As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Shoot Many Robots

Shoot Many Robots é um jogo divertido e irreverente, uma adaptação dos clássicos da era de ouro dos jogos de plataforma, para os padrões modernos de jogos, onde há a evolução de personagem. Com uma jogabilidade simples e amigável, e bem responsiva, e ação sem parar, com suporte a até 4 jogadores simultâneos, é uma ótima pedida para jogadores de todos os gêneros, se você não fazer questão de uma enredo.

Como saber se o jogo vai te agradar? É simples: você precisa gostar de cerveja, e atirar em robôs. A proposta do jogo é essa: atirar sem parar, sem se preocupar com munição ou se esconder, e quando a situação estiver apertada, beber uma cervejinha pra poder voltar ao combate. Nada mais do que isso.

Ficha Técnica

Gênero Ação
Shoot'em Up
Desenvolvedora Demiurge Studios
Publicadora Ubisoft
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 06/04/2012
Data da análise 26/08/2012
Processador Pentium IV 3.0 GHz
Athlon64 X2 3800+ 2.0 GHz
Core2Duo E4400 2.0Ghz
Athlon64 X2 4400+ 2.3Ghz
Memória 2 GB
Espaço em Disco 1 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce FX 6200 GeForce 8800 GTX
Vídeo (AMD) Radeon X1300 Radeon HD 3870
Direct X 9.0c

Enredo

Prólogo

A história é simples: P. Walter Tugnut, um caipira pinguço, estava estocando armas, munição e cerveja, enquanto esperava por um apocalipse de robôs.

O jogo não tem vídeo ou cutcenes, nem muito diálogo. Os personagens não parecem ter uma motivação outra senão encherem a cara, e meter balas nos robôs que ameaçam a segurança da terra. O único momento onde há bastante texto é no começo do jogo, na pequena fase de tutorial.

Campanha

Dividido em fases, agrupadas em "capítulos", e totalizam 3 dificuldades (Normal, Hard e Insane), o jogador precisa derrotar uma dificuldade para avançar até a próxima (ao estilo Diablo), cada uma tendo 20 fases ao todo.

Porém, você não é obrigado a passar por todas as fases: ao terminar uma fase, você recebe até 5 estrelas, de acordo com sua pontuação na fase, e para liberar o próximo capítulo, precisa ter um número de estrelas. No contexto do jogo, essas estrelas condizem com o nível da sua carteira de habilitação: ou seja, se não tem estrelas para ir até o próximo capítulo, é porque você não pode dirigir até lá!

Progressão

Nível

Como citei anteriormente, o jogo conta com sistemas de progressão, que são uma tendência em qualquer jogo atual. E isso é feito de forma simples, porém faz bem o seu trabalho - você evolui tanto de nível como com itens, que desempenham um papel fundamental no seu estilo de jogo e suas habilidades.

Nível tem um papel secundário, e provê um bônus de dano pequeno para o personagem. Mas o principal é que nível é utilizado como requisito para equipamentos, ou seja, acaba limitando o acesso a itens mais fortes.

O sistema de pontuação do jogo envolve coletar pedaços dos robôs mortos: parafusos caem de cada inimigo derrotado, e ao coletá-los, o personagem ganha pontos, que servem tanto para avançar de nível, como também acumulados, servem para comprar equipamento.

O personagem conta com cinco "slots" de itens: Capacete, Peitoral, Pernas, Arma Principal e Arma Secundária.

Itens

Vamos começar pelo melhor: armas! Cada personagem carrega duas armas, uma que tem munição infinita, e outra com munição limitada (usualmente indicada para chefes ou situações apertadas). Existem armas variadas, como Rifle de Sniper, Metralhadoras, Submetralhadoras, Revólveres, Lança-Chamas... tem para todos os gostos, e afetam em muito a jogabilidade do personagem.

Já as armas secundárias são mais agressivas ainda: bazucas, canhões, rifles de gelo, minas terrestres, metralhadoras giratórias são alguns exemplos, variando em muito de funcionamento, quantidade de munição, e tudo mais. Em geral, quanto mais situacional a arma, mais forte ela é, ou quanto mais forte, menos munição tem.

Os slots de "roupa" também desempenham um papel importante. Não só determinam o visual do personagem (que pode variar muito, entre roupa de astronauta, pirata, dançarino de balé, cowboy e outros looks mais exóticos e indescritível), como também fornecem bônus ao personagem, como vida extra, velocidade, cervejas extras, pulo mais alto... e ainda podem liberar habilidades ao personagem, que variam de nível.

