As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Drox Operative

Imagine uma guerra estelar, com várias raças aliadas e inimigas, buscando prosperar e colonizar planetas, e você estar no meio disso tudo como um mercenário.

Drox Operative utiliza a fórmula de mundo dinâmico procedural do título anterior da Soldak Din's Curse, e amplia esse conceito mais ainda, adicionando uma roupagem espacial.

Com um sistema de itens inovador e imersivo, conta ainda com cooperativo online e em rede local para muitos, muitos jogadores, e certamente é um dos meus ARPGs favoritos. Confira!

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Espacial
Desenvolvedora Soldak Entertainment
Publicadora Soldak Entertainment
Cooperativo Online 32 jogadores
Cooperativo em Rede Local 32 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Data da lançamento 29/11/2012
Versão analisada 1.042
Data da análise 24/09/2015
Processador 1.5 GHz 2 GHz
Memória 256 MB
Espaço em Disco 200 MB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 2 GeForce 3
Direct X 7.0

Enredo

Prólogo

Você faz parte de um esquadrão chamado Drox Operative, sobreviventes de uma guerra antiga, onde trabalhavam para uma raça poderosíssima, que acabou sendo extinta na guerra.

Agora trabalhando como mercenários, os Drox Operatives não devem lealdade a ninguém, dispostos a trabalhar para qualquer um que possa pagar seu preço.

Enquanto isso, as outras raças estão numa corrida espacial, colonizando planetas e expandindo. Seu papel é trabalhar para sua guilda, e participar dessa guerra intergaláctica como bem entender.

Universo

O jogo não possui campanha, fases ou algo do gênero: trata-se apenas de uma enorme galáxia, composta por infinitos setores, dos mais diversos tamanhos, com inúmeras raças inteligentes, nos mais diversos estados.

Toda vez que você inicia o jogo, você começará num novo setor, gerado dinamicamente pelo jogo. Após vencer ou perder no setor, irá para outro setor, e assim por diante.

Progressão

Nave

Seu primeiro trabalho é criar sua nave, escolhendo a raça de seu Operative. Ao todo, são 10 raças disponíveis.

Cada raça possui bônus de atributos, como também multiplicadores adicionais para determinados atributos, e slots adicionais exclusivos para determinados tipos de equipamento.

Além disso, você pode escolher até 4 opções avançadas: Unlucky, que reduzirá a chance de encontrar componentes raros mas dá um pequeno bônus de experiência, Poverty, que reduz o número de componentes encontrados e o dinheiro, também fornecendo um bônus de experiência, e por fim, as opções de personagem Hardcore (morte definitiva) e Semi-Hardcore (perde vida gradativamente até chegar a 0 e não poder renascer).

Níveis

Como esperado num ARPG, o personagem passa de nível através do acúmulo de pontos de experiência, ganhos através de missões e inimigos mortos. O nível máximo é 100.

Toda vez que passar de nível, você ganhará 5 pontos de atributos para distribuir, chamados no jogo de Crew Points.

Você poderá gastar estes pontos livremente entre 6 atributos distintos, cada um com sua função. Adicionalmente, passar de nível também te dará um item adicional.

Atributos

  • Tactical: aumenta o dano da nave, e serve como pré-requisito para equipar armas.
  • Helm: aumenta a defesa da nave, e serve como pré-requisito para defesas e turbinas.
  • Structural: aumenta a estrutura da nave, e serve como pré-requisito para armaduras em geral.
  • Engineering: aumenta a energia da nave, e serve como pré-requisito para baterias, usinas e escudos.
  • Computers: aumenta o ataque da nave, e serve como pré-requisito para computadores, jammers, radares e sensores.
  • Command: por si só, não faz nada, mas toda vez que você atinge um determinado valor desse atributo, sua nave muda, deixando ela maior e mais pesada, fornecendo um bônus de atributo conforme sua raça, e ocasionalmente, aumentando o número de slots para componentes.

Bonus Skills

A cada 50 pontos que você tiver de base em algum dos atributos (até 250), você liberará uma habilidade de bônus em sua nave, garantindo bônus permanentes a ela.

