As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: N++

Que tal um jogo minimalista de plataforma, com jogabilidade extremamente precisa, físicas complexas e milhares de fases, para deixar qualquer speedrunner louco?

12 anos depois de ter tido sua primeira versão lançada para computador, N++ marca o retorno da franquia à plataforma em grande estilo - isso, um ano após ter sido lançado para PS4!

Para nossa alegria, a cooperação está presente, com suporte a até 4 jogadores locais, em todos os modos de jogo.

Com uma campanha extensa, música alucinada de qualidade, editor de mapa e a jogabilidade de sempre aprimorada, N++ certamente tem tudo agradar muito quem gosta do gênero!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Plataforma
Speedrun
Desenvolvedora Metanet Software Inc.
Publicadora Metanet Software Inc.
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 25/08/2016
Data da análise 08/09/2016
Processador Core i3 / AMD A6 2.4Ghz Core i5 / AMD FX 2.4Ghz
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 650 MB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8400 GS GeForce GT 430
Vídeo (AMD) Radeon HD 3650 Radeon HD 5450

Enredo

História

Em N++, você é um ninja, com velocidade, destreza e reflexos sobrenaturais, resultantes de um metabolismo extremamente acelerado.

O problema é que esse metabolismo acelerado tem um grande ponto fraco: sua vida dura apenas um minuto e meio.

E como todo ninja, você tem uma sede insaciável por ouro, e uma propensão natural a explorar salas infestadas por robôs letais.

Sendo o jogo todo um treino espiritual, cognitivo e físico, você deverá atravessar séries de 5 salas antes do fim de sua vida, uma proeza conhecida como "Detonar um episódio".

De acordo com os ensinamentos de N, é sua esperança profunda que um dia você irá desenvolver sua habilidade, inteligência, e a inexplicável habilidade de reincarnar, necessárias para alcançar maestria em todos os episódios.

Episódios

O jogo é dividido em episódios, cada um contendo 5 salas. Os episódios são nomeados com letras e números, e organizados em 3 abas:

  • Intro: contém fases introdutórias ao jogo, apresentando mecânicas variadas presentes no jogo.
  • N++: contém as fases propriamente ditas do jogo.
  • Legacy: contém fases dos jogos mais antigos da franquia.

Você inicialmente terá apenas episódios com a letra A abertas, e ao terminar um episódio, liberará a letra seguinte daquele número. Embora você possa começar por qualquer episódio de letra A, o correto é começar na esquerda, e descer cada coluna de episódios.

Inicialmente, o jogo conta com 225 episódios no modo solo, 80 episódios no modo coop e 75 no modo race, e totaliza mais de 2.000 fases ao todo!

Progressão

Pontuação

A principal progressão no jogo é a pontuação que você consegue. A pontuação é dividida por episódio, quando o episódio é selecionado, ou por fase, quando uma fase de um episódio é feita individualmente.

Para obter a maior pontuação possível, você deve completar as fases no menor tempo possível.

Além disso, você poderá coletar ouro nas fases. Cada peça de ouro aumentará seu tempo bônus em 2 segundos, e portanto coletar todo ouro das fases é uma ótima estratégia para aumentar a pontuação.

Para deixar a competição mais interessante, o jogo conta com um placar de pontuação, tanto para episódios quanto para fases, onde você poderá facilmente comparar sua pontuação com outros jogadores do mundo todo ou com seus amigos.

Destrancáveis

A cada 5 episódios não-introdutórios que você passar, irá liberar uma nova paleta de cores no jogo, e portanto são um pequeno incentivo extra para quem está fazendo as fases.

Ao todo, são cerca de 50 paletas adicionais a serem liberadas.

O jogo conta também com FUNlockables, opções secretas que são liberadas em circunstâncias específicas, como pegar todo ouro em vários episódios de uma mesma coluna.

Editor de Mapas

Quando você tiver terminado todas as fases (ou melhor ainda, quando estiver preso numa delas e cansar), poderá utilizar sua criatividade para criar suas próprias fases, utilizando o editor que vem dentro do próprio jogo.

É muito fácil publicar sua fase ao terminá-la - e da mesma forma, é possível encontrar milhares de fases feitas por outros jogadores.

Jogabilidade

Controles

O jogo possui pouquíssimos comandos: a movimentação do personagem é feita com as setas do teclado, e a tecla Z é utilizada para pular.

Outro comandos secundários incluem V, utilizado pra reiniciar rapidamente a fase; SHIFT esquerdo, utilizado para mudar paleta de cores e música; e SHIFT direito, utilizado para abrir o menu social.

Todos os comandos podem ser reconfigurados facilmente no menu do jogo, se desejado.

Física

Apesar da simplicidade nos comandos, a complexidade do jogo começa com a aplicação de leis da física no personagem, que permitirão movimentos pouco comuns e difíceis de serem executados.

Pra começar, é visível observar o poder da aceleração do personagem, que notavelmente causará um impulso em toda movimentação do personagem.

É possível também ter um controle aéreo, mudando a direção de um pulo, ou alterando a velocidade de deslocamento horizontal. Claro, tudo de forma gradativa, respeitando a aceleração ninja do personagem.

Movimentos avançados

Ao entrar em contato com uma parede, o personagem poderá deslizar na parede, perdendo velocidade horizontal, ou utilizá-la para fazer walljumps, técnica útil tanto para subir paredes paralelas quanto mudar rapidamente de direção.

