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Análise / Review: Two Worlds II

Two Worlds II é um ARPG com diversos elementos de RPG, possui vários modos multiplayer, incluindo cooperativo com suporte a 8 jogadores, e muitos sistemas originais, interativos e divertidos.

Com seus gráficos belíssimos, ausência de classes e progressão variada, é um excelente título de sucesso, muito bem equilibrado entre ação e RPG. Interessado?

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Desenvolvedora Reality Pump
Publicadora TopWare Interactive
Cooperativo Online 8 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 12/11/2010
Versão analisada 1.3.5
Data da análise 21/02/2013
Processador 2 GHz Dual Core
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 8 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce 8800 GTX
Vídeo (AMD) Radeon HD 2900 GT Radeon HD 2900 Pro
Direct X 9.0c 10.0

Enredo

Prólogo

A história se passa 5 anos após o término do Two Worlds, e o herói é um prisioneiro em uma das masmorras do castelo de Dandohar.

O herói é então resgatado por Orcs, para sua surpresa, e é onde você começa sua jornada. O objetivo é destruir o mago Gandohar, investigando seu passado para descobrir alguma fraqueza sua, e resgatar sua amada irmã, Kyra.

Este é o enredo principal da história no modo singleplayer. Devo salientar que o jogo apresenta alguns personagens memoráveis, mas também um humor nada sutil em muitas quests - numa bem "polêmica", uma personagem pede ao jogador que alimente seu marido, que é um morto-vivo.

No mais, é a fórmula de ARPG com muitos elementos de RPG, um mundo aberto repleto de aventuras, loot, e sangue a ser derramado. Afinal, quem salvaria o mundo, se isso não desse xp?

Progressão

Níveis

Pra começar, sistema de nível. O jogo aparenta não ter um nível máximo - apesar de que no singleplayer o conteúdo acaba lá pelo nível 40 ou 50, e como esperado, ganha-se XP matando monstros e completando missões.

Ao passar de nível, o jogador é agraciado com 4 pontos de atributos e 2 pontos de skills. Atributos são 4: Endurance (aumenta vida e peso máximo), Strength (aumenta dano corpo-a-corpo), Accuracy (aumenta dano com arcos) e Willpower (aumenta mana, regeneração de mana e dano com magia). Bem simples, mas bem funcional.

Skills

Já as skills, são divididas em 6 grupos: Warrior, Ranger, Mage, Assassin, Crafting e General. Cada uma dessas categorias possui de a 5 a 12 skills. O jogador começa com algumas skills habilitadas, e só pode aumentar o nível dessas skills (que vão até nível 10).

Para aprender uma skill nova, é necessário achar (ou comprar, provavelmente) um Skill Book da skill em questão. Isso deixará a skill nível 1, e te permitirá usá-la e investir pontos nela posteriormente.

Uma boa dica: é possível resetar skills facilmente no jogo, por um preço irrisório. Portanto, fique a vontade para testar novas combinações sempre!

Algumas skills são ativas, e possuem um cooldown de uso. Outras são passivas, e são usadas automaticamente quando possível. Skills servem para melhorar a habilidade de combate, melhorar itens, sobrevivência, enfim, um pouco de tudo.

Outra adição legal no jogo é possível ganhar pontos de skills adicionais, matando monstros ou utilizando skills. Portanto, busque fazer um pouco de tudo! Com certeza, valerá a pena.

Itens

E claro, as progressões essenciais de ARPG: itens e dinheiro. Itens caem de monstros, comprados de vendedores ou achados em baús, e podem ser melhorados (e muito) com skills de crafting. É possível você desmantelar itens, o que irá gerar materiais (como ferro, madeira, etc) a serem usados para melhorar outros itens.

Melhorar itens, além de aumentar seus stats (dano para armas, proteção para armaduras e roupas), também irá liberar "slots" nos itens, que poderão ser usados para colocar cristais.

Cristais

Cristais são encontrados ou comprados, e podem ser fusionados com auxílio de uma skill, e servem para fornecer skills, atributos, proteção ou dano extra.

Magia

Outro item, fundamental para magos, são as cartas de magia. Essas cartas são postas em amuletos, e organizadas e combinadas, geram efeitos de magia. Sim, o jogador cria magias, relacionado cartas de elemento e de efeito.

É um sistema genial, que permite magias diversas, e dá ao jogador um senso de descoberta na magia. Portanto, para um mago, é essencial adquirir cartas, para poder criar magias mais fortes e variadas.