  • Tactical Bonus Skills: aumenta chance de crítico, dano direto e danos da nave.
  • Helm Bonus Skills: aumenta defesa e velocidade.
  • Structural Bonus Skills: aumenta regeneração de estrutura e armadura.
  • Engineering Bonus Skills: aumenta energia e capacidade elétrica.
  • Computers Bonus Skills: aumenta defesa, ataque e regeneração de escudo.

Componentes

Drox Operative possui um sistema genial de itens, extremamente único e complexo, que dá muita liberdade ao jogador de como especializar sua nave.

Basicamente, ao invés de possuir slots específicos para armas, escudo, motor, os slots do jogo são divididos em pesados, médios e leves.

Você começa o jogo com 3 slots pesados, 3 médios e 3 leves, além dos slots adicionais específicos de sua raça.

A princípio, você não terá muitas opções: provavelmente precisará de uma turbina, uma arma e uma usina nos slots pesados, escudos nos médios, e assim por diante.

Porém, à medida que o jogo avança, você terá inúmeras opções, pois cada tipo de componente basicamente terá variações pesadas, médias e leves, sendo usualmente a pesada mais poderosa. Além disso, gastar pontos em Comando irá aumentar o número de slots de sua nave, ampliando mais ainda as possibilidades.

O divertido desse sistema é que você pode escolher bem o funcionamento de sua nave: você pode remover um motor para colocar uma arma adicional, ou ainda usar armas médias e deixar os slots pesados para componentes de defesa, e assim por diante.

O melhor de tudo é que os itens não possuem requerimento de nível, possuindo apenas requerimento de um dos atributos do jogo. Dessa forma, se você se especializar num dos atributos, poderá usar componentes mais poderosos.

Componentes também têm variações de raridade: normais, comuns, incomuns, raros, elite, artefatos e lendários.

Power Load

Outro fator para se preocupar na hora de equipar itens é a Capacidade elétrica de sua nave. A grande maioria dos componentes fazem uso de eletricidade, implicando num aumento do consumo elétrico de sua nave.

Caso você esteja utilizando mais Power load do que o máximo suportado da nave, terá grandes penalidades em velocidade, regeneração de escudo, e outros sistemas. Caso tenha Power load sobrando, ela será convertida em regeneração de energia.

A única forma de gerar capacidade elétrica é equipando usinas em sua nave.

Inventário

Você também terá um inventário para carregar itens não equipados, inicialmente contando com 16 slots.

Posteriormente, o inventário pode ser aumentado com a instalação de Cargo bays, que são basicamente mochilas adicionais, cada uma tendo sua própria capacidade.

Além da principal, você poderá instalar mais 3 Cargo bays. Cargo bays possuem requerimento de nível para serem instaladas.

Você também terá uma Stash da nave e uma Stash compartilhada, situadas ao lado do Jump Gate do sistema inicial do seu setor, onde você pode instalar Cargo bays e assim poder guardar itens. A Stash compartilhada pode ser utilizada para passar itens entre seus personagens.

Tripulação

Um tipo de item a ser equipado nos slots leves são os Crews, membros de tripulação, que servem para fornecer bônus a atributos apenas.

O que os torna especiais é a possibilidade de passarem de nível, aumentando o bônus que fornecem. Há membros que fornecem múltiplos atributos, e certamente são os melhores.

Destaco também que cada membro tem um atributo de felicidade. Se estiverem felizes, isso aumenta a chance de passarem de nível. Se estiverem tristes, podem parar de trabalhar, ou até mesmo deixar sua nave.

Para aumentar a felicidade de um membro, você deve abrir o inventário e utilizar a opção de Pay crew.

Créditos

A última progressão permanente que não poderia faltar são os créditos, o dinheiro do jogo. Utilizado para comprar componentes, consertar a nave, pagar tripulação, além de poder ser utilizado para obter informações em missões, fazer propaganda, sabotagem, espionagem e espalhar rumores... enfim, uso não falta!

