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Análise / Review: Broforce

Que tal um jogo de plataforma de tiro com jogabilidade muito simples, gráficos retrôs, e um elenco repleto de ilustres personagens, todos paródias de grandes heróis hollywoodianos?

Broforce finalmente foi lançado, após 1 ano e meio em acesso antecipado no Steam, e progrediu muito nesse tempo. Contando com 30 personagens totalmente distintos, conta ainda com suporte a cooperativo local e online para até 4 jogadores!

Se não bastasse isso tudo, ainda veio de fábrica com um excelente suporte ao Workshop, com centenas de criações da comunidade já no dia de seu lançamento oficial!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Shoot'em Up
Desenvolvedora Free Lives
Publicadora Devolver Digital
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 15/10/2015
Versão analisada 3903 201510160359
Data da análise 16/10/2015

Requisitos Mínimos

Processador Dual Core
Memória 2 GB
Espaço em Disco 150 MB
Vídeo Compatível com OpenGL 3.0

Enredo

Preludio

Quando o mal ameaça o mundo, eles recorrem à Broforce - uma organização paramilitar, subfinanciada e superpoderosa, que lida exclusivamente com força excessiva.

Os Broforce são um esquadrão repleto de celebridades baseadas em ícones da indústria cinematográfica, e seu papel é eliminar qualquer tipo de ameaça: tanto terroristas, quanto ameaças alienígenas.

Campanha

A campanha do jogo é suficientemente longa, sendo composta de 64 fases, divididas em 15 áreas no mapa. Você irá liberando áreas através do mapa, ocasionalmente podendo alterar a ordem em que enfrenta as áreas. Outro detalhe é que, pasmem, a campanha tem mais de um final.

Quem não quiser perder tempo com a seleção de fases pode optar pelo Arcade Mode, que te colocará contra as fases da campanha em sequência.

Progressão

Bros

Você começará o jogo com apenas um personagem acessível, Rambro. Para liberar novos personagens permanentemente, você deverá encontrar outros Bros presos em jaulas nas fases, quebrar suas jaulas e tocar neles para resgatá-los.

Ao todo, são 29 personagens destrancáveis em sequência, cada um liberado após certo número de resgates. Toda vez que terminar uma fase, o jogo te avisará quantos resgates faltam para liberar o próximo personagem. Essa é a única progressão permanente do jogo.

Resgatar Bros irá fazer duas coisas: trocará o seu personagem para um aleatório liberado, e te fornecerá uma vida extra durante a fase. Ao iniciar uma nova fase ou morrer e respawnar, o jogo escolherá novamente outro personagem aleatório já liberado. Você nunca poderá escolher com que personagem deseja jogar.

A escolha que o jogo te dá é, caso você queira manter um personagem, não fazer resgates até o fim da missão, correndo o risco de perder sua vida e não ter vida para respawnar. Cabe a você decidir se vale a pena o risco.

Ironbro Mode

Ao destrancar 20 personagens, você liberará o um novo modo de campanha, chamado Ironbro Mode. As fases são exatamente as mesmas da campanha normal.

O diferencial desse modo é que ele é uma espécie de Hardcore: ao morrer com um personagem, você não pegará mais ele. Você poderá acumular vidas entre as fases, porém terá um limite de vidas igual ao número de personagens que liberou. Certamente, é um desafio bem legal.

Workshop

Broforce conta com um excelente suporte a mapas personalizados: além de acessível através do Steam Workshop, você pode facilmente localizar mapas da comunidade dentro do próprio jogo, através do menu Custom Campaign. E o próprio editor do jogo, o Level Editor, também é acessível por dentro do próprio jogo!

Ou seja, mesmo pra quem já terminou a campanha, opções não vão faltar. O jogo mal saiu do Acesso Antecipado, e já conta com quase 2.000 criações da comunidade!

Jogabilidade

Plataforma

Os comandos são extremamente simples: por padrão, você utilizará as setas para mover o personagem, com a seta para cima fazendo tanto o personagem pular quanto subir escadas. Também é possível fazer corridas no estilo clássico, dando dois toques para uma direção.

