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Análise / Review: God Mode

E se quando morressemos, não fossemos nem pro céu nem pro inferno, mas sim pra labirintos repletos de mortos-vivos, e estivéssemos armados até os dentes para enfrentá-los?

Essa é a premissa de God Mode, onde você enfrentará muitos desafios para reconquistar seu lugar de direito no Olimpo, mas não antes de dizimar hordas de inimigos em seu caminho.

God Mode é um jogo de ação em terceira pessoa, com cooperativo para até 4 jogadores via internet ou LAN, que contém elementos de survival e progressões leves, disponível para PC, Xbox Live Arcade e Playstation Network.

Ficha Técnica

Gênero TPS (Tiro em Terceira Pessoa)
Ação
Desenvolvedora Old School Games
Publicadora ATLUS
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Data da lançamento 19/04/2013
Data da análise 24/04/2013
Processador Intel Core2 Duo
AMD Athlon 64 X2
Intel Core2 Quad
AMD Phenom X4 9950
Memória 2 GB 3 GB
Espaço em Disco 5 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GeForce GTX 460
Vídeo (AMD) Radeon 2900 XT Radeon HD 5850
Direct X 9.0c

Enredo

Você morreu. Não sei se lutando uma guerra, num duelo pela sua honra, ou engasgando-se com uma ervilha, mas é fato, você está morto.

Mas você não era um mero humano pé-rapado – e sim um descendente de um deus ancião, cujas linhas de sangue foram banidas do Monte Olímpio pelo Hades, e transformado em mortais por esta maldição.

Após ser enviado para o purgatório, você vê a chance de redenção e vida eterna, e para isso, precisa sobreviver aos labirintos de Hades, derrotando seu exército de mortos-vivos e reclamando seu lugar de direito no Olimpo.

Você é auxiliado (ou atrapalhado!) por um guia espiritual, cuja narração histérica da um ar de humor irrefutável ao jogo – tanto pela voz engraçada, quanto pelas falas aleatórias.

E deixo claro que o jogo não possui uma campanha ou história propriamente dita, nem mesmo destravamento de fases: você pode ir imediatamente em qualquer uma das fases, na ordem que quiser, e jogá-las da forma que quiser.

Os labirintos são 5: Fire Lair, Fortress, Hades Moon, Ascencion e Basilisk Pit. Cada um deles possui um layout próprio, e um padrão de ondas e chefe a ser enfrentado.

Progressão

O jogo possui poucas progressões, mas suficientes para incentivar a jogatina! Você coletará experiência (para passar de nível) e dinheiro (para comprar equipamentos) nos labirintos, e é isso mesmo.

A experiência é ganha toda vez que você mata um inimigo, quando completa objetivos, etc. Nível não irá melhorar seu personagem diretamente – apenas irá liberar acesso a novos itens, que sempre possuem um requerimento de nível. Simples assim.

Dinheiro é ganho por meio de pickups nas fases, e também é dado como recompensa em etapas na fase. Com este dinheiro, você poderá comprar armas, habilidades e itens cosméticos.

Armas

Vamos começar pelo melhor: armas. Você poderá equipar duas armas simultaneamente, e alternar entre elas nas fases. Você começará com duas já liberadas e prontas para uso (Sub-Machine Gun e Double-Barreled Shotgun), e poderá liberar outras 9 armas, se tiver nível mínimo e dinheiro suficiente para elas.

As armas variam de outras armas de fogo clássicas, como Revolver, Minigun e Assault Rifle, e outras peças mais exóticas, como Crossbow, Plasma Pistol ou a Buzzsaw, uma arma híbrida de motoserra que também atira lâminas.

E não só você comprará estas armas, como também poderá investir em modificações nelas para melhorá-las: toda arma possui três tipos de upgrade, que variam entre as armas (exemplo: SMG tem upgrades de Dano, Precisão e Pente; a Shotgun tem upgrade de Velocidade de Recarga ao invés de Pente), e possuem dois níveis de upgrade – portanto, são 6 upgrades.

Ao completar os 6 upgrades de uma arma, ainda será possível o Olympian Upgrade, que irá maximizar a efetividade de arma. Estas modificações são bem caras, e possuem seus próprios requerimentos de nível conforme a arma e nível do upgrade.

Habilidades

O personagem também estará equipado com uma habilidade, que poderá utilizar durante as fases algumas vezes. Esta habilidade poderá ser usada quando sua barra de Rage (Fúria) estiver cheia. A habilidade inicial é Shield, que cria um escudo ao redor do personagem para protegê-lo levemente.

Você poderá liberar outras 8 habilidades, e claro, escolher apenas uma delas para levar ao combate. Estas habilidades diferem muito, podendo ser ofensivas, defensivas ou neutras nesse aspecto, fornecendo alguma vantagem como dinheiro ou itens na fase.

As habilidades também podem ser melhoradas, tal qual as armas podem ser modificadas. Todas habilidades podem ser melhoradas até duas vezes, também possuindo um nível mínimo para o upgrade, e claro, um custo em dinheiro.

