As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: HELLDIVERS

Quem aí que curte Twin-Stick Shooters gostaria de um com jogabilidade mais realista, ambientado num futuro fictício, enfrentando várias raças alienígenas, em defesa da sobrevivência da raça humana?

Dos criadores de Magicka e Gauntlet, apresento a vocês HELLDIVERS, um excelente port para PC do jogo que era exclusivo para consoles da Sony desde Março deste ano.

Contando com muita ação e mortes acidentais, e claro, cooperação local e online (mista!) para até 4 jogadores, o jogo chegou arrebentando no Steam de surpresa para a alegria de muitos!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Twin-Stick Shooter
Desenvolvedora Arrowhead Game Studios
Publicadora PlayStation Mobile Inc.
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 07/12/2015
Versão analisada 1.0
Data da análise 04/12/2015
Processador Dual Core 2.4 GHz
Memória 4 GB
Espaço em Disco 7 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 9800 GT GeForce GTX 460
Vídeo (AMD) Radeon HD 2600 XT Radeon HD 5870
Direct X 10.0

Enredo

Ambientação

HELLDIVERS se passa num futuro distópico, onde a humanidade é governada por uma espécie de democracia gerenciada, em que um software de computador é utilizado para definir o voto dos cidadãos.

Após se lançar no espaço em 2.084, a humanidade fez contato com raças alienígenas, e logo começou a primeira guerra intergaláctica, que já dura 40 anos.

Você faz parte de um esquadrão de elite chamado HELLDIVERS, e deve proteger a Super Terra, derrotando inimigos da humanidade, aterrizando em combate com seus HELLPODS.

Tutorial

Ao entrar no jogo pela primeira vez, você será levado ao Centro de Treinamento, onde controlará um recruta, e será guiado pelo instrutor robótico por um programa de treinamento intensivo.

É uma oportunidade boa para aprender os comandos básicos do jogo, bem como alguns de seus recursos e macetes, que serão extremamente necessários no jogo.

A última etapa do tutorial é uma missão simulada. Terminando o tutorial, você receberá o posto de soldado raso.

Você poderá fazer o tutorial novamente em outro momento acessando o menu Treinamento na tela inicial.

Campanha

O jogo possui uma campanha peculiar, onde você não precisa seguir uma ordem de fases, e nem vai necessariamente zerar o jogo ao completá-las.

Trata-se de uma campanha coletiva, onde o progresso de cada jogador no mundo é registrado, e diariamente, você poderá ver o progresso dos jogadores sobre a guerra.

Ao jogar, você poderá escolher a região que deseja atacar, cada uma defendida por uma raça: Ciborgues, Iluminados ou Insetos. Em seguida, irá escolher o planeta, que determinará a dificuldade, para só então escolher a missão.

A vitória na campanha é conseguida quando os inimigos são expulsos de volta a seus mundos de origem, seguindo de uma invasão em seus planetas em um grande evento que pode durar dias.

Da mesma forma, é possível ter uma derrota, se a comunidade falhar em enfrentar a horda invasora, e não defender a Super Terra.

Ao concluir-se uma campanha, seja vencendo ou perdendo, um novo ciclo inicia-se, com uma nova campanha começando novamente.

Progressão

Promoção

A principal forma de progressão no jogo é através do sistema de patentes, que fará seu personagem subir de posto, tendo acesso a novas armas, benefícios e itens cosméticos adicionais gradualmente.

Essa progressão utiliza os famosos pontos de experiência, porém nada de ganhar XP matando bichos: você ganhará experiência apenas ao concluir fases.

Após concluir uma missão, você poderá acompanhar em detalhes o ganho de experiência de cada jogador, e ao passar de nível, o jogo informará imediatamente a recompensa.

Além disso, o nível também é utilizado como pré-requisito para planetas, limitando o acesso aos planetas conforme suas dificuldades. Os planetas de dificuldade 12, Mergulho do Inferno, são os últimos a serem liberados com a patente #12, Comandante.

Recompensa do Planeta

Cada planeta possui 2 ou 3 missões, e ao terminar todas elas, você receberá uma recompensa pelo seu esforço.