No mais: Z atira, X utiliza o especial, C é uma tecla inteligente que ataca corpo-a-corpo e interage com objetos no cenário, e V faz um gesto inútil.

Em geral, atirar também é muito simplificado: o personagem só atira reto, para os dois lados da tela. Nada de atirar para cima, diagonais, etc. No máximo, dá pra agachar e atirar.

Existem manobras mais complexas a serem feitas: é possível escalar paredes livremente, ou mesmo pular entre elas.

Outro movimento relacionado à escaladas é o backflip tático, feito ao pular abaixo da quina de um bloco, que fará o personagem agarrar-se à quina e dar uma cambalhota para subir sobre ele.

Por fim, outro recurso interessante é que é possível arremessar inimigos segurando a tecla C próximo a eles. É algo muito útil, especialmente contra inimigos suicidas.

Personagens

A grande complicação da jogabilidade são os personagens: 30 ao todo, cada um possui uma jogabilidade totalmente única. Mas tudo, TUDO é diferente mesmo!

Além dos atributos de velocidade de movimento e altura do pulo, cada personagem possuirá um ataque padrão, um ataque corpo-a-corpo e um especial, além de possíveis mecânicas únicas.

E a variação é bem grande: existem personagens corpo-a-corpo (Brade, The Brode, Bronan the Brobarian, Mr. Anderbro, Indianna Brones, Broheart), personagens com especiais muito poderosos (The Brodator, Time Bro), personagens com tiro normal poderosíssimo (Bro Max, Ash Brolliams, Brodell Walker, Brommando), e outros bem medianos...

Alguns deles permite que o tiro seja carregado. Outros, o tiro é manual, e apertar rapidamente irá aumentar a taxa de tiros. Portanto, experimentar é essencial.

Pra vocês terem ideia, tem uma personagem (Cherry Broling) que atira para baixo no ar! Pois é, tem de tudo um pouco.

Sobre os especiais dos personagens, cada um deles possui um limite de especial. É possível recarregar este medidor de especiais pegando uma caixa de munição nas fases ocasionalmente, e toda vez que você troca de personagem, vem com a munição de especiais cheia também.

Será natural ter preferências, mas no fundo, sempre existem personagens mais adequados para cada circunstância - mas uma das grandes graças do jogo é justamente você não poder escolher o personagem que usa, e ser obrigado a se virar com todos eles!

Quem quiser conhecer cada Bro em detalhes pode acessar a Wikia do jogo, bem completa e constantemente atualizada.

Cenário

Um dos grandes desafios do jogo é o próprio cenário das fases. Isso pois quase todo cenário é destrutível. Somando-se isso aos vários barris explosivos, inimigos suicidas e armadilhas, muitas vezes sobra-se muito pouco para poder andar. O resultado é que é mais provável que você morra para o cenário do que para inimigos.

Da mesma forma, você pode utilizar esse recurso ao seu favor: é possível cavar túneis horizontais e ignorar muitos inimigos, ou abrir uma cratera para desviar do fogo inimigo, ou mesmo fazê-los cair de onde estavam e morrer na queda. Também é possível utilizar as armadilhas da fase contra os inimigos!

Objetivo

As fases em geral são bem simples: o único objetivo é chegar no final delas, e matar um inimigo que encontra-se lá, um diabinho vermelho de terno, e vazar da fase de helicóptero em seguida.

Se você vai matar monstros, liberar personagens, isso não faz diferença alguma! Exceto em fases de chefões, é claro, onde o objetivo da fase logicamente é destruí-los, enquanto você tenta sobreviver!

Mission Failed Simulator

Ao morrer, caso você tenha vidas extras por ter resgatado personagens durante a fase, será levado ao último checkpoint liberado, com um novo personagem aleatório.

Caso suas vidas acabe, você receberá uma tela de Mission Failed, e usualmente terá de recomeçar a fase. Em uma ou outra ocasião, você recomeçará de um check-point, geralmente ao morrer contra chefões.

E morrer é muito comum. As vezes você morrerá em alguns segundos após a fase ter começado. Outras, cairá no abismo sem querer. Outras, explodirá um barril vermelho na sua própria cara. Ou será esmagado por blocos de concreto. Se acostume!

