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Análise / Review: The Incredible Adventures of Van Helsing II

Coloque novamente seu chapéu de vaqueiro de abas largas, pegue suas armas, e embarque outra vez na aventura no mundo gótico-noir de Borgóvia, nesta continuação de The Incredible Adventures of Van Helsing.

Pra quem não conhecia o título anterior, trata-se de ARPG bem diablesco, tanto em termos de ambientação quanto jogabilidade, extremamente fiel ao gênero, onde você assume o papel do filho do grande Van Helsing.

Com modos online cooperativos para até 4 jogadores e competitivos para até 8 jogadores, conheça mais sobre o segundo jogo da trilogia, que recebeu inúmeras melhoras!

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Diablo Clone
Desenvolvedora NeoCore Games
Publicadora NeoCore Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 22/05/2014
Data da análise 22/09/2014
Processador Dual Core 2 GHz Quad Core 2 GHz
Memória 1 GB 2 GB
Espaço em Disco 20 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce GTX 275
Vídeo (AMD) Radeon HD 3850 Radeon HD 5770
Direct X 9.0c

Enredo

Continuando de onde parou

O jogo é uma continuação direta de seu antecessor, The Incredible Adventures of Van Helsing, e a história começa exatamente após a batalha final dele, que teve um fim abrupto.

Pra quem não conhece, a história se passa no reino fictício de Borgovia, com uma temática mista entre gótica e steampunk.

Você seguirá a aventura acompanhado de Katarina, uma fantasma que irá te ajudar em combate, fora de combate, e com certeza render algumas boas risadas.

Tradição mantida

Para ilustrar os eventos da história do jogo, são utilizados dois formatos de cutscene: além das cutscenes com personagens, como no antecessor, o jogo conta também com cutscenes que colocam os personagens do jogo como cartas em um cardgame, e são bem legais, com uma semelhança à introdução de Game of Thrones.

A trama em si segue os mesmos atributos do antecessor: história linear, com múltiplos easter eggs que fazem referências a elementos da nossa cultura em geral.

Os diálogos não tiveram melhoras significativas, fazendo pouca diferença em muitas situações.

Progressão

Maior complexidade

Se o sistema de progressão de Van Helsing 1 já era rico, bom, ele ficou mais rico ainda! Novos sistemas surgiram, e alguns do que existiam receberam mais complexidade ainda.

Pra começar, você terá 3 classes para escolher seu caminho: Caçador, Taumaturgo e Mecânico Arcano, cada uma com habilidades específicas a serem liberadas. A partir daí, o jogo te dará duas opções: uma campanha no Normal, onde você começará com seu personagem nível 1, ou a campanha de Veterano, que deixará seu personagem nível 30.

Selecionando a opção de veterano, você terá 2 presets de personagem para cada classe, além de poder também usar a opção personalizado, que te permitirá comprar itens e gastar habilidades e aptidão ao iniciar o jogo, ou ainda importar seu personagem do jogo anterior.

Aptidões do Personagem

Passando de nível com seu personagem, você ganhará exatamente 5 pontos de aptidão para gastar entre Corpo, Destreza, Força de Vontade e Sorte, que servem respectivamente para:

  • Corpo: Aumenta dano físico corpo-a-corpo, defesa e vida. Aptidão mais completo, totalmente voltado aos porradeiros.
  • Destreza: Aumenta o dano físico de longo alcance, e aumenta chance de esquiva. Ideal para atiradores.
  • Força de Vontade: Aumenta poder de magia e mana total. Voltada para magos, e habilidades que causam dano elemental baseado em Poder de Feitiços.
  • Sorte: Aumenta danos críticos, esquiva e chance de encontrar itens melhores. Estatística híbrida, que combina com qualquer tipo de dano, desde que tenha chance de crítico alta.

Ao contrário de alguns ARPGs, itens não possuem requerimentos de aptidão, apenas de nível para serem usados, e você pode portanto gastar todos pontos de aptidão como bem quiser sem qualquer restrição.