A recompensa é sempre uma nova estratégia, e é gerada aleatoriamente para cada planeta com certa frequência, porém podendo ser vista antes de selecionar o planeta.

Caso você já possua a estratégia desbloqueada, irá receber em seu lugar um bônus de experiência, proporcional ao nível do planeta.

Arsenal

Acessando o arsenal, você poderá escolher sua roupa, além de visualizar todas as armas, benefícios e estratégias liberadas.

Você também terá a opção de gastar pontos de pesquisa para desbloquear melhorias em cada arma e estratégia que possuir. Os desbloqueios custam entre 1 e 4 pontos cada.

Os pontos de pesquisa são ganhos toda vez que você recebe uma promoção, e também sempre que coleta um total de 10 amostras entre as fases.

Campanha Galática

Toda vez que você conclui uma missão, poderá receber até 3 estrelas, conforme o desempenho de seu time. Para receber as estrelas, é necessário concluir todos os objetivos, que todos os jogadores sejam extraídos com sucesso, e que haja um baixo número de mortes.

Finalizando o planeta, as estrelas de cada missão concluída nele são convertidas em influência na comunidade, afetando globalmente o domínio da raça inimiga na região.

Você poderá acompanhar o total de influência que possui, total e contra cada raça, na aba Heróis da Federação. Ao possuir 50 de influência contra uma raça, será possível desbloquear um planeta na região onde você atacará diretamente a raça.

Jogabilidade

Movimentação

Usando uma câmera isométrica, você moverá o seu personagem com as teclas WASD em 8 sentidos. Durante a movimentação, você poderá apertar Shift para para fazer o personagem correr.

Uma tecla peculiar é a Barra de espaço, que irá fazer o personagem esquivar, se jogando no chão. O personagem continuará deitado no chão, podendo se movimentar se arrastando lentamente. Esse comando é muito útil para sobreviver no jogo, sendo utilizado para esquivar de tiros e explosões.

E como saber pra onde ir? Você deverá segurar a tecla TAB para abrir o minimapa - e enquanto fizer isso, não poderá se mover!

Combate

O jogo tem uma jogabilidade um tanto realista para o gênero: você deverá segurar o botão direito do mouse para fazer o personagem mirar.

O cursor só aparecerá quando você estiver mirando! E pra dificultar mais ainda, o personagem não mirará instantaneamente onde seu cursor está, exigindo um tempo de rotação do personagem.

E mais: a velocidade de rotação do personagem é mais lenta quando você estiver atirando. Dessa forma, é mais difícil de mirar do que esperado.

Fora isso, o jogo tem outros sistemas importantes para se ter em mente: inimigos costumam ser mais vulneráveis em seus centros do que em suas extremidades. Além disso, o ângulo do seu tiro também influencia, pois tiros de ângulo possuem chance de ricochetear.

A tecla R irá recarregar sua arma, porém preste atenção: você gastará um pente em cada recarga, então nada de atirar e recarregar sem motivo, pois resultará em perda de balas.

Somando isso tudo ao fato de você ter munição contada para suas armas, é bom prestar atenção!

Em toda missão, você carregará uma arma secundária, que é sua pistola, e uma arma principal, que pode escolher. Também poderá chamar uma arma de apoio para utilizar nas fases.

Você poderá utilizar as teclas 1, 2 e 3 para selecionar as armas citadas, respectivamente.

Outros comandos incluem arremessar granadas com a tecla G, e utilizar a tecla E para interagir com objetos.

Todas as teclas podem ser facilmente reconfiguradas no menu do jogo, sendo possível inclusive possível determinar se certos comandos exigirão segurar suas tecla ou não.

Estratégias

Um recurso único do jogo é a utilização de estratégias (tradução incorreta do jogo, ler estratagemas): segurando a tecla CTRL, abrirá um menu com várias estratégias, cada uma pedindo a utilização de uma sequência direcional para serem ativadas.

Ao ativar a sequência de uma estratégia, seu personagem irá segurar um farol de estratégia em sua mão, que poderá ser arremessado como uma granada.

