As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Overcooked

Gosta de jogo de ação, daqueles que você não pode parar 1 segundo pra respirar direito?

Sim, é assim que começo falando de Overcooked, um jogo com a exótica temática de cozinha. Nele, você será um Chef, e terá de ser ágil o bastante para conseguir atender a demanda de constantes pedidos em sua cozinha.

Incluindo uma fantástica experiência cooperativa local para até 4 jogadores, o jogo tem tudo para garantir muitas risadas, gritos, e talvez até mesmo alguns fios de cabelo de brinde.

Ficha Técnica

Gênero Ação
Estratégia
Simulação
Desenvolvedora Ghost Town Games
Publicadora Team17
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 03/08/2016
Versão analisada 09/09/2016
Data da análise 30/09/2016
Processador Dual Core 2.4 GHz
Memória 2 GB
Espaço em Disco 750 MB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT
Vídeo (AMD) Radeon HD 6850
Direct X 9.0c

Enredo

Prólogo

O jogo começa com um cenário apocalíptico, onde uma besta ameaça a existência do Reino da Cebola, e você deve alimentar a besta até ela ficar cheia. Trata-se de um pequeno tutorial, que irá mostrar as mecânicas básicas do jogo.

Falhando em parar a besta, o rei abre um portal do tempo, para permitir que os cozinheiros tenham tempo para se preparar e poder novamente confrontar a besta futuramente.

Campanha

O modo campanha é composto por 28 fases, divididas em 6 capítulos.

Ao terminar cada capítulo, será aberta uma nova cabana do rei, que irá narrar um pouco os seus próximos passos na história.

Ao final dos 6 capítulos, você terá acesso à fase final, onde confrontará a besta para valer.

Progressão

Pontuação

Toda vez que você entrega uma comida e conclui um pedido com sucesso, receberá 20 pontos, independente da complexidade da receita.

Porém, caso você conclua o pedido rapidamente, poderá receber 2, 4 ou mesmo 6 pontos adicionais de gorjeta.

Da mesma forma, caso você atrase um pedido e não entregue-o a tempo, será penalizado e perderá pontos.

Você terá um tempo limitado em cada fase, e portanto deverá tentar fazer a maior pontuação possível nesse período.

Estrelas

Antes de iniciar uma fase, você poderá ver 3 pontuações como metas, e atingí-las irá garantir 1, 2 ou 3 estrelas naquela fase.

É necessário conseguir no mínimo a pontuação de 1 estrela na fase para concluí-la com sucesso. Caso contrário, você terá de repetir a fase.

Além disso, cada fase possui um mínimo de estrelas totais que você precisa ter para acessá-la. Portanto, se você passar de muitas fases com 1 ou 2 estrelas, mais cedo ou mais tarde terá de refazê-las e tentar conseguir uma pontuação maior, para só então conseguir dar continuidade na campanha.

Destrancáveis

Outra finalidade para juntar o máximo possível de estrelas é que elas irão ocasionalmente liberar acesso a novos personagens e novas fases para o modo versus.

Inicialmente, você terá apenas 4 personagens para escolher, e poderá liberar 10 chefs adicionais, à medida que progredir na campanha e acumular estrelas. Ressalto que os personagens são puramente cosméticos.

Já as fases do modo versus, que por padrão vem desabilitado por não possuir fases acessíveis, são 9 ao todo.

Jogabilidade

Comandos

Jogando sozinho no teclado, é possível utilizar as teclas WASD ou as setas direcionais para mover o personagem.

A tecla Espaço será utilizada para pegar e soltar itens, e a tecla CTRL será utilizada para usar itens e objetos.

Fora isso, você poderá usar a tecla ALT para dar uma pequena corrida, muito útil caso você queira ser o mais rápido possível.

Por fim, há também a tecla SHIFT, utilizada para alternar entre os personagens quando jogando sozinho.

Pedidos

Antes de botar a mão na massa, você deverá ver quais os pedidos em andamento. Eles ficam posicionados no canto superior esquerdo da tela, e listam todos ingredientes do prato, além de ícones indicando o processamento necessário para cada ingrediente.

Novos pedidos aparecem regularmente, e além disso, uma barra sobre cada pedido sinaliza o tempo que você tem para concluí-lo e entregá-lo. Entregar com a barra cheia te dará gorjeta adicional, e atrasos te darão uma penalidade.

Lembre-se que você não precisa entregar os pedidos na ordem, portanto pode fazer um prato novo primeiro e entregar para ganhar gorjeta maior. Isso é útil especialmente no final da partida, onde não há risco de você sofrer a penalidade por um atraso.

