As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: The Bug Butcher

Quem é das antigas já deve ter ouvido falar no clássico shooter arcadesco Super Pang/Super Buster Bros, não? Resumindo a ideia, um jogo de plataforma, onde você anda só para os dois lados e atira para cima.

Parece fácil ou desinteressante? Que nada! A ideia é basicamente essa sobre sua mecânica: simples de entender, porém difícil de se dominar. E acima de tudo, extremamente divertida e intensa.

Trazendo dois modos de jogo, e a opção de cooperativo para 2 jogadores locais num deles, The Bug Butcher é um belíssimo sucessor espiritual, ressuscitando a simplicidade de um jogo antigo numa belíssima execução artística.

Ficha Técnica

Gênero Ação
Plataforma
Arcade
Desenvolvedora Awfully Nice Studios
Publicadora Awfully Nice Studios
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 19/01/2016
Versão analisada 1.3
Data da análise 29/01/2016
Processador Intel Core Duo
Memória 4 GB 8 GB
Espaço em Disco 1 GB 2 GB
Vídeo Compatível com OpenGL 3.0

Enredo

Campanha

Você assumirá o papel de Harry, um famoso exterminador mais conhecido pela alcunha de o açougueiro, que é chamado para livrar um laboratório de pesquisa de uma terrível infestação de insetos.

A campanha do jogo, bem curtinha, é chamada de modo Arcade, onde o jogador enfrentará 30 missões em sequência, divididas em 5 mapas diferentes. A sexta missão de cada mapa se passa num elevador, que dá acesso ao próximo mapa.

A história é praticamente inexistente, com um pequeno tutorial de começo que irá ensinar o básico do jogo, introduzir o anti-herói e o contexto em que o jogo se passa.

Progressão

Arcade

No modo Arcade existem progressões permanentes: a cada fase, o jogador acumulará moedas, seja matando inimigos e coletando-as, ou cumprindo as 4 metas de cada fase para receber um dinheiro adicional.

Com esse dinheiro, será possível comprar armas, powerups e perks. Cada arma e powerup possui uma fase mínima para ser destrancado, e também permitirão que se gaste dinheiro adicional para melhorá-los.

É uma progressão leve, que muito provavelmente fará com que ao final do jogo, o jogador já tenha maximizado tudo, sem qualquer necessidade de refazer fases.

Panic

Já o modo Panic, não há nenhuma progressão permanente. É basicamente um modo survival, onde o jogador deverá aguentar o máximo de tempo vivo.

Você ainda acumulará moedas durante a partida, e poderá sim comprar armas, powerups e perks da mesma forma. Porém, ao final da partida, tudo vai embora, como em um jogo roguelike.

Pontuação

Em ambos os modos de jogo, sua pontuação da fase será salva, e o jogo automaticamente irá te colocar no placar global. O jogo também automaticamente irá colocar sua pontuação contra a de seus amigos, incitando assim uma boa competição amigável.

Para maximizar a pontuação, o segredo são os combos: uma sequência de inimigos mortos, com um limite de intervalo de tempo entre cada morte, e claro, sem tomar qualquer dano nesse período. Ser rápido na fase e coletar todas moedas também potencializam sua pontuação.

Armas

O jogo conta com 5 armas, sendo uma acessível o tempo todo, e o restante delas temporárias, necessitando de serem pegas nas fases para serem usadas, e tendo munição limitada para limitar o seu uso num intervalo de tempo.

  • Machine Gun: a metrancona básica, que você usará a maior parte do tempo, tanto por ser a arma inicial, quanto por ser a única com munição infinita;
  • Laser Beam: um poderosíssimo laser, de dar inveja ao Homem de Ferro. No modo arcade, é liberada após a fase 1;
  • Rocket Launcher: lança-mísseis lento, com ótimo dano em área. Liberada após a fase 7;
  • Gatling Gun: uma metralhadora de dano baixo e menor precisão, porém com velocidade devastadora. Liberada após a fase 6;
  • Lightning Gun: projeteis lentos, que ao acertar um inimigo, acertam inimigos próximos. Liberada após a fase 12.

Powerups

Powerups são poderosas habilidades ativas, que exigem que a barra de powerup seja carregada antes de usá-los.

Caso você possua múltiplos powerups liberados, o jogo fará uma rotação a cada uso, sendo impossível escolher usar o que se quer.

  • Speed Injection: te deixa invencível e mais rápido. É o único powerup liberado inicialmente no modo Arcade;
  • Freeze Grenade: congela todos inimigos na tela. Liberado após a fase 3;
  • Homing Missiles: lança-mísseis vários mísseis teleguiados simultaneamente. Liberada após a fase 9.

Perks

Perks são habilidades passivas que melhorarão a eficiência do personagem como um todo. Você poderá ter todas, mas só uma delas poderá ficar ativa por vez no modo Arcade.

  • Speed Boost: aumenta a velocidade de movimentação do personagem;
  • Bug Shield: cria um escudo sobre o personagem, que irá impedir o personagem de morrer uma vez ou impedir um combo de ser quebrado;
  • Combo Boost: aumenta o intervalo de tempo do medidor de combo.

O modo Panic contém uma perk adicional que irá aumentar a vida máxima do personagem.

Jogabilidade

Simplicidade

Apesar de ser um jogo de plataforma, tanto a mobilidade do personagem quanto o combate são bem diferentes do usual. Pra começar, você só deslocará para esquerda e direita, utilizando as teclas A e D.