As habilidades são Sliding, permite ao personagem escorregar no chão ao estilo Sunset Riders (porém, podendo matar inimigos assim); Slam: efetuada no ar, faz com que o personagem se direcione imediatamente ao chão, e sua queda causa um impacto que afeta os inimigos próximos, muitas vezes virando-os de ponta-cabeça; e por último, Flying: que permite que o personagem voe por alguns instantes.

Como citado, essas habilidades tem nívels, que determinam o quão forte elas serão. Ainda existem itens que impedem que uma habilidade seja usada se o item for usado, mesmo que um item de outro slot forneça a habilidade... Portanto, equipamentos também afetam a jogabilidade, fornecendo recursos diferentes para a atuação em combate. Porém, tem um pequenino problema: não basta ter dinheiro para comprar o item que se quer, ou nível para usá-lo: antes de mais nada, é preciso encontrá-lo.

Nas fases, o personagem por vezes ao matar um inimigo mais forte ou ao abrir caixotes pode encontrar um item. Ao encontrá-lo, você não irá recebê-lo imediatamente, mas sim liberá-lo na loja para poder comprar... no fim das contas, você acha muitos ítens simplesmente por passar nas fases, mas ao fim do jogo, certamente precisará refazer algumas fases múltiplas vezes, e ter sorte, para ter acesso a muitos ítens.

Ou seja: o jogo é uma corrida por passar das fases com mais pontuação (para ter mais estrelas e poder progredir mais rapidamente), uma corrida por nível (máximo = 50), uma corrida por dinheiro (para poder comprar vários ítens) e uma corrida por drops de ítens (para liberá-los na loja).

Sobre a pontuação, há ainda um "plus": o jogo grava suas maiores pontuações nas fases, e você pode conferir as dos seus amigos. Sem dúvida algo interessante para os mais competitivos...

Jogabilidade

Comandos

A jogabilidade é bem simples e responsiva: o personagem anda conforme "setas" (A e D) e utiliza o mouse para mirar ao seu redor. Um botão para pular (Espaço), que pode ser usado no ar uma vez para dar um pulo duplo.

O mouse é usado tanto para mirar quanto atirar (botão esquerdo), e o botão direito é usado para golpe melee (que serve para atordoar e danificar inimigos, e estrategicamente para repelir projéteis inimigos).

Os outros botões são mais situacionais: um botão genérico para "usar" (ativa algumas triggers em certas fases, e também é usado para reviver aliados em jogos cooperativos), Q é usado para beber uma cervejinha gelada (que recupera a vida do personagem, queria saber a marca dela...), W usado para alternar entre arma primária e secundária.

Para usar as habilidades de ítens: S é usado para slide, e também é usado para voar (se usado no ar), X é usado para Slam. Todos os botões podem ser facilmente reconfigurados.

Gameplay

A habilidade exigida do jogador se trata tanto de utilizar bem seus "recursos" (guardar munição da arma secundária para os melhores momentos, evitar usar cerveja sempre), como desviar e rebater projéteis o máximo possível. Isso garantirá que você passará das fases.

Mas, para uma pontuação grande, o jogador deve fazer "combos": matar vários robôs num curto espaço de tempo, atingindo e mantendo um multiplicador de 5x em sua pontuação pelo tempo máximo que conseguir. Ainda, algumas fases contam com rotas alternativas, que podem aumentar a pontuação máxima do jogador (por fazer ele encontrar mais robôs no caminho), como também dar acesso a caixotes mais reclusos que podem conter ítens que seriam perdidos por jogadores menos curiosos.

Após certo nível de jogo, um jogador com muitas estrelas (que tenha passado com várias fases em 5 estrelas) pode pular capítulos e ter acesso a fases de nível maior que ele - isso aumenta em muito o desafio, pois seu dano vai ser baixo, e sua sobrevivência baixa também, exigindo do jogador uma habilidade muito maior para conseguir avançar. Para um jogador mais casual, uma dificuldade dessas só seria encontrada na dificuldade Insane, mas um jogador hardcore pode se dar ao desafio de sempre ir na última fase possível, e exigir mais do personagem dessa forma.

As fases não tem tempo, então um jogador pode ir cautelosamente na tela, evitando ter um excesso de inimigos, ou um que prefira mais ação pode tentar avançar a tela o mais rápido que puder e acumular inimigos e projéteis na tela para se divertir. Existem fases de survival, porém elas são divididas em etapas - a primeira etapas dela (obrigatória para contar como fase passada) é bem tranquila em geral - apenas as etapas de bônus que são mais frenéticas, e também podem ser evitadas por um jogador mais casual.

