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Análise / Review: Vertical Drop Heroes HD

Atenção, fãs de roguelikes e jogos de plataforma em geral: apresento a vocês um jogo emocionante, casual, e o melhor, cooperativo!

Vertical Drop Heroes HD é a continuação de Vertical Drop Heroes, um jogo de 2010 feito em Flash, dessa vez usando a engine Game Maker, e muito mais do que gráficos melhores, trás muita complexidade.

O jogo, feito por apenas uma pessoa, possui uma rejogabilidade enorme, e conta com cooperativo local com tela dividida, e também cooperativo em rede local, ambos para dois jogadores.

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Plataforma
Roguelike
Desenvolvedora Nerdook Productions
Publicadora Digerati Distribution
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local 2 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Data da lançamento 25/07/2014
Versão analisada 1.0.3a
Data da análise 23/08/2014
Processador Dual Core 2 GHz
Memória 256 MB 512 MB
Espaço em Disco 40 MB
Vídeo 256 MB 512 MB
Direct X 9.0c

Enredo

Profecia

O jogo começa revelando uma procefia profecia, que pode ou não ser sobre você, onde um grande herói entrará no Portal do Tempo do Conhecimento, em busca do Santuário Sagrado, um lugar que possui o grande segredo da existência.

A cada partida, você será um novo personagem, que acredita que a profecia é sobre ele – e se realmente será ou não, dependerá do seu sucesso em sua curta vida. Isso porque os personagens só vivem uma vez: quando eles morrem, na próxima partida, você começará com outro personagem! O que significa, é claro, que a profecia não era sobre aquele personagem que morreu!

Brincadeiras a parte, você sempre começará sua jornada no Tempo do Conhecimento, adentrará o Portal, e iniciará uma nova aventura, ao longo de 10 fases, com o objetivo de chegar no Santuário Sagrado.

Cada uma dessas fases possui um tema diferente, mas é aí onde acaba o que você sabe delas: a cada nova partida tudo muda: inimigos, layout e eventualmente até chefes! Ou seja, rejogabilidade infinita!

Qual será o segredo da existência? Será esse objetivo suficiente para justificar o leve enredo do jogo? Acredite em mim quando digo que é!

Progressão

Roguelike

Como todo roguelike que se preze, o jogo possui progressões permanentes e progressões temporárias!

O que é temporário é bem simples: o seu herói como um todo. Sempre que você inicia uma nova partida, o jogo sorteia pra você 3 heróis diferentes, cada um possuindo uma arma, 2 habilidades e 2 traços diferentes.

Cada personagem também terá um nome e um visual próprios! Se nenhum dos 3 agradarem, você pode pedir para o jogo sortear 3 novos, a um pequeno custo de moedas de ouro.

Após escolher seu personagem, você irá iniciar sua aventura pelas fases, onde irá passar de nível, que irá aumentar seu dano e sua vida. No decorrer das fases, pegará algumas chaves, que poderão ser utilizadas para abrir cadeados, baús, jaulas.

Morreu? Novo personagem, nível 1, sem chave nenhuma – apenas o dinheiro que você juntou será acumulado!

Mercadores

Então, o que fazer para progredir no jogo? Em primeiro lugar, durante suas aventuras, você encontrará NPCs mercadores, que irão vender novas habilidades, poderes e traços, que após serem liberados, poderão aparecer nos próximos personagens.

Ao todo, você poderá liberar 20 traços, 15 habilidades e 15 poderes diferentes! Fora isso, você poderá destrancar novas armas também, completando objetivos do jogo, que podem ser acompanhados na parte inferior do Tempo do Conhecimento.

O dinheiro que você juntar poderá ser utilizados nos NPCs Ferreiro e Farmacêutico para aumentarem permanentemente o dano e vida dos seus personagens, respectivamente. Fora isso, você também pode aumentar nível do Monge Pacifista, que irá o limite de seu ganho de XP de Esferas da Paz e dinheiro de Diamantes.

E quando você termina essas 10 fases e zera o jogo? Você pode recomeçá-las sempre que quiser, e você também ganhará acesso a um teleporte no Tempo do Conhecimento chamado de Fragmento do Cristal Vermelho, para uma espécie de New Game +: uma sequência infinita de fases, onde tudo é randomizado, e de quebra ainda contém uma disputa de pontuação entre você e seus amigos.