Habilidades

Você também ganhará 3 pontos de habilidades por nível para distribuir entre as habilidades. Mas calma, não se anime! Existem habilidades que custarão apenas 1 ponto, mas também existem aquelas que custarão 2 ou até 3 pontos por nível! Portanto, acabam rapidamente.

Na classe Caçador, por exemplo, você terá duas abas de habilidades da classe – Guerreiro Místico e Caçador Oculto, cada qual tendo suas habilidades.

As habilidades de classe são sempre ativas, representadas por um círculo maior, e vão possuem sempre mais de um nível, tendo nível máximo de 5 até 10, conforme a habilidade.

Pontos gastos diretamente nestas habilidades irão fornecer um bônus direto, contabilizado numa barra vertical à esquerda das habilidades. Quando essa barra se enche, você receberá um bônus passivo exclusivo, diferente para cada nível preenchido.

Há também um bônus passivo de efetividade diretamente proporcional ao número de pontos gastos (ou seja, 10 pontos gastos numa árvore irá aumentar em 10% a efetividade de todas as habilidades dela).

Além de poder gastar pontos nas habilidades, cada uma delas possui três modificadores acima, que ao serem liberados, permitirão que o personagem gaste sua barra de Fúria para conseguir efeitos adicionais ao lançar a habilidade.

Toda vez que você mata um inimigo você ganha Fúria, e pode ativar até 3 modificadores de Fúria para cada uso da habilidade, desde que você tenha fúria suficiente para isso.

Há também 1 ou 2 passivas atreladas a cada habilidade ativa, que exigirão um nível mínimo da habilidade para poderem ser liberados, e a partir daí afetarão sempre o uso da habilidade em questão.

Existem mais duas abas especiais de habilidades: Truques e Auras.

Truques são habilidades ativas que não possuem custo de mana, porém possuem um cooldown relativamente longo após sua ativação. Também possuem múltiplos níveis, porém não possuem passivas atreladas a elas, nem modificadores de rage. Alguns truques também precisam ser liberados durante a campanha.

Auras são habilidades passivas que afetam apenas o seu personagem. Você poderá ativar até três auras simultaneamente.

Reputação e regalias

Além de aptidão e habilidade, você também irá aumentar sua reputação, a medida que faz suas missões e derrota criaturas poderosas. Ao passar de nível de reputação, você ganhará um ponto de Regalia para gastar.

As Regalias são características passivas permanentes do personagem, que conferem bônus especiais. Porém, para poder gastar ponto numa regalia, você precisará antes de mais nada liberá-la.

A maioria das regalia possuem pré-requisitos para ficarem disponíveis, como por exemplo atingir uma determinada quantidade específicas de uma determinada aptidão.

Está achando muita coisa? Pois bem: a Katarina, sua ajudante, também tem seu próprio nível, e ao passar de nível, também poderá gastar pontos de aptidão e habilidade!

A diferença é que a Katarina ganha apenas 3 pontos de aptidão e 2 pontos de habilidade por nível, e possui 3 abas de habilidades: Sentinela, Corpo e Espírito.

Apesar de toda complexidade, o jogo pega leve com os jogadores, pelo fato de ser muito fácil fazer reposição de aptidão, habilidades e regalias. Gaspar, Príncipe dos Ciganos, irá fornecer 4 opções: repor pontos de aptidão, repor pontos de habilidade, repor Katarina e repor Regalias.

E claro, os itens! Nisso o jogo é bem tradicional: itens brancos, itens azuis com algumas propriedades magicas, itens amarelos com várias, itens únicos e de Conjunto.

Itens únicos costumam ter bônus trancados, que precisam de alguma coisa ser feita para serem liberados, como por exemplo, matar X bixos com a arma, ou numa armadura, bloquear X ataques.

Encantamentos

Há também o recurso de encantar itens: Saffi será responsável por esse recurso, que ficou muito mais complexo do que já era, com 4 abas disponíveis: Encantar, Substituir, Testar a Sorte e Transmutação.

