As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Magicka: Wizards of the Square Tablet

Quem é fã de jogos cooperativos deve conhecer Magicka (review completo aqui), o fantástico jogo cooperativo dos magos que mais se matam do que se ajudam, certo?

Disponível para PC, IOS e Android, Magicka: Wizards of The Square Tablet pode ser um dos melhores títulos de seu gênero oferecendo integração total entre todas essas plataformas. Junte seus amigos e prepare para diversão cooperativa e muito caos, em qualquer uma das plataformas que você escolher.

Gostou da idéia de jogar o Magicka em qualquer lugar? Wizards of the Square Tablet é uma adaptação do Magicka para tablets e mobiles, que foi inicialmente lançado apenas para Android e iPad, e chegou só recentemente ao PC.

Basicamente, é uma versão simplificada do Magicka em termos de gráfico e jogabilidade, mas que tenta manter sua essência: a uso livre de magias com combinação de elementos, e claro, as muitas mortes acidentais!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Plataforma
Desenvolvedora Ludosity
Publicadora Paradox Interactive
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 31/10/2013
Data da análise 16/11/2013

Requisitos Mínimos

Processador Pentium IV 2.4 GHz
AMD 3500+
Memória 2 GB
Espaço em Disco 2 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800
Vídeo (AMD) Radeon X1900

Enredo

Tutorial

Você é um mago, que após perder sua licença de magia, deve passar pelo tutorial do jogo, seguindo as instruções do seu professor.

Após aprender o básico da jogabilidade, tem a opção de lições mais avançadas, ou sair do tutorial e começar sua aventura.

Prólogo

Terminando o tutorial, aparece a primeira cutcene, onde o narrador revela o prólogo do jogo: você e mais 3 amigos maguinhos felizes um dia foram passear no submundo, e você (o power ranger vermelho, quer dizer, mago vermelho) foi possuído por um espírito misterioso, forçando o grupo a retornar para casa com urgência.

Após esse singelo evento, uma horda de criaturas atacou o castelo de Aldrheim, onde situa-se a Ordem de Magick, da qual você faz parte.

Logo você recebe sua primeira missão: reviver o Vlad (que definitivamente, não é um vampiro!), juntando seus pedaços ao logo de sua aventura.

Tal qual o Magicka original, o jogo é repleto de humor, referências a cultura pop e sátiras, com diálogos bobos e uma história amigável.

Progressão

Como em Magicka, não há sistema de nível ou algo assim, sem progressão de personagem como um todo.

Porém, o Wizards of the Square Tablet rendeu-se ao capitalismo: você juntará moedas de ouro, para comprar novos cajados, novas roupas, familiares ou pergaminhos!

Mas por algum motivo, a versão para PC cortou esse barato: nela, você já começa com todos staffs e robes liberados! Não entendi bem a jogada deles – supostamente isso é para remover o grinding do jogo, mas querendo ou não, é cortar as pernas de um sistema de progressão em potencial!

Microtransações

E quando falo que rendeu-se ao capitalismo por incluir dinheiro, eu também quis dizer no sentido literal: colocaram o gold à venda, para quem quiser, através de microtransações!

Staffs e Robes

Tanto os staffs quanto os robes fornecem tanto bônus quanto penalidades, sendo portanto opcionais, e servem em geral para especializar o seu personagem a alguma estratégia.

Familiars

Os familiars são pets que te acompanham apenas no singleplayer, e podem servir tanto para atacar os inimigos quanto para prestar algum auxílio ao jogador durante as fases. Os familiars não são permanentes: duram por apenas uma fase.

Scrolls

Já os scrolls são itens consumíveis, que irão executar alguma magia quando utilizados.

Seleção de fases

Antes de entrar nas fases, você tem uma espécie de visão-de-mundo, onde vê as fases disponíveis. Clicando sobre a fase, você verá suas informações gerais, e a recompensa dela, que pode ser apenas ouro, ou além disso, Magicks nova.