Dotes culinários

Para fazer um prato você deve seguir os seguintes passos:

  • Pegar um ingrediente: cada prato é composto por vários ingredientes, e todos eles estão guardados em caixas posicionadas na fase. Você deverá se dirigir a caixa do ingrediente desejado, e pegar um ingrediente ali.
  • Cortar o ingrediente: você deverá levar o ingrediente até a tábua de cortes, largá-lo, e em seguida usar a tábua para começar a cortar o alimento. Deverá permanecer parado até terminar a ação.
  • Processar o ingrediente: Alguns ingredientes precisarão ser cozidos na panela, fritos na frigideira, etc. Você deverá pegar o ingrediente cortado, e levar até o local apropriado, se necessário.
  • Montar o prato: Sobre um prato limpo, deverá colocar todos os ingredientes que compõe o prato, independente da ordem.
  • Servir o prato: Finalmente, com o prato pronto, você deverá levá-lo até o balcão de entregas.

Parece fácil e simples? Quem dera. Você deverá fazer isso tudo, prestando muita atenção em cada etapa do processo.

Se você deixar um alimento demais na panela, poderá começar um incêndio, e terá de usar o extintor para apagar o fogo.

Se você misturar ingredientes incorretos, não terá como remover o ingrediente do prato incorreto, e terá de jogá-lo no lixo.

Além disso, em muitas fases, ainda terá de recolher os pratos sujos próximos ao balcão de entrega, e lavá-los na pia.

Cenários

Se ainda estava achando o jogo fácil, é aqui que o verdadeiro desafio mora. Cada estágio possuirá uma mecânica única, que dificultará muito o seu jogo, exigindo preparação e elaboração de uma estratégia adequada.

Em certa fase, a cozinha ficará dividida entre duas vans, e você terá de alternar entre elas quando elas se aproximam para realizar cada passo. Em outro, ratos aparecem na cozinha e roubam seus ingredientes. Em outra, cada objeto da cozinha está em plataformas em movimento. E por aí vai...

Muitas fases também dividem a cozinha em 2 quadrantes separados, onde cada cozinheiro se encarregará de etapas diferentes no processo, e precisará interagir com o outro para completar cada etapa.

Portanto, além de serem um diferencial, os cenários constituem a principal camada extra de dificuldade no processo do jogo.

Arte

Gráficos e Interface

O estilo visual do jogo é um tanto infantil, com personagens pictorescos e antropomórficos, que parecem ter saído de um filme de animação 3D.

O conjunto da obra é bem simples, porém agradável de se ver, e além de combinar com o tom cômico presente no jogo, deixa o jogo muito leve, capaz de rodar em qualquer torradeira.

Os indicadores da interface seguem a mesma linha, cada um devidamente posicionados na tela, deixando claras as informações extras que o jogador precisa se atentar.

Sons e Música

O jogo tem algumas trilhas fantásticas, como a da fase inicial, ou do menu. A música da maioria das fases é mais mediana, mas ainda sim, combina com a temática do jogo.

Também é interessante que utilizam da música para alertar o fim do tempo das fases, com a música acelerando, e contribui bastante para a euforia do jogo.

Os sons são muito bons, com ótimos indicadores sonoros sempre que possível para ilustrar uma atividade sendo realizada. Resumindo, tudo de qualidade!

Cooperativo

Divisão de Controles

Conforme mencionado, o jogo conta com cooperativo local para até 4 jogadores. Apesar de não possuir configuração de controles, o jogo dá a possibilidade de dividir um controle ou o teclado entre 2 jogadores.

Para acessar este recurso, vá nas opções iniciais do jogo e na opção Controller Split Settings. Ali, você poderá entrar com cada dispositivo a ser utilizado, e configurar se eles serão utilizados por 1 ou 2 jogadores.

Caso você não precise dividir controles, basta selecionar uma fase em um modo de jogo: o jogo automaticamente irá apresentar a tela de seleção de personagens, onde novos jogadores podem ser colocados no jogo, cada um com seu dispositivo.

Cooperação

A cooperação acontece no próprio modo campanha: cada jogador controlará apenas um personagem neste modo. A jogabilidade não muda em nada - com exceção do fato de não haver o botão de alternar entre personagens, é claro.

Para balancear o desafio, quanto mais jogadores estiverem presentes, maior serão as metas de pontuação para a aquisição de estrelas.

Competitivo

Quando a cooperação cansar, os jogadores podem disputar partidas competitivas, em formato 1x1, com cada jogador controlando 2 personagens, ou em times de 2x2.

A jogabilidade é exatamente a mesma, e os times competem pela maior pontuação no tempo determinado.

Veredito

O jogo em si é muito intenso: a ação exigida pelas fases é muito alta, demandando do jogador reflexos rápidos, precisão nos comandos, e ao mesmo tempo, estratégias e decisões rápidas.

A cooperação é fantástica, onde frequentemente um jogador tem que dividir tarefas com o outro, e ainda por cima depende do outro para fazer o seu trabalho, então sincronia e a comunicação são fundamentais.

Porém, a dificuldade do jogo pode prejudicar a acessibilidade um pouco, e por vezes levando à frustração.

Apesar disso, recomendo muito o jogo, pela experiência única que ele propicia, que certamente poucos jogos cooperativos são capazes de oferecer!

Comentários