem qualquer dificuldade, sem precisar de abrir portas ou algo do gênero.

A sensação de lag também é praticamente inexistente, mesmo jogando com jogadores de outros países. Só conseguia notar alguma dessincronização quando utilizava alguma magia que empurrava ou puxava inimigos, e mesmo assim era algo sutil.

O jogo possui salas de chat textuais, podendo um jogador falar com jogadores presentes em outras salas em andamento ou fora de qualquer sala, além de poder falar apenas com quem está em sua sala.

Você verá os jogadores presentes na sala no canto superior esquerdo, juntamente com seus níveis, suas barras de vida, e a quantidade de monstros que mataram na sessão atual.

Além disso tudo, você verá jogadores em seu mapa e minimapa, e ainda poderá facilmente teletrasportar para um determinado jogador, indo diretamente para seu mapa e sua posição atual.

O número de jogadores e o nível do maior jogador irão definir a escala de dificuldade dos inimigos.

A grande vantagem de jogar cooperativamente é que fica muito mais fácil e divertido completar conquistas, Desafios, procurar Segredos, ou ainda, testar-se no Abismo sem Fundo.

Quem quiser uma competição pode ainda adentrar no Espetáculo Bizarro, um pavilhão de circo que nada mais é que uma zona livre de PvP.

Veredito

Resumir a proposta do jogo: muita inovação no gênero, mesmo usando uma temática clichê, que lembra Van Helsing.

A jogabilidade dele no controle lembra muito a de Dungeon Siege 3, e a jogabilidade de ação certamente quebra bem o galho pra quem não gosta ou não pode jogar de joystick, inclusive com alguns jogadores preferindo ela do que no joystick.

Se a jogabilidade fluída não for o bastante para te segurar, os múltiplos sistemas de progressão do jogo devem dar conta do recado!

Não bastasse tudo que o jogo já oferece, os desenvolvedores ainda se comprometeram a lançar apenas atualizações de conteúdo gratuitas, e dentre o que está por vir e já foi divulgado, temos: modo hardcore e casual, roupas adicionais, novo tipo de arma (Tomo) para jogabilidade spellcaster, desafios diários, emotes, cooperativo local, matchmaking para PvP e PvE, melhoras na interface multiplayer, além de uma expansão inspirada na banda Motorhead. Ufa!

O jogo sempre pareceu ser bom, mas após jogá-lo, me surpreendeu muito em todos os sentidos, especialmente pela diversão que me garantiu por tantas horas. Recomendadíssimo!

Comentários