Reagentes

Ah, reagentes. Ao andar livremente no mapa, você encontrará várias plantinhas bonitinhas espalhadas pelo mundo, de todas as cores e tamanhos, e você pode pegá-las. Para quem servem? Você pode vendê-las, ou pode misturá-las livremente e criar poções (caso possua a skill apropriada). É um método interessante, que permite criar poções conforme sua necessidade, personalizar efeitos e durações, etc.

Por fim, dinheiro. Usado pra tudo, nunca é demais, não é? Além dos usos óbvios, em multiplayer dinheiro pode ser usado para trocas entre jogadores, e também é essencial no modo vila (que será abordado posteriormente).

Acima de tudo, o grande mérito na progressão do jogo é que todo item tem utilidade, tudo deve ser juntado, e isso tudo colabora com o fato do jogo estimular personagens híbridos, que fazem de tudo um pouco.

Jogabilidade

Combate corporal

O jogo tem uma jogabilidade muito boa, em terceira pessoa. Vários botões são multifunção (como o botão direito, que pode ser segurado enquanto anda-se para o personagem correr, se usado com o personagem parado ele anda escondido, e se usado em modo de combate, bloqueia ataques), e podem ser um pouco confusos de começo, mas com certeza acabam facilitando quando acostuma-se com eles.

O combate corpo-a-corpo é feito semi-manualmente - o jogador ataca numa direção, e pode acertar vários inimigos simultaneamente. Porém, as vezes a jogabilidade é meio travada nisso, pois o jogador executa movimentos de ataque, quase como uma "Daiane dos Santos", o que as vezes te faz errar ataques, ou demorar para desferir um golpe.

Armas longas fazem muita diferença, pois de fato garantem uma vantagem no controle do combate - apesar de em áreas pequenas, ou contra inimigos que bloqueiam, deixam o combate travado. Certas batalhas corpo-a-corpo demoram muito, pois os NPCs bloqueiam bem! Portanto, mesmo sendo forte, contar com o elemento surpresa facilita muito o combate.

As skills de combate (assim como skills variadas, magias e itens consumíveis) são usadas numa barra de skills, e possuem um cooldown interno. Aumentar o nível delas apenas aumenta sua efetividade. Muitas skills variam conforme o tipo de arma, ou são restritas a um determinado tipo.

Além disso, o jogo possui tipos de dano (corte, contusão, e elementais), e esses tipos de dano fazem muita diferença! Diversos inimigos tem resistência a mais de uma fonte de dano, portanto variar é sempre uma boa ideia (nada de usar armas de corte contra esqueletos, hein!)

Para facilitar nisso, o jogo permite configurar 3 sets de itens equipados, e o jogador pode trocar rapidamente TODOS seus itens equipados - permitindo não só a troca de armas, mas inclusive de armadura, se desejado (o que pode ser util, afinal é possível ter armadura com resistência mágica também).

Combate a longa distância

Combate a longa distância, com arco ou magia, pode utilizar auto-targetting (ativado por padrão), com o jogador apertando um botão de "próximo alvo", ou caso deseje, ficará com mira manual.

Em geral, o jogador deve segurar o botão esquerdo para carregar o ataque (flechas atiradas sem carregar dão menos dano, e magias podem ter um "casting time" que deve ser respeitado para serem lançadas), e pode ser interrompido facilmente.

Lockpicking

O jogo possui algumas atividades diversas, que quebram a monotonia da jogabilidade de ARPG, como o sistema de lockpicking, por exemplo. Ao ver um baú trancado, o jogador deverá vencer um mini-game para abrir o baú, onde terá um tempo para abrir o baú, entrando trava a trava com sua lockpick. Falhar irá quebrar sua lockpick, e você poderá tentar novamente enquanto tiver mais do item.

É possível tentar abrir automaticamente sim, mas as chances são baixas - e aumentar a skill apenas servirá para aumentar o tempo total do mini-game, e também aumentará as chances de abrir automaticamente, se desejado. Recomendo tentar abrir sempre, pois isso poderá dar pontos de skill!

Guitar hero medieval

O último mini-game são instrumentos musicais. O jogo possui um mini guitar hero imbutido, onde o jogador pode tocar 6 músicas, utilizando diversos instrumentos (tambor, flauta, violão, harpa ou violino).

No singleplayer o jogador pode inclusive tocar em taverna para ganhar dinheiro! Já no multiplayer, é apenas um passa-tempo - mas nada te impede de tentar montar uma banda por aí.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos belíssimos, bem detalhados - especialmente se considerar que é um jogo de 2010, e pode ser rodado em Direct X 9 ou 10, à escolha do usuário.