Visual

O restante da progressão são os itens cosméticos, que são divididos em 4 slots: Cabeça, Torso, Pernas e Acessórios. O personagem já vem com 6 cabeças liberadas, 2 torsos e 2 pernas liberadas. Esses itens também possuem requerimento de nível e custo em dinheiro. Como explicado, são itens puramente visuais, permitindo certa personalização e diferenciação dos personagens.

Essas são as progressões de personagem, que embora simples e reduzidas, com certeza cumprem bem seu papel em incentivar o jogador a tentar tirar o máximo de dinheiro e experiência em cada empreitada.

Jogabilidade

Terceira pessoa

A jogabilidade é muito simples, bem arcade mesmo – você deve correr como um louco, desviando o máximo que possível dos inimigos para sobreviver, e meter chumbo em todos eles.

Não há muito elemento tático, nem tem que se pensar muito – o jogo acima de tudo é retrô, simples em seu conceito e aplicação. Se você gosta de correr e atirar, estará bem confortável nos labirintos.

Você controlará seu personagem em terceira pessoa, utilizando o mouse para atirar. Mas, dá pra perceber porque o personagem morreu: sua mira é terrível, e você não é muito ágil também não…

Sem brincadeira: você começa o jogo com uma SMG, e assim que tentar matar inimigos a distâncias médias, já verá a dificuldade que é acertá-los com essa arma. Claro que mais para frente poderá liberar armas mais precisas, e também aumentar a precisão da própria SMG, mas reconheço que essa mira sofrível me fez passar muita raiva, e especialmente, gastar mais balas do que devia!

Movimentação

Sobre a movimentação, é que o jogo possui a barra de espaços, que pode ser segurada para seu personagem correr, e é uma corrida boa, bem rápida, que impossibilita a maioria das ações para você, exceto recarregar.

Mas, por outro lado, só é possível correr para frente: se você estiver andando para trás e tentar correr, seu personagem irá automaticamente dar um 180º e correr na direção. Para os lados, mesma coisa: 90º e corre. Você poderá então utilizar o mouse para mudar analogicamente a direção da corrida.

Até entendo terem colocado isso, visto que não é possível correr atirando, e que a corrida é bem considerável, mas isso quebra um pouco a jogabilidade habitual de jogos de tiro mais arcades, e soa mais como uma característica de um jogo realista (apesar de não haver estamina para limitar a corrida).

Se a barra de espaço for teclada rapidamente, o personagem fará uma rolagem para frente. Se utilizada em conjunto com movimentação, você fará uma rolagem na direção do seu movimento (ao menos isso!). Mas essa rolagem dificilmente te salva, não garantindo invulnerabilidade ou algo do gênero. Porém, é um recurso útil em muitos casos, e melhora bem a mobilidade.

E.. você não pula. Sim, em muitos momentos, terá que dar a volta para desviar de obstáculos mínimos. Esse é o último fator que aponto que prejudica a mobilidade do jogo…

O botão direito do mouse irá desferir um ataque corpo-a-corpo, que em geral costuma matar instantaneamente inimigos mais fracos. Para dar zoom com a arma, utiliza-se por padrão a tecla E.

Q é a tecla padrão para acionar a habilidade selecionada, quando sua barra de rage estiver cheia.

Se achar o layout padrão estranho, fique tranquilo: todos os botões podem ser reconfigurados. Bom, exceto as setas direcionais – se você gostaria de andar pelas setas (sim, é estranho, mas tem gente exótica como eu que gosta…), sinto muito, pois não é possível mapear estas teclas (que aparentemente estão reservadas para o menu do jogo).

O jogo também conta com suporte nativo ao controle de Xbox 360, não permitindo a configuração individual dos botões, mas dando suporte a 4 presets de layout de botões.

Pickups

Um ponto bem retrô do jogo é o gerenciamento de pickups: em cada fase (ou onda), o jogo já terá espalhado pelo mapa itens que irão fornecer vida, armadura ou munição para os personagens, e estes devem ser guardados para os momentos necessários.

Portanto, tal qual ocorria em jogos de tiro clássicos, como Doom ou Quake, você deve memorizar a posição dos pickups, e gerenciar quem deve pegar o que, e principalmente, quando. Pegar um pickup acidentalmente será um desperdício, e pode ser fatal.

Porém, alguns monstros derrotados podem derrubar pickups, que podem inclusive serem de ouro, fornecendo um bônus de dinheiro a quem pegá-los. Isso costuma gerar uma disputa saudável entre os jogadores, como também causa um comportamento um tanto suicida eventualmente, forçando os jogadores a se aproximarem do perigo, e são um tanto divertidos. Porém, já aviso que esses pickups caídos de monstros tem o diferencial de serem temporários, e sumirão se você demorar demais para pegá-los!

Vida e armadura são essenciais para garantir sua sobrevivência. Armadura não absorve 100% do dano, mas quando presente, reduz em muito o dano causado em sua vida.

