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Análise / Review: Warframe

Que tal utilizar armaduras futurísticas, fazer acrobacias, e aniquilar hordas de inimigos utilizando de armas de fogo ou mesmo uma espada? Ainda, podendo jogar com mais 3 amigos, e sem gastar nenhum tostão?

Warframe é um jogo que, ainda em Open Beta, surpreendeu a todos, pela sua qualidade altíssima em todos os aspectos.

Alerta: o jogo mudou MUITO desde a versão em que foi analisado. Tenha todas as informações como base, mas com certeza, 99% do que está aqui não é exatamente como está no jogo!

Ficha Técnica

Gênero TPS (Tiro em Terceira Pessoa)
Ação
Desenvolvedora Digital Extremes
Publicadora Digital Extremes
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 25/03/2013
Versão analisada 7.6
Data da análise 02/04/2013

Requisitos Mínimos

Processador Intel Core 2 Duo e6400
AMD Athlon x64 4000+
Memória 2 GB
Espaço em Disco 10 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8600 GT
Vídeo (AMD) Radeon HD 3600
Direct X 9.0c

Enredo

Num futuro muito distante, o sistema solar encontra-se em conflito.

Dominado pelos Grinners, uma civilização inter-estelar que tem a Terra como trono de seu império.

Alguns planetas são controlados pelos Corpus, uma corporação de humanos que operam rotas de comércio no sistema, e utilizam de máquinas para representá-los em combate.

Há ainda a Infestação: uma praga que afeta Grinners e Corpus, criada como arma de guerra, que perdeu o controle e corrompe planetas e naves pelo sistema.

Você é um Tenno, descendente de uma raça antiga que viveu na Terra há muito tempo – raça de guerreiros que utilizam lâmina e armas, mestres da tecnologia Warframe – que foi recém-acordado em sua câmara de criogenia por um motivo desconhecido.

Sua salvação é seguir a Lotus, que te acordou, e parece saber muito mais sobre Warframes do que você – que perdeu sua memória durante a criogenia.

Pra ser sincero, esse enredo é bem oculto e vago. O jogo não deixa bem claro o que está acontecendo, os personagens não parecem ter uma motivação bem definida. Basicamente tem uma guerra acontecendo, e você é um peão nela.

Você terá várias e várias missões no sistema solar, onde fazer uma libera uma ou mais missões em geral, inclusive o caminho para outros planetas, onde há mais missões ainda.

Progressão

O jogo conta com várias linhas de progressão, algumas um tanto originais. O sistema mais óbvio de progressão é a afinidade: toda vez que você faz alguma ação significativa no jogo (como matar um inimigo, hackear um painel, etc), você ganhará pontos de afinidade. Afinidade é uma experiência com warframes, sentinelas e armas que você possui.

Se você utilizar uma arma específica para matar inimigos, ganhará mais pontos de afinidade com ela. Passar de nível de afinidade com um equipamento irá liberar 1 mod power para aquele equipamento (que permitirá a aplicação de mods nele).

Também é possível ganhar afinidade com o Warframe ao usar seus poderes em inimigos, completar desafios e objetivos. As afinidades garantidas ao Warframe desse modo são aplicadas mesmo que você falhe na missão.

Afinidade

Porém, a afinidade ganha por outras fontes só é de fato aplicada caso você complete a missão com sucesso (portanto é possível você ver uma arma passando de nível, não completar a missão, e surpresa – você não passou de nível!).

Outra fonte geral de afinidade são os orbes de afinidade, que garantem ao usuário que pega ela 100 pontos de afinidade ao Warframe. Estes orbes caem aleatoriamente de contêineres destruídos, ou ao abrir armários, junto com orbes de vida ou energia.

Como dito, o papel principal de passar de nível de afinidade (que vai ao máximo de nível 30) é liberar mod power… e o que diabos é isso?

Mods

Mod power permitirá a inserção de mods nos seus equipamentos, incluindo seu warframe. É aqui que ocorre de fato o processo de ficar forte com níveis: os mods em geral fornecem bônus passivos (com a exceção de 4 mods de warframe que habilitam o uso de até 4 skills ativas distintas para cada Warframe), que melhoram sua eficiência em combate.