Na verdade, você não precisa de liberar as Magicks – apenas irá saber qual é a combinação certa delas.

Terminando uma fase, usualmente você liberará uma ou duas fases adicionais, e assim vai progredindo na história.

Mapas

Após limpar todas as fases de um mapa, o jogo segue com uma pequena cutcene, e você é levado para outro mapa, que começa com apenas uma fase liberada, e deve repetir o processo para prosseguir com a história.

Tendo mais de um mapa, você pode posteriormente viajar entre eles instantaneamente, caso deseje.

Survival

Para os mais competitivos, existem também as fases de survival, onde você enfrenta uma onda infinita de monstros, que a cada onda, ficam mais fortes e rápidos.

Nestas fases, você pode competir na leaderboard, que mostrará os 5 melhores escores da fase. Você pode também competir com seu próprio recorde, que é mostrado na hora que escolher a fase.

Jogabilidade

Elementos

A jogabilidade é muito simples, como o jogo é feito para tablets. Portanto, você pode fazer tudo no jogo utilizando apenas o botão esquerdo do mouse. Para se movimentar, por exemplo, você deve clicar onde deseja ir.

Para conjurar os elementos, você clica sobre eles com o botão esquerdo – ou tem a vantagem de poder utilizar as teclas Q, W, E, R, A, D e F para conjurá-los mais rapidamente. Certamente, é uma grande vantagem para quem joga no computador!

Ao conjurar um elemento, o ícone dele ficará sob o personagem, e clicar novamente na tela irá utilizá-lo, sendo portanto impossível se locomover tendo um elemento carregado.

Mudanças

Outra mudança de simplificação é que você pode conjurar até 4 elementos, ao invés de 5 como no Magicka original.

Também removeram um dos elementos, o Arcano. Agora, o elemento Vida o substitui, na função de criar um raio quando combinado com outros elementos, perdendo o efeito de cura.

Você pode ou castar as magias para fora, clicando em inimigos ou no cenário, ou clicar sobre você para utilizá-las sobre você. Não há as opções de atacar melee, ou gerar efeitos em área, como havia no Magicka original.

No mais, as mesmas regras se aplicam: você não pode carregar elementos opostos (água e elétrico, frio e fogo, etc), se estiver molhado não pode carregar o elemento elétrico ou tomará choque, jogar água e depois frio irá congelar, pode utilizar fogo para tirar o status de molhado, ou joguar água para tirar o status de em chamas, etc.

Magicks

Para conjurar as Magicks, você deve utilizar os 3 ou 4 elementos delas na sequência correta, e então clicar com o mouse. Isto iniciará a animação da magia, e em seguida, o seu efeito.

Livro do Conhecimento

Após liberar uma Magick, você pode consultá-las a qualquer momento clicando em seu livro de magias, o Livro do Conhecimento.

Os pergaminhos de magia podem ser utilizados clicando sobre o ícone deles no canto superior direito, ou simplesmente apertando o botão direito do mouse.

Levitar monstros

A grande inovação na jogabilidade é a possibilidade de levitar monstros. Para fazer isso, você deve clicar sobre um monstro, segurar o botão esquerdo, e mover o mouse. Infelizmente, este recurso só pode ser utilizado no single player.

Indicadores visuais

Outra diferença é que devido a visão do jogo, você é capaz de detectar que inimigos estão se aproximando mesmo estando fora de sua visão, através de indicadores nos cantos da tela.

Cada inimigo é exibido como uma bola vermelha, e isso de permite inclusive acertá-los de muito longe. A desvantagem é que você não saberá qual é o inimigo, e portanto ele pode ser imune ao elemento que você está utilizando.

Como esperado em ports, não há opção para mudança de controles.

Arte

Estilo visual

Tendo a visão em plataforma, o jogo possui gráficos cartunescos simples mas bonitos.

Apesar de ser puxado para um traçado mais infantil, isso é quebrado pelo excesso de violência, que te permite explodir inimigos, e frequentemente forrar o chão do cenário com vísceras, membros e ossos alheios.

