As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Bloodsports.TV

Ah! Nada como ser um Gladiador num futuro pós-apocalíptico, e trucidar camponeses que lutam para salvar seus lares, tudo isso ao vivo num reality show sangrento, não?

Bloodsports.TV é um jogo do estilo Hero Defense, com mecânicas extremamente similares aos dos famosos MOBAs queridinhos de todos. A diferença é que é 100% cooperativo, para até 5 jogadores online.

Conheça mais sobre esse spin-off de Krater, e decida se você quer ser mais um Gladiador com seus amiguinhos!

Ficha Técnica

Gênero Estratégia
Ação
Desenvolvedora Toadman Interactive
Fatshark
Publicadora Fatshark
Cooperativo Online 5 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 30/04/2015
Versão analisada 1.4
Data da análise 03/09/2015
Processador Intel Core 2 Duo E4600
AMD Athlon 64 X2 4800+
Intel Core i5 650
AMD Phenom II X4 830+
Memória 2 GB
Espaço em Disco 2 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GT 430 GeForce GTX 560
Vídeo (AMD) Radeon HD 5450 Radeon HD 6950
Direct X 10.0 11.0

Enredo

Reality Show

Bloodsports.TV é um reality show fictício, que se passa na Suécia pós-apocalíptica do universo do jogo Krater, também da Fatshark.

Nele, um grupo de Gladiadores deve defender sílos de mísseis contra pobres cidadãos, que têm suas cidades natais como alvos desses mísseis.

E porque você lutará contra eles? Para o deleite do público, por prestígio, e pela adrenalina. Simples assim.

Narrador

Durante as partidas, vários eventos são narrados constantemente pelo narrador psicótico que acompanha a ação, lembrando os jogadores das consequências de suas ações, e preenchendo porções da história.

A história não vai além disso. São 8 gladiadores, lutando em 8 arenas diferentes, contra a população que não quer ter seus lares destruídos.

Tutorial

Se você não tiver familiaridade com MOBAs, seria uma boa fazer o tutorial do jogo para aprender o básico.

Trata-se de uma pequena fase, onde o jogo ensinará o básico e dará algumas dicas.

Progressão

Partidas

O jogo imita MOBA em muitos sentidos, inclusive em relação à progressão por partida: toda vez você pegará um novo herói, no nível 1, sem dinheiro ou itens, e irá pouco a pouco progredindo até o fim da partida.

Durante a partida, a progressão se resume em experiência, que é utilizado para passar de nível e liberar habilidades, e dinheiro, que é utilizado para adquirir novos itens.

Personagens

Antes de entrar numa partida, você deverá escolher seu personagem. Ao todo, são 8 personagens, distribuidos entre 4 classes especializadas:

  • Slayer: os personagens com maior potencial de dano: Borg MH4 "Anders" e Gunvald the Mad.
  • Bruiser: os tanques, que segurarão a onda na partida: Lil'Erik e Hardy Klaaning.
  • Regulator: os controladores de multidão: Kati Sagan e "Buzzer" Ingholm.
  • Medikus: os curandeiros de plantão: Luna Stormare e Lisbeth.

Níveis

O ganho de experiência ocorre sempre que um inimigo morre próximo a você, independente do que o matou.

Ao passar de nível, seu personagem ganhará um pouco de dano, e você receberá um ponto adicional para gastar numa das habilidades do personagem.

O nível máximo do personagem numa partida é 20.

Habilidades

Cada personagem possui um conjunto de 3 habilidades e uma habilidade mais poderosa.

As habilidades possuem até 5 níveis, porém você não pode maximizá-las de uma vez: as habilidades normais podem ser adquiridas e melhoradas a partir dos níveis 1/3/5/7/9, respectivamente para cada nível da habilidade. Já o ultimate pode ser adquirido e melhorado a partir dos níveis 4/8/12/16/20.

Um diferencial do jogo é a ausência de habilidades totalmente passivas: toda habilidade terá um uso ativo, e algumas delas também possuirá um uso passivo, descrito na habilidade do personagem.

Dinheiro

A outra forma de evoluir nas fases é através de itens, comprados com o dinheiro adquirido no jogo.

Assim como nos MOBAs, para ganhar dinheiro, você deve desferir o último golpe (last hit) nos inimigos.

Além de matar os inimigos que invadem a arena, você também pode recorrer aos creeps neutros, localizados em alguns pontos no mapa.

Itens

Para comprar um item, você deverá abrir a loja, estando próximo ao vendedor.

Na tela inicial da loja, o jogo listará itens recomendados para o seu personagem, divididos em itens iniciais, essenciais, ofensivos e defensivos.

Caso você deseja ver todos os itens, pode clicar na aba de All Items para listá-los por categoria. A loja conta também com uma busca textual, e permite ainda mudar o formato de visualização dos itens.

Combinando itens

O jogo conta também com o clássico sistema de combinação de itens, onde você junta 2 ou mais itens e forma um mais poderoso.