Também ressalto que o jogo não é pesado, especialmente se consideramos seus gráficos - e é bem configurável, com várias opções a serem reduzidas, se necessário. Um excelente uso da engine GRACE.

A interface é mista, com elementos rústicos e modernos misturadas.

Sons e música

As músicas são boas, refletindo bem a ambientação do jogo, e fazem muito bem seu papel.

Os sons tem certa variação, o que deixa o jogo menos enjoativo no quesito sonoro.

Cooperativo

Personagem

Para entrar no multiplayer, o jogador deve ir em Network, e fazer login com sua conta (que pode ser criada imediatamente na mesma tela de login, caso ainda não possua).

Então, deve selecionar seu personagem (ou criar um novo). Sim, os personagens de singleplayer são separados do multiplayer. Já tão avisados! Inclusive, os personagens do multiplayer ficam salvos no servidor apenas - tanto para segurança e dificultar hacks e etc, como também para a comodidade dos jogadores.

Ao criar um personagem, o jogador irá escolher a raça e classe. Não fiquem preocupados! A raça é puramente visual, e a classe apenas determina atributos, skills e equipamentos iniciais. Ninguém deve ficar preso a um conceito.

Modos

O jogador deve então selecionar Guranga, e escolher um dos 50 canais possíveis. Ao clicar num canal, é possível ver dados dele, como quantas pessoas estão no canal, quantos jogadores estão em jogos, quanto jogos abertos e quantos jogos em andamento existem.

Os canais nada mais são do que cidades pequenas, onde os jogadores podem interagir, conversando ou trocando itens, com alguns vendedores nela. Apertando a tecla F10, é aberta a lista de jogos abertos (caso haja algum), e à direita, há o menu para a criação de um jogo novo.

O jogo possui 5 modos de multiplayer. O modo cooperativo é o Adventure, que conta com 7 mapas, e contam uma pequena história com missões principais.

Host

Ao criar um jogo, você é o host, e o ping dos jogadores será em relação a você. Portanto, é possível ficar com um ping quase inexistente ao jogar com outros brasileiros, o que é muito bom!

Village

Para entrar nesse modo, o jogador deve desembolsar 10.000 moedinhas, o que irá te permitir comprar uma área, que será da sua conta (compartilhada entre todos os personagens). Inicialmente terá apenas uma construção, que é sua casa, que serve basicamente para armazenar itens no baú dela (ou seja, uma shared stash).

O modo iniciará um pequeno tutorial, onde você poderá então gastar os 10.000 investidos na vila para criar construções nela. Essas construções servirão para te dar uma renda fixa, e também para gerar itens. É um modo bem complexo, e o dinheiro gerado variará conforme o número de construções, mas também o tipo delas.

Ficar logado na vila gerará o dinheiro a cada 6 minutos, mas sua vila também gerará dinheiro a cada 6 horas deslogado (ou jogando em outros modos). Basta voltar nela e coletar o dinheiro posteriormente!

De tempos em tempos, ocorrerá algum evento em sua vila, que irá deixar seus trabalhadores preguiçosos ou com medo, e isso reduzirá a produção deles (e consequentemente, seu lucro). Efetivamente, isso te dará uma quest simples a ser resolvida, e resolvê-la irá normalizar a produção da vila.

Enfim, é um modo extra, que certamente dá um ar de refresco ao jogo, como também facilita o acesso a dinheiro em jogos multiplayer.

Veredito

Eu sempre fui muito fã do jogo desde que saiu, então sou muito suspeito de falar sobre ele. Mas garanto que tanto amantes de RPG, que apreciem mais ação, como também adoradores sanguinolentos de ação que tenham paciência com alguns elementos de RPG irão aproveitar muito bem este título.

Os sistemas todos são muito originais, interativos e dinâmicos, e quebram em muito a rotina de reza por loot de ARPGs em geral. Até abrir baús é divertido... mesmo quando não tem loot dentro!

Costumo deixar meu personagem no modo de vila enquanto uso o computador para outras coisas... e quando surge uma quest, vou lá resolver ela. Levanto uma graninha boa, e jogo casualmente, sem stress ou correria... fiz isso enquanto escrevi o review, inclusive!

Ou, para os mais afoitos, sinta-se à vontade para grindar um mesmo mapa de adventure consecutivamente, em busca de mais níveis, itens e dinheiro!

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