Jogabilidade

Simplicidade

O jogo tem pouquíssimos botões, por padrão tendo como controle as setas direcionais e as teclas Z/X/C. A movimentação é feita com esquerda/direita, pulo na seta para cima, interação na seta para baixo. X ataca, Z usa habilidade e C usa poder especial.

O pulo pode ser usado normalmente, com o diferencial de poder ser usado uma vez no ar. Em alguns momentos, dada a natureza da plataforma do jogo, pode ser necessário você cair de uma plataforma andando, e usar o pulo no ar para atingir o outro lado, contornado obstáculos verticais no caminho, por exemplo.

O botão de interação é utilizado para abrir baús, falar com NPCs, ativar portais e etc. Durante as fases você poderá encontrar alguns NPCs que darão quests secundárias, pedindo que você pegue uma quantidade de itens nas fases e leve a eles, e ao retornar, poderá receber dinheiro e experiência.

Você possuirá uma quantidade de usos de habilidade e poder por fase, portanto cuidado para não usá-las atoa. As habilidades podem ser recarregadas pegando poções, que darão uma carga adicional.

Santuários

A única forma de recarregar poderes é utilizando um Santuário da Restauração, que irá recarregar completamente habilidades e poderes, e costuma ser encontrado próximo a chefes.

Outros santuários que poderão ser encontrados irão requerir um custo de ouro para ativação, e poderão lançar efeitos devastadores aos inimigos ao redor, ou ainda te fornecer bônus, como dano, vida ou mesmo habilidade de voar.

Há também santuários que irão chamar inimigos adicionais, ao mesmo tempo te dando algo útil, como chaves, XP ou gemas.

Plataforma vertical

O grande diferencial do jogo jaz no fato de ser uma plataforma vertical, portanto para avançar na fase, você terá de cair, ao invés do usual avanço da esquerda para direita. O grande complicador é que a sua visão é mais limitada, e durante a queda, você tem menos controle do seu personagem, exigindo assim planejamento e reação.

Também existem superfícies dinâmicas: em alguns locais, você poderá encontrar água (ou mesmo lava) acima da superfície. Além de poder nadar na água, caso você destrua uma parte da superfície que acumula o líquido, ele irá derramar abaixo. Algo extremamente complexo para um jogo que aparenta ser tão simples, que além de ser um recurso de físicas e visual, pode ser utilizado a seu favor.

Destruir superfícies é possível em alguns casos, com o uso de certos poderes, habilidades, ou uma arma em específico (Picareta), e em muitos casos, pode ser usado para abrir baús/jaulas sem a utilização de chaves também!

Mecânicas

Uma mecânica curiosa que ressalto no jogo é que você não pode acertar um inimigo várias vezes seguidas – ao acertar um inimigo com um ataque corpo-a-corpo, você ficará um pequeno tempo sem poder acertá-lo novamente. Portanto, uma estratégia necessária em vários casos é atacar, se afastar, e repetir.

Outro fato interessante no jogo é o modo Pacifista, liberado no Monge. Enquanto no modo pacifista, o jogo irá gerar Esferas da Paz, que ao serem pegas, darão XP e dinheiro ao seu personagem, criando assim um estilo alternativo de jogo.

Matar um inimigo irá encerrar o modo pacifista, fazendo com que todas esferas da paz desapareçam. Porém, você pode matar inimigos indiretamente: você pode soltar NPCs para fazer seu trabalho sujo, e uma ou outra habilidade irá matar inimigos sem te comprometer!

É possível até mesmo passar das fases em modo pacifista, mas isso irá exigir que você chegue ao seu final com 5 chaves, para abrir o portal para a próxima fase sem ter de matar o chefe.

Um dica essencial pra quem for tentar o modo pacifista: desabilite a opção de auto-ataque nas opções do jogo! Tive muitas runs arruinadas por causa disso, me fazendo matar inimigos sem querer…

E aí? Vai passar de fases matando geral, ou no modo pacifista?

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos 2Ds bem coloridos, seguindo um estilo cartunesco, simples porém agradável.

Apesar de traçados simples e um pouco infantilizados, o jogo conta com iluminação dinâmica, contribuindo bem para a atmosfera e dificuldade dele, deixando partes da tela mais escuras.

A interface dentro do jogo é meio exagerada: uma ficha enorme do seu personagem à direita, similar à que você vê na hora de escolher o personagem, removendo 1/4 da tela. Como o jogo é vertical, não atrapalha tanto, mas não deixa de ser um desperdício!

