As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Trine 3: The Artifacts of Power

Pontius, Zoya e Amadeus mais uma vez são arrastados pelo Artefato da Alma para salvar o reino, dessa vez numa belíssima aventura totalmente em 3D, com cooperativo local e online para 3 jogadores.

Apesar do sucesso dos títulos anteriores, Trine 3 ficou bem apagado desde seu lançamento, e foi muito criticado por fãs da série. Isso tudo, após ter ficado 4 meses em acesso antecipado no Steam.

Conheça mais sobre o jogo em nossa análise, conferindo seus méritos e suas limitações, e tire sua própria conclusão!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Desenvolvedora Frozenbyte
Publicadora Frozenbyte
Cooperativo Online 3 jogadores
Cooperativo Local 3 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 20/08/2015
Versão analisada 1.01
Data da análise 11/09/2015
Processador Dual Core 2 GHz Dual Core 2.6 GHz
Memória 4 GB 8 GB
Espaço em Disco 6 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GTX 260 GeForce GTX 560
Vídeo (AMD) Radeon HD 4000 Radeon HD 6850
Direct X 10.0

Enredo

Prólogo

A história começa com um monstro gigante querendo entrar na Academia Astral, a maior escola de magia do reino.

Começando o jogo, você cairá no mapa do mundo. Feito de forma extremamente criativa, você pode andar livremente nele, e ver as fases disponíveis, e o requisito de cada uma delas.

Tutoriais

As três capítulos iniciais são de (re)apresentação dos três heróis: Pontius, o Cavaleiro, Zoya, a Ladra, e Amadeus, o Mago.

Cada um desses capítulos é uma espécie de tutorial de personagem, mostrando seus comandos e recursos em diversas situações adversas.

Trama

Finalizando a fase do Amadeus, o Artefato da Alma, Trine, reaparece para cada um dos heróis e os convoca em direção à nova aventura.

Durante o quarto capítulo, os heróis se mostram cansados disso, enquanto vão em direção à Academia Astral.

Ao fim da fase, os heróis tem a ideia de devolver seus poderes ao Artefato para quebrarem o vínculo deles e ficarem livres. Porém, acabam por quebrar o Artefato, e liberam um feiticeiro malvado no processo. Agora, a missão é consertar o mal que fizeram!

Campanha

Sei que parece que estou contando algum spoiler, mas bom, esse trecho dos heróis quebrarem o Trine e liberarem o tal feiticeiro é divulgado na própria descrição do jogo! De certa forma, você descobre o enredo enquanto joga.

A campanha conta com apenas 8 capítulos principais. Também possui 10 capítulos secundários, pequenas missões-desafio onde se joga com apenas um dos personagens.

Progressão

A progressão do jogo é extremamente reduzida: removeram o sistema de liberação de habilidades que existia nos títulos anteriores.

E o que sobrou? Encontrar os Trineângulos, pequenos triângulos dourados, em cada uma das fases.

A maioria deles são bem óbvios, mas existem sempre alguns que são mais escondidos, e certamente são um incentivo à exploração.

Os Trineângulos são necessários para desbloquear os capítulos do jogo. Cada capítulo possui um número de Trineângulos necessário.

Ao abrir um capítulo pela primeira vez, o jogo te informará a quantidade de Trineângulos que ele possui.

Já em capítulos que você já completou, o jogo mostrará uma lista de seções do capítulo, e a quantidade de Trineângulos encontrados e totais em cada um deles.

É possível iniciar a fase diretamente numa de suas seções através deste menu - algo muito útil pra quem está querendo pegar todos.

Mods

Trine 3 possui um ótimo suporte a modificações desde seu lançamento, com integração ao Workshop no Steam. Como o jogo é recente, não espere muitos mods ainda, mas certamente desperta um grande potencial ao título.

Já quem quiser se aventurar com o editor do jogo e criar suas próprias modificações, pode acessar sua wiki oficial para referência.

Jogabilidade

Três Dimensões

A grande novidade de Trine 3 em relação à série é que o jogo não é mais em plataforma 2D, e sim 3D - sendo possível deslocar-se em todas as direções.

Alguns vão gostar disso, e outros não. É normal com toda mudança. Particularmente, o novo eixo possibilita algumas cenas bem legais, e certamente aumenta a imersão no jogo.

Ao mesmo tempo, a câmera fixa, dinâmica conforme a posição do personagem, pode atrapalhar o controle do personagem. Da mesma forma, em muitos momentos é difícil ter noção exata da profundidade do personagem e dos objetos ao seu redor, dificultando as ações no jogo.

Comandos gerais

A movimentação do personagem é feita com as teclas WASD, com W e S controlando a profundidade do personagem no cenário. Você pode utilisar uma combinação de teclas para andar em diagonais.

No mais, tudo similar ao anterior: Espaço pula e sobe em superfícies ao nadar, CTRL agaixa e mergulha ao nadar.