Encantar é a opção padrão e comum: você coloca seu item, e o NPC adicionará um bônus extra ao item permanentemente. Você só pode colocar um encantamento num item, mas pode pagar para remover o encantamento e aplicar outro, que talvez fosse mais útil.

Substituir serve para você trocar qualquer bônus do item por outro novo aleatório. Testar a Sorte irá te permitir mudar a quantidade de um determinado bônus, que pode aumentar ou diminuir conforme você tenta. Finalmente, Transmutação permite que você mude o visual de um item, assim como seu nome, personalizando-o, mas sem nenhuma mudança funcional. Ou seja, se você tem dinheiro sobrando, é aqui que você vai torrá-lo, para fabricar itens perfeitos.

Outro processo de fabricação de itens é no NPC Inventor, que permite forjar itens, combinando 3 itens raros em um novo item raro aleatório. Também é possível combinar itens azuis, mas particularmente nunca perdi tempo com isso.

Posteriormente, poderá gastar mais 2 itens no processo, um para determinar o tipo de item a ser gerado, e outro para determinar o número de stats do item a ser gerado. Muito interessante – eu pelo menos loto minha stash de itens raros, e sempre faço vários forges, na esperança de tirar um item muito bom.

Laboratório

Também existem itens que possuem capacidade de essência, e te permitem aplicar essências neles no NPC Alquimista. Essências são, essencialmente (há), gemas do Diablo 2, que podem ser aplicadas num item para ele fornecer atributos extras.

A vantagem é que no Van Helsing deixaram o sistema mais complexo: não há uma quantidade de slots, e sim um valor numérico, e diferentes essências possuem um diferente custo de capacidade. Por exemplo, se um item possui 10 de capacidade de essência, você pode aplicar 1 essência que custe 8, ou 2 essências de 5.

Há também a possibilidade de combinar essências, misturando duas essências diferentes em uma nova. Você também pode stackar uma mesma essência, gerando uma nova essência com efeitos maiores, e claro, custo de capacidade maior. E o melhor: você pode remover essências de um item sempre que quiser, preservando tanto o item quanto as essências dele!

Pra quem está com dinheiro sobrando ou gosta de fazer uma “fézinha”, o jogo também conta eventualmente com um Apostas, que te permite pagar um preço relativamente alto por um item, que no fim pode ser de qualquer qualidade: normal, mágico, raro, único, conjunto… vai da sorte!

Runas

Além de tudo isso, houve a adição de um novo sistema de geração de itens, através de Runas. No NPC Vasily Mechanov, você poderá Desmantelar Itens, Criar Runas e Criar Itens.

Desmantelar itens pode ser feito diretamente nele, ou ainda pela Katarina, que permite que você mande-a desmantelar todos itens do inventário dela. Desmantelar itens irá fazer com que o item desapareça, e os bônus que esse item dava serão quebrados em diferentes Fragmentos de Runas. Também serão dados fragmentos conforme a qualidade do item (Mágicos, Raros ou Épicos).

Você deverá então juntar certa quantidade de Fragmentos, e no NPC, mandar Criar Runas a partir desses Fragmentos. É necessário 5 Fragmentos para criar cada Runa.

Tendo uma quantidade de Runas, você poderá finalmente utilizar a criação de itens com Runas. Você fornecerá um item, a ser usado como Base para o novo item. Por padrão o novo item terá 3 Encantamentos Aleatórios.

Haverão espaço para 4 Encantamentos extras. Para liberar o primeiro, você poderá gastar uma Runa Execional Mágica. Ao colocar esta Runa à esquerda, isso permitirá que você adicione uma Runa específica a direita, para escolher qual bônus será dado a este item. Se não fornecer esta Runa, será dado um encantamento aleatório.

Para completar um item com 4 encantamentos, você precisará de 1 Runa Mágica, 2 Runas Raras e 1 Runa Épica – sendo a última bem difícil de conseguir, pois você precisará desmantelar itens únicos e de conjunto para conseguir seus fragmentos!