Sons e música

Sonoramente, é um jogo agradável, com uma música que varia conforme os estilos das fases, mas que eventualmente podem se tornar massante: como as fases são curtas, e você morre fácil, você acaba revisitando as mesmas músicas, na mesma sequência, várias vezes, e aí fica cansativo.

O mesmo é valido para o som: vários sons repetitivos, sem variação de tom, como em muitos jogos indie de plataforma. Dependendo da sua agilidade, o som de pulos vai acabar te deixando louco. Mas, faz parte!

Certamente não é o ponto forte do jogo, mas o conjunto todo é bem harmônico, remetendo ao cenário fantástico proposto, e à aventura rumo ao mistério. Ok, viajei.

Cooperativo

No momento, o jogo conta com cooperativo local para dois jogadores, e em rede local também para dois jogadores.

Pelo que li, o desenvolvedor está refazendo toda a estrutura de multiplayer, para permitir modo online em breve. Atualmente, a única forma de se jogar online é entrar no modo em rede local, e utilizar programas de VPN, como Hamachi ou Tunngle.

O jogo não possui drop-in, portanto não dá para outro jogador entrar enquanto você está no meio de uma partida sozinho. Tanto no modo local quanto no LAN, você deve ir ao menu inicial do jogo, e escolher a opção desejada.

Cooperativo local

O modo local é em split-screen (tela dividida), porém ao contrário do comum, o jogo é dividido verticalmente: um jogador ficará à esquerda e o outro à direita! Isso acontece pois o enfoque do jogo é vertical, e é a única forma de garantir que a visibilidade vertical do jogo continue intacta.

As informações sobre os personagem continuam numa ficha à direita da tela, porém as informações são reduzidas para caber duas fichas de personagem no mesmo local. Assim, os jogadores não poderão ver informações de suas armas ou seus traços.

Cooperativo em rede

No modo em rede local, cada jogador verá a tela inteira, da mesma forma que jogando sozinho, o que é uma grande vantagem.

O que é bem diferente em relação ao modo em rede local é o gerenciamento dos saves. Apenas o host da partida irá acumular dinheiro e destravar opções: o client apenas se conecta para ajudar.

Na hora de selecionar personagem, o cliente terá tudo que destrancou (armas, habilidades, poderes e traços) à disposição, mas o restante (dinheiro, bônus de vida, dano e modo pacifista) são pertinentes à quem está hospedando a partida. Uma solução inteligente para manter as coisas equilibradas, e ao mesmo tempo não punir quem destrancou muita coisa!

Para comunicação, ambos os jogadores podem mandar mensagens de texto para o outro, usando a tecla ENTER para abrir o chat e enviar as mensagens.

Em modo cooperativo, tanto local quanto em rede, um jogador saberá a direção onde o outro está, através de setas ao redor dos personagens.

Toda experiência ganha com morte de monstros é dividida, porém experiências de outras fontes (uso de santuários, ou missões) será dada apenas ao jogador que as ativou.

Um detalhe que facilita muito no modo cooperativo é que embora não seja possível ressuscitar um jogador diretamente como em alguns jogos, caso um jogador sobreviva e complete a fase, o outro renascerá automaticamente na próxima fase!

Veredito

Vertical Drop Heroes HD é um roguelike com fases rápidas, e sua plataforma vertical é um diferencial muito único, que realmente muda muito a forma de se jogá-lo.

Não há como não lembrar do aclamado Rogue Legacy: certamente uma versão muito mais linear e reduzida, mas ao menos, cooperativa! Portanto, pode ser bem apreciado por jogadores mais casuais.

Apesar da simplicidade no layout das fases, que remove qualquer possibilidade de exploração, o jogo brilha é na forma de se avançar as fases, pois mesmo um simples avanço linear da fase é totalmente desconhecido, por ser vertical.

Cada vez que você vai descer uma linha da fase, você terá as vezes 2 ou 3 locais diferentes para cair, e as vezes conseguirá ver o que está em baixo te esperando, mas na maioria das vezes não! Sem contar que em algumas vezes, durante a queda, você será acertado por um inimigo, o que irá desviar sua trajetória. Outras, você terá de desviar de algo durante a queda! É algo muito único, bem divertido e aleatório.

Isso é um fator que torna o jogo emocionante, e também contribuiu muito para torná-lo menos enjoativo. O sistema de progressão do jogo é bem ramificado, e certamente é um ótimo incentivo a fazer você continuar jogando, mas fica muito mais gratificante pelo fato do jogo ser imprevisível.

Resta agora aguardar o modo online, para ficar mais fácil ainda poder jogá-lo cooperativamente!

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