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Análise / Review: Full Mojo Rampage

Macumba! Feitiçaria! Ajude os deuses macumbeiros, e seja recompensado com muito poder! Essa é a premissa de Full Mojo Rampage, um jogo simpático, com jogabilidade intuitiva, várias linhas de progressões, e uma dificuldade marcante.

Reunindo o melhor dos gêneros roguelike e ARPG, possui modo cooperativo local e online para até 4 jogadores, e várias modalidades de jogo – inclusive competitivas.

Não, não é tecnologia – é feitiçaria, e das brabas!

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Roguelike
Desenvolvedora Over the Top Games
Publicadora Over the Top Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 08/05/2014
Versão analisada 1.0.121
Data da análise 06/06/2014

Requisitos Mínimos

Processador Intel Core 2 Duo
Memória 2 GB
Espaço em Disco 1 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT
Vídeo (AMD) Radeon HD 3870
Direct X 9.0c

Enredo

Voodoo

Em Full Mojo Rampage, você é um aprendiz de vodu, faminto por conhecimento, que serve às deidades vodu conhecidas como Loas. Ajudar essas entidades irá te recompensar com favores e confiança.

Sua primeira missão requer que você ajude o poderoso Barão Samedi – muito conhecido pelo sua queda por mulheres tabaco e bebedeira. Na noite passada, ele ficou extremamente bêbado, e conseguiu zuar um ritual que deveria ser seguro, fazendo com que hordas de inimigos começassem a entrar no mundo. Agora, ele pede sua ajuda limpar a bagunça que fez!

Seleção de níveis

Macumbas à parte, o jogo é um roguelike, isto é, tem fases e objetivos gerados dinamicamente. O modo campanha é composto de 4 missões, e cada uma delas ao ser iniciada terá um mapa de seleção de níveis, onde o objetivo é liberar o caminho até a última fase da missão.

Ou seja, efetivamente, as missões são espécies de atos, e os níveis são as fases dentro dos atos, e cada missão possui 6 dificuldades diferentes!

Além do modo campanha, o jogo possui também os modos missão diária (onde uma missão é gerada aleatoriamente a cada dia para todos os jogadores), e os modos de survival Noite dos Espíritos e Sobrevivência Ilimitada.

Progressão

Roguelike

Como roguelikes em geral, o jogo é composto de progressões persistentes, permanentes para seu personagem, e também progressões temporárias, que desaparecem entre as sessões de jogo.

No lado das progressões permanentes, estão primeiramente os dados cumulativos: pontos de experiência, moedas de ouro e medalhões, e claro, quanto mais deles você puder pegar, melhor!

Para ganhar experiência, basta ir nas missões e matar inimigos. Completar fases irá revelar no final revelar a quantidade de experiência adquirida.

Níveis

Ao acumular uma certa quantidade de experiência, seu personagem irá passar de nível, conferindo um bônus permanente das 4 características passivas do personagem (vida, dano, velocidade e velocidade de ataque.

Além de ter um incremento geral em todas características, você também terá um ponto extra para distribuir entre uma dessas 4 características a cada nível, podendo portanto especializar o seu personagem.

Mas não se esquente: é possível redefinir esses pontos extras a qualquer momento, com um módico preço de moedas de ouro (que aumentará conforme seu nível).

Outro detalhe é que você jamais irá passar de nível durante uma missão: você só irá ficar sabendo que passou de nível, e aproveitar os bônus disso, na tela de personalização de personagem, que antecede a escolha de missões! Portanto, é possível na prática até passar mais de um nível de uma vez, se você tiver acumulado experiência suficiente após uma missão.

Loas

E classes, o jogo tem? De fato, na prática, são 8 classes, que nada mais são as divindades que você pode escolher adorar: Barão Samedi, Loko, Guedé, Erzulie, Ogun, Leglensou, Maman Brigitte e Agaou.

Cada Loa irá conceder ao seu personagem uma habilidade passiva e dois feitiços, que irão afetar drasticamente a sua jogabilidade nas fases.

Você começará o jogo apenas com Barão Samedi liberado, e deverá gastar 10 medalhões para liberar cada um dos outros Loas.

Alfinetes

Outra coisa a se preocupar são os Alfinetes Vodus, que concedem bônus passivos ao seu personagem. Você poderá encontrar os Alfinetes durante suas missões, e equipá-los na tela de personalização de personagem.

Os alfinetes também podem possuir níveis – para aumentar o nível de cada alfinete, terá um custo de moedas de ouro. Cada alfinete possui um nível máximo diferente, e é impossível deixar um alfinete num nível maior do que o seu próprio nível.