Ao selecionar um item que possa ser usado para construir outro, aparecerá no topo à direita os itens que ele pode formar. Da mesma forma, ao selecionar um item que precisa ser montado, o jogo listará para você os itens necessários, e você pode comprá-los diretamente dali.

O grande objetivo desse sistema é permitir que o jogador tenha acesso a itens iniciais e os melhore gradativamente, sem a necessidade de vendê-los, afinal de contas, há um limite de 6 itens no inventário.

Implantes

Quando você formar seus 6 itens finais, ainda poderá torrar a grana que ganhar adquirindo implantes na loja.

Esses itens não ocupam lugar no inventário, e garantirão um bônus permanente ao seu personagem.

Os implantes tem custo-benefício ruim, e portanto só devem realmente ser almejados quando seu inventário já estiver completo.

Path to Glory

Além de todas essas progressões durante a partida, o jogo conta também com um sistema de progressão persistente chamado Path to Glory. O sistema é representado por uma árvore, onde em cada parte dela está presente uma conquista a ser liberada.

Ao completar uma tarefa, você destrancará algum bônus para suas próximas partidas, ou acesso a algum conteúdo restrito, bem como permitindo que você possa destrancar a conquistas acima da que liberou.

Através desse sistema, você liberará acesso ao modo de jogo Endless, skins para cada personagem, e acesso à dificuldade APOCALYMPICS.

Scoreboard

Ao final de cada fase, seu desempenho será quantificado, resultando numa pontuação final. Essa pontução é multiplicada por um fator baseado na dificuldade selecionada.

Você poderá ver o seu recorde pessoal em cada uma das fases, ou poderá ainda acessar a parte de Scoreboard para comparar sua pontuação à dos outros jogadores, podendo comparar a pontuação total, ou ainda a pontuação em detalhes por mapa.

Jogabilidade

MOBA

Nesse quesito, nada muito diferente dos MOBAs tradicionais, como League of Legends ou Dota 2: a grande maioria do controle do personagem é feito através do mouse, com o botão direito dando ordens de movimento ao personagem.

Você pode também usar o botão esquerdo para ativar botões da interface, ou selecionar unidades no jogo e ver suas informações.

Há também o recurso de teleportar-se para a base, apertando a tecla B.

Também é possível mandar um sinal no minimapa para aliados, com a tecla X.

Outra recurso que pode ser utilizado é a tecla A, que é o famoso "Attack Move" de jogos da Blizzard, atacando inimigos na direção do chão clicado e movendo-se na ausência de alvos.

Câmera

Por padrão, a câmera é presa ao personagem, mantendo sempre o personagem centralizado na tela.

Caso queira ver o que ocorre longe de você, apertando a tecla T irá soltar a câmera, ficando com um comportamento similar a jogos RTS: você poderá controlar a câmera posicionando o mouse sobre os cantos da tela, ou ainda utilizando as setas do teclado.

E mesmo com a câmera trancada ao personagem, é possível clicar e segurar o botão esquerdo do mouse em qualquer local do mini-mapa para ver o que está ocorrendo ali.

Você poderá ainda utilizar o scroll do mouse para mudar a distância da câmera.

Objetivo

Em Bloodsports.TV, o objetivo é impedir que os inimigos destruam o Silo de Mísseis, derrotando as ondas de oponentes que surgem nos pontos de nascimento dos inimigos.

Cada onda é composta por pequenas levas de inimigos, que podem surgir de diferentes pontos do mapa, conforme o mapa escolhido. Certas ondas terão um chefe, que virá logo no começo da onda.

Para auxiliar na defesa do silo, você contará com torres de posto avançado, locais que ao contrário do que o nome sugere, não atacam, apenas geram BoxBots, pequenos robôs que ajudam os Gladiadores como bucha de canhão na defesa.

Picture in picture

Sempre que acontece algo importante na partida, o jogo ativa uma área na interface que mostra uma outra câmera em uma porção da sua tela, com um texto abaixo e usualmente seguido de uma fala do narrador.

É um recurso muito interessante, especialmente pra quem está começando não deixar de perceber algo importante.

Após algumas partidas, caso ele incomode, você pode facilmente desativá-lo no menu do jogo.

Habilidades

As habilidades são ativadas respectivamente pelas teclas Q, W, E e R. Há também um atalho para aprendê-as sem utilizar o mouse, usando a tecla CTRL em conjunto com a tecla da habilidade desejada.

Quando a habilidade possuir algum sistema de alvo, o jogo mostrará tanto um círculo ao redor do personagem, delimitando a distância máxima de ativação da habilidade, bem como também a área de efeito da habilidade no local do cursor do mouse.

Você pode habilitar alternativamente nas opções o comportamento de Smart Cast, que eliminará esse processo de mira da habilidade, lançando-a automaticamente no local em que o mouse está quando ativada.