Após alguns segundos, no local do farol, cairá um Hellpod, lançado a partir de uma nave em orbita, que irá causar o efeito desejado. Essa mecânica inclui vários recursos, como armas pesadas, veículos, torres automáticas e bombardeios.

Preparação

Pra começar, deverá ser escolhido a região, o planeta, e a missão, utilizando o painel da Campanha Galática. Então, cada membro da equipe deve dirigir-se à escotilha do Hellpod para iniciar a missão.

Continuando, o próximo passo será o líder do grupo escolher a zona de aterrissagem, onde o esquadrão começará a fase. Nesta etapa, será possível ver todos os objetivos da missão.

Em seguida, cada membro do esquadrão poderá escolher o seu equipamento para a missão: 1 benefício, 1 arma principal, e 4 estratégias.

Objetivos

Cada missão poderá ter um ou mais objetivos gerados proceduralmente, numa quantidade proporcional à dificuldade da missão.

Os objetivos são bem variados, indo de tarefas simples como capturar uma área ou escoltar sobreviventes, até desativar explosivos ou reparar e atirar com artilharia. Ao todo, são 14 objetivos possíveis.

Cabe aos jogadores decidirem a ordem em que realizarão os objetivos, sendo isso indiferente para a conclusão da missão. Apenas atente-se que alguns dos objetivos podem ser fracassados, se os jogadores não os executarem corretamente.

Inimigos

Todas fases possuirão inimigos infinitos, que variarão de raça conforme a região escolhida, e o tipo e quantidade de acordo com a dificuldade do planeta selecionado.

Um tipo muito comum de inimigo são os patrulheiros, que sempre andarão próximos de seus objetivos, e tentarão disparar um alarme assim que avistarem um membro de seu esquadrão.

Caso o alarme seja disparado, mais inimigos aparecerão em combate, portanto deve-se tentar eliminar os patrulheiros o quanto antes.

Perigos

Não bastando a raça alienígena de ameaça, cada planeta pode possuir perigos ambientais variados, conforme o ambiente da missão.

Esses perigos podem ir de coisas mais amistosas, como zonas de água que deixam seu personagem lento, a erupções vulcânicas que podem incinerar seu personagem, campos minados perdidos, até precipícios que podem causar uma morte imediata nos mais desatentos.

Extração

Assim que os objetivos forem concluídos, os grupo devem dirigir-se ao farol de extração, e ativá-lo para chamar a nave de extração que resgatará o time do planeta.

Ativando o farol, será iniciada uma contagem para a chegada da nave, e inimigos começarão a atacar o farol.

Após a chegada da nave, ela ficará pouco tempo pousada, e partirá automaticamente. Caso um ou mais jogadores embarquem, a missão será concluída com sucesso.

Morte

Quando você perde metade de sua vida, cairá no chão atordoado. Nesse estado, você ficará deitado, e poderá sangrar até morrer, a menos que levante sozinho, ou seja ajudado por outro jogador.

É possível atirar com a arma secundária, lançar granadas e ativar estratégias nesse estado.

Caso você venha a morrer e esteja sozinho, o jogo ativará o recurso de reforço automático, que lançará automaticamente um Hellpod com um novo membro para você controlar. Você terá porém um número limitado de reforços.

Já em partidas de multijogador não há reforço automático: é necessário que um jogador vivo utilize a estratégia de chamar reforços, que irá reviver todos os jogadores mortos, lançados também através de Hellpods.

Joystick

Se tratando de um port de Playstation, e ainda por cima tendo suporte a cooperação local, naturalmente o jogo tem um ótimo suporte a joystick.

Não bastasse o suporte nativo bom, o jogo ainda permite que todos os botões sejam reconfigurados com muita facilidade.

Arte

Gráficos e Interface

O jogo tem gráficos belíssimos, abusando de detalhes visuais: sejam as partículas no momento dos tiros, ou mesmo pegadas por onde os personagens passam, é tudo muito rico.