Para ganhar dinheiro, você deve realizar missões, vender componentes em planetas, ou vender informações diretamente para as raças.

Vale ressaltar que tanto planetas quanto raças possuem dinheiro limitado, sendo comum você ter de ir a outro planeta para vender o resto dos itens, especialmente no começo do jogo.

Setores

Uma progressão não persistente existente é o próprio setor em que se passará seu jogo. Assim que criar um personagem, você cairá na tela de criação do setor.

Você definirá o nível inicial dos monstros de seu setor, podendo assim regular o desafio que enfrentará. Também pode configurar o ritmo em que se passa o seu setor, que define a frequência de missões e eventos. Também é possível definir o tamanho do setor, número de raças existentes, e o estado em que o setor está.

Cada setor será único, e terá sua própria evolução, que em parte e aleatória, e em outra parte será definida pelos seus atos e por sua estratégia.

Desafios

Além de poder criar novos setores dinâmicos, o jogo conta com Challenges, que apresentam um setor inicial padronizado para você enfrentar.

A medida que vencer um desafio, você liberará o próximo. Ao todo são 17 desafios, e vencê-los pela primeira vez com um personagem te premiará com um baú extra.

Jogabilidade

Movimentação

A movimentação padrão é Point & Click, com o personagem indo na direção do clique do mouse, podendo o botão esquerdo ser segurado para uma movimentação constante.

Opcionalmente, você também pode utilizar as teclas WASD para controlar a nave: W acelerando, A e D virando, e S parando. A vantagem de utilizar assim é que o mouse ficaria livre para mirar.

O jogo também conta com opções extras referentes a movimentação: Thrusters Toggle, para apertar W fazer a nave acelerar sem ter de segurá-lo, Thruster Disengage, que faz a nave parar de andar sempre que você clicar em algo, e Thruster Cursor, que faz a nave sempre ir em direção ao cursor.

Sistemas

Navegando no espaço, você estará dentro de um sistema, que faz parte do setor gerado. Todo sistema tem formato de elipse, e pode conter múltiplos planetas e outros astros.

Para passar de um sistema para outro, você deve acessar pistas estelares (starlane), buracos de minhoca (wormholes), e eventualmente, buracos de minhoca instáveis, que garantem uma viagem só de ida para outro setor.

Em cada sistema, você poderá encontrar portais de salto (jump gates), que permitirão posteriormente viajar diretamente para qualquer sistema que você tenha liberado.

Cada sistema terá o seu nível dos inimigos, portanto muito cuidado toda vez que trocar de sistema.

Você pode utilizar o mini-mapa para auxiliar na navegação do sistema, ou abrir o mapa do sistema para ver em detalhes.

No sistema, você poderá entrar em contato com planetas povoados para poder vender itens e relacionar-se com a raça. Planetas não povoados por vezes podem ser inspecionados, para a informação do planeta poder ser vendida às raças.

Planetas e outros astros densos exercem atração gravitacional, reduzindo a velocidade da nave e de projéteis que entram em seu campo gravitacional. Naturalmente, quanto maior o corpo, maior o campo e maior o redutor.

Também é interessante ficar atento à campos minados e outros objetos instáveis espalhados pelos sistemas, como tempestades de energia e similares.

Combate

Para atacar, você deverá clicar sobre o inimigo com o botão esquerdo, ou utilizar o atalho numérico de suas armas (1), conforme a barra de skills. Também é possível colocar um componente para ser utilizado com o botão direito do mouse.

O jogo conta com um sistema de targetting automático, que pode ser utilizado manualmente conforme a necessidade. Clicar num inimigo com o botão esquerdo irá travá-lo como alvo, fazendo com que todos os ataques sejam direcionados a ele. Caso contrário, o alvo será o inimigo mais próximo do cursor do mouse.

Todas as armas possuem um cooldown variável para reutilização, e necessitam de energia para serem disparadas.

A complicação do combate é que ele é sempre muito movimentado. Além disso, projéteis como mísseis podem ser interceptados e destruídos antes de atingir o alvo.