Além das habilidades do personagem, você também poderá ter itens com habilidade ativa, e utilizará as teclas de 1 a 6 para ativá-los.

Habilidades dos inimigos

Você terá visão plena das áreas de efeito das habilidades dos inimigos, podendo utilizar essa informação para desviar das mesmas.

Isso é mais importante ainda para os personagens da classe Regulator, que tem o papel de cancelar habilidades poderosas dos inimigos com atordoamento - especialmente os chefes.

Duração

As partidas podem ter duração muito variável, sendo essa escolhida pelo criador da partida.

As durações possíveis são 4 ondas, 7 ondas, 10 ondas, ou ainda infinita, que durará até que os gladiadores percam o silo eventualmente.

É possível acompanhar o número de ondas atual logo abaixo do mini-mapa.

Dificuldades

O jogo tem um total de 14 dificuldades, divididas em 4 ligas. Cada dificuldade adicional garantirá um bônus de vida e dano para os inimigos.

Já as ligas superiores garantirão ainda bônus de poder de habilidade, velocidade e resistência à atordoamento aos inimigos.

Morte

Morrer certamente faz parte. Você não perderá ouro ou experiência no processo, mas ficará fora da partida por um tempo, que pode ser visto acima do retrato do personagem.

Quando der o tempo, você será revivido em sua base, com vida cheia.

O diferencial é que é possível ser revivido por aliados próximos, para não ter de esperar tanto o processo.

Arte

Gráfico e interface

O jogo tem gráficos medianos para os padrões atuais: nada excessivamente detalhado, nem efeitos exagerados.

Talvez pelo próprio estilo visual do jogo, que é um misto de Krater (por estar situado no mesmo universo), e Borderlands (pelos conceitos de personagens, e pelo uso de Cel Shading ao redor dos personagens também).

A interface é extremamente parecida com a de MOBAs, com diversas informações agrupadas em posições específicas, e apesar de rústica, cumpre bem seu papel.

Sons e música

A trilha sonora é um pouco psicodélica, e encaixa-se muito bem no pano de fundo do jogo.

Os sons de combate são bem colocados, nada se sobressai muito e tudo é bem encaixado.

A única coisa que sobressai é a narração, e certamente após algumas partidas, irá ficar extremamente enjoativa. Felizmente, é possível reduzir o volume separadamente dos canais, podendo assim deixar o narrador e os sons da torcida mudos.

Cooperativo

Cooperativo online

Bloodsports.TV certamente deve preferencialmente ser jogado online, permitindo até 5 jogadores para defender uma partida.

Ao clicar para jogar, o jogo irá automaticamente mostrar a lista de salas criadas, onde você pode além de ver suas informações de andamento e opções, efetuar uma filtragem bem básica.

Entrando na sala, você cairá no lobby dela, onde poderá escolher seu personagem e verificar os jogadores que estão na partida e seus personagens, e ali já poderá conversar com os jogadores que estão dentro da partida, utilizando a caixa de chat no canto inferior direito.

Drop-in

Este é o ponto que mais gosto do jogo: é possível entrar em partidas em andamento! Nada de ter que esperar seu amigo terminar uma partida para poder jogar junto, como acontece em todo santo MOBA...

Ao entrar numa partida em andamento, você ganhará ouro e experiência extras para que possa sair da base e ter uma força proporcional ao desafio da onda atual.

Da mesma forma, você pode sair da partida quando quiser, seja lá por que motivo for, sem prejudicar ninguém: a dificuldade do jogo é baseada na quantidade de jogadores atuais na sessão.

Estratégia

A estratégia numa partida online muda muito, conforme o número de jogadores disponíveis, os personagens de cada um, e o mapa e dificuldade selecionados.

Por exemplo, com poucos jogadores, é provável que todos tenham que ser um pouco híbridos. Já numa partida completa e com classes bem divididas, é possível que cada um se especialize mais.

Esse é um dos pontos mais legais do jogo, que realmente não obriga composição fechada de time para funcionar, ao contrário dos MOBAs.

Veredito

Pra quem curtia mapas de Hero Defense no Warcraft 3, não tem o que discutir: Bloodsports.TV é uma tentativa de transformar mapa custom num jogo próprio!

Pra quem curte MOBAs também e gostaria de tentar uma abordagem diferente, mais cooperativa, sem sombra de dúvidas, também é uma boa pedida!

O grande trunfo, na minha opinião, é a inclusão de drop-in, tornando assim as partidas mais amistosas e com menos chances de um poder estragar a diversão dos outros.

Infelizmente, o jogo tem seus problemas: em especial, a falta de atualizações reduz rapidamente o interesse dos jogadores.

Em consequência disso, o número de jogadores é sempre baixo, o que para um jogo cooperativo online é fatal.

Dessa forma, só posso recomendar o jogo caso ele venha a ter alguma atualização que desperte o número de jogadores online, ou caso você tenha amigos e possa dividir um 5 Pack!

Comentários