As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Magicka 2

Mais uma vez, os 4 magos da Ordem de Magicka se reúnem para salvar o mundo! Guiado por Vlad, que definitivamente não é um vampiro, você é convidado a vivenciar essa aventura, ao lado de mais 3 amigos, estejam eles ao seu lado ou na internet.

A jogabilidade única, que dá total liberdade de criar magias através da combinação de elementos, continua firme e forte!

Magicka 2 trouxe inovações, algumas que irritaram os fãs da série, e outras que potencializam muito a rejogabilidade do título. Na dúvida sobre o que pensar do jogo? Confira nosso livro de magia abaixo!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
ARPG (Action Role-Playing Game)
Desenvolvedora Pieces Interactive
Publicadora Paradox Interactive
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 26/05/2015
Versão analisada 1.1.0.0
Data da análise 16/09/2015
Processador Dual Core 3 GHz Quad Core 2.8 GHz
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 3 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GTX 550 GeForce GTX 640
Vídeo (AMD) Radeon HD 5850 Radeon HD 6670
Direct X 9.0c

Enredo

Prólogo

Magicka 2 se passa logo após Magicka: Wizard Wars, onde ocorre uma guerra civil entre as diferentes Ordens de Magick, que resultou na quase extinção dos magos.

O grande Nostrir então profetiza que uma criança muito especial nasceu em Midgard, e teria um destino repleto de poder e capaz de trazer paz ao mundo - mas até ter idade suficiente, estaria vulnerável, e seria um alvo fácil para criaturas malignas.

Vlad, o professor não-vampiro que estava de férias por décadas, volta então para o Castelo Aldrheim, em busca de corajosos Magos que recebem dele a missão de salvar o mundo, localizando a criança da profecia e resgatando-a a tempo.

Tutorial

Iniciando a aventura, você cairá num pequeno tutorial, ensinando os comandos básicos do jogo.

Você começará o tutorial sem acesso a elementos ou Magicks, e gradativamente irá liberá-los.

Campanha

O modo Aventura é composto por 9 capítulos sequenciais, leva cerca de 6 horas para ser finalizado. E como esperado, é repleto de referências variadas, e muito humor.

Progressão

Desbloqueios

Em Magicka 2, você terá muito conteúdo destrancável. Você irá desbloquear Vestes, Visuais, Cajados, Armas, Magickas e Artefatos, das mais variadas formas.

Alguns conteúdos são destrancados ao terminar capítulos da campanha. Outros são escondidos nas fases, e precisam ser encontrados, ou ter seus quebra-cabeças resolvidos. Há ainda aqueles que exigem que o capítulo seja finalizado em uma determinada dificuldade, por exemplo.

Avançando no modo aventura, você liberará Provas, fases curtas compostas de algum desafio, algumas delas com tempo máximo para ser finalizada. Cada prova garante até 6 desbloqueios, 2 para cada uma das 3 dificuldades.

Você poderá facilmente acompanhar o número de desbloqueios totais e que realizou em cada fase no momento de escolhê-las.

Vestes e visuais

As vestes são as roupas dos personagens, muito importantes em definir o visual. Ao mesmo tempo, as vezes podem fornecer bônus de resistência contra determinados elementos ou status, até invulnerabilidade contra algum tipo.

Da mesma forma, as vestes podem ter pontos negativos para balanceamento, deixando o personagem mais vulnerável a determinados elementos, ou mais lento, por exemplo.

Após escolher sua veste, você poderá escolher as opções visuais daquele veste, determinando suas cores.

Cajados e armas

Todo personagem em Magicka é ambidestro, carregando um cajado na mão esquerda, e uma arma na mão direita. Destes itens, o mais importante é o cajado, que é capaz de garantir bônus de dano a determinados elementos.

Da mesma forma, cajados podem reduzir a eficiência de outros elementos. Em geral, é uma forma de especializar o personagem.

Já as armas são usadas apenas para ataques, e são capazes de modificar o tipo de dano causado pelos ataques corpo-a-corpo do personagem.

Artefatos

Os artefatos são uma das inovações do jogo, e visam garantir uma personalização do desafio nas fases. Para serem usados, deve-se escolher a opção Artefatos personalizados na tela de seleção de dificuldades.

Você terá 6 espaços para artefatos, podendo vincular seus artefatos em cada um deles. Alguns artefatos possuem diferentes níveis, e após escolhê-lo, você poderá utilizar as setas à esquerda e à direita do nome do artefato para selecionar a gradação desejada do artefato - caso as tenha liberado.

Alerto que jogar com artefatos antigos restringe a liberação de desbloqueios nas fases, portanto não é recomendado a princípio!

Desafio

Jogou muito do modo aventura e completou as provas? Não tem problema: o jogo conta ainda com o modo Desafio. Nele, você enfrentará dificílimas fases curtas.

O legal desse modo é que ele possui uma classificação, com as melhores pontuações ou melhores tempos em cada um dos mapas.

Jogabilidade

Movimentação

O jogo é point & click, com a movimentação toda feita no mouse. Ao contrário de Magicka 1, você pode clicar com o botão esquerdo num local longe, e o personagem irá andando até lá, sem a necessidade de você manter o botão esquerdo segurado para controlar o movimento.

Essa mudança ocorreu pois em Magicka 2, a movimentação é mais livre, e acima de tudo, essencial: é possível conjurar feitiços em movimento, em sua maioria.

Mesmo assim, esse comportamento pode ser alterado para o padrão do Magicka 1, se desejado, nas opções do jogo.

Elementos

Assim como em seu antecessor, o brilho do jogo é a possibilidade de conjurar feitiços através do uso dos 8 elementos: Água, Vida, Escudo, Frio, Raio, Morte, Terra e Fogo.

Para conjurar um elemento, você deve apertar a tecla correspondente a ele. As teclas são Q para água, W para vida, E para escudo, R para frio, A para raio, S para morte, D para terra e F para fogo. Ou seja, QWER e ASDF. É ali que sua mão deve ficar.

Você poderá ter até 5 elementos conjurados sobre você, determinando e potencializando o efeito do próximo feitiço a ser utilizado.

Mas, ainda há as regras básicas do uso de elementos: elementos opostos não podem ser utilizados em conjunto, fazendo com que o elemento conjurado anteriormente desapareça. Os opostos são água e raio, vida e morte