Esses mods são dados como recompensas em fases, e aleatoriamente caem de inimigos. Dessa forma, não adianta apenas ganhar afinidade sem possuir mods bons, tal qual não adianta possuir mods sem ter nível de afinidade para utilizá-los.

Todo mod possui um custo (mostrado à direita, na carta dele), e para equipá-lo no equipamento, por via de regra, é necessário ter esse montante de capacidade liberado. Naturalmente, cada nível de afinidade libera 1 ponto de mod power.

Porém, os mods possuem uma polaridade, revelada no jogo pelo ícone no canto superior direito da carta. Caso você equipe este mod num slot de mods do equipamento de mesmo ícone, esse mod terá seu custo reduzido em 1/2. Caso equipe um mod num slot de polaridade diferente, seu custo será elevado em 1/3.

Outro sistema interessante sobre mods é a possibilidade de fusão. Para fazer a fusão num mod, você irá sacrificar outros mods para melhorar o nível de um mod.

À esquerda das cartas de mods, existem retângulos minúsculos pretos. A quantidade de retângulos representa o nível máximo do mod. À medida que você fusionar outros mods nele e ele subir de nível, os retângulos pretos serão substituídos por retângulos brancos, indicando portanto o nível atual do mod.

Aumentar o nível de um mod por meio de fusão irá aumentar sua eficiência, mas também irá aumentar seu custo de mod power para ser equipado.

Portanto, é essencial “farmar” mods, não só para ter um arsenal de mods maiores e poder equipá-los conforme sua estratégia, mas também para gastá-los na fusão de mods que você considera melhores.

Um ponto que não é revelado no jogo é que os mods escolhidos para fusão afetam o quanto da barra de fusão será cheia. Se você fusionar um mod duplicado, aumentará a barra em 4x. Usar um mod de mesma polaridade irá aumentar em 2x, e um mod não relacionado aumentaria em x apenas. O nível do mod fusionado também entra nessa equação.

Mercado

Ok, chega de falar de mods! O que mais temos? O jogo conta com duas moedas: créditos (que é a moeda regular, ganha ao passar de missões, achada nas fases, etc) e platinum (moeda VIP, comprada por microtransações).

Créditos são utilizados para comprar itens, armas, durante a fusão de mods, etc. Platinum permite ter acesso a certos itens exclusivos e outras comodidades (como maior “inventário” de armas e warframes, paleta de cores para pintar armas e warframes, etc).

E ai entramos num ponto interessante: armas e warframes. Você começa o jogo com um Warframe (Excalibur, Loki ou Volt, você escolhe), uma arma principal (Rifle MK1-Braton), uma side-arm (Pistola LATO) e uma arma melee (Skana). Você pode adquirir novas armas e warframes, e equipá-los – basta ter o crédito ou platinum necessário para a aquisição dos mesmos.

Também há um slot para Sentinelas, que são espécies de pets robóticos que seguem o personagem e o auxiliam nas fases, que como citado anteriormente, também passam de nível de afinidade, e podem ter mods equipados.

Forja

Além da via normal de comprar diretamente os objetos, vários itens precisam ser fabricados. Para isso, o jogador precisa obter os “blueprints“, que é o “projeto” de construção do item, ter os recursos necessários para a construção (minerais, objetos, etc, além de créditos), e mandar construir, o que leva umas boas horas para ser finalizado.

Construir um Warframe, além de precisar dos Blueprints dele, exigirá 3 blueprints distintos: um da carcaça, um do capacete, e um dos sistemas do Warframe. Imagine a trabalheira que dá!

Portanto, só nisso já vemos que cabe ao jogador farmar créditos, blueprints e recursos

Artefatos

Também temos os Artefatos: um jogador ganha um artefato em fases raras, que abrem no menu de “alertas” na seleção de fases aleatoriamente. São fases bem difíceis, que para o jogador ter acesso, precisa ter aberto a região do mapa onde o alerta foi gerado. Ou seja, quanto mais você tiver aberto planetas, mais provavelmente terá acesso a novos alertas.

Esses artefatos provêem bônus passivos a toda a party, melhorando a eficiência em combate, ou mesmo as recompensas das fases.

Mastery

Por fim, a última linha de progressão é a Mastery, que é basicamente um nível da sua conta. Para ganhar XP de mastery, é necessário ganhar níveis de ranking de afinidade com diversos equipamentos – portanto, quanto mais warframes e armas usar, mais rapidamente vai avançar nessa progressão.

