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Análise / Review: Moon Hunters

Anunciado através do programa Square Enix Collective, financiado através de uma campanha bem sucedida no Kickstarter, Moon Hunters surgiu com uma proposta única, de ser um jogo que permitiria criar mitologias.

Trata-se de um simples jogo de aventura, uma campanha rápida, onde cada escolha de seu personagem faz a diferença, e ao fim, cria uma história única sobre sua saga.

E claro, o melhor de tudo é que é possível fazer isso acompanhado: o jogo conta com suporte à cooperação online, em LAN e local para até 4 jogadores.

Com uma jogabilidade simples, mecânicas inteligentes, e diálogos reflexivos, é um jogo muito especial!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
RPG
Ação
Desenvolvedora Kitfox Games
Publicadora Kitfox Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local 4 jogadores
Data da lançamento 10/03/2016
Versão analisada 1.0.1999
Data da análise 10/03/2016
Processador Dual Core 2.6 GHz
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 2 GB 4 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 9400 GT
Vídeo (AMD) Radeon HD 5450
Direct X 9.0c

Enredo

Ambientação

Você faz parte de uma tribo que cultua a Lua, fonte de toda magia e poder espiritual, e ao organizar um festival para a Lua, ela simplesmente não aparece nos céus.

Caberá a você resolver o mistério, e restaurar o equilíbrio ao mundo, pois sem o poder da Lua, monstros aparecem e o caos cresce pelas terras.

A abordagem do jogo tem um cunho um tanto religioso, muito bem situado dentro do contexto, inspirada na Mesopotâmia antiga, onde as tribos que cultuam a Lua são ameaçadas pelo avanço da Seita do Sol.

Jornadas

Escolhendo inicialmente seu personagem e sua tribo, você viverá uma breve aventura, totalmente procedural e repleta de diálogos com escolhas.

Cada escolha lhe permitirão expressar sua personalidade, definirão sua reputação, e principalmente, o modo que sua tribo lembrará de você em futuras gerações.

As partidas duram em torno de uma hora, e ao fim, fazem a saga de seu personagem ser gravada em formato de uma história, narrando sua aventura de forma única.

Porém, existem limitações fixas sobre cada jornada: todas elas duram 5 dias. No primeiro, você estará chegando em sua vila. Ao fim do segundo dia, será jurado de morte pelo discípulo do Rei Mardok, líder da Seita do Sol, encerrando sua jornada.

Progressão

Constelações

Todo progresso permanente do jogo é gravado nas constelações, que podem ser vistas na tela inicial do jogo.

Ali, você poderá ver a história de seus personagens, como também todo conteúdo que você desbloqueou em partidas passadas, afetando as partidas futuras.

Dentre alguns dos conteúdos destrancáveis, estão: 2 novos personagens, 2 tribos iniciais, habilidades de falar com espíritos e animais, e 6 roupas alternativas (uma para cada personagem). Ao todo, são 37 constelações disponíveis, contanto também os arquétipos dos personagens em cada jornada.

Praticamente todas as outras progressões são temporárias (exceto os ingredientes e as receitas para cozinhar), válidas apenas para cada partida isoladamente.

Opalas

É a moeda do jogo. Você poderá pegar opalas que caem ocasionalmente de inimigos, objetos destruídos no cenário, e eventualmente, ganhá-las ou gastá-las em diálogos com NPCs.

O uso principal das opalas é comprar aprimoramentos de suas habilidades no Mercador.

Ao ser encontrado, o Mercador irá oferecer 4 aprimoramentos aleatórios para seu personagem, que podem custar 15 Φ, 100 Φ ou 200 Φ.

Encontrar o mercador em outras fases fará com que 4 novos aprimoramentos aleatórios sejam selecionados e estejam disponíveis, fazendo assim com que você seja limitado na liberdade de escolha dos aprimoramentos.

Estatísticas

Os personagem possui 6 estatísticas, inicialmente definidos pela classe escolhida.

Ao invés de utilizar o tradicional sistema de nível para permitir que o personagem escolha suas estatísticas, Moon Hunters toma um rumo bem diferente: suas ações e escolhas podem repercutir nos suas estatísticas, de forma que é bem difícil prever e controlar a evolução das estatísticas.

A única forma controlada de aumento de estatísticas é nos acampamentos, feitos em cada intervalo de fase, que permitirá que você decida uma ação para seu personagem, que poderá aumentar duas estatísticas simultaneamente. Porém, a quantidade aumentada terá um fator aleatório.

As estatísticas do jogo são:

  • Resistência: aumenta a saúde máxima;
  • Espírito: aumenta a regeneração de energia;
  • Força: aumenta o dano físico;
  • Inteligência: aumenta o dano mágico;
  • Fé: aumenta a energia máxima;
  • Charme: define a liderança do personagem.

Reputação

Certas escolhas em diálogos não afetarão apenas suas estatísticas, mas também a forma que você é visto pelos outros, ou mais além, a sua própria personalidade.

Os traços de reputação possíveis são muitos: Solidário, Sedutor, Paciente, Orgulhoso, Sábio, Astuto, entre outros.