Ou seja, o sistema permite criar itens com 7 bônus! Mas não para por aí! Você poderá adicionar abaixo 2 Runas Raras e 2 Runas Épicas para fazer com que o item criado tenha 10 Capacidade de Essência por Runa gasta, ou seja, até 40 de Capacidade de Essência! Certamente, é a forma de criar itens perfeitos, que podem posteriormente serem remodelados e maximizados com o sistema de encantamentos.

Troféus

Outra novidade é o sistema de Troféus. À medida que você avançar no jogo, irá liberar acesso a alguns troféus, que poderão ser selecionados no Expositor de Troféus, e cada um irá fornecer efeitos positivos e negativos. Ao todo, você poderá selecionar até 3 Troféus simultaneamente.

O nível máximo é 60, e você com certeza atingirá esse nível antes de zerar, caso comece o jogo no nível 30. Ou seja, nada de forçar um grind de experiência para atingir nível máximo.

Líder da Resistência

Um sistema presente na campanha do jogo que certamente confunde muita gente é o de Posto de Comando, que te coloca como Líder da Resistência, e gerencie um Exército e Comandantes em Missões. Ele envolve dar ordens aos Comandantes, escolhendo quais missões cada um irá fazer, equipá-los com relíquias, treinar Soldados e Melhorar seus equipamentos.

É um sistema secundário, que é basicamente uma simulação de estratégia em que você não vê o que acontece: você dá as ordens, e colhe seus resultados. O uso prático maior desse sistema é que algumas missões da história que você iria fazer (em especial as que funcionam como um Tower Defense), você poderá ao invés mandar os Comandantes em seu lugar, fazendo com que seu exército as complete. Basicamente, é uma forma de se livrar de algumas fases na campanha.

Quimera

Acha que já viu tudo? Nada. Durante a campanha, você irá liberar um bixo de estimação: uma Quimera. Ela ficará em sua base, e tem dois usos distintos: o primeiro é Caçar, que você poderá mandá-la a 6 locais distintos, e ao retornar, a Quimera irá trazer Ouro e Itens a você, adquirindo experiência, podendo atingir até o nível 15.

Você também poderá invocá-la em combate através do truque Invocar Quimera, e equipá-la com até 3 Velas de Invocação, que irão conceder bônus a ela.

End game

Além de todas essas possibilidades de geração e personalização de itens, o jogo conta com outra progressão, através do uso de Elixirs. Você eventualmente encontrará Elixirs nas fases, ou poderá comprá-los por um custo altíssimo nos vendedores. São poções que dão um bônus permanente ao personagem: +20 de Mana, +30 de algum tipo de resistência, por aí vai! Porém, cada Elixir só pode ser usado uma vez por personagem.

Mas então, ao pegar nível máximo, só resta pegar itens? Não! Personagens nível 60 liberam um outro tipo de sistema de progressão, chamado de Glória, que demora muito mais para subir, e te permitirá aumentar atributos especiais com eles, como por exemplo, chance de crítico, ou regeneração de vida. Subir de nível de Glória também irá te dar 2 pontos de aptidão.

Além disso, após o nível 57 você irá liberar acesso ao modo Cenário, voltado justamente para quem já zerou e não quer ficar fazendo a campanha. Ele já existia no antecessor, mas está muito melhor!

Cenário

Pra começar, você irá selecionar o número de condições especiais do modo, que vão de 1 a 5. Cada fase possui 5 condições especiais, que irão dificultar e muito sua sobrevivência, e elas serão ativadas conforme a quantidade de condições que você escolheu quando iniciou. Para cada condição extra que você liberar, poderá receber bônus variados de modificadores, tendo acesso a mais experiência, itens e ouro ganhos.

Você poderá então escolher até 6 mapas distintos, que são mapas fixos da campanha do jogo, porém com o diferencial de terem missões específicas: Caça ao Tesouro, Frenesim, Recompensa ou Purga. Algumas das missões tem tempo para serem completas, e acredite, você pode falhá-las! Se falar, você deverá resetar seu progresso no cenário.

A vantagem do cenário é que a medida que você progride nas fases e as completa, irá ter um acréscimo em sua barra de vitória, que irá conceder mais bônus ainda no modo cenário, permitindo assim que você dinheiro com mais facilidade.