Outra técnica importante envolve o uso de rampas, que podem ser utilizadas para desempenhar um pulo angular, que fará o personagem saltar num sentido diagonal, ou reduzir a letalidade de quedas, fazendo o personagem cair deslizando e acelerando na corrida.

O desafio é combinar o controle da aceleração do personagem em uma seqüência contínua, utilizando a física a favor da sua movimentação e os movimentos avançados para ganhar uma altíssima velocidade, tudo isso tentando controlar o máximo possível a trajetória do personagem.

Objetivo

Em todas as fases, o objetivo principal é sempre o mesmo: tocar o interruptor que irá abrir a porta da saída, e alcançar a porta aberta para encerrar a fase. Isso, tendo um limite de 90 segundos para passar das 5 fases do episódio.

Você poderá tentar fazer a fase de forma devagar, para reduzir as mortes, ou tentar fazer o mais rápido possível, para conseguir uma boa pontuação.

Coletar o ouro nas fases é opcional, porém essencial a quem busca uma pontuação boa, e certamente é algo que aumenta muito a dificuldade do jogo.

Morte

A maioria das fases terá um ou mais obstáculos letais: campos minados, lança-mísseis teleguiados, raios lasers, robôs assassinos, clones fantasmas, enfim, não faltarão obstáculos nas fases, que sempre resultarão na morte do personagem.

Também não podemos esquecer da morte por queda, muito comum em algumas fases.

Felizmente, morrer no jogo é algo comum e corriqueiro, resultando apenas na fase atual sendo reiniciada.

Arte

Gráficos e interface

O jogo tem um estilo visual extremamente minimalista, com poucas cores e sem texturas, com linhas severas e alto contraste.

Porém, as animações do personagem são muito bem detalhadas e fluídas, tornando o jogo extremamente agradável de se ver.

A presença de físicas contribui bastante para o show visual, e somando isso a possibilidade de variar a paleta de cores do jogo, ele se torna menos cansativo.

A interface segue a mesma linha, com um design simples, e quase ausente durante as fases.

Sons e música

A parte sonora do jogo é extremamente rica: são 63 músicas eletrônicas, criadas por artistas variados, resultando num total de mais de 6 horas de músicas diferentes.

Cada música soma muito à atmosfera do jogo, em parte deixando a experiência mais psicodélica, e ao mesmo tempo contribuindo para a concentração.

Pra melhorar, o jogo conta com um player de suas músicas, que possibilita ao jogador facilmente trocar de música, ou mesmo ver o nome ou autor da música que está tocando!

Os sons em geral são bem simples, e fazem bem o seu papel de indicadores sonoros, para quando a atenção visual não dá conta do recado.

Cooperativo

Modos de Jogo

O jogo conta com suporte a até 4 jogadores locais em todos os seus modos de jogo. Para adicionar jogadores, basta apertar as teclas F2/F3/F4 na tela de seleção de episódios, conforme indicado no canto superior direito. E como o jogo utiliza poucos botões, é tranquilo de 2 jogadores jogarem no teclado sem problemas.

Jogando cooperativamente, não há respawn: quando um jogador morre, deverá esperar que seus companheiros completem a fase, ou morram. Caso fique apenas um jogador vivo, os jogadores mortos podem apertar a tecla de suicídio para forçar o reinício da fase.

Como as fases do modo solo são feitas para 1 jogador e fases do modo co-op são feitas para 2 jogadores, jogar esses modos com outro número de jogadores não irá salvar a pontuação.

As fases do modo solo podem ser jogadas pelos jogadores sem qualquer coordenação. Já nas fases do modo co-op, por vezes será necessário que os jogadores sigam caminhos separados, ou mesmo que um se mate para o outro poder ganhar a fase, e portanto a colaboração é essencial.

Competitivo

Quando a cooperação cansar, os jogadores poderão aproveitar o modo race, onde dois ou mais jogadores irão apostar corrida nas fases.

Basicamente, os jogadores começam no mesmo ponto, e o objetivo é tanto pegar o ouro quanto terminar a fase vivo. Ao terminar a fase, os jogadores que concluíram ela ganharão pontos, baseado no tempo que levaram.

Enquanto nenhum jogador fechou a fase, os jogadores irão respawnar quando morrerem. Porém, quando um jogador concluir a fase, não haverá mais respawn, e os jogadores restantes começarão a perder pontos enquanto não terminarem a fase.

Outro recurso muito legal é que ao terminar a fase, o jogo criará um míssil sobre o jogador que terminou a fase, que poderá controlá-lo para eliminar um de seus oponentes!

Ao final de cada episódio, o jogo mostrará um placar com a pontuação dos jogadores.

Veredito

Fato: N++ é o melhor jogo de plataforma para quem curte testar ao máximo sua velocidade e seus reflexos. A jogabilidade do jogo, atrelada a sua física, garantem uma jogabilidade intuitiva, porém difícil de ser dominada.

A opção de cooperativo certamente foi um dos conceitos principais dessa versão do jogo, enriquecendo muito a experiência para quem quer jogar acompanhado, tanto cooperativamente quanto em competição. Diversão garantida!

Certamente não é um título recomendado para jogadores mais mais casuais e sem habilidade, mas mesmo assim, a crescente das fases da campanha irão treinando gradativamente o jogador para desafios maiores.

Comentários