Uma peculiaridade, como dá pra notar nas fotos, é que de acordo com o ambiente da fase, há uma predominância de cor muito grande, não só no chão, mas que reflete nos personagens, objetos, e claro, nos inimigos.

O resultado desse efeito é que o visual fica muito homogêneo, dificultando um pouco a identificação dos inimigos em meio ao cenário.

A interface é muito bem resumida e limpa, mostrando toda informação do time na parte inferior de forma igual para todos os jogadores.

O canto superior esquerdo é reservado para mostrar o tempo restante da chegada de Hellpods de estratégias usadas, e eventualmente a quantidade de amostras pegas; e no canto superior direito, aparecerão os objetivos da missão, sempre que houver alguma mudança em suas situações, ou dicas variadas.

O jogo não tem muitas opções visuais, mas felizmente é muito leve, e conta também com a rara opção de permitir mudar a escala da interface.

Sons e Música

A trilha sonora é boa, e certamente combina bem com a temática heroica do jogo.

Mas nada chega aos pés do detalhe dado aos sons de diálogo no jogo. Isso porque nas missões, os personagens ficam constantemente gritando com os inimigos!

Apesar disso dar uma vida a mais pro jogo e contribuir pra ação, é algo que quebra a concentração, e fica enjoativo rapidamente. Felizmente, basta colocar 0 de volume para o diálogo para sanar o problema.

Cooperativo

Multijogador

Para ser host de uma partida, o jogo não exige nada: por padrão, toda vez que você iniciar o jogo, será um host público. Você pode apertar ESC a qualquer momento e mudar a configuração de privacidade da partida entre pública, amigos e privada.

Já para entrar em partidas, você deverá acessar o painel de Multijogador em sua nave, que listará todas as partidas públicas.

Você poderá facilmente ver os detalhes das partidas antes mesmo de entrar nelas: o planeta, a missão, os objetivos, e inclusive a posição dos jogadores no mapa.

Aproveito pra informar que não é possível crossplay entre jogadores de computador e de console. A interação entre as plataformas se limita ao progresso da Campanha Galática, infelizmente!

Jogadores locais

O jogo permite múltiplos jogadores locais, mesmo em partidas online. Ou seja, é possível ter várias combinações, como 3 jogadores num computador com mais um online, ou dois num computador jogando junto com dois em outro computador.

Para adicionar um jogador local, basta apertar o botão correspondente no joystick para entrar na partida. Ou caso esteja jogando no joystick e o jogador adicional seja no teclado, basta apertar a tecla de usar, E.

Jogadores locais pegarão automaticamente o mesmo nome do primeiro jogador local, acrescidos do número do slot onde o jogador está.

E da mesma forma que entram facilmente, jogadores locais podem abandonar a partida a qualquer momento: basta abrir o menu do jogo no dispositivo desejado, e selecionar a opção Desistência de jogador.

Interação

A tela é fixa entre os jogadores, sem divisão ou afastamento da câmera. Isso faz com que a visão fique reduzida em partidas com vários jogadores. É uma limitação proposital do jogo, para dificultar ainda mais a reação dos jogadores, e exigir mais estratégia.

Os jogadores deverão portanto andar juntos, sempre indo para os mesmos objetivos. Para comunicação, 3 possibilidades: chat por voz (ativação por voz ou por tecla), chat por texto (usando ENTER), ou ainda usando as teclas F1~F4 para mandar comandos específicos por rádio através do personagem.

Além de poder reviver jogadores utilizando a estratégia de reforços, ou levantar jogadores atordoados, o jogo permite outras formas de interação mais avançadas.

Existem veículos terrestres com múltiplos lugares, com um jogador dirigindo, outro na torre, e dois nas laterais. Também existem armas poderosas que possuem recarga assistida, onde um jogador pode recarregar a arma do outro.

Lembrando que o jogo possui friendly-fire ativo o tempo todo, sendo possível matar amigos atirando neles, atropelando-os com veículos, ou mesmo lançando um Hellpod sobre eles. Portanto, muita atenção!

