As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Castles

Castles é um jogo de puzzle com bastante ação, situado num mundo de fantasia medieval, onde o objetivo é construir a torre mais alta do mundo.

Sendo uma divertida variante do gênero dos Match 3, nele você controlará um construtor para mover as peças do jogo. Conta com uma dificuldade elevada e dois modos de jogo, ambos com suporte a cooperativo local para 2 jogadores.

Ficha Técnica

Gênero Puzzle
Ação
Desenvolvedora Whootgames
Publicadora Badland Indie
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 09/10/2015
Data da análise 17/10/2015
Processador Intel Core i3
Memória 2 GB
Espaço em Disco 700 MB
Vídeo Intel HD 4000 NVIDIA GeForce GTX 560
Direct X 9.0c 10.0

Enredo

Prólogo

Castles conta a história do ambiciosos Rei Harold, que vislumbrou a construção da torre mais alta do mundo, e incumbiu você, um de seus melhores construtores, com a tarefa de trabalhar em sua edificação.

Porém, isso gerou ciúmes no Rei Edmund, do reino vizinho, que não gostaria que Harold tivesse uma torre melhor do que a dele, que então resolveu pegar seu exército para tentar parar a construção da torre de Harold.

Campanha

O modo história é composto de 50 fases, que nada mais são que os andares da torre sendo erguida, divididos em seções de 10 andares cada.

E a cada 10 andares, há uma luta de chefe, com mecânicas diferenciadas para derrotá-los.

O jogo conta também com um pequeno Tutorial opcional, que irá ensinar rapidamente os comandos básicos e o objetivo do jogo.

Progressão

O jogo é bem simples, e não possui progressões permanentes de nenhum tipo. Durante a fase você no máximo poderá pegar itens utilizáveis, como martelos ou bombas, mas não é possível acumulá-los e só possuem uma carga, portanto não configuram um tipo de progressão.

Talvez a única forma de progressão, fora o desenrolar do modo história, seja no modo Survival, onde você deve sobreviver o máximo possível enquanto peças caem rapidamente, e ao final, o jogo manterá registro dos 10 melhores tempos localmente.

Jogabilidade

Comandos

O jogo possui comandos muito simples: em visão topdown, você moverá o personagem em 4 sentidos com WASD.

Deslocar-se em direção a uma peça fará com que você a empurre. Dessa forma também é possível empurrar fileiras de duas ou mais peças.

Fora isso, você pode segurar a tecla J para subir sobre as peças, podendo assim deslocar-se sem ter de contorná-las. E segurando a tecla K, você irá puxar a peça do lado oposto do seu movimento no sentido de seu movimento.

O último comando é a tecla L, que irá utilizar algum item que você esteja carregando - martelo ou explosivo.

Mapa

O jogo inteiro ocorre num mapa fixo, delimitado numa área de 7x7, cujo perímetro é limitado ao movimento do personagem.

Blocos aleatórios cairão do céu constantemente na parte central do mapa, podendo ocupar uma área de 5x5, ou seja, um limite de 25 peças em campo.

Match 3 diferente

Ao contrário dos Match 3 tradicionais, você controlará um personagem para interagir com as peças, ao invés de controlá-las diretamente.

Você deve alinhar 3 blocos de cor igual, ou de mesmo ícone de ferramenta. Isso fará com que as peças alinhadas desapareçam, limpando gradativamente o mapa.

Se você alinhar mais de 3 blocos, ganhará uma pequena recompensa: alinhar 4 blocos irá te dar um martelo, alinhar e 5 blocos dará um explosivo.

Objetivo

Cada fase listará objetivos à esquerda, que determinam que tipo de alinhamento de peças você deve fazer, tanto ditando cores ou ferramentas específicas. Ao completar todos os objetivos, a torre subirá um andar, e novos objetivos serão listados.

À medida que você progride, novas cores e novas ferramentas vão aparecendo, tornando novas combinações cada vez mais difíceis. Se não bastasse isso, a frequência de queda de peças aumenta gradualmente também, exigindo mais reação ainda do jogador. É mais difícil do que parece!

Derrota

Se um bloco cair sobre você, seu personagem desmaiará, mas logo reaparecerá em algum ponto do perímetro do mapa, então não se preocupe com isso.

Você só perderá o jogo se a área de peças de 5x5 ficar completa com blocos, impossibilitando assim qualquer movimento.

A única forma de impedir isso é alinhar blocos o mais rápido possível para limpar o mapa. Outro macete, por vezes útil, é fazer um bloco que esteja caindo atingir outro que já estava no mapa, efetivamente destruindo o bloco antigo.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos simples porém agradáveis, na medida certa, que combinam muito bem com a proposta do jogo, que certamente é bem lúdico.

A interface é muito limpa, com pouquíssimos elementos, reservada a listar os objetivos das fases.

Sons e música

É algo que a princípio me frustrou, por ser um pouco repetitivo. Basicamente, o som no jogo é mais baixo que a música, mesmo se os dois estiverem configurados para a mesma altura. Por um tempo eu cheguei a achar que o jogo nem tinha sons! Porém, uma leve configuração nas opções ajudou muito nessa percepção.

A música é bem diferente, pendendo pra algo infantil, meio fofinho por assim dizer. Difícil explicar, mas em geral é agradável. A música dos chefes é bem frenética, e casa bem com a ação existente no jogo nessas fases.

Cooperativo

O jogo conta com cooperativo local para dois jogadores para ambos os modos de jogo, sem suporte a drop-in. O jogo é basicamente o mesmo ao jogar cooperativamente, com o diferencial de ser possível interagir mais rapidamente com as peças.

Seria simples assim, se não fosse por dois fatores: em primeiro lugar um jogador não pode passar sobre o outro. Caso isso aconteça, um irá empurrar o outro, gerando confusões aqui e ali em alguns momentos.

Além disso, um jogador por vezes atrapalha a jogada do outro - isso por serem duas pessoas, cada uma vendo jogadas distintas. O resultado é algo por vezes frustrante, mas certamente bem divertido!

Veredito

Apesar de toda sua simplicidade, Castles é uma das raras opções de jogos de puzzle cooperativos, e só por isso já deve ser bem valorizado.

Sua ambientação e a simplicidade nos comandos o torna amigável para vários públicos mais restritos (como crianças) - o que seria algo muito palpável, se não fosse a dificuldade do jogo, que é bem puxada e sobe constantemente como a própria torre. De qualquer forma, seja com quem for, a cooperação torna o jogo muito mais divertido.

Zerar a campanha já é bem puxado, e quem conseguir essa proeza, com certeza poderá se desafiar ao infinito no modo Survival, garantindo assim uma boa sobrevida ao jogo.

Comentários