Cenário e detalhes

O cenário tem detalhes legais, como placas que passam mensagens bobas, ou armadilhas que causam dano ou algum status, como molhado ou em chamas.

Também não há opções avançadas: você configura a resolução no launcher do jogo, e no menu de opções dentro do jogo, pode apenas definir o nível gráfico, e ativar ou desativar música e sons.

Sons e música

As músicas do jogo são muito próximas das do Magicka original, e são bem legais e memoráveis, agradáveis de se ouvir.

O destaque, novamente, fica por conta dos diálogos – o voice acting segue a tradição da franquia, com os personagens falando num idioma engraçado, misturando algo como sueco com inglês em alguns momentos, e o resultado é muito cômico.

Cooperativo

Conta da Paradox

Para jogar online, você deverá antes de mais nada criar uma conta da Paradox. Isso é feito rapidamente, fornecendo apenas o email a ser utilizado e a senha.

Isso é necessário pois o jogo utiliza o servidor da Paradox para intermediar as partidas, registrando as partidas criadas pelos jogadores no servidor-mestre deles.

A grande vantagem deste título é que ele permite o multiplayer entre plataformas! Pois é, é possível ter um grupo de até 4 amigos, cada um utilizando um dispositivo diferente, seja PC ou dispositivos com Android ou iOS.

No menu de multiplayer, você tem a opção de criar uma partida, entrar rapidamente numa partida pública através do quick play, ou encontrar algum jogo utilizando o find game. O jogo também tem um sistema de amigos, que utiliza a sua lista de amigos do Facebook.

O quick play tentará encontrar alguma partida pública, e se não encontrar ou conseguir entrar em uma, automaticamente irá criar uma partida para você.

Criando uma partida, você pode escolher a configuração de cada slot de jogador, se será um slot público, privado ou fechado.

O menu para encontrar partidas é bem simples, e lista todas as partidas, com o nome do host e a quantidade de jogadores presentes em cada uma delas. Você tem a opção de filtrar por jogos de amigos, buscar o nome de algum host, ou esconder salas cheias.

Os maiores problemas quanto ao sistema de multiplayer do jogo é não mostrar o ping (clássico), e também a dificuldade em conectar-se.

É muito comum resultar em problemas de conexão, seja por falta de setup apropriado nos hosts, mas de certa maneira, o jogo também não ajuda – pelo visto só tenta fazer conexão direta, e não facilita em nada.

Se você tiver a sorte de se conectar, cairá no lobby, onde poderá conversar com os outros membros.

Já em jogo, o host será encarregado de escolher as missões, e cabe aos clientes apenas dizerem que estão prontos para agilizar o início das fases.

A partida de multiplayer é muito semelhante com o clássico do Magicka: o tempo todo, os aliados irão morrer, e na maioria das vezes, por culpa de um aliado!

No caso dessa versão, é mais complicado ainda, pois por ser em plataforma, e as magias serem lineares, é mais fácil ainda um jogador entrar na frente do outro!

Veredito

Eu resumiria da seguinte forma: o jogo é excelente e complexo para os padrões de jogos de tablet ou celular, e para um jogo de computador, é um ótimo título casual pela simplicidade.

Para quem já é fã de Magicka e quer poder levar a aventura consigo pra onde for, é uma excelente pedida buscar as versões de Android/iOS.

E se você tiver ele em seu celular ou tablet, e quiser jogar com um amigo que não tenha essa possibilidade, ai sim seria viável ter a versão para computador disponível, aproveitando que o seu multiplayer é cross-platform.

Mais casual do que nunca, também é um título adequado para pessoas com pouca experiência em games, e até mesmo crianças (se você relevar o excesso de violência, é claro).

Mas se você é um gamer hardcore, que não conhece Magicka e quer um jogo para PC, eu diria: vá jogar o Magicka original, que é muito mais complexo!

Comentários