As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Dungeon Defenders

Dungeon Defenders é um sucessor espiritual dos mapas de Tower Defense, comuns no Warcraft 3, com muitos elementos de ARPG, com uma progressão extensiva e rica.

Com modo cooperativo para até 4 jogadores, online ou local, o jogo é uma excelente mistura entre estratégia e ação.

Ficha Técnica

Gênero Tower Defense
ARPG (Action Role-Playing Game)
Desenvolvedora Trendy Entertainment
Publicadora Trendy Entertainment
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 18/10/2011
Versão analisada 7.4.0
Data da análise 28/12/2012
Processador Dual Core 1 GHz Dual Core 2 GHz
Memória 1 GB 2 GB
Espaço em Disco 2 GB
Vídeo 256 MB 512 MB
Direct X 9.0c

Enredo

Há muito tempo atrás, nas terras de Etheria, 4 bravos heróis defenderam o mundo contra um mal imortal conhecido como "os antigos". Para vencerem, os heróis trancaram o poder dos antigos dentro de Cristais de Eternia.

Tais heróis foram chamados para uma crusada distante, e deixaram seus filhos cuidando do castelo... até que um desses moleques hiperativos, brincando no castelo, despertou uma força malévola, e então os pupilos precisarão defender os cristais contra aqueles que desejam ressuscitar os antigos. Nada mais que isso. Sim, você será uma criança remelenta.

O jogo tem algumas animações bem simples e cartoonescas em alguns pontos do jogo para narrar a história, que combinam bem com o visual do mesmo e dão um toque a mais.

E bom, a história é simples. O jogo é um Tower Defense: desde quando precisamos de pretexto pra proteger algo que o jogo manda, e matar qualquer monstro que atrapalhe nisso?

Progressão

Personagens

Considerando que o jogo baseia-se num Tower Defense, tem progressão até demais. Em primeiro lugar, você deve escolher uma das classes do jogo. Já devo ressaltar que o jogo original possui apenas 4 classes (que são os filhos dos heróis, da história), porém possui mais 8 classes adicionais, pegas com DLCs.

Ao escolher um personagem, você vê que pode mudar a cor dele com certa liberdade... e se for curioso para clicar no botão de mudar aparência, vai ver que as classes possuem modelos 3D alternativos, e imediatamente notará que a maioria deles são trancados, e possuem um requerimento para serem destrancados (exemplo: passar da fase TAL na dificuldade Médio). Aí já fica evidente uma das formas de progressão, que é permitir ao jogador destrancar o visual das classes que deseja...

Após definir o visual do personagem, aparece uma tela de "Colorir seu cristal". Além de colorir, novamente com certa liberdade, você deverá notar no topo os botões de "próximo" e "anterior". Clicando ali, mudará o modelo do cristal - e a grande maioria deles será trancado, e irá requerer Achievements do jogo para serem destrancados.

Níveis

Os personagens vão do nível 0 (inicial) até o 100, e ganham pontos de estatísticas ao passar de nível. No nível inicial você terá 1 ponto para gastar, e ganhará mais pontos a cada nível. A quantidade de pontos ganhos varia conforme o nível (2 nos níveis 2-5, 3 nos níveis 6-15, 4 nos níveis 16-30, 5 nos níveis 31-70...). Passar de nível também serve para liberar torres novas e as skills do seu personagem, além de serem requisitos para itens.

Tais pontos devem ser gastos para melhorar o herói (sua vida, seu dano de ataques, sua velocidade e sua velocidade de construção), suas torres (vida, dano, área e velocidade de ataque), ou suas skills. E já avisando, para evitar neuroses, que os pontos de stats podem ser redistribuídos posteriormente, a um módico custo de 100.000 de mana (é muito no começo, mas até você zerar deve ter bem mais que isso).

Itens

Os jogadores irão também equipar itens: capacete, armadura, botas, luvas, arma, e um pet. Cada classe possui uma restrição de quais tipos de armas pode equipar.