Além disso, você poderá equipar alfinetes extras à medida que passar de nível: a cada 2 níveis, você poderá equipar um alfinete extra! Imagino que um personagem de nível máximo pareça um porco-espinho…

Máscaras

Outro item a ser selecionado são as máscaras, que são puramente estéticas, definindo o visual do seu personagem.

Para liberar máscaras, você deve pagar um custo em Medalhões de cada uma delas, e outras devem ser destrancadas no jogo – por exemplo, passando de certas missões.

Ouro e medalhões

Sobre as moedas de ouro e medalhões, são encontrados durante as fases. Moedas de ouro costumam cair com muita frequência de inimigos, e possuem diversos tamanhos, que determinam a quantidade encontrada.

medalhões caem apenas de criaturas mais fortes, ou podem ser encontrados em locais escondidos durante as fases, e portanto são bem mais raros.

Progressões temporárias

As progressões temporárias servem para contribuir ao âmbito roguelike do jogo, e lhe conferirão vantagens apenas durante a mesma sessão de jogo, e são compostas de itens, pactos em altares e bênçãos.

O jogo possui muitos itens, alguns equipáveis, outros consumíveis. A primeira categoria de itens são os mojos, os itens equipáveis do jogo, encantados por macumba braba que obrigatoriamente fornecem alguma habilidade passiva ao personagem, ou algum bônus. Alguns inclusive tem desvantagens!

bastões e cajados são itens equipáveis temporários, equipados precisamente num slot especial de arma, e servirão para modificar o projétil do ataque do personagem, conferindo efeitos e padrões diferenciados, além de poder alterar também dano e velocidade de ataque. São temporários pois possuem carga, e com o uso eventualmente serão completamente descarregados e desaparecerão do personagem.

Você também encontrará itens usáveis, como poções de vida, ou alguns itens específicos que ao serem utilizados, conferirão um bônus ao personagem, muitas vezes sacrificando algum outro stat no caso – consumíveis ou não.

Altares

Uma das progressões temporárias mais poderosas são os pactos em altares. Em sua aventura, você encontrará altares dos deuses vodu, e eles sempre irão te oferecer alguma coisa. Alguns deles irão oferecer um pacto, conferindo ao personagem um grande poder, muitas vezes com um preço muito alto (por exemplo, triplicar seu dano, reduzindo sua vida pela metade, ou oferecer um item poderoso e remover o seu mini-mapa). Cabe a você aceitar ou não a oferta.

Mistura-Mojos

Outra possibilidade são os mistura-mojos, locais que permitirão ao jogador juntar o efeito de dois mojos em um, efetivamente duplicando a capacidade de bônus que o jogador poderá carregar em itens equipáveis.

A pegadinha é que um mojo que tenha sido criado por junção não pode ser juntado novamente, e também não há forma de desfazer essa junção.

O Inventário costuma ser um fator complicado no jogo, pois o jogador começa a fase com apenas 2 slots de equipamento e 3 de inventário, limitando consideravelmente a quantidade de itens que você poderá carregar.

Durante as fases, você poderá deparar-se com itens que irão aumentar os slots de equipamento ou de inventário, facilitando um pouco sua aventura, claro, temporariamente. Ao todo, você poderá acumular 5 slots de equipamento e 6 de inventário!

Você também poderá deparar-se com NPCs vendedores, e em suas lojas você tanto poderá gastar moedas de ouro para adquirir itens, como em alguns casos o contrário também é possível: você pode vender itens que possui, e levantar uma graninha extra.

A última progressão temporária são as bênçãos, liberadas a partir de certo nível, e podem ser compradas na tela de personalização de personagem. As bênçãos possuem um preço em moedas de ouro e um em medalhões, e irão conferir algum bônus ao seu personagem por apenas uma fase.

Campanha

Ufa! É muita macumba, não? Agora que a gente entende como deixar o personagem forte, o que resta? Claro, naturalmente, a própria progressão da história: a campanha consiste em 4 missões: Não beba e invoque, Um deus rebelde, Um sonho perigoso e Um desafio de loucura. Naturalmente, você precisará passar de uma fase para liberar a outra

Só isso? Que nada. Além de liberar a próxima fase, você liberará a próxima dificuldade daquela fase que passou. Ao todo, são 6 dificuldades! As dificuldades são: Normal, Impossível, Irritante, Nem um pouco fácil, Mas que diabos é isso? e Isto. É. Voduuu!.

O conceito de dificuldades do jogo vai um pouco além do convencional: além de aumentar o nível dos monstros em geral, o que fará com que você morra mais facilmente e mate mais vagarosamente, também irão colocar alguns modificadores nas fases.