Para aumentar a mobilidade temporariamente, você poderá segurar a tecla CTRL, que fará o personagem deslizar rapidamente, gastando sua barra de estamina, que se recupera bem rápido.

Um detalhe importante é que você terá um tempo limitado: caso não termine a fase em tempo, o sistema de auto-descontaminação será iniciado, e você será eliminado no processo!

O layout das fases também costuma ser bem simples: uma tela limitada, onde você passará todo o tempo da fase nela. Os inimigos surgem em levas, com um indicador visual de onde vão aparecer.

Algumas fases possuem recursos únicos em seu layout: barreiras verticais que irão limitar a movimentação dos inimigos e a sua, ou barreiras horizontais que irão atrapalhar seus tiros e interferir na movimentação inimiga, chamadas móveis nas paredes, ou mesmo um mecanismo que poderá te esmagar toda hora.

Inimigos mortos irão derrubar diversos pickups ao morrerem: moedas, itens de recuperação vida, itens que irão fornecer algum bônus temporário, e ocasionalmente, armas para você usar.

Combate

E como faz para atirar? Oras, a tecla SHIFT. Com um pequeno detalhe: você atirará para cima, em linha reta. Obrigatoriamente.

Dessa forma, você deverá ficar abaixo dos inimigos para atirar neles. O desafio portanto é reconhecer os padrões de movimentação e ataque dos inimigos, se posicionar bem, e mandar bala.

A maioria dos inimigos, ao ser atingido, terá sua queda interrompida e ganhará um pouco de altura, reduzindo portanto as chances de você ser esmagado acidentalmente.

E claro, além de ter de sobreviver, você terá de manter o engenheiro da fase vivo. Há um tipo de inimigo que virá especialmente para devorá-los! Certifique-se de salvar o engenheiro a tempo.

Ao matar vários inimigos, você encherá sua barra de Powerup, que poderá ser usado com a tecla Espaço. Os efeitos de Powerups costumam ser muito fortes, mas duram bem pouco. Ressalto a peculiaridade do personagem ficar invulnerável durante a animação de uso do Powerup, hein! Fica a dica.

Arte

Gráficos e Interface

Os gráficos do jogo são muito belos: apesar de ser um 2D um tanto cartunesco, todos os personagens são desenhados a mão, e compensam em riqueza nas animações.

O grande destaque visual do jogo fica certamente por conta das animações de morte: dependendo da forma que você morre, é uma animação diferente que acontece!

A interface nas partidas é bem limpa e espaçada, fornecendo um bom indicador de tudo que você precisa saber, sem atrapalhar nem um pouco.

Infelizmente, cometeram um sério deslize nos menus do jogo, que parecem ser otimizados para touch em sua maioria, e somado à falta de opções gráficas, fazem o jogo perder pontos pelo desleixo.

Sons e Música

Outra surpresa no jogo é sua trilha sonora, de nível profissional: ao todo são 10 músicas, que casam bem com a ambientação futurista do jogo, e contribuem para o clima psicodélico, e ainda por cima, auxiliam na concentração!

Os sons são curtos e simples em sua maioria, ficando como fundo em relação à trilha sonora. A única exceção talvez sejam as vozes dos personagens, que são engraçadas e sem forma definida.

O resultado é um todo bem harmônico, extremamente agradável, divertido e nada cansativo.

Cooperativo

Cooperação Local

Embora não haja campanha cooperativa, é possível jogar o modo Panic em dois jogadores locais. Naturalmente, não há drop-in, o que não prejudica nada, pelo fato das partidas serem curtas e a pontuação separada.

O dinheiro ganho, a pontuação e os upgrades são os mesmos para ambos os jogadores.

A dinâmica do jogo é praticamente a mesma, exceto que quando um jogador morre, o outro jogador pode revivê-lo. E caso um dos jogadores morra e não seja revivido a tempo, a fase será perdida.

Um fato interessante é que o jogo permite uma configuração de controles diferenciada entre o modo cooperativo e o de um jogador, facilitando um pouco as partidas cooperativas com dois jogadores no teclado. Seria perfeito, se não fosse o limite de teclas dos teclados...

Veredito

Vou ser sincero: eu nunca joguei o Super Pang/Super Buster Bros, clássico em que este jogo se baseia, e certamente fiquei com um preconceito de sua simplicidade a princípio, especialmente por adorar mecânica complexas...

Porém, o jogo rapidamente me conquistou, pela sua velocidade e intensidade, que me dava uma dose de adrenalina constante, e ao mesmo tempo, o excesso de padrões nas mecânicas dos inimigos, que me fazia analisar tudo como um quebra-cabeça vivo.

As fases são curtinhas, então todo esse envolvimento que o jogo demanda não cansa. E claro, ver que a cada fase você melhora, ao ponto de subir na leaderboard gradativamente ao repetir uma mesma fase, é extremamente recompensador!

Não posso deixar de novamente elogiar a arte no jogo, que tanto visualmente quanto sonoramente, estimulam mais ainda a jogatina. Até morrer fica divertido, com tanta animação diferente (e bem feita) nas mortes!

Interessado, mas na dúvida? O jogo possui uma demonstração direto pelo Steam. Baixe, e tire suas próprias conclusões!

Comentários