Outro fator interessante é que certos ataques, como lasers, causam mais dano em alvos mais próximos. Também existem projéteis que são manuais, e devem ser mirados manualmente nos alvos.

Fora bombas, minas, naves menores geradas por componentes de cargueiro (carrier)... enfim, é um combate simples em termos de botões, mas complexo pelo grande número de possibilidades.

Sobrevivência

Tanto você quanto os inimigos podem possuir múltiplas camadas de sobrevivência da nave:

  • Escudos: a primeira camada a se desgastar. Regenera-se lentamente por padrão, e é vulnerável a dano cinético.
  • Armadura: a segunda camada a se desgastar. Vulnerável a dano explosivo.
  • Estrutura: a vida final de sua nave. Quando você sofrer dano e não tiver escudo ou armadura, 25% do dano será aplicado à estrutura da nave, e o restante será distribuído entre seus componentes.

Morte

Quando a estrutura de sua nave acaba, você morre. Você pode apertar o botão de Renascer, que te levará ao sistema estelar inicial.

Morrer gera um débito de experiência ao personagem, fazendo com que até o débito ser pago, você só ganhe metade da experiência. Para agilizar um pouco isso, você pode ir até o local em que morreu, e tentar recuperar a caixa-preta de sua nave anterior.

Detalhe que você não é revivido: sua guilda gasta dinheiro para construir uma nova nave, e fazer clones seus e de sua tripulação. Não que faça diferença na prática, né, mas é só pra nível de informação!

Objetivo

Toda vez que você entra num setor novo, deve trilhar um dos 5 caminhos possíveis para a vitória:

  • Vitória Militar: seja aliado da última raça sobrevivente.
  • Vitória Diplomática: todas as raças restantes são aliadas entre si e com os Drox Operatives.
  • Vitória Econômica: faça dinheiro suficiente para os Drox Operatives no setor através de missões e trocas.
  • Vitória por Medo: destrua naves raciais, planetas, monstros poderosos, e não morra, para fazer todas as raças temerem os Drox Operatives.
  • Vitória Lendária: realize missões heroicas e destrua monstros poderosos, sem destruir naves raciais.

Se por acaso só tiver uma raça viva e você não for aliado dela, se você ficar em guerra com todas as raças restantes, ou se perder muito dinheiro dos Drox Operatives morrendo, você estará a caminho de uma derrota no setor, que te dará 10 minutos para reverter a situação de derrota.

Raças

Você poderá abrir a matriz de raças conhecidas em seu setor, para avaliar a relação entre as raças e entre os Drox Operatives, bem como mensurar o poderio de cada raça, através do número de planetas e naves de cada uma delas.

Clicando sobre uma das raças, você terá inúmeras opções: trocas/negociações, pedir e entregar missões, ver/cancelar tratados, declarar guerra, fazer propaganda, sabotagem, espionagem, espalhar rumores, entre outras.

Em geral, você ganha relacionamento positivo com uma raça sempre que realiza missões para ela, efetua trocas, ou destrói naves inimigas próximas aos planetas deles. O relacionamento deteriora-se automaticamente com o tempo, e pode cair muito caso você destrua naves e planetas deles, ou ainda se ajudar raças inimigas.

Missões

Você pode ter várias missões ativas ao mesmo tempo, que vão de destruir naves inimigas e dispositivos, coletar itens de monstros mortos ou espalhados pelos setores, a até colonizar planetas ou levar itens de um planeta para outro.

Algumas das missões habilitarão um botão de Procurar, que irá gastar dinheiro para obter informações sobre localização de alvos no mapa do setor. Essa localização não é 100% precisa, mas costuma ajudar.

Outro detalhe importante é que muitas missões podem ser concluídas mesmo que você não as tenha pego em seu quest log. Da mesma forma, muitas missões podem ficar obsoletas ou falharem, caso você não as realize a tempo. Lembre-se: o mundo é dinâmico!