Quando você preenche a barra de mastery, ainda não passa de nível automaticamente – deve clicar no canto superior esquerdo, onde será avisado que precisará passar de um desafio. Se você falhar nesse desafio – um mapa de realidade virtual construído pela Lotus – terá de aguardar 24 horas para tentar novamente.

Infelizmente, apesar de ser tão difícil de conseguir, mastery não aparenta ter tanta utilidade, senão liberar acesso a certos Warframes e armas, que possuem pré-requisito de nível de Mastery para poderem ser liberados.

Enfim, é um sistema complexo, com vários ramos interligados que servem para possibilitar a progressão no jogo em várias vias, para todos os gostos. Praticamente tudo que você fizer enquanto joga resultará numa melhora do seu personagem.

Jogabilidade

Third person shooter

Como falado, a visão é em terceira pessoa, com a câmera ao lado do personagem. O lado em que ela fica pode ser trocado com a tecla de reverter a câmera – útil em situações de corredores e esquinas, onde você está se escondendo de fogo inimigo e quer ter visão dele.

A jogabilidade é bem fluida – em momento algum parece que você controla uma armadura metálica – parece mais um samurai fugido de um anime sangrento. Não só pela velocidade, mas também pelas acrobacias!

O jogo conta com muitas delas: piruetas, wallruns, cambalhotas aéreas, deslizadas no chão enquanto atira-se para os lados… é tudo muito belo, quase num nível de ginástica olímpica.

Os comandos são muito bem responsivos também – apesar de que é muito botão para desempenhar essas ações, mas é um fator que recompensa quem sabe jogar bem.

O mouse é utilizado para girar a câmera, com a mira centralizada na tela. Você sempre terá uma arma de longo alcance selecionada, e pode alternar entre a arma principal e sidearm com um botão. Botão esquerdo atira, botão direito deve ser segurado para mirar, aumentando a precisão e fornecendo um leve zoom.

Corpo-a-corpo

Para bater com a espada, você deve usar o botão de ataque melee. A vantagem desse sistema é que você consegue mais facilmente usar intermitentemente tiros e espadadas.

Além de bater rapidamente apertando este botão, é possível carregá-lo para dar uma espadada mais poderosa. Também é possível desferir golpes diferentes, pulando e usando o botão melee no ar para derrubar inimigos, ou usando espadada durante a deslizada no chão (ou no ar) que faz um movimento de girada com a espada, tudo muito belo.

Habilidades

Sobre as skills ativas mencionadas anteriormente, cada Warframe possui 4 skills únicas, que gastam energia para serem usadas. Para utilizar essas skills, o Warframe deve ter o mod correspondente da skill equipado, e ai existem duas configurações para ativação de skills.

Pode-se permitir que ao clicar no botão da skill ela seja selecionada apenas, e outro botão ative-a, ou você pode marcar a opção de “Usar habilidades ao selecionar” para ativá-las imediatamente. Particularmente, prefiro a segunda opção.

Objetivos

Nas fases, você deve orientar-se pelo mini-mapa, que sempre aponta a direção do objetivo (ou objetivos) da fase. O tipo de objetivo pode ser visto antes mesmo de começar a fase – no mais, basta seguir as orientações (e ouvir os alertas) da Lotus.

Você tem a opção de ir diretamente aos objetivos, e fazer o famoso “rush” de fases, sem nem preocupar-se em matar todos inimigos – ou ainda pode passar lentamente, explorando toda a fase (tendo em mente que em muitas, pode haver um respawn infinito se você revisitar as mesmas zonas).

E por falar em fase, o jogo conta com um sistema dinâmico de geração de fases – ou seja, a cada visita na mesma fase, ela terá um layout diferente – a única constante é a dificuldade, a raça de monstros e a missão principal dela. Pra ser sincero, nem a missão principal: eventualmente, a Lotus pode mudar a missão principal da fase durante seu andamento. Ou seja, nada de enjoar!