Ps: levou um tiro, morreu. Nada de barrinha de vida aqui!

Controles

O jogo possui 4 presets de controles para teclado, por possui suporte a até 4 jogadores locais, além de presets adicionais para cada joystick detectado.

No joystick, o jogo ainda reserva um botão para fazer o personagem correr, facilitando um pouco a jogabilidade. Também é recomendado que se utilize um botão de pulo diferente do botão de subir.

Como esperado, todos controles podem ser reajustados, conforme a preferência dos jogadores.

Arte

Gráficos e Interface

O jogo possui gráficos simples e extramente pixelados, um estilo visual propositalmente retrô. A interface segue a mesma linha, com portraits dinâmicos dos personagens, que reagem conforme a ação do personagem. Até mesmo as cutscenes do jogo são extremamente pixeladas.

O grande destaque é o excesso de carnificina do jogo: sangue jorrará por todos os lados, assim como membros e outros pedaços. Como tudo no jogo são quadradinhos, acho que não fará mal a ninguém.

Sons e Música

Um narrador louco e empolgado. Solos de guitarra. Tiros, explosões, gritos. Mais solos de guitarra. Dificilmente poderia ser melhor!

A parte sonora do jogo é muito agradável, especialmente em função da trilha sonora, produzida por Deon van Heerden e Jo Ellis, e usou um total de 12 guitarras diferentes, e certamente destaca-se em muitos momentos.

Cooperativo

O jogo conta com cooperativo online e local para 4 jogadores, sendo possível ainda jogadores locais serem adicionados a partidas online, tudo isso com um amigável suporte a drop-in.

Na hora de criar uma partida, em praticamente qualquer modo de jogo, você definirá se é uma partida Offline ou Online. Caso selecione Online, poderá definir o nome do jogo, senha e limite de jogadores.

Ao continuar, você cairá na primeira tela de jogadores, onde é possível inserir jogadores locais, e no caso de partidas Online, convidar amigos.

Encontrar partidas online é bem fácil. Abrindo a tela de entrar em jogos, o jogo listará todas as partidas online criadas, permitindo ao jogador controlar a ordenação das salas criadas, e ver informações básicas de cada uma delas.

Dinâmica

A jogabilidade muda muito pouco entre os cooperativos. A única grande diferença é que em partidas online a câmera não é presa entre os jogadores, e é possível mandar mensagens de texto aos outros jogadores.

Cada jogador possui suas próprias vidas. Liberar personagens dará vidas extras e mudará o personagem do jogador que os libertou, exceto quando outro jogador não tiver vidas: ai o resgate dará a vida ao jogador morto, além de um novo personagem também.

Certamente o maior complicador em partidas com múltiplos jogadores é controlar o cenário, que tende a vaporizar-se proporcionalmente ao número de jogadores.

Deathmatch

Pra quem cansar de cooperação, o jogo conta também com um modo competitivo de mata-mata. Infelizmente, ele apenas é disponível localmente, sem suporte ao modo online, ao menos por enquanto.

Nesse modo, até 4 jogadores irão se enfrentar numa pequena arena. O grande diferencial desse modo é que o jogo permitirá escolher 1 entre 5 personagens, sorteados aleatoriamente a cada round.

Veredito

Diversão, ação, vísceras, paródias, música de qualidade, jogabilidade simples. Broforce é um título único, que tem um pouco de tudo, e certamente é capaz de render boas risadas.

O jogo não é fácil, mas ao menos pra mim, as mortes, apesar de constantes, não foram nada frustrantes, e apesar da progressão simples e linear, superar os desafios é bem recompensador pelo desafio em si, feito sob medida.

Somando isso tudo ao fato de ser cooperativo local e online, e ainda ter um ótimo suporte ao Workshop, com certeza é um jogão pra qualquer hora onde o foco for a diversão, e promete ter muita rejogabilidade em função dos mapas feitos pelos jogadores.

Recomendadíssimo pra qualquer um que curta jogos de plataforma, e que sejam capazes de tolerar uma jogabilidade simples e gráficos mais simples ainda.

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