Enfim, a jogabilidade é muito boa para o jogo, cumpre bem seu papel, e respeita o jogador conforme seu estilo de jogo e gosto, permitindo diferentes níveis de avanço e estratégias, sem depender tanto dos ítens (exceto talvez na dificuldade Insane, que é voltada para jogadores de nível máximo e ítens finais).

Arte

Gráficos e interface

Possui gráficos simples, mas que dão conta da proposta do jogo. Um celshading básico nos personagens dá um visual de quadrinhos de leve, com efeitos de explosões e iluminação bem elaborados, cores fortes, mas amigáveis à visão, permitindo ao jogador ver tudo que acontece na tela sem se confundir ou ter um ataque epilético.

Visualmente, há um pequeno problema: fases. As fases se repetem excessivamente. Em vários pontos, parece que você vez ou outra está jogando a mesma fase. Não só o cenário em si é muito parecido, variando levemente entre algumas fases, mas o próprio padrão de caminhos se repete em muitas fases diferentes... é um ponto negativo no jogo, e causa muita confusão em lembrar qual fase é qual, como também deixa ele mais enjoativo...

Sons e música

A trilha sonora é muito boa, e combina bem com o fato de você ser um pinguço atirando sem dó: um rockzinho com toques de blues. Infelizmente, são poucas músicas, mas no geral são agradáveis, e mesmo repetindo muito, não vão te cansar ao ponto de você querer desabilitá-las no jogo.

Os sons das armas são legais, nada fantástico mas também dão conta do recado. Não me recordo de nenhum som que pareceu ruim ou perturbador nas muitas horas que joguei este jogo.

Cooperativo

Permitindo até 4 jogadores simultâneos, o jogo possui um lobby que te permite facilmente entrar em jogos de pessoas desconhecidas ou amigos, ou mesmo convidá-los para seu jogo. Quando em um mesmo jogo, qualquer um dos jogadores pode "dirigir" e escolher em que fase os outros jogadores vão - e assim, é possível inclusive levar um jogador que acabou de começar para as fases finais do jogo (óbvio, deixando ele um "peso morto", mas fazendo-o progredir muito rapidamente!).

Ao jogar em grupo, a pontuação acumulada é dividida igualmente entre os jogadores - com o diferencial de o jogador que matar mais robôs ser premiado no fim com uma pontuação extra, deixando um espaço para uma "competição saudável" entre os jogadores.

O maior diferencial de jogar cooperativamente é a capacidade de reviver aliados. Se um jogador morrer, você pode puxar a mão dele, e ressucitá-lo imediatamente. Isso reduz um pouco a dificuldade do jogo, mas o detalhe é que permite também ao jogadores se arriscarem mais, e isso acaba sendo mais divertido! Quando dá certo, é claro...

O jogo não conta com drop-in - os jogadores precisam se reunir no "trailer", o local onde podem comprar e equipar ítens, e escolhem a fase. No meio de uma fase, um jogador não conseguirá entrar nela e aparecer ao seu lado... mas como as fases são curtas, isso dificilmente é um problema.

Porém, dado o estilo frenético do jogo, qualquer delay pode ser fatal - especialmente para rebater projéteis. Portanto, tenha isso em mente, especialmente se for jogar com pessoas de fora do Brasil, onde o ping vai ser maior ainda. Apenas uma advertência, mas que não é culpa do jogo de modo algum.

Com tudo isso, considero o jogo um prato cheio para fans de jogos cooperativos, especialmente quem tiver uma nostalgia por Metal Slug, ou mais jurassicamente, Sunset Riders. Rende boas risadas, e pode ser jogado casualmente sem grandes prejuízos.

Se um jogador de nível mais alto for jogar com um de nível menor, duas opções: o jogador de nível maior pode equipar equipamentos piores e jogar nas fases de nível menor, ou levar o jogador de nível menor para suas fases e acelerar sua progressão. O importante é jogar junto!

Veredito

Shoot Many Robots é um jogo divertido e irreverente, com pitadas de humor e muita ação sem fim. Sua jogabilidade simples dá mais que conta do recado e deixa a experiência bem animada.

O único ponto fraco do jogo é sua repetição excessiva, mas certamente é algo facilmente deixado de lado quando jogado no modo cooperativo, onde o jogo certamente rende risadas e diversão extra com excelência.

E para melhorar, tem o fator nostálgico - certamente é um sucessor espiritual de clássicos como Sunset Riders e Metal Slug, mantendo a jogabilidade de plataforma de ação, sem deixar de incorporar a complexidade de jogos mais modernos. Aprovadíssimo!

Comentários