As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Assault Android Cactus

O gênero de Twin-Stick Shooters nunca teve grandes inovações, certo? Até agora! Assault Android Cactus chegou pra arrebentar tudo.

Como fazer um jogo que você não morre se levar tiro, mas ainda manter o desafio? Os três integrantes da pequenina desenvolvedora australiana Witch Beam acertaram em cheio!

Muitos personagens, cada um com sua própria jogabilidade. Muitos modos de jogo. Corrida por pontuação. Conteúdos destrancáveis variados. E pra terminar, cooperativo local para até 4 jogadores. Confira!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Twin-Stick Shooter
Desenvolvedora Witch Beam
Publicadora Witch Beam
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 23/09/2015
Versão analisada 150922d
Data da análise 24/09/2015
Processador Intel Core 2 Duo Intel i5
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 1 GB
Vídeo Intel HD 4000 NVIDIA GeForce GTX 275
AMD Radeon HD 6850
Direct X 9.0c

Enredo

Prólogo

A protagonista do jogo é a androide Cactus, enviada para vasculhar o cargueiro Genki Star, que estava em silêncio à 3 dias.

Chegando no cargueiro, você terá um pequeno tutorial para aprender os comandos e sistemas do jogo.

Concluindo o tutorial, descobre com os outros androides que todos os robôs da nave ficaram loucos há 2 dias. O objetivo dos androides é chegar ao núcleo da nave para retomarem controle, mas para isso, terão que passar por centenas de milhares de robôs homicidas que estão no caminho.

Campanha

A campanha consiste de 25 estágios, divididos em 5 zonas sequenciais. Ao final de cada zona, há um confronto com um chefe.

A tela de seleção de estágio permite que você ande livremente pelo mapa da zona, e visite fases anteriores ou veja detalhes delas.

Estranhamente, o jogo te dá a opção de pular as fases de uma zona, e ir direto para a última.

Progressão

Personagens

De começo, você terá 4 personagens para escolher, mas também liberará um novo personagem a cada zona que finalizar na campanha.

Os personagens não possuem nível ou algo do gênero, sem nenhuma progressão permanente sobre eles, mas afetam muito a jogabilidade.

Modos de jogo

Além do modo campanha, você irá ter acesso a mais 3 modos de jogo.

Finalizando o tutorial, liberará os modos de jogo Infinity Drive, um desafio infinito onde você deve aguentar o máximo que puder, e Daily Drive, um desafio diário onde disputa-se pontuação com os outros jogadores.

Ao zerar a campanha, liberará também o modo Boss Rush, onde você deverá enfrentar todos os chefes do jogo em sequência, sem nem poder respirar!

Pontuação

Um grande incentivo a ir bem nas fases, em qualquer um dos modos de jogo, é a pontuação recebida ao seu término, proporcional ao seu desempenho. Além da pontuação numérica, o jogo te dará uma avaliação.

A pontuação leva em conta o tempo para a conclusão da fase, número de inimigos mortos, número de inimigos mortos em sequência, e quantas vezes você foi derrubado.

Sua pontuação é automaticamente enviada aos servidores, e logo você já pode ver o quão foi bem em relação aos outros jogadores. Também é possível comparar a pontuação apenas com amigos.

Assim que você obtém seu primeiro rank S+, matando todos inimigos da fase num combo só e sem morrer, o jogo libera a opção Pro Mode, que coloca um indicador para você saber se é possível ou não obter o rank S+ na fase.

Créditos

Toda pontuação ganha nas fases é convertida em créditos, uma moeda cumulativa do jogo, utilizada para liberar informações, artes e opções no jogo, através do menu Collections na tela inicial.

Informações podem ser compradas no Codex do jogo, que é dividido em Bestiário, Personagens e Auxiliares. Na aba auxiliares, todas as informações devem ser compradas pelo jogador. Já as artes podem ser compradas e visualizadas na Art Gallery.

EX Options

Certamente, o melhor local para gastar seus raros créditos é nas EX Options. Além de serem bem caras, são opções que impactam diretamente no jogo.

Você pode liberar câmera de primeira pessoa e câmera isométrica, além de 3 filtros visuais. Há também a opção de remover a HUD do jogo, e fazer com que a música varie de velocidade conforme a ação do jogo. Também dá pra reduzir o cabeção dos personagens.

As últimas 4 opções são mais interessantes ainda: a possibilidade de colocar bots como jogadores adicionais, ou ainda, aumentar a dificuldade do jogo proporcional ao número de jogadores determinado, mesmo jogando sozinho. Também há uma opção que permite pegar personagens duplicados, e a última troca as armas secundárias por Mega Weapons. Essas últimas opções desabilitam o salvamento de pontuação nas fases.

Jogabilidade

Comandos

O jogo possui pouquíssimos comandos, rapidamente cobertos durante o tutorial: você controla seu personagem utilizando WASD ou as setas, e controla o tiro com o mouse, utilizando o botão esquerdo.

Ao apertar a barra de espaços ou botão direito do mouse, seu personagem troca de arma. A arma secundária fica sobreaquecida com o uso, e resfria quando você mantém sua arma primária em suas mãos.

Um detalhe importante: toda vez que o personagem troca de arma, seja da primária pra secundária ou vice-versa, ele realiza uma pequena animação, que deixa o personagem invulnerável por pouco tempo.

No momento, os comandos não podem ser reconfigurados, mas isso deve ser revisto em breve. Naturalmente, o jogo conta com suporte a joysticks.

Androides

Como mencionado anteriormente, são ao todo 9 personagens, e cada um deles possui sua própria arma primária e secundária.