Além de determinarem a história de seu personagem ao fim de cada partida, a reputação serve também para abrir possibilidades de interação com elementos que aparecem no jogo.

Por exemplo, ao encontrar uma árvore bonita no meio do nada, você pode interagir com ela se for paciente, abrindo duas possibilidades de ação. Da mesma forma, poderia socorrer uma serpente ferida apenas se tiver Compaixão, se aproximar de um leão se tiver Coragem, etc.

Embora o uso da reputação seja claro, a aquisição de novos traços e o limite delas não são nada óbvios.

Aparentemente, é possível ganhar uma certa quantidade de pontos de um traço, e após atingir um determinado valor, você recebe o traço de fato, e a partir daí ela passa a fazer parte da reputação do personagem. Porém, os ganhos e os valores não são exibidos em lugar algum.

Também não é claro se há um limite de traços por personagem, pois a exibição do jogo só mostra 3 delas. Ao que parece, as 3 traços com mais pontos são as que se mantém ativas como reputação.

Jogabilidade

Controles

Utilizando de câmera isométrica, você movimentará seu personagem utilizando as teclas WASD.

Todo personagem possui três habilidades: o botão esquerdo do mouse irá usar o ataque, o botão direito para o especial, e a barra de espaços para a habilidade de mobilidade.

Para conversar e selecionar opções de diálogo, é usada a tecla E. Por fim, a tecla TAB irá abrir ou fechar o menu do personagem, para exibição de habilidades, estatísticas e reputação.

Combate

Na pancadaria, a jogabilidade lembra um poucos clássicos de aventura do SNES, como Zelda e Secret of Mana.

Você poderá dar ataques constantemente em todos os sentidos, e usará seus poderes limitado pela sua barra de energia, que felizmente regenera-se automaticamente.

Um aspecto peculiar é que sempre a terceira habilidade dos personagens facilita a movimentação, podendo ser usada em combate para aproximação, reposicionamento ou mesmo desvio de golpes, e esse recurso será essencial para a sobrevivência.

Arenas

Embora não haja uma abundância de chefes, quase todas as fases possuem uma seção de arena.

Ao adentrar seu centro, será formada uma barreira ao redor do local, e começarão a vir algumas poucas levas de inimigos.

Ao término da arena, o jogador é recompensado com um bônus em Opalas.

Diálogos

Você irá se deparar com inúmeros NPCs em sua jornada, e quase todos os diálogos te darão duas opções de resposta.

As escolhas dos diálogos, mais do que garantir recompensas imediatas previsíveis, determinarão o grau de interação do seu personagem com o mundo, e poderão gerar efeitos imediatos ou a longo prazo.

Cada diálogo, por mais inocente que pareça, poderá afetar suas estatísticas e sua reputação para sempre, e ao fim, determinar como você será lembrado!

Acampamento

Ao término de cada fase, você precisará acampar para encerrar o dia. No acampamento, você 5 opções: descansar, cozinhar, olhar estrelas, caçar e ficar de guarda. Cada opção poderá aumentar 2 estatísticas em quantidades variáveis.

A grande exceção a essa regra é a ação de cozinhar, que te permitirá combinar 2 ingredientes, produzindo uma comida, que gerará um bônus de estatística para todo o grupo. Ao todo, existem 95 receitas diferentes possíveis.

Toda vez que você acampa, também é possível que haja um evento aleatório, onde algum NPC irá aparecer para interagir com seu personagem, possibilitando assim novas ramificações e escolhas de diálogo.

Mapa

Após acampar, transformando a noite em dia, será a hora de escolher a próxima fase no mapa do jogo.

A medida que libera novas fases, mais fases vão aparecendo, próximas à fase vencida. Não é possível revisitar fases anteriores.

Você poderá escolher livremente as fases entre qualquer uma disponível. É possível ver o bioma da fase, como também identificar se a fase possui alguma peculiaridade (como por exemplo um vendedor).

Morte

Apesar de não ser tão difícil como um roguelike, é muito fácil perder vida no jogo se você não for atento, e muito difícil de recuperar a vida perdida.

Ocasionalmente, inimigos derrotados e objetos destruídos poderão deixar um coração no chão, que restaurará um pouco de sua vida. Em cada fase pode também haver um altar da Lua, que restaurará uma vez toda sua vida.

Caso sua vida acabe, você perderá opalas, e o pior de tudo, perderá o dia de sua aventura, encerrando a fase em que estava prematuramente.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos em pixels, com poucas cores, porém animações bem feitas. Também apresenta inúmeras ilustrações para cada personagem, durante os diálogos recorrentes que o jogo apresenta.

O destaque na parte gráfica certamente é pela existência de iluminação no jogo: é possível inclusive ver sombras relativas à visão do personagem ao se aproximar de certos objetos!

A interface é minimalista, escondendo toda informação dos personagens, que pode ser vista sem comprometer o campo de jogo.

