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Análise / Review: The Incredible Adventures of Van Helsing: Final Cut

Já pensou se pegassem 3 jogos de uma trilogia que você gostasse, e juntassem num jogo só, deixando uma história extensa pra ser jogada numa tacada só? É a premissa de The Incredible Adventures of Van Helsing: Final Cut, ARPG mais recente da NeoCore.

Mas mais do que isso, essa versão conta com inúmeras inovações e melhoras, cendo certamente a versão definitiva da franquia com honra ao mérito.

Tendo lançado o primeiro jogo da franquia em meados de 2013, o segundo um ano depois, e o terceiro há alguns meses apenas, o Final Cut foi lançado para juntar os três título, sendo inclusive dado de graça pra quem já possui os três.

Mas afinal de contas, o que mudou? Será Final Cut apenas a soma dos três jogos, ou é algo completamente novo? Confira!

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Diablo Clone
Desenvolvedora NeoCore Games
Publicadora NeoCore Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 06/11/2015
Versão analisada 1.0.3b
Data da análise 21/11/2015
Processador Dual Core 2 GHz Quad Core 2.5 GHz
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 40 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce GTX 560
Vídeo (AMD) Radeon HD 4000 Radeon HD 5800
Direct X 9.0c 11.0

Enredo

Prólogo

Pra quem não conheceu nenhum dos jogos da trilogia, o jogo te põe nos pés do filho do grande Van Helsing, um sapato bem grande para se calçar. Retornando a Borgóvia, você terá a missão de desvendar um mistério, onde o mundo da ciência conflita com a magia, e torna-se um perigo para toda humanidade.

Mas você não estará sozinho: você será acompanhado pela Katarina, uma fantasminha nada camarada, que te auxiliará tanto dentro quanto fora de combate, e por vezes te comprometerá em diálogos!

Diferenciais

O jogo continua usando suas cutscenes ao estilo de cardgames, como fez durante toda trilogia, para ilustrar os eventos e personagens importantes na história do jogo.

Os easter eggs também estão todos lá, incentivando a exploração, curiosidade e atenção do jogador, recompensando com humor e itens os jogadores que desejarem encontrá-los.

Campanha

Nesta versão, a campanha ficou bem extensa, compreendendo toda a história contida nos jogos da trilogia.

O resultado é uma campanha monstruosa para o gênero, composta de 11 capítulos, que deve levar cerca de 30 horas para ser finalizada.

Porém, não espere nenhuma trama envolvente ou surpreendente: a história é morna e extremamente linear, com diálogos repletos de clichês e que dificilmente fazem diferença no jogo.

Progressão

Progressão melhor do que nunca

Se a progressão em Van Helsing 3 ficou limitada, aqui correram atrás e recuperaram o prejuízo! O jogo trouxe inúmeras novidades e revisões nas habilidades, além de estabelecer novos limites de nível: 100 para o personagem, e 60 para Katarina.

Como os níveis foram remanejados, ao passar de nível agora, você receberá agora 2 pontos de aptidão, para distribuir entre os atributos do personagem, e 3 pontos de habilidade, para gastar entre as habilidades do personagem e suas auras.

Sem contar que no próprio modo história, várias missões, tanto principais quanto secundárias, irão fornecer alguns pontinhos extras de aptidão e de habilidade, sendo portanto recomendado explorar tudo com calma!

Classes

O jogo manteve as mesmas classes especialistas que surgiram em Van Helsing 3:

  • Protector: o grande tanque do jogo, que empunhando um escudo, consegue aguentar muita porrada.
  • Bounty Hunter: uma variante do Marskman dos jogos anteriores, dessa vez focado em tiros precisos a longa distância.
  • Umbralist: uma espécie de rogue com habilidade de ficar invisível e dar ataques devastadores.
  • Elementalist : o mago do jogo.
  • Phlogistoneer: nada mais estiloso do que usar um robô steampunk pra destruir hordas, não é?
  • Constructor: pets, summons, companions, e mais summons. Perfeito pra quem queria ser um necromante mas acabou virando um cientista.

Aptidões do Personagem

Aqui o jogo trouxe outra novidade: ao invés das 4 tradicionais aptidões gerais dos outros jogos, dessa vez são apenas 3 aptidões diferentes. E pra inovar mais ainda, cada aptidão tem um nome diferente conforme a classe, e mais do que isso, fornece bônus diferentes para cada classe!

É um sistema muito interessante, que deixa todo atributo útil para qualquer personagem, incentivando sim uma especialização em atributos, porém sem deixar os outros inúteis e indesejáveis, como geralmente ocorre em jogos do gênero.

Esfera de habilidades

Se em Van Helsing 3 haviam inovado por remover a árvore de habilidades, aqui reinovaram, e a árvore virou uma Samambaia: é na prática uma esfera de habilidades gigante.

São ao todo 24 habilidades ativas para cada classe, divididas em 3 tiers. Explicando melhor:

  • Tier 1: podem ser pegas desde o começo do jogo.
  • Tier 2: podem ser pegas a partir do nível 20. Requerem 5 níveis em sua habilidade anterior de tier 1.
  • Tier 3: podem ser pegas a partir do nível 40. Requerem 5 níveis em sua habilidade anterior de tier 2.

Cada habilidade possui 10 níveis, e cada nível da habilidade gasta 2 pontos para ser aprendido.

Modificadores, melhoramentos e sinergia

As habilidades ativas ainda possuem os três modificadores acima, que ao serem liberados com o gasto de pontos de habilidade, permitirão que o personagem gaste sua barra de Fúria para conseguir efeitos adicionais ao lançar a habilidade.

Habilidades também possuem melhoramentos, que irão fornecer algum bônus a ela. Habilidades de tier 1 e 2 possuem apenas 2 melhoramentos, com um destes exigindo nível 5 e outro exigindo nível 10 da habilidade.

Já habilidades de tier 3 possuem 3 ou 4 melhoramentos, e cada melhoramento possui 3 níveis. Tanto modificadores quanto melhoramentos gastam 1 ponto de habilidade para serem aprendidos.

Uma novidade é que habilidades dos tiers anteriores também fornecem um pequeno bônus de sinergia para as habilidades subsequentes, tornando assim útil maximizar habilidades iniciais e intermediárias.

Auras

Cada classe possui um total de 12 auras, que ao contrário do que o nome sugere, são passivas que beneficiam apenas o personagem, usualmente.

Inicialmente você terá acesso a 4 delas, com as outras sendo liberadas por nível. Auras, assim como habilidades ativas, precisam de 2 pontos por nível, vão até o nível 10, e possuem 2 melhoramentos.

Outro detalhe é que você deverá escolher quais auras ficarão ativas. Inicialmente você só possuirá um slot de aura, liberando slots adicionais nos níveis 15 e 30, podendo ao fim ter até 3 auras ativas simultaneamente.

Reputação e regalias

O sistema de reputação manteve-se sem grandes mudanças: a medida que faz suas missões e derrota criaturas poderosas, irá ganhar pontos de reputação, e ao passar de nível de reputação, você ganhará um ponto de Regalia para gastar.

As Regalias são características passivas permanentes do personagem, que conferem bônus especiais. Porém, para poder gastar ponto numa regalia, você precisará antes de mais nada liberá-la.

A maioria das regalia possuem pré-requisitos para ficarem disponíveis, como por exemplo atingir uma determinada quantidade específicas de uma determinada aptidão. O sistema de reputação vai até nível 15.

Katarina

Katarina, sua ajudante, além de possuir um inventário, também tem seu próprio nível, e ao passar de nível, irá receber 2 pontos de aptidão e 1 ponto de habilidade.

Ela conta com 3 árvores de habilidades, cada uma contendo 10 habilidades, totalizando assim 30 habilidades.

Itens

E claro, os itens! Nisso o jogo é bem tradicional: itens brancos, itens azuis com algumas propriedades magicas, itens amarelos com várias, itens épicos, itens de set, e dessa vez, também os itens Godlike, os itens mais poderosos (e raros).

O jogo é bem recompensador nesse aspecto, tanto pela quantidade de itens pegos durante a campanha, quanto pelos sistemas que permitem reaproveitamento de itens.

Outra peculiaridade do sistema de itens é que é raro achar itens específicos de outras classes, aumentando mais ainda as chances de itens pegos serem úteis ao seu personagem.

Os itens Godlike podem ser aprimorados até 10 vezes através do sistema de Augment. Infelizmente, itens de set e Godlikecomeçam a dar as caras nos níveis finais do jogo.

Encantamentos

Seguindo a onda de Torchlight 2, também é possível encantar itens: Saffi é a responsável por esse recurso, que também conta com as mesmas limitações de Van Helsing 3, e te dá as seguintes opções:

  • Encantar: é a opção padrão e comum: você coloca seu item, e o NPC adicionará um bônus extra ao item permanentemente. Você só pode colocar um encantamento num item (salvo raras exceções), mas pode pagar para remover o encantamento e aplicar outro, que talvez fosse mais útil. Porém, uma novidade: a cada reaplicação de encantamento, o custo aumenta cumulativamente!
  • Substituir: serve para você trocar qualquer bônus do item por outro novo aleatório. Você só poderá trocar um dos bônus do item, e assim como a opção anterior, a cada substituição, o preço aumenta cumulativamente.
  • Transmutação: permite que você mude o visual de um item, assim como seu nome, personalizando-o, mas sem nenhuma mudança funcional.

Inventor

O NPC Inventor também sofreu mudanças mais uma vez: é gastar 2 itens para criar um novo item, que irá herdar parte das propriedades dos itens originais.

Mas a grande novidade é sua segunda aba, que permite utilizar 2 itens mais raros (épicos, Set ou Godlike) para gerar um novo, da mesma raridade dos utilizados, exatamente do seu nível.

É um sistema fantástico, que permite o reaproveitamento de qualquer item épico, seja ele aquele item pego por exploração voltado pra outra classe, seja aquele que você pegou há vários níveis, e substituiu por um mais comum.

Essências

O sistema de Essências manteve-se basicamente o mesmo, permitindo aplicar essências em itens com capacidade de essência no NPC Alquimista, para o item fornecer atributos extras.

Uma diferença em relação aos anteriores é que o bônus de dano de essências Greater é muito maior: cada uma pode dar +40, até +100 de dano. Dessa forma, encantar armas com as essências mais poderosas é atualmente o maior recurso de aumento de dano no jogo.

Troféus

O sistema de troféus está firme e forte, como nos jogos anteriores. Você terá inicialmente 1 slot de troféu liberado, com slots adicionais sendo liberados nos níveis 20 e 50, totalizando 3 slots.

Cada troféu irá fornecer um bônus e uma penalidade ao personagem, tornando-os assim elementos estratégicos na constituição do personagem.

São ao todo 20 troféus que você poderá encontrar em suas aventuras. O problema é que, ao contrário dos dois primeiros jogos da franquia, os troféus só são liberados com itens épicos. Portanto, mesmo que libere os 3 slots no nível 50, dificilmente terá ali 3 troféus úteis para seu personagem.

Quimera

A Quimera, assim como em Van Helsing II, precisará ser liberada para ser utilizada, com sua missão obrigatória ocorrendo na metade da campanha.

Porém, assim como em Van Helsing III, ela serve apenas para Caçar: você poderá mandá-la a 6 locais distintos, e ao retornar, a Quimera irá trazer Ouro e Itens a você, adquirindo experiência, podendo atingir até o nível 15.

Você precisará eventualmente alimentar sua Quimera com essências, para reduzir suas chances de falhas nas caças. Também é possível equipar Velas de Invocação para a Quimera, que dessa vez estão bem raras, e irão fornecer pequenos bônus às caçadas.

Elixirs

Por fim, há também os Elixirs. Você eventualmente encontrará Elixirs nas fases, ou poderá comprá-los por um custo altíssimo nos vendedores.

São poções que dão um pequenino bônus permanente ao personagem: +20 de Mana, +30 de algum tipo de resistência, por aí vai! Porém, cada Elixir só pode ser usado uma vez por personagem.

Além dos Elixirs, alguns outros itens variados concedem bônus permanentes, geralmente recompensas de Easter Eggs variados.

Líder da Resistência

O sistema de Posto de Comando ainda existe, que te coloca como Líder da Resistência, e gerencie um Exército e Comandantes em Missões. Ele envolve dar ordens aos Comandantes, escolhendo quais missões cada um irá fazer, equipá-los com relíquias, treinar Soldados e Melhorar seus equipamentos.

É um sistema secundário, que é basicamente uma simulação de estratégia em que você não vê o que acontece: você dá as ordens, e colhe seus resultados.

O uso prático maior desse sistema é que algumas missões secundárias que você iria fazer, você poderá ao invés mandar os Comandantes em seu lugar, fazendo com que seu exército as complete.

Inicialmente você terá 3 comandantes para escolher, cada um tendo seu nível e atributos, liberando um comandante adicional durante a história.

Glória

Mas então, ao pegar nível máximo, só resta pegar itens? Não! Personagens nível 100 liberam um outro tipo de sistema de progressão, chamado de Glória.

Passar de nível de Glória permitirá aumentar atributos especiais com eles, como por exemplo, chance de crítico, ou regeneração de vida.

Para cada nível de Glória, você receberá um ponto para distribuir entre os 20 atributos diferentes. Os atributos vão até nível 15, e custam 1 ponto inicialmente, 2 pontos entre os níveis 5 e 10, e 3 pontos entre os níveis 10 e 15.

Ao contrário do jogo anterior, subir de nível de Glória não irá fornecer pontos de aptidão.

Aventura

O modo de Aventura veio para substituir o modo Cenário, voltado especialmente para quem já zerou o jogo. O primeiro diferencial é que ele não possui nível mínimo.

Ao entrar no modo, você terá o mapa de Borgova, com alguns mapas liberados. Cada mapa é uma localização aleatória da campanha, com um tipo de missão único.

As missões podem ter até 3 condições especiais do modo, que irão dificultar e muito sua sobrevivência, criando penalidades, restrições ou perigos iminentes.

São vários tipos de missões, e em todos eles você pode falhar: seja por tempo, seja por quantidade limitada de vidas ou outros motivos, há sempre o risco de falha.

A cada cenário completo com sucesso, você aumentará em um o nível de Espólios do Triunfo. Esse medidor vai até o nível 20, onde triplica a chance de encontrar níveis épicos, ou seja, provavelmente cada nível dá +10% de chance.

A pegadinha é que qualquer derrota em cenários irá zerar seu nível de Espólios do Triunfo, portanto muito cuidado com o desafio que escolhe.

Outro detalhe é que sempre que você completa uma fase, ela é removida do mapa, e o jogo sorteia um novo mapa, envolvendo outra localidade e outro tipo de aventura.

Segue abaixo a lista de tipos de aventura:

  • Boss Hunt: Encontre um poderoso chefe na fase e elimine-o. O chefe teleportará sempre que perder 1/3 da vida, renascendo os inimigos e ficando 25% mais forte. Limite de 30 vidas.
  • Bounty: Encontre um grupo de chefes na fase e elimine-os. Você só terá uma vida.
  • Caravan: Conduza o grupo de civís pelo mapa com segurança. Você perderá se todos morrerem.
  • Chicken Gauntlet: Você será transformado numa galinha inútil, exceto dentro de circulos específicos na fase, e deve chegar ao círuclo final da fase sem morrer.
  • Clue Hunt: Derrote 5 grupos de campeões, marcados em sequência, durante um período de tempo limitado.
  • Domovoy Rush: Domovoys aparecerão aleatoriamente quando você matar inimigos, e devem ser mortos em seguida. Limitado por tempo.
  • Frenzy: Você deve matar um número determinado de inimigos, dentro de um limite de tempo.
  • Purge: Encontre grupos marcados de campeões e elimine-os. Você só terá uma vida.
  • Purification: Encontre os 3 totems espalhados pelo mapa e purifique-os. Limitado a uma vida.
  • Tides of Ink: Localize o Inkgate na fase, e destrua-o. A cada 30 segundos, os inimigos renascem e ficam mais fortes. Limitado a uma vida.
  • Treasure Hunt: Localize os 5 baús de tesouro marcados no mapa. Limitado a uma vida.

Pontos de Destino

Atrelado ao modo Aventura estão os Pontos de Destino, dados como recompensa por cumprir as missões. Os pontos são comuns a todos os personagens, sendo um recurso vinculado a Desafios, Missões Diárias e Eventos.

E para que servem? para entrar na Arena, sortear novas missões do modo Aventura, aprimorar itens Godlike, e sortear novos itens no inventário do Pigasus.

A principal utilidade é sem dúvida, acessando a base no modo Aventura, gastar os pontos para comprar chaves na Amante das Chaves. Nela, você poderá comprar chaves de Cobre, Prata ou Ouro, para abrir os baús próximos à Mesa de Troféus. Naturalmente, quanto melhor a chave, melhores os itens.

Pigasus

Ao acessar a base no modo Aventura, você terá alguns recursos adicionais, dentre eles acesso ao Pigasus, o antigo DLC de Van Helsing 2.

Você deverá clicar em seu círculo de invocação, e sacrificar 5 essências diferentes para ele aparecer. Basicamente, é um NPC vendedor, que vende apenas itens raríssimos (épicos e acima), por uma nada modesta quantidade de dinheiro.

Arena

A Arena é um mapa fixo do modo Aventura, que possui um custo de 20 pontos de destino para entrar - exceto uma vez por dia, onde seu acesso é grátis.

Nele, você enfrentará ondas infinitas de inimigos, onde a cada onda, são sorteados inimigos diferentes, e cada vez eles ficam mais poderosos.

Nas ondas múltiplas de 5, você enfrentará chefes. E a cada 5 ondas, vem sempre um chefe adicional. Ou seja, eventualmente, uma hora você morre!

Ao morrer, você irá receber um belo bônus de experiência, além de um baú de itens para cada 5 ondas que aguentou.

Dificuldades

O jogo apresentará 5 dificuldades iniciais, da Casual até Destemido. Em dificuldades superiores, os inimigos recebem bônus de dano, bônus maiores de vida, e em contrapartida você recebe benefícios: bônus de experiência e ouro.

Além disso, você irá liberar 5 dificuldades extras com nível (25, 50, 70, 80 e 90), denominadas de Calvário Desumano (Inhuman Ordeal). Essas dificuldades irão deixar os inimigos muito mais poderosos, mas além de darem bônus de experiência e ouro, também aumentam a chance de encontrar itens épicos.

Na campanha você pode mudar a dificuldade a qualquer momento, até mesmo no meio de uma luta. Já no modo Aventura, só é possível escolher a dificuldade na tela do mapa, durante a seleção de missões.

Jogabilidade

ARPG clássico

A jogabilidade, em termos estruturais, é a mesma dos seus antecessores, bem padrão de ARPGs isométricos: extremamente centrada sobre o mouse, que é encarregado da movimentação do personagem e dos ataques em geral.

Recapitulando: o botão esquerdo do mouse é encarregado de fazer o personagem se movimentar e atacar, e o botão direito utiliza habilidades.

O jogo também permite que você ande pelas setas, pra quem quiser se aventurar numa jogabilidade diferenciada.

Controlando a Katarina

Você também pode rapidamente alterar a forma da Katarina utilizando a tecla X, que pode assumir uma postura de combate corpo-a-corpo, de combate a longa distância, ou simplesmente ficar em forma de fantasma e não engajar em combate.

A Katarina também pode ter sua inteligência artificial configurada, permitindo que você defina a prioridade dos inimigos dela, quando ela irá utilizar poção automaticamente, ou mesmo que tipo de itens ela irá pegar.

Teclas padrões

As teclas 1 a 6 serão utilizadas por padrão para utilizar Habilidades, com total liberdade de escolher o que vai em cada um deles, assim como também os slots de botão esquerdo e direito do mouse.

A tecla T é utilizada para o Portal da Cidade, que te permite viajar rapidamente ao esconderijo sem qualquer custo, e de lá te permitirá voltar para o local do Portal, ou teleportar a vários dos Waypoints, chamados de Portais de Tinta no jogo.

As teclas padrões de ARPGs também estão lá: ALT para ver itens no chão, SHIFT para atacar sem sair do lugar, etc. Para utilizar poções rapidamente, as teclas padrões são Q para poção de vida e W para poção de mana.

Fúria

Lembra do sistema de Fúria, que permite utilizar Poderes de Fúria para melhorar suas habilidades? Você pode utilizar o sistema de várias formas.

As teclas A, S e D irão pré-ativar os Poderes de Fúria respectivamente para ambas as habilidades do botão esquerdo e direito do mouse. Ao ativar a próxima habilidade, a Fúria será gasta, e os Poderes aplicados.

Os poderes podem ser acumulados, por exemplo, apertando S 3 vezes você irá ativar o poder “do meio” de suas habilidades 3 vezes, fazendo-o acumular em efetividade.

Outra alternativa é apertar a barra de espaço, que irá automaticamente ativar os Poderes de Fúria para suas habilidades, conforme o que você pré-definir no menu de Combinação de Poderes, que pode ser acessado ao clicar no botão de Definir Combinação.

O limite é justamente que pode-se escolher no máximo 3 ativações de poderes simultaneamente – por exemplo, duas ativações do primeiro poder com uma do terceiro, ou uma ativação de cada um dos 3.

O sistema de Poder/Fúria trás uma complexidade especial ao uso de habilidades, permitindo ao jogador especializar uma habilidade para cada ocasião, e podem fazer toda a diferença.

Uma alternativa pra quem quer usar fúria para algumas habilidades sem ter de apertar botões extras é nas opções do jogo, marcar a opção Auto-Powerup, que irá automaticamente aplicar o Combo para as habilidades caso haja fúria suficiente.

Além disso, se você não quiser se preocupar com isso, achando uma complexidade desnecessária, não tem problema: existem várias Regalias que fornecem bônus apenas quando sua barra de Fúria estiver cheia. O mesmo ocorre também para alguns itens. Portanto, o jogo permite que você não gaste pontos de Fúria e não saia tão prejudicado!

Tower Defense

Durante a história, você terá a chance de defender sua base em missões secundárias de Tower Defense.

Nessas missões, você utilizará partes mecânicas para construir e melhorar armadilhas, que podem ser construídas em pontos específicos das fases.

É uma chance legal de quebrar a monotonia de ARPG do jogo. Mas quem não aprovar a ideia, sem problemas: todas as missões do tipo são opcionais, e caso desejado, você terá a opção de mandar um dos comandantes da Resistência para resolver o problema.

Mecânicas

Assim como em Van Helsing 3, você não terá de se preocupar em estocar poções, ou mesmo regrar seu uso, pois não são itens, e sim habilidades com cooldown de uso.

Poções irão sempre recuperar toda sua vida ou mana.

E como o jogo manteve as classes do terceiro jogo, as mecânicas avançadas das classes estão presentes: a jogabilidade de cada classe é única, com sistemas próprios um tanto complexos.

Morte

Morrer no jogo costuma implicar uma boa perda financeira: o jogo te dará três opções, onde você pode renascer no próprio lugar que morreu, perdendo 10% do dinheiro que carrega, renascer no último ponto, perdendo 5% da grana, ou renascer na base, sem perder nada.

Uma alternativa para evitar a perda de dinheiro é guardar parte do dinheiro no baú sempre que possível.

Além disso, em luta de chefes é possível renascer no próprio lugar sem qualquer prejuízo.

Joystick

O jogo vem também com suporte nativo ao controle do Xbox. Você poderá ativar/desativar o suporte ao controle nas opções do jogo, mas terá de reabrir o jogo para que essa alteração seja efetivada.

A versão para controle altera toda a interface do jogo, inclusive o menu, e o pouco que joguei ela me agradou muito. Certamente, é uma opção pra quem quiser variar, especialmente pra quem é acostumado a jogar no controle.

Arte

Gráficos e interface

Seguindo a evolução do título anterior, o jogo está em sua forma mais bela, mantendo o mesmo estilo artístico noir da franquia, os cenários vão além de cidades e laboratórios: são planos fantásticos e sobrenaturais, com muitos efeitos visuais fantásticos.

As cores e efeitos das habilidades estão mais vívidos do que nunca, criando um festival visual o tempo todo. O resultado é que o jogo ficou um pouco mais pesado.

A interface é basicamente a mesma do jogo anterior, com elementos rústicos e certa liberdade em ocultar alguns itens, bem pouco obstrusiva.

Como sempre, você pode configurar com muita liberdade as opções gráficas do jogo em seu menu, das básicas até as mais avançada, inclusive a liberdade de mudar o motor gráfico: Direct X 9, 11 ou OpenGL.

Um detalhe importante é que as texturas de alta qualidade não vem na instalação do jogo por padrão: é um DLC grátis separado. Segundo o pessoal da NeoCore, isso foi feito para reduzir o tamanho do jogo.

Sons e música

A música acabou ficando muito boa, com grande variação, em virtude do tamanho colossal do jogo, sanando o problema do título anterior que era a repetição.

Os sons são os mesmos de sempre, com leves variações para evitar a repetição constante que aflige jogos do gênero.

Como hábito, dedico o trunfo dessa parte ao voice acting da Katarina. Suas falas, seu sotaque e seu humor somam muito ao jogo, e mesmo jogar sozinho fará te sentir amparado e acompanhado em todo momento.

Cooperativo

Conta NeoCore

Uma novidade no jogo é o recurso de logar no jogo utilizando sua conta NeoCore. Não é obrigatório - a não ser que você deseje jogar no modo Multiplayer.

A principal diferença é que no modo Online, os seus personagens ficam vinculados à sua conta, e não ficam salvos em seu computador, mas sim no servidor da NeoCore.

Já no modo Offline, os personagens ficam salvos no computador, porém você não terá nenhuma funcionalidade de multijogador.

Criando uma partida

Seguindo todos os aprimoramentos da engine do jogo de 2 anos pra cá, o multiplayer está mais estável do que nunca, após terem reescrito o código de rede no terceiro título.

Criar uma partida online é muito fácil: abrindo o menu de Multiplayer, você poderá criar uma sala, definindo seu nome, visibilidade, senha, modo de jogo, dificuldade e nível mínimo/máximo.

Você também abrir uma sala online no meio de uma partida: basta abrir o menu do jogo com ESC, e fazer rapidamente a partida alternar entre online/offline.

Entrando numa partida

O lobby do jogo é muito inteligente, por exemplo. Lista todas as informações de cada jogo, inclusive a região do host, sendo inclusive mais amigável do que mostrar o ping.

Também possui vários filtros que podem ser utilizados, e ainda lista seus amigos do Steam à esquerda.

Alerto que não é possível entrar num jogo do modo Aventura que esteja numa fase em andamento, sendo necessário estar no mapa de seleção de fases para outro jogador entrar.

Da mesma forma, não é possivel entrar numa partida do modo História que esteja mais avançada que você no enredo.

Peculiaridades

A dificuldade no multiplayer é sempre proporcional ao número de jogadores, e torna o desafio bem interessante e recompensador.

Em certos momentos, quando um jogador der trigger numa luta de chefe, aparece uma janela onde os outros jogadores podem optar de desejam ou não entrar na luta, o que foi algo muito inteligente a ser feito. O mesmo ocorre para toda transição de mapa.

Todo o loot é separado entre os jogadores. Inclusive se alguém jogar um item no chão, este item também não é visto pelos outros jogadores. Portanto, é necessário abrir a janela de troca para passar qualquer item, clicando no retrato do jogador à esquerda da tela.

Você poderá jogar a campanha cooperativamente em até 4 jogadores online, além é claro do modo Aventura.

Modos competitivos

Para quem cansar de cooperação, há também o modo Battle Royale, que é o PvP mata-mata básico, com suporte a até 8 jogadores.

E claro, o modo Touchdown, que irá dividir os jogadores em 2 times, colocar uma bola no meio e levá-la até a base inimiga!

Veredito

Já ouviram falar que o todo é maior do que a soma das partes? Não há melhor forma de definir a versão Final Cut.

Apesar de terem reaproveitado conteúdo, mantendo o enredo, as fases e os inimigos, os sistemas melhoraram muito, deixando a progressão no jogo mais recompensadora, e com um limite muito maior.

Destaco não só as melhoras na variação de habilidades dos personagens, mas também a melhora na aquisição de itens, especialmente o inteligente sistema de transformar dois épicos em um novo do nível do personagem.

A jogabilidade também é superior a muitos jogos do gênero, graças às classes únicas, à variação de habilidades e ao sistema de fúria.

Infelizmente, o jogo ainda tem problemas técnicos variados. Abrir o jogo já é um martírio, demorando muito tempo se você não tiver um processador potente e um SSD trabalhando em conjunto, pra muitos parecendo que o jogo travou na abertura.

Apesar de várias atualizações, o jogo ainda sofre com alguns problemas de balanceamento. Isso sem contar eventuais problemas de progressão na história, onde alguns jogadores ficam travados em certas missões.

Mas apesar de suas falhas, não há como não recomendar, especialmente porque tive uma experiência muito boa finalizando sua campanha.

Pra quem já jogou os títulos anteriores, a história acaba ficando meio massante, pela sua grande extensão, narrativa fraca e personagem desinteressante.

Mesmo assim, quem procurar história poderá encontrar na Katarina sua salvação, que no final revela segredos de sua origem, um tanto chocantes e cativantes.

Agora, se você simplesmente quer destruir inimigos e ficar poderoso, aí sim Van Helsing é uma excelente escolha, pelo seu recompensador sistema de itens, jogabilidade clássica do gênero, e acima de tudo, a grande melhora na progressão dessa versão!

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