Missões

  • Assassination: você deve encontrar um inimigo e matá-lo. Mas não é um inimigo qualquer: sempre são chefes dos planetas! São muito jogadas pois são a melhor fonte de recursos raros, e a única fonte de blueprints de warframes.
  • Capture: você deve encontrar um alvo, incapacitá-lo e capturá-lo. É um objetivo estranho, afinal você “captura” o alvo com uma animação como se ele estivesse em chamas, e ele desaparece. Seria uma pokebola robótica futurística?
  • Deception: você começará a fase do lado de um datamass, e deve carregá-lo até o painel de navegação da nave, e fazer upload com o datamass de alguma informação. Algumas vezes, após concluir o objetivo, começará um timer na fase, que felizmente ainda não descobri para que serve (e nem pretendo, deve falhar a missão).
  • Endless Defense: você deve proteger um cryo pod de ondas de inimigos. Após 5 ondas, você tem a opção de deixar o local e receber uma recompensa, ou continuar lutando, com a dificuldade aumentando (bem como qualidade da recompensa).
  • Mobile Defense: é uma mistura de Deception com Endless Defense. Você deve carregar um datamass, e quando coloca ele no local, deve defender o painel enquanto este é hackeado de ondas de inimigos.
  • Exterminate: Há um contador de inimigos na fase, e você deve exterminar todos. Mais simples, impossível.
  • Raid: Você deve encontrar um artefato, pegá-lo e fugir do local.
  • Rescue: Você deve chegar numa prisão, libertar o refém, e conduzi-lo até a saída da fase. Cuidado, pois ele pode morrer! É muito raro, mas acontece, especialmente se ele for deixado para trás…
  • Sabotage: Você deve encontrar o reator da nave e destruí-lo. Como ocorre em Deception, há uma chance do evento iniciar um timer para a extração.
  • Spy: Você deve hackear 4 terminais, e carregar o Datamass que é liberado em cada um deles.

Hack

Ah sim! O jogo também conta com um mini-game que deve ser desempenhado em alguns momentos nas fases: um inimigo pode iniciar um lockdown ao te detectar, fechando e travando portas, e então é necessário achar um terminal e hackeá-lo para ter acesso à fase!

Também é necessário hackear em alguns objetivos no jogo. É um puzzle simples, onde você deve fechar os circuitos, ligando as linhas presentes nas peças, girando elas com cliques do mouse. É uma boa distração em meio aos pipocos constantes…

Arte

Gráficos e interface

O jogo utiliza a engine Evolution, criada pela própria Digital Extremes, que achei muito leve. As configurações de vídeos são muitas, e toda alteração nela é aplicada imediatamente.

Portanto, o jogo acomodará as placas simples, com um gráfico bom porém sem efeitos, e usuários com placas mais poderosas poderão desfrutar de vários efeitos e shaders para embelezar o jogo.

Sons e música

Os sons de pegar itens são muito parecidos, o que as vezes induz ao erro (como o som de orbes, que é sempre o mesmo, não importa se de vida, energia ou afinidade), e de skills em geral também são sons reciclados que tiram um pouco do potencial de identificar melhor o que está acontecendo com base nos sons.

As músicas são boas, muito intensas, e o som de tambores de batalha começa sempre que vem uma leva de inimigos. Juntamente com os anúncios constantes da Lotus, que anuncia inimigos fortes próximos ou horda de inimigos se aproximando, fica algo muito intenso, onde retira-se um pouco da surpresa (e sustos), mas recompensa-se com uma imersão, um preparo entre os momentos de calmaria e batalha.

Cooperativo

O jogo é altamente cooperativo – até por não ter um modo competitivo no momento. Você pode jogar missões e achar grupos novos, clicando numa missão que deseja ir e aguardando jogadores avulsos que também queiram iniciar naquela missão. É possível também criar “parties” fechadas, e jogar coletivamente. E claro, há a opção de jogar solo, para os mais anti-sociais.

Caso em um grupo cada jogador deseje entrar em um mapa diferente, o jogo vai escolher um mapa aleatório dentre os escolhidos.

Porém, jogar em grupo é sempre melhor! Tanto porque aumenta significativamente o desafio, como também porque os itens derrubados são coletivos – quando um mod cai, cai um pra cada jogador, no mesmo local! Tanto que é possível sinalizar para os outros jogadores um local no mapa, o que facilita que outros também peguem os mods derrubados.