Além da progressão óbvia de ir atrás de itens melhores, o jogo também conta com um sistema de level de itens. Muitos itens fornecem stats, e possuem um nível máximo, e você poderá gastar mana (a grana do jogo) para melhorar os stats destes itens. Ou seja, um belo incentivo para ter dinheiro sobrando, e itens com nível máximo elevado.

Fases

Também há a progressão de fases: a campanha principal possui 12 fases, e você deve passar da anterior para liberar a próxima. Cada fase possui 5 dificuldades, sendo que a progressão exige mais nível e itens do personagem do que habilidade.

Ao passar de uma fase numa dada dificuldade, você libera para ela neste nível os modo survival e pure strategy. Em ambos os modos, o mapa passa a ter mais waves, e a dificuldade aumenta muito nas waves posteriores, ficando bem mais difícil que o mapa costuma ser normalmente. O modo pure strategy é muito simular ao survival, com a exceção de impedir várias ações do jogador na fase de combate, ficando muito similar a um puro Tower Defense.

Muitos dos achievements do jogo envolvem passar de todas as fases da campanha numa determinada dificuldade, ou passar de mapas extras em certa dificuldade.

Pontuação

A última progressão que devo mencionar refere-se ao score dos mapas. Ao finalizar o mapa, numa partida multiplayer, é possível ver o score de cada jogador, com o jogo atribuindo a um deles o título de "jogador mais valioso".

Posteriormente, também é possível ver todos os seus scores numa fase específica, bem como tê-lo comparado aos dos seus amigos, ou ao ranking geral. Certamente, um prato cheio para os mais competitivos.

Jogabilidade

Construção

Durante o jogo, os personagens alternam entre duas fases: a fase de construção e a fase de combate. Na fase de construção, o personagem deve abrir os baús do mapa (dica: use o botão de ver o mapa (Shift esquerdo, por padrão) para ver a localização dos baús) para pegar mana. Essa mana será usada para construção de torres, e posteriormente, para dar upgrades nelas, ou consertá-las também.

Após abrir os baús e ter mana, o personagem deve posicionar suas torres da melhor forma possível, conforme sua estratégia. Nessa fase, você consegue ver de onde irão vir os monstros, que tipos e quantos virão, e tem que deduzir o caminho que farão. A quantidade e tipo também devem ser usados como critério para a proporção da defesa que fará em cada ponto.

Vale aqui ressaltar que o jogo possui um limite de torres. No canto direito superior, há um contador de Defense Units (DU), que tem um limite por fase. Esse limite é compartilhado entre todos os jogadores, portanto uma torre sem utilidade irá prejudicar o jogo, pois impedirá que outra torre mais útil seja construída, quando atingir este limite. Torres podem ser vendidas a qualquer momento para reduzir este problema.

Combate

Enfim... quando estiver pronto, deve ou ir até o cristal e clicar nele, ou apertar o botão para falar que está pronto. Num jogo multiplayer irá começar uma contagem a partir daí para dar início, mesmo que os outros não estejam prontos. E então, a próxima fase começará.

Na fase de combate, os monstros começam a sair dos locais designados na fase anterior. Seu personagem poderá atacar diretamente os monstros, ou mesmo tentar distraí-los, recebendo seus ataques ao invés de suas torres, etc. Tudo fica a critério do jogador.

Quando todos os inimigos forem mortos nesta fase (também é possível ver um indicador de quantos monstros faltam), a fase de combate se encerra, e dá-se início à próxima "onda" (wave), voltando novamente para a fase de construção, com os baús de mana sendo restaurados. O jogador ainda pode ter mais mana adicional, derrubadas pelos monstros que derrotou... e ai, tudo repete-se, até que a fase seja vencida, ou o cristal de eternia seja destruído...

É uma jogabilidade bem intuitiva, que usa de elementos notáveis de estratégia, e permite ao jogador participar mais ativamente do processo. As teclas podem ser todas reconfiguradas pelo launcher do jogo - durante o jogo, podem ser apenas visualizadas.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos coloridos e vivos, e uma temática um tanto infantilizada - o que pra muitos é algo ruim. Porém, tem o lado positivo de deixar um jogo para todas as idades - certamente bem tranquilo para um pai jogar com seu filho, por exemplo.