Porém, tecnicamente, deixa a desejar: existem pouquíssimas opções gráficas, e em diversos momentos, o FPS do jogo cai bastante, ou seja, falta otimização.

Sons e música

O jogo está acima da média na qualidade musical, com algumas trilhas muito boas. A maioria é meio meditativa, outras mais dramáticas com um toque de suspense, casando bem com a proposta espiritualista do jogo.

Aqui destaco o cuidado com um curso bem pensado: ao entrar em cavernas, o a música do jogo fica levemente distorcida, simulando o eco de uma caverna. Certamente, contribui para a imersão.

Já quanto aos sons, o trabalho é mediano, mas não deixa a desejar em momento algum. Como esperado para um jogo indie, não há dublagem nos diálogos.

Cooperativo

O jogo possui cooperação de todas as maneiras: local, online, ou em LAN, sempre para até 4 jogadores simultâneos. Não há mistura entre jogadores de rede (online ou LAN) e jogadores locais, nem suporte a drop-in.

A câmera é fixa entre os jogadores, independente do modo, ficando centralizada entre os jogadores. Caso um jogador tente se afastar, ele poderá acabar arrastando outros do grupo em sua direção.

Em toda transição de tela, o jogo pedirá uma confirmação a todos os jogadores, se desejam entrar/sair da área.

E não se preocupem: é possível escolher personagens repetidos sem problemas!

Embora não haja um aumento no número de inimigos, os inimigos ficarão mais fortes, na proporção do número de jogadores da partida.

Já nos diálogos, em geral, cada jogador terá a liberdade de escolher as opções, e receberá pontos de reputação conforme sua escolha. Porém, para determinar qual das opções é escolhida pelo grupo, o jogo utiliza diversos fatores, dentre eles a estatística Charme para definir o líder do grupo.

Uma peculiaridade do modo cooperativo é que todo Opala é dado a cada um dos jogadores, de modo que todos terão o mesmo dinheiro ao fim, sem prejuízo da quantidade ganha.

Também é importante distribuir as atividades do acampamento, pois das 5 opções disponíveis, apenas a de descansar pode ser feita por mais de um jogador. Cada uma das outras só poderá poderá ser feita por um jogador a cada noite. Cozinhar também ganha mais importância no cooperativo, por ser a única atividade que fornece um bônus a todos os jogadores.

Alguém morreu? Aliados mortos podem ser revividos manualmente por um jogador vivo com metade da vida máxima, ou também revividos num altar da Lua uma vez por fase.

Cooperação local

Para iniciar um jogo para um ou mais jogadores locais, você deverá utilizar o menu Nova Partida.

Cada primeira tela, será o momento de cada jogador entrar na partida, pressionando mouse/teclado ou um botão no joystick a ser utilizado, escolhendo seus personagens e confirmando.

Se durante a partida, os jogadores quiserem trocar os personagens entre si, não precisa nem passar o controle pros outros: basta abrir as opções do jogo, abrir o menu de Esquemas de teclas, e alterar o dispositivo de entrada para cada personagem.

Cooperação online ou em rede

Para jogar em rede, seja online ou em LAN, você deverá utilizar o menu On-line. O jogo permite a conexão através de IP, com um jogador hospedando a partida, e os outros entrando na partida pelo IP do host. A desvantagem é que é necessário abertura de portas ou configuração NAT apropriada para um jogador poder hospedar uma partida online.

Também há a possibilidade de carregar uma partida online anterior, que tenha sido interrompida em algum momento. Após o carregamento, é possível que os jogadores selecionem os personagens da partida em andamento, permitindo que escolham o personagem de outro jogador.

Infelizmente, o jogo carece de ajustes em seu sistema de conexão remota: vários problemas podem ocorrer durante uma partida nesse modo, fazendo com que os jogadores tenham que recarregar saves, reabrir o jogo, e por vezes, reiniciar a jornada.

Veredito

Apesar de ser um jogo único em sua proposta, a execução lembra um pouquinho de vários clássicos do SNES: Zelda e Secret of Mana, com uma pitada de roguelike dos jogos indies modernos.

Orientado para partidas rápidas, com ampla ênfase em cooperação, é um jogo muito bom para sentar e jogar sem compromisso, se divertir, e de quebra, zerar o jogo.

Como falando anteriormente, infelizmente o modo online não está 100% ainda, exigindo assim mais empenho e paciência por parte de quem queira se aventurar com um amigo à distância.

O ponto fraco do jogo é justamente o tempo relativamente curto das jornadas, e com certeza irá incomodar muita gente. Mesmo com toda variação, escolhas e a construção de mitos, para muitos o jogo será extremamente repetitivo, dificilmente tendo um aproveitamento maior que 10 horas de jogo.

Confesso que eu mesmo fiquei um pouco decepcionado a princípio, pois esperava algo mais profundo e contínuo. Mesmo assim, o jogo é cativante em seu formato, e com certeza toda jornada nova rende descobertas, mesmo após muitas horas do jogo.

Certamente, o maior estímulo é tentar resolver o mistério da Lua desaparecida, e em 10 horas de jogo, ainda não tenho pistas!

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