Não há friendly-fire, porém caso um amigo esteja em sua frente, seu tiros não irão atravessá-lo. Portanto, fique ciente disso! Um posicionamento inconveniente certamente irá prejudicar alguém.

O jogo conta com drop-in/drop-out, então é possível entrar numa fase em andamento, contribuir e ser recompensado nela. Também é possível pular fases do sistema, se um jogador que tenha liberado outras fases iniciar nela, outros que ainda não a tenham liberado podem ter acesso à mesma e concluir a fase.

Infelizmente o jogo ainda não permite trade entre jogadores, mas aposto que eventualmente isso será implementado, mesmo que com alguma restrição.

Há também um sistema embutido de voice chat, permitindo aos jogadores conversarem por voz no jogo – algo útil para muitos, especialmente se for jogar com desconhecidos.

Ressalto que o jogo é hosteado por um dos jogadores do grupo, e portanto jogar com pessoas próximas resulta num jogo quase sem lag, porém jogar com gringos sempre reduz um pouco a diversão pelo delay inevitável… ou seja, um motivo a mais pra chamar um amigo e jogar junto!

Também é possível reviver aliados caídos, o que facilita um pouco o jogo em relação ao modo solo, porém ainda é bem difícil, isso eu garanto!

Free to Play

Por sugestão de um dos leitores, vou esclarecer aqui qual a vantagem de se pagar no jogo, e as limitações de ser um jogador Free to Play, afinal, muitos jogos gratuitos são “pay to win”.

Como citei anteriormente, o jogo possui uma moeda vip, chamada de Platinum. Todo jogador recebe 50 Platinum gratuitamente, ao criar a conta e entrar no jogo.

Ela pode ser utilizada para comprar Warframes, Armas, Esquemas (Schematics), Packs de Mods, Pets, Catalysts e Reactors, Capacetes de Warframes e itens cosméticos (como paletas de cores extras), além de slots extras de Warframe e Armas.

Um jogador Free to Play pode ter acesso a quase tudo isso – exceto paleta de cores. Porém, é muito mais trabalhoso: para construir um Warframe novo, o jogador free terá de “farmar” componentes, schematics e dinheiro. Mesma coisa para a maioria das armas.

As únicas coisas que não são acessíveis a um jogador free, de fato, são as paletas de cores. Os slots extras de Warframes/Armas também não podem ser adquiridos sem gastar Platinum, porém considerando que você começa com 50, pode gastar destes 50 para este fim (recomendo, é o melhor uso. Não façam como eu fiz, gastei 45 comprando um pack de mods…).

Não há nenhuma restrição de fases para jogadores free, como ocorre em muitos jogos free to play (em especial MMORPGs), portanto você poderá aproveitar 100% do jogo numa boa.

Adquirir armas e warframes novos é trabalhoso, sim, porém constitui um dos objetivos do jogo, e requer planejamento. Comprar estes com Platinum serve apenas pela comodidade, caso você não disponha de muito tempo para jogar, ou seja impaciente.

Warframes e Armas compradas com Platinum já vem instalado com um Orokin Catalyst (Warframe) ou Orokin Reactor (Armas), que efetivamente duplicam a capacidade máxima de mods. Porém, estes itens podem ser adquiridos no jogo! Com muito custo, seus schematics podem ser dados como recompensa de login diário, e ai basta fazê-los! Eu jogo há pouco mais de 1 semana, e já tive acesso a um de cada, por exemplo.

Para os jogadores free, recomendo visitarem a Wiki do jogohttp://warframe.wikia.com/ – para terem acesso à lista de componentes necessários para cada arma/warframe, bem como localizações de onde farmar determinados itens.

Veredito

Ainda em Open Beta, Warframe já destacava-se facilmente, com sua jogabilidade intensa, imersão e progressões múltiplas, tudo isso ainda sendo de graça!

Eu recomendo muito o jogo para os amantes de jogos de ação, tiro e espadas… certamente todo mundo poderá aproveitar algum aspecto do jogo, e aventurar-se pelo sistema solar.

Ainda há alguns bugzinhos leves, como falhas em identificação de objetivos no minimapa, dessincronizações entre host e jogadores, e outros, mas nada que impeça a diversão ou inviabilize o jogo.

Se está na dúvida, não custa baixar o jogo e testar!

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