Utilizando da maravilhosa engine Unreal 3, o jogo tem modelos modestos e cartoonescos, combinados a um cenário vivo e detalhado, com efeitos visuais intensos, ficando uma combinação muito agradável. Reparem que meu jogo roda no LOW, senão minha placa de vídeo frita, e já acho bonito o bastante.

Sons e música

Possui músicas boas também, agradáveis, que combinam bem com a atmosfera do jogo. Os sons são bem tranquilos, nada excepcional, mas ok. Fica enjoativo, pois querendo ou não, é o mesmo som se repetindo sempre: torres atacando, inimigos morrendo. Se você tiver sorte...

Conta também com um sistema próprio de voice chat, onde você fala e aparece o balãozinho da sua fala inclusive para seus aliados verem quem está falando. Uma adição bem legal.

Cooperativo

O jogo possui um coop rico em vários sentidos. O primeiro são as possibilidades: pode-se jogar multiplayer localmente para até 4 jogadores, com tela dividida. Pode-se jogar on-line, com personagens "locais", ou na TrendyNet, onde seus personagens ficam salvos on-line, e podem ser exportados para o modo local.

Existem também alguns mapas com suporte a mais jogadores. Alguns mapas possuem suporte a 6 jogadores, e alguns a até 8 jogadores! Mas são exceções.

E no jogo, a experiência fica bem rica, pois os jogadores precisam dividir a mana e utilizar bem o limite de DU para fazerem uma boa defesa. Os jogadores de classes distintas podem combinar suas torres, criando resultados interessantes e inovadores. Os jogadores podem também dar upgrades nas torres alheias, ou consertá-las.

DLC

O jogo possui mais de 20 DLCs, e como eu possuo todas, nem sei qual faz o que. Sobre as classes adicionais, posso dizer o seguinte: as classes básicas são Apprentice, Squire, Huntress e Monk. Cada classe usa suas armas específicas, e tem suas próprias torres.

Um dos DLCs inclui 4 "novas" classes: Adept, Countess, Ranger e Initiate, que nada mais são do que "counterparts" das classes originais, respectivamente possuindo as mesmas torres e equipandos as mesmas armas, porém possuindo apenas skills diferentes.

Outras classes adicionais, cada um com seu próprio DLC, são Jester, Summonner, Series EV e Barbarian, e todas elas são bem únicas. Jester pode usar qualquer arma, e não põe torres, e sim "presentes", que custam poucas DU, porém podem virar qualquer torre (ou mesmo um Ogro e acabar com você). O Summoner cria unidades que não usam DU, e sim um contador próprio dele, e não pode atacar, porém pode comandar suas tropas à vontade (quase como num jogo de estratégia), além de poder levitar no ar. Series EV é um robô que cria "beams", torres em formato de linha, e tem a liberdade de definir o tamanho das linhas. E finalmente, o Bárbaro não põe torres: usa duas armas simultaneamente para arregaçar a galera.

Além de classes, os DLCs também incluem roupas adicionais, e muitos mapas... como falei, tenho dificuldade em identificar o que é do jogo e o que não é, mas é bastante coisa, isso posso garantir.

Veredito

O jogo me surpreendeu em muitos sentidos. Esperava algo monótono e entediante, pois nunca gostei dos mapas de Tower Defense no Warcraft 3... mas aliado aos sistemas de progressão, e com as torres diferentes entre as classes, achei dinâmico e viciante.

Joguei muito cooperativamente, e tive uma boa experiência mesmo jogando com desconhecidos. Não cheguei a ver ninguém avacalhando o jogo - o máximo foi gente burra colocando torre indevidamente, mas faz parte.

Mas jogar entre os amigos é melhor ainda - com uma comunicação boa, o resultado fica bem interessante.

O componente tático do jogo é elevado, mas não fica massante pois intercala-se com a ação das fases de combate, e achei a fórmula muito gratificante e pouco cansativa. Recomendadíssimo!

Comentários