Destaco que é possível agarrar-se em barrancos, ou ainda fazer um wall jump entre as paredes.

Cavaleiro

O botão esquerdo do mouse é utilizado para desferir ataques com a espada, que é o ataque corporal do grupo.

O botão direito do mouse, ao ser segurado, levanta o escudo. Esse recurso pode ser utilizado para bloquear ataques, ou ainda refletir projéteis.

Pontius também pode fazer a Investida, um poderoso ataque em que ele corre com o escudo levantado, muito útil para arremessar objetos e inimigos à grandes distâncias. Para fazer a Investida, você pode segurar o botão direito do mouse e em seguida o esquerdo simultaneamente, ou simplesmente a tecla SHIFT.

Pontius é capaz de planar com seu escudo, reduzindo muito o tempo de queda e permitindo que cubra longas distâncais no ar. Para fazer isto, basta segurar o botão direito do mouse ou Espaço enquanto no ar.

Se não bastasse isso, é possível fazer uma Esmagada Aérea, fazendo com que o cavaleiro caia imediatamente em direção ao chão com grande força, jogando também para o ar objetos próximos. Basta apetar o botão esquerdo do mouse enquanto plana usando o direito, ou apertar a tecla CTRL enquanto no ar.

Destaco que planar com escudo permite um abuso no jogo: você pode combinar o wall jump com o recurso de planar para ganhar altitude, potencialmente permitindo que Pontius escale quase tudo no jogo. É meio babaca, mas se você for macaco como eu, acabará fazendo sem querer, até reparar que é um abuso mesmo, e parar de usar porque senão o jogo fica sem graça!

Ladra

O botão esquerdo do mouse atira flechas. Você deve carregar o tiro um pouco para que ele ganhe velocidade e distância.

Com a terceira dimensão, ficou um pouco mais difícil mirar num inimigo. A mira no mouse é 2D, mas o jogo tenta detectar objetos, sinalizando o objeto-alvo com um overlay avermelhado.

O botão direito do mouse lança um arpéu, err, gancho com corda em certos alvo do cenário, usualmente argolas de objetos. Você pode utilizar a tecla TAB para visualizar possíveis alvos.

Primariamente, isso é utilizado para mobilidade, permitindo que Zoya fique suspensa no ar pendurada pela corda, podendo balançar para os lados para ganhar velocidade.

Porém, o arpéu ganhou um novo uso: puxar objetos. Você pode lançá-lo em objetos no chão, e puxá-los, e prender a corda em outro objeto.

Você pode também controlar a extensão da corda, utilizando o scroll do mouse para enrolar ou desenrolar a corda.

Mago

Amadeus, o mago recalcado que não solta bolas de fogo, pode criar uma caixa utilizando a tecla F. A caixa é criada sobre o mago, que pode movimentar-se livremente com ela sobre ele dessa forma.

Com a caixa criada, apertar o botão esquerdo irá arremessá-la à frente do mago. A força do arremesso variará conforme o movimento do personagem.

Apertar o botão esquerdo novamente fará a Esmagada, fazendo com que a caixa caia rapidamente.

O mago também é capaz de levitar vários objetos do cenário, utilizando o botão direito do mouse. Também é possível utilizar TAB para visualizar possíveis alvos.

Se você só apertar o botão direito sobre o objeto, ele virá para cima de sua cabeça, se comportando como uma caixa criada, sem que você precise controlar sua posição. Da mesma forma, você poderá utilizar a Esmagada com qualquer objeto que levite.

Mas se você segurar o botão direito, poderá mover o objeto livremente enquanto o levita utilizando o mouse para deslocá-lo. Para mudar a profundidade do objeto na tela, você deve utilizar as teclas Q e E.

Desafio

Na prática, a jogabilidade é a seguinte: você vai explorando o cenário, até chegar numa parte em que fica travado, e precisará resolver uma espécie de quebra-cabeça para poder prosseguir.

Esses quebra-cabeças costumam utilizar físicas ou mecanismos, que precisarão ser utilizados corretamente por cada um dos personagens. O jogo costuma oferecer múltiplas formas de resolução para cada quebra-cabeça.

Para trocar de personagem, você pode utilizar as teclas 1, 2 e 3 e selecionar um personagem específico (mago, ladra e cavaleiro, respectivamente), ou as teclas V e C para passar por cada personagem.

Vida

Cada personagem possui sua própria barra de vida, e recuperará gradativamente sua vida caso fique sempre sofrer dano por alguns segundos.

Caso um deles venha a morrer, o jogo te convidará a trocar de personagem, e você poderá visualizar a alma do personagem morto próximo a onde ele morreu. Basta se aproximar da alma dele, e em poucos segundos, ele se recuperará e você poderá utilizá-lo.

Morrer com os três, obviamente, irá ser uma falha, e te fará começar no último checkpoint.

Configurações

Quem preferir jogar no Joystick, fique à vontade: o jogo vem com suporte nativo.