Essas armas afetam diretamente sua jogabilidade, pois não só possuem velocidades, alcances e danos diferentes, mas também mecânicas e padrões próprios e únicos.

Só pra fins de exemplo, tem um personagem que o tiro primário faz um robô aliado dele girar e ir para frente, e ele deve controlar o local em que esse seu robô gira matando inimigos em área. Complexo o bastante?

Fases

Vale ressaltar que as fases em geral são arenas fechadas, onde inimigos aparecem em ondas, e após matar o último inimigo de uma onda, vem a próxima.

O interessante é que a cada onda, o layout da fase muda levemente, criando obstáculos, ativando esteiras, e assim por diante.

Quando você estiver próximo de encerrar a fase, aparece um contador de inimigos restantes na parte inferior da tela.

Bateria

Outro ponto único no jogo é que você não morre se tomar tiros, e sim se sua bateria acaba. O personagem possui sim uma barra de vida, e se perder toda ela, será nocauteado, e pode levantar em seguida.

O medidor de bateria é localizado no centro do topo da tela, e decai o tempo todo. Para sobreviver, você deve matar inimigos, que ocasionalmente derrubam recargas que irão recuperar sua bateria.

A barra de bateria dura 1 minuto, e recargas recuperam 25 segundos. Se a bateria acaba, você perde a fase, e deve começá-la desde o começo.

Itens

Além de recargas de bateria, os inimigos derrubam também energia branca e orbes de power-ups.

A energia branca irá encher a barra de sua arma primária, fazendo-a passar de nível, aumentando muito sua potência. Se você ficar muito tempo sem pegar energia, essa barra irá cair, e você perderá sua força. Se você for nocauteado, perderá toda a energia de uma vez.

Já os orbes possuem cores e ícones, e alternam a cada 5 segundos entre eles: Vermelha, Amarela e Azul. A vermelha coloca dois robôs atirando ao seu lado, a amarela garante asas aumentando sua velocidade, dando chance de evasão e atraindo itens, e a azul recupera sua vida, te garante invencibilidade, e imobiliza inimigos, aumentando o dano que eles tomam. Todos os power-ups são temporários.

Chefes

As lutas com chefes são muito divertidas. Basicamente, a vida do chefe é dividida em partes, e sempre que você arranca uma das barras, o chefe muda de estágio, alternando seu comportamento, e derrubando uma recarga de bateria.

Cada chefe tem suas próprias mecânicas, mas na maioria das lutas, o jogo transforma-se num bullet hell, com tiros pra todos os lados, te forçando a se movimentar constantemente, forçando o jogador a desviar o máximo que puder, e ao mesmo tempo, ser o mais agressivo que puder, pois a bateria não para de cair!

Praticamente todos os encontros são bem desafiadores, e alguns podem acabar te fazendo trocar de personagem e tentar novas táticas.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos cartunescos um tanto modestos para os padrões de hoje, mas num bom patamar para jogos indies. As animações são bem detalhadas, e certamente somam muito no resultado final do jogo.

O trabalho com a interface foi excelente: mostra muitas informações, tudo bem separado e dividido, e nada obstrusivo.

Sons e música

A trilha sonora é muito legal, e combina muito com o clima de ação do jogo.

O som não fica nada atrás: o jogo possui muitos indicadores sonoros, para ilustrar perigos iminentes e facilitar a reação dos jogadores. Muito bom!

O bônus é que disponibilizaram seções de Jukebox para ouvir as músicas do jogo, e Sound Test para ouvir todos os sons - como muitos jogos clássicos de videogame faziam.

Cooperativo

Assault Android Cactus pode ser jogado cooperativamente em todos os seus modos, em até 4 jogadores locais.

Os jogadores extras deverão entrar na tela de seleção de personagens, pois o jogo não conta com drop-in.

Por padrão, não é possível escolher personagens iguais. Para contornar essa limitação, pode-se comprar e ativar a respectiva EX Option.

A bateria é a mesma para todos os jogadores. Isso faz com que o jogo seja amigável, pois um jogador extra ruim não irá morrer. Ao mesmo tempo, isso irá exigir que os outros jogadores compensem sua deficiência, caso contrário a bateria vai acabar.

A dificuldade do jogo é proporcional ao número de jogadores na partida, portanto quanto mais jogadores, mais bichos na tela e chefes com mais vida.

A câmera é fixa para todos os jogadores - caso os jogadores se separem, a câmera irá se afastar para mostrar todos jogadores.

Terminando a fase, o jogo mostrará a pontuação individual de cada jogador, colocando uma coroa sobre o vencedor. Isso pode incitar uma competição amigável entre os jogadores. Todas as pontuações do jogo são separadas conforme o número de jogadores.

Veredito

Vou ser sincero: o jogo foi uma grande surpresa para mim. Fazia muito tempo que uma luta com chefe não fazia meu coração disparar assim...

Apesar do jogo não ter grandes progressões, ele é em essência um jogo arcadesco, onde o foco é a diversão e o desafio.

Ainda sim, conta com uma variedade de modos de jogo, sem contar as câmeras destrancáveis, que basicamente mudam completamente a jogabilidade.

O trabalho com os personagens também foi excelente: cada um é realmente um personagem único, e jogar com cada um deles é outro jogo.

A mecânica de bateria ao invés da usual vida também merece ser reconhecida, pois transformou o jogo numa corrida contra o tempo, e te força a jogar na ofensiva o máximo possível.

O resultado é muita ação e adrenalina, muito bem sincronizada com as músicas do jogo. Não bastasse isso tudo, ainda tem cooperativo local para 4 jogadores, em todos os modos! Muito bem recomendado!

Comentários