Arte

Gráficos e interface

É com muito pesar que entro nessa parte, que certamente é o ponto-fraco do jogo, como ocorre com todo jogo da Soldak. A interface do jogo é basicamente a mesma de Din's Curse, apenas com uma temática mais Sci-fi

Já os gráficos, apesar de utilizarem texturas de baixa resolução e modelos com poucos polígonos, não são tão feios como Din's Curse, talvez pelo fundo do jogo ser o espaço, e ter mais efeitos de partículas, acaba ficando algo simples porém agradável.

Sons e música

A música segue a mesma linha visual, com baixa qualidade. Acaba sendo uma trilha bem monótona, embora combine com a temática do jogo.

Os sons fazem bem o seu papel, tornando-se repetitivos rapidamente pelos combates constantes. Os sons tem uma variação no volume, as vezes tendo explosões muito altas.

Cooperativo

O jogo pode ser jogado cooperativamente com um número infinito de jogadores, pois é na hora de criar um jogo que define-se o limite de jogadores do servidor. Você poderá hospedar um servidor para partidas locais ou para partidas on-line.

Você poderá também colocar uma senha para a sala, bem como tem a opção de criar um novo setor, ou carregar o último jogado.

Drox Operative possui suporte a drop-in, portanto é possível entrar em partidas em andamento sem qualquer problema.

As partidas online podem ser listadas de acordo com as 4 regiões: West US, East US, Europe e Other.

Todo item derrubado por inimigos mortos pode ser pego por qualquer jogador. Porém, itens de baús de recompensa são privados, vistos apenas pelo jogador que os abriu.

Para trocar itens com outro jogador, pode-se simplesmente jogar o item no chão, ou abrir a interface de troca clicando no jogador.

Experiência de monstros é compartilhada para jogadores próximos. Já a recompensa de missões é repassada a todos os jogadores do servidor.

A relação entre os jogadores e as raças é a mesma, pois é a relação de todos os Drox Operatives. Portanto, se um jogador declara guerra com uma raça, todos os jogadores estarão em guerra.

Expansão

O jogo conta com a expansão Invasion of the Ancients, lançada em 30/10/2013, que trouxe muito conteúdo novo ao jogo.

Pra começar, tem uma raça jogável extra, os Scavengers. Além disso, foi acrescentado um sistema de sub-raças, pequenas variações das raças existentes, com bônus diferentes, num total de 19 sub-raças. Só um porém: para usá-las, você antes precisará destrancá-las.

Você também enfrentará 3 raças anciãs, Talon, Legion e Overlord, cada uma possuindo suas próprias naves.

A expansão também conta com a possibilidade de galáxias persistentes, onde você cria um novo setor utilizando a galáxia do setor anterior. E claro, as missões da guida, repassadas pelo comando dos Drox Operatives.

Outra adição são as estações espaciais, construídas pelas raças, além de novos tipos de missões, novos componentes, e a adição de itens com socket, onde você insere chips para garantir algum bônus.

Veredito

Eu curti muito Din's Curse pelo fato de apresentar um mundo dinâmico e imprevisível, e afirmo que Drox Operative vai muito além de ser um Din's Curse no espaço.

O sistema de componentes em si já é algo extremamente divertido para quem gosta de criar builds e escolher o melhor item para o personagem, e acho que é o grande diferencial do jogo.

O combate é extremamente rápido, e muitas vezes acaba sendo longo por você chamar mais inimigos enquanto manobra, o que faz com que sobreviver seja mais difícil ainda.

A expansão prolonga mais ainda a vida útil do jogo, pois liberar as sub-raças é extremamente trabalhoso, mas acima de tudo, todas as adições somam muito ao jogo, aumentando mais ainda a variação e a aleatoriedade do jogo.

O mundo dinâmico e as relações entre as raças dá a impressão que você está no meio de uma partida de um jogo de estratégia espacial jogada por bots, e você é espectador e ao mesmo tempo, tem o potencial de mudar todo o curso dessa partida.

Se você gosta de ARPGs e gosta de jogos de nave, caso consiga tolerar o baixo valor artístico do jogo, não pense duas vezes!

Comentários