Outro ponto interessante é que entre uma missão e outra, onde o host irá ser encarregado de escolher o planeta e missão do time, outros jogadores podem abrir o Campanha Galática para sugerir missões ao host, além de poderem ver a seleção atual feita pelo líder do grupo.

Posição

Para tentar reduzir o abuso em partidas públicas, o jogo possui um sisteminha onde é possível denunciar jogadores que abusem e atrapalhem as partidas.

Da mesma forma, também é possível elogiar jogadores que contribuam e sejam amigáveis.

A quantidade de denúncias e elogios de um jogador irá definir sua posição. Aparentemente, o jogo utiliza isso para separar partidas públicas entre jogadores trolls e jogadores bons, como uma espécie de sistema de ELO definido pela própria comunidade.

Para elogiar ou denunciar um jogador, basta abrir o menu do jogo, selecionar o jogador e abrir o menu de contexto, que fornecerá as opções de interação. Também é possível kickar o jogador, caso você seja o host.

Conteúdo Adicional

Expansões

Desde seu lançamento original para consoles em Março deste ano, HELLDIVERS já recebeu 3 atualizações de conteúdo gratuitas, e seus conteúdos já estão inclusos na versão de computador:

  • Turning Up The Heat: aumentou o nível máximo de 25 para 27, e trouxe um novo tipo de planeta (Vulcânico), 3 tipos de inimigo, 3 e objetivos de missões.
  • Masters Of The Galaxy: aumentou o nível máximo de 27 para 30, e trouxe a possibilidade e enfrentar chefões de cada raça.
  • Democracy Strikes Back : aumentou o nível máximo de 30 para 50! Também trouxe um novo tipo de missão, e novas opções de personalização.

DLCs

O jogo teve inúmeros DLCs pagos também, trazendo muito mais opções de escolha para o jogador. Os DLCs lançados até o momento são: Commando Pack, Defender Pack, Demolitionist Pack, Entrenched Pack, Hazard Ops Pack, Pilot Pack, Pistol Pack, Precision Expert Pack, Ranger Pack, Specialist Pack, Support Pack, Terrain Specialist Pack, Vehicles Pack, Weapons Pack.

Infelizmente, ainda não pudemos testar nenhum DLC, nem podemos informar as modalidades de negócio deles no Steam, pois eles só estarão acessíveis no dia do lançamento oficial do jogo.

De qualquer forma, a comunidade da Sony é meio dividida com relação a eles: alguns dizem que não é necessário ter o DLC para fazer conteúdo final do jogo, dizendo que o equipamento adicional é substituível, enquanto outros defendem que eles ofuscam facilmente o conteúdo base do jogo.

Veredito

Ficção científica, ação, estratégia, cooperação e acidentes: HELLDIVERS é um jogo extremamente completo, e capaz de atender aos mais diversos paladares.

Seu modo cooperativo também é muito bem feito: 4 jogadores locais e online, um drop-in LITERAL (afinal de contas, você cairá dentro da fase!), além da facilidade em hospedar uma partida ou localizar partidas de outros... dificilmente poderia ser melhor!

Sua jogabilidade com traços realistas aumenta muito a imersão, e faz você sangrar junto com o personagem. É bem gratificante.

Devo reconhecer que é um dos poucos jogos onde mesmo perdendo, consegui me divertir. Tanto nas vezes onde o time fez tudo errado e se matou sem querer, quanto quando sofreu pra sobreviver, e morreu por pouco.

Outro fator que merece mérito é a inovação na interação entre a comunidade, presente em força tanto na Campanha Galática, que coloca todos os jogadores unidos por um mesmo objetivo, quanto no sistema de Posição, que dá o poder à comunidade de separar o joio do trigo por meio de elogios e denúncias.

O jogo é tão liso e tão bem adaptado ao computador, que nem parece um port. Com certeza jogadores desavisados jamais desconfiariam!

Não só recomendo, como dou meus sinceros parabéns à Arrowhead, que certamente aprendeu muito no desenvolvimento de Magicka e Gauntlet, para trazer esse título que segue a mesma linha focada em cooperação, porém com muitas novidades e aprimoramentos!

Comentários