Além disso, todas as teclas e botões podem ser reconfigurados livremente no menu, que é bem avançado em termos de configuração.

Pra começar, o jogo permite múltiplas teclas para cada ação. E mais: você pode salvar Presets de combinações de comandos, muito útil quando várias pessoas jogam num mesmo computador e tem preferências distintas de comandos.

Arte

Gráficos e interface

Todos os jogos da série sempre se destacaram pela beleza, e dessa vez não é diferente: aprimorado utilizando shaders do DirectX 10, Trine 3 é um espetáculo de cores vivas a todo instante.

A interface é bem diminuta, mostrando pouquíssimas informações sem qualquer obstrução. O jogo permite inclusive que você mude o tamanho da interface facilmente. Além disso, as porções da interface ficam escondidas na maior parte do tempo, só aparecendo quando necessário.

O único ponto negativo da parte visual sejam os lábios dos personagens ao falar, que parece algo de um jogo de 10 anos atrás!

Sons e música

Os sons são bem agradáveis, somando ao show visual que o jogo proporciona.

A trilha sonora, composta de 13 faixas, é composta pelo premiado Ari Pulkkinen, compositor dos outros jogos da série, com uma temática fantasiosa bem orquestrada, e pode ser acessada livremente na pasta Soundtrack, dentro da pasta do jogo.

O destaque maior é da dublagem: as vozes em português me lembraram muito dubladores de desenhos antigos como Caverna do Dragão e similares, e pra mim isso somou muito para o aspecto de aventura do jogo!

Cooperativo

É onde o jogo realmente brilha, e devo dizer que não podia ser melhor!

Pra começar: cooperativo local e online para 3 jogadores, certo? Mas é possível misturar isso: que tal você e um amigo jogando em seu computador, e entrar um amigo em seu jogo da casa dele? Pois é!

Além de tudo, o jogo conta com drop-in, sendo possível entrar em partidas a qualquer momento!

Para partidas online, você poderá utilizar chat textual para se comunicar com os jogadores.

Menu

A tela inicial do jogo contém um menu de Multijogador, específico pra que te dá as seguintes opções:

  • Partida rápida: o jogo tentará colocar você numa partida online em andamento.
  • Juntar-se a um jogo online: irá abrir os jogos online disponíveis, onde você pode ver o nome do host, ping, fase e número de jogadores. Também é possível buscar jogos com senha.
  • Hospedar um jogo público: te permite ser o host de uma partida online.
  • Hospedar um jogo privado: como o anterior, com a diferença de te permitir colocar uma senha.
  • Jogo multijogador local: o jogo não fica disponível online, mas pode ter jogadores extras locais.
  • Configurações de perfil de jogo: permite escolher um slot de save diferente.
  • Apelido Online: define o seu nome dentro do jogo.

Você pode abrir as opções desse menu enquanto joga, apertando ESC e indo em Configuração de jogo atual. Ali, você poderá mudar o modo de personagem, o modo de jogo, e definir cada jogador para cada posição.

Apesar disso, se você estiver jogando sozinho no teclado, e alguém quiser entrar em modo local, basta que essa pessoa aperte o Start no Joystick, e pronto, o personagem aparecerá.

São 2 modos de personagem disponíveis: Clássico e Ilimitado. No modo clássico, cada jogador só pode controlar um personagem, exigindo assim cooperação para que consigam passar dos desafios.

Já o modo Ilimitado é uma bagunça: cada jogador tem acesso aos 3 personagens, o que na prática, permite com que tenha mais de um mesmo personagem na partida ao mesmo tempo. Certamente o jogo fica muito mais fácil, mas também costuma ficar mais divertido!

Veredito

A franquia é uma das mais divertidas para se jogar em cooperação: resolver quebra-cabeças e se aventurando por cenários belos é o grande diferencial do jogo.

Especialmente no modo Ilimitado, várias situações inusitadas ocorrem, onde um jogador tenta solucionar um problema de um jeito, e o outro jogador tenta outra coisa, e um atrapalha o outro no processo, sempre rendendo boas risadas.

Com certeza, Trine 3 pecou em não ter um sistema de progressão: nem as habilidades destrancáveis de Trine 1 e 2, nem os equipamentos de Trine 1, nem mesmo os colecionáveis de Trine 2.

Aliada à pequena duração da campanha (e com um fim abrupto!), certamente faz com que a rejogabilidade do título seja prejudicada.

Os próprios Trineângulos costumam frustrar os jogadores, pois não são opcionais: se você não explorar bem as fases, ficará trancado na campanha, e precisará revisitar as fases para pegar mais deles e poder prosseguir.

Apesar de suas limitações, Trine 3 é sim um sucessor dígno da franquia, trazendo muito mais imersão na exploração com a adição da terceira dimensão, e mantendo a beleza e a irreverência que são marcos da série.

O desafio é na medida certa, sempre recompensando muito o jogador com mecânicas originais e imprevisíveis para a resolução de seus quebra-cabeças. Diversão garantida!

Comentários