A munição, embora presente em grandes quantidades, costuma faltar. Para evitar que ela falte, mais do que reduzir o gasto de balas, exige do jogador uma movimentação constante, buscando sempre pickups de munição pela fase. Mas se a munição acabar (e ela VAI acabar), não se preocupe, lembre que você possui duas armas! Agora, ambas as munições acabarem, só lamento…

Test of Faith

Uma das características mais únicas do jogo é o sistema de Testes de Fé (Test of Faith), que são modificadores da fase, designados aleatoriamente pelo jogo, e costumam alterar e muito a dificuldade da fase.

Toda vez que inicia-se uma onda, o sistema irá escolher um modificador que irá persistir até o fim da onda, e poderá facilitar ou dificultar a mesma para os jogadores. A grande vantagem desse sistema é que torna o jogo menos previsível, e aumenta muito o fator de rejogabilidadedas fases.

Existem 45 modificadores diferentes, embora muitos deles (os mais punks) só apareçam em dificuldades mais avançadas.

Após terminar a wave, o jogo irá gerar um portal azul que deve ser atravessado, e irá te levar para próxima etapa da fase.

Outro fator interessante é a interação com cenários e entre os próprios monstros – em certas fases, haverão partes do cenário, como armadilhas ou barris explosivos, que foram feitos para acabar com você, mas podem ser usadas para destruir seus inimigos.

Também há ataques de monstros que podem ferir outros monstros, como o ataque de carga do minotauro, e ai basta você desviar dele e ele irá matar vários inimigos fracos próximos de você.

Oaths

Por fim, há os Juramentos (Oaths), que permitem ao criador da fase aumentar a dificuldade do jogo colocando restrições e penalidades aos jogadores, com a vantagem de receber um bônus de experiência e dinheiro na partida.

Sem dúvida é um sistema muito legal, que complementa o sistema de dificuldades, permitindo controlar a dificuldade que você deseja enfrentar.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos bons, que em configurações avançadas são capazes de replicar belos efeitos de iluminação e rivalizam títulos recentes de qualidade, e em configurações modestas são leves e acessíveis a máquinas mais antigas.

As interfaces do jogo foram muito bem trabalhadas, tanto do menu quanto in-game. O menu trabalha com um cenário de fundo, alternando o ângulo da câmera conforme a seção visitada.

A HUD do jogo é bem limpa e minimalista, mostrando claramente os valores importantes para sua sobrevivência (vida, armadura e munição), e mostram bem os últimos pickups coletados.

Sons e música

Os sons são suficientemente bons, e a música não se destaca muito mas faz bem o seu trabalho – sonoramente falando, o destaque fica por conta do seu guia espiritual!

Cooperativo

O jogo pode ser jogado até em 4 jogadores, em modo online utilizando o Steam ou em rede local no modo LAN. E garanto, o jogo foi feito para ser jogado assim!

Um dos recursos mais legais do modo cooperativo é quando ocorre o infortúnio de todas as vidas acabarem num round, e ao invés de você ficar apenas assistindo seus parceiros jogarem esperando a partida acabar, o jogo faz com que todos os jogadores renasçam ao fim do round. Isso é muito legal, pois aumenta o senso de cooperação, fazendo com que você realmente torça por seus aliados, pois isso irá garantir que você possa voltar a jogar na mesma partida.

O fato das vidas serem compartilhadas tem suas desvantagens, pois inevitavelmente faz com que jogadores ruins possam afundar mesmo uma partida, se gastarem muitas vidas numa parte fácil, por exemplo.

Outra característica exclusiva em multiplayer é a “fase final” – toda vez que você completa uma fase, você libera acesso a uma área final onde o objetivo é pegar dinheiro, e apenas isso. Apenas isso, se você desconsiderar que nesta área, há Friendly Fire, e o jogador que pegar mais outro é recompensado com experiência extra! Ou seja, rola um PvPzinho amigável nessa área, bem divertido para comemorar a fase passada cooperativamente! Só pra deixar claro que essa área existe também quando joga-se sozinho, mas ai não tem o tal do PvP, né.

Ressalto que o jogo não permite drop-in – só é possível entrar numa partida enquanto ela está sendo criada.

Vale dizer que o jogo conta com um sistema próprio de voice chat, facilitando a comunicação com a equipe, mesmo que jogando com desconhecidos.

Veredito

O jogo é um bom híbrido entre os gêneros de ação e survival, num estilo bem clássico e arcadesco. As progressões reforçam bem o jogo, mas o maior trunfo é a aleatoriedade dos Tests of Faith, que reduzem a previsibilidade no jogo, que inevitavelmente faz com que enjoemos.

O fato de haver três níveis de dificuldade em conjunto com o sistema de Oaths também cria um repertório extensivo de dificuldades variadas, permitindo ao jogador enfrentar uma fase exatamente como ele deseja – um jogador mais casual irá optar por um desafio menor, enquanto jogadores hardcores poderão dificultar o máximo que quiserem sua partida.

Garanto que quem tenha gostado da série Serious Sam, ou de jogos como Killing Floor, irão aproveitar bem o jogo. Ele oferece um survival light, isto é, focado em sobrevivência, mas sem o trauma e a tensão da maioria dos jogos do gênero.

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