Por exemplo, na dificuldade impossível, alguns inimigos mortos irão deixar uma bomba no local onde morreram, para o azar de quem ficar ali por perto. Já na dificuldade Irritante, você não encontrará nenhum orbe de vida, e os inimigos irão regenerar vida!

Para quem se cansar da campanha principal, o modo Missão Diária tem um escore diário, onde o objetivo é completar a missão no menor tempo possível, e a cada dia a missão muda.

E se você for mais competitivo ainda, o modo Sobrevivência Ilimitada conta com um ranking de jogadores que aguentaram o maior número de ondas consecutivas!

Biblioteca

É um completista? Além de poder ir atrás das 25 conquistas do jogo, você também pode acessar a Biblioteca, e ver todos os mojos que você já desbloqueou em suas aventuras – dos 112 existentes.

Nada mal pra um roguelike, não?

Jogabilidade

ARPG

Com câmera isométrica, você movimenta-se utilizando WASD, e mira ao seu redor com o mouse, provendo uma jogabilidade com mira precisa, porém ao preço de uma movimentação limitada.

O botão esquerdo do mouse é usado para ataque (que variará apenas caso você possua um cajado), e lançará feitiços usando a barra de espaço ou o botão direito do mouse.

Cada classe possui dois feitiços – o LoA inicial (Barão Samedi) irá fazer uma rolagem com o feitiço 1, e solta uma bomba com o feitiço 2. Todos os feitiços possuem apenas um cooldown próprio para limitar o seu uso, sem qualquer custo de mana ou algo do gênero – salvo algumas exceções, mas tudo é bem descrito na tela de personalização do personagem.

As teclas 1~6 são utilizadas para ativar itens do seu inventário, com a possibilidade de ativar poções com a tecla Q. Para interagir com o cenário e objetos, a tecla padrão é E.

Você pode utilizar as teclas Z, X e C para mandar emotes no jogo, que colocarão um balão sobre seu personagem com as mensagens “LOL”, “OMG” e “HELP!”, respectivamente, podendo servir como um mecanismo de comunicação rápida do jogo.

Outras teclas a serem utilizadas são SHIFT, que fará seu personagem andar devagar (ainda não vi utilidade nisso), e CTRL, que aumentará o minimapa enquanto você segurar a tecla.

Controles

Não gostou das teclas padrões? Todas as teclas podem ser redefinidas facilmente no menu de configurações.

Não quer jogar no teclado e mouse? O jogo possui suporte nativo ao controle do Xbox, e irá automaticamente usar o dispositivo se algum botão dele for pressionado.

Exploração

Quando entrar numa fase, você receberá de cada o objetivo da fase, e setas no jogo apontarão onde você deve se direcionar para completá-lo. De certa forma, é só cumprir o objetivo e ir para a saída da fase.

Porém, as fases costumam ter outros pontos de interesse: altares, segredos, vendedores, baús, mistura-mojos, enfim, salas escondidas, itens a serem encontrados, além é claro dos muitos monstros, que podem prover mojos, moedas de ouro, eventuais medalhões e experiência!

Dessa forma, é essencial que você explore o máximo possível, a fim de ficar forte o bastante para encarar os desafios seguintes, afinal de contas o jogo é bem difícil.

Segredos

Os segredos das fases são bem peculiares: em geral, são partes do cenário, que possuirão alguma cor diferente ou algo do gênero, e ao se aproximar, você deverá apertar e segurar a tecla de interagir para abrí-los. É uma das maiores fontes de medalhões, e itens de expandir slots de equipamentos e inventários, portanto fique de olho!

Você pode conferir se sua fase possui salas extras e segredos apertando a tecla ESC: no topo da tela aparecerá quantos você já achou, e qual o total da fase em que se encontra.

Fora os comandos, um recurso interessante do jogo é a barra de rampage, que é preenchida à medida que você mata inimigos. Quando ela enche, você terá algum benefício, que variará também conforme o Loa escolhido.

Outro detalhe importante é que os inimigos não ficam perambulando pela fase: eles nascem a medida que você anda pela fase. Na prática, é como se houvessem pontos de nascimento deles, e quando você se aproxima, eles aparecem espontaneamente, portanto cuidado onde você se mete!

Arte

Gráficos e interface

Full Mojo Rampage possui um estilo visual muito interessante, que mistura algo macabro com algo infantil, contrastando sempre fundos escuros e sem cor com efeitos bem coloridos. O resultado final é muito agradável!

Nos PCs mais modestos, basta reduzir a resolução e a qualidade gráfica, que o jogo é capaz de rodar bem liso: consegui rodá-lo numa 9400 GT e ficou bem jogável nessas condições!

O trabalho com os menus jogo foi muito bem feito: também seguindo a temática do jogo, com caveiras em todos os cantos. A interface durante as partidas também ficou muito boa, combinando com os traços do menu, e é pouquíssimo obstrusiva.

O jogo possui poucas configurações gráficas: nada individual, mas sim uma opção que diz qualidade gráfica, que pode ser ajustada para baixa, média ou alta, e fará muita diferença. O jogo conta também com modo daltônico, e a rara opção de modo janela sem borda!

Sons e música

A música do jogo também é bem temática, seguindo uma linha de terror a lá halloween, apesar de ser enjoativa, e nas fases em especial, ficar muito de fundo.

Paradoxalmente, o trabalho com o som ficou mais interessante: você sempre usa-os para identificar ameaças (como homens-bomba), e dá uma boa dimensão no jogo, apesar da repetição.

Os diálogos dos Loas e do próprio personagem costumam ser engraçados, mas infelizmente não há nenhuma dublagem.

Cooperativo

Cooperativo local

O jogo possui modo cooperativo online e local, mas o funcionamento deles é bem diferente.

No modo local, apenas o primeiro jogador poderá usar feitiços e itens: o segundo jogador é como um fantasma, que possui vida, mas não possui nada mais além disso. A tela entre os personagens é fixa, portanto é impossível se afastarem demais.

Cooperativo online

Já no modo online, o cooperativo é completo: até 4 jogadores, cada qual com seu personagem, nível, stats, alfinetes, máscaras, e com a liberdade de andarem separadamente.

Uma das vantagens do modo multiplayer é que não há apenas uma vida: o time possui um total de 3 vida extras, compartilhadas entre eles, e ao morrer, um aliado pode ir até o outro e ressucitá-lo, gastando uma dessas vidas extras.

Porém, assim que as vidas extras acabam, a partida é perdida: nada de ficar um vivo e o outro sem vidas para ser ressuscitado ficar aguardado, é game over na hora!

Alfinetes, dinheiro e medalhões são compartilhados entre os jogadores sempre, facilitando a cooperação – porém, esferas de vida, mojos e itens consumíveis devem ser gerenciados, e divididos entre os jogadores.

Para isso, na criação de uma partida online, o host pode escolher a regra de loot: se será o famoso Free for All, onde cada jogador pode pegar tudo, ou Round Robin, onde cada jogador terá sua vez para poder pegar um item, o que pode ser interessante ao jogar com desconhecidos.

O jogo não possui sistema de chat por voz, mas você pode mandar mensagens de texto digitando normalmente usando ENTER para mandar mensagens, ou ainda usar as teclas Z, X e C para Emotes rápidos.

Outro ponto a se considerar são as transições de tela: para poder entrar numa sala, todos os jogadores devem se aproximar do local, caso contrário a transição não será feita! Portanto, muito cuidado ao andar separado dos aliados.

Ao final de cada fase cooperativa, aparecerá um escore geral da fase, referente ao desempenho de cada jogador, e serão destacados os stats de cada jogador que foi melhor naquele aspecto. Nada como uma competição saudável, em meio à cooperação, não?

Competitivo

Cansou de cooperar? Sinta-se livre para jogar os modos competitivos: Deathmatch, Team Deathmatch, King of Mojo ou Capture the Flag – todos com suporte a até 8 jogadores!

Veredito

Full Mojo Rampage deve ser o roguelike mais completos que já vi, pois incorpora uma dificuldade muito boa, progressões permanentes e temporárias, gráficos agradáveis, estilo próprio, além de um humor ocasional. E claro, muita macumba!

Além disso, o jogo possui uma porção de modos de jogo, tanto para cooperação quanto competição, e portanto há muito a ser feito o tempo todo!

Os modos de jogo cooperativos são todos bem difíceis, e embora a campanha seja curta, as 6 dificuldades devem deixar bem demorado um jogador ser capaz de zerar tudo. O trabalho feito nas dificuldades também foi espetacular, indo muito além do que a maioria dos jogos fazem de apenas mexer nos valores do jogo, e certamente merece nossos aplausos.

As missões diárias também trazem algo interessante, criando uma disputa diária de escores, propiciando um desafio igual a todos os jogadores – inclusive, todo mundo fica automaticamente no nível 10 durante a missão, para equilibrar mais ainda o desafio.

Enfim, não há o que temer: Full Mojo Rampage é um excelente título, e sendo um jogo bem híbrido, deve ser apreciado por quem curte tanto ARPGs quanto jogos roguelike, pois une o melhor dos dois universos com maestria.

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