Jogabilidade

ARPG clássico

A jogabilidade é a mesma de seu antecessor, bem padrão de ARPGs isométricos: extremamente centrada sobre o mouse, que é encarregado da movimentação do personagem e dos ataques em geral.

Recapitulando: o botão esquerdo do mouse é encarregado de fazer o personagem se movimentar e atacar, e o botão direito utiliza habilidades.

O jogo também permite que você ande pelas setas, pra quem quiser se aventurar numa jogabilidade diferenciada.

Na classe Caçador, você poderá também utilizar a tecla R para trocar rapidamente entre armas corpo-a-corpo e de longa distância, o que é útil apenas para builds híbridas.

Controlando a Katarina

Você também pode rapidamente alterar a forma da Katarina utilizando a tecla X, que pode assumir uma postura de combate corpo-a-corpo, de combate a longa distância, ou simplesmente ficar em forma de fantasma e não engajar em combate.

A Katarina também pode ter sua inteligência artificial configurada, permitindo que você defina a prioridade dos inimigos dela, se ela irá utilizar poção automaticamente, ou mesmo que tipo de itens ela irá pegar.

As teclas 1 a 6 serão utilizadas por padrão para utilizar Truques ou Habilidades, com total liberdade de escolher o que vai em cada um deles, assim como também os slots de botão esquerdo e direito do mouse.

A tecla T é utilizada para o Portal da Cidade, que te permite viajar rapidamente ao esconderijo sem qualquer custo, e de lá te permitirá voltar para o local do Portal, ou teleportar a vários dos Waypoints, chamados de Portais de Tinta no jogo.

As teclas padrões de ARPGs também estão lá: ALT para ver itens no chão, SHIFT para atacar sem sair do lugar, etc.

Para utilizar poções rapidamente, as teclas padrões são Q para poção de vida e W para poção de mana. Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, não há variações nas poções – são as mesmas poções do início ao fim do jogo, restaurando sempre a mesma quantidade em proporção.

Fúria

Lembra do sistema de Fúria, que permite utilizar Poderes de Fúria para melhorar suas habilidades? Você pode utilizar o sistema de várias formas.

As teclas A, S e D irão pré-ativar os Poderes de Fúria respectivamente para ambas as habilidades do botão esquerdo e direito do mouse. Ao ativar a próxima habilidade, a Fúria será gasta, e os Poderes aplicados.

Os poderes podem ser acumulados, por exemplo, apertando S 3 vezes você irá ativar o poder “do meio” de suas habilidades 3 vezes, fazendo-o acumular em efetividade.

Outra alternativa é apertar a barra de espaço, que irá automaticamente ativar os Poderes de Fúria para suas habilidades, conforme o que você pré-definir no menu de Combinação de Poderes, que pode ser acessado ao clicar no botão de Definir Combinação.

O limite é justamente que pode-se escolher no máximo 3 ativações de poderes simultaneamente – por exemplo, duas ativações do primeiro poder com uma do terceiro, ou uma ativação de cada um dos 3.

O sistema de Poder/Fúria trás uma complexidade especial ao uso de habilidades, permitindo ao jogador especializar uma habilidade para cada ocasião, e podem fazer toda a diferença.

Se você não quiser se preocupar com isso, achando uma complexidade desnecessária, não tem problema: existe uma aura passiva chamada Tumulto, que aumenta o dano crítico do jogador justamente quando sua barra de Fúria estiver cheia. Existem também passivas e Regalias que irão fornecer algum bônus quando sua barra de Fúria estiver cheia. Portanto, o jogo permite que você não gaste pontos de Fúria e não saia tão prejudicado!

Jogar no controle

E uma novidade que agradará a muitos: o jogo vem também com suporte nativo ao controle do Xbox. Você poderá ativar/desativar o suporte ao controle nas opções do jogo, mas terá de reabrir o jogo para que essa alteração seja efetivada.

A versão para controle altera toda a interface do jogo, inclusive o menu, e o pouco que joguei ela me agradou muito. Certamente, é uma opção pra quem quiser variar, especialmente pra quem é acostumado a jogar no controle.

Arte

Gráficos e interface

O mesmo a ser dito do seu antecessor: seu estilo artístico do jogo segue uma atmosfera noir, retratado em cidades vitorianas, com um toque de gótico. As cores são bem opacas em geral, e o contraste costuma ser grande com os efeitos de habilidades. O resultado final é uma facilidade na identificação daquilo que realmente é relevante, sem deixar nada cansativo.

Os gráficos não são pesados, e podem ser facilmente comparados com os de Diablo 3, por exemplo. Exceto é claro nas cutscenes… as pobres cutscenes do Van Helsing estão mais para algo da época do Final Fantasy VII! É algo que dá dó até…

A interface é um tanto rústica, mas possui elementos interessantes, permitindo ao jogador ocultar opções em tempo real, apenas clicando nelas.

Sons e música

A música varia muito – em alguns momentos é monótona e cansativa, mas em outros consegue aparecer e cativar facilmente, combinando bem com a atmosfera do jogo.

Os sons em geral são bons, com leves variações para evitar a repetição constante que aflige jogos do gênero.

O grande destaque continua sendo do voice acting da Katarina. Suas falas, seu sotaque e seu humor somam muito ao jogo, e mesmo jogar sozinho fará te sentir amparado e acompanhado em todo momento.

Cooperativo

Avanço pra todos

Aqui deram uma melhorada boa: apesar de eventuais problemas técnicos, muito mais raros do que em seu antecessor, dessa vez é possível que a campanha seja avançada tanto no host quanto nos clientes!

O lobby do jogo é muito inteligente, por exemplo. Lista todas as informações de cada jogo, inclusive a região do host, sendo inclusive mais efetivo do que mostrar o ping do mesmo.

Também possui vários filtros que podem ser utilizados, e ainda lista seus amigos do Steam à esquerda. E pra facilitar mais ainda, se você tiver criado uma partida singleplayer, pode alterá-la para multiplayer sem nem precisar recriar o jogo. Nada mal.

A dificuldade no multiplayer é muito superior, e torna o desafio bem interessante. Também tive a impressão de que os drops melhoram na mesma proporção, deixando o jogo desafiador porém recompensador.

Em certos momentos, quando um jogador der trigger numa luta de boss, aparece uma janela onde os outros jogadores podem optar de desejam ou não entrar na luta, o que foi algo muito inteligente a ser feito.

Você poderá jogar inicialmente a campanha cooperativamente em até 4 jogadores. Após atingir nível 57, poderá jogar o modo Cenário de Pesadelo, também com até 4 jogadores, em busca de itens e desafios.

Modo competitivo

Para quem cansar de cooperação, há também o modo Battle Royale, que é o PvP básico, com suporte a até 8 jogadores.

Veredito

Tão bom quanto o primeiro, o jogo continua tendo o seu diferencial de easter eggs, que são um ótimo incentivo à exploração na campanha, tanto pelas referências muito boas que utiliza quanto pelas recompensas.

A Katarina continua muito divertida, e suas interações tornam o jogo muito mais interessante, certamente mais interessante do que a história do jogo.

As melhorias no multiplayer são muito bem-vindas, aumentando a estabilidade, permitindo sessões mais felizes com um amigo. Os sistemas também receberam uma atenção especial, e provavelmente é atualmente o ARPG com maior personalização de itens, permitindo ao jogador criar itens perfeitos sem a necessidade de um farm dependendo da sorte.

A rejogabilidade também está muito mais interessante com as inovações do sistema de cenário, criando um sistema de progressão dentro dele, muito recompensador, e como sempre, deixando o desafio na mão do jogador.

O jogo está mais polido do que nunca, e fico feliz de ver o grande avanço que a NeoCore conseguiu com essa continuação! O jogo cresceu muito, e certamente, me deixou bem curioso para ver o que vão conseguir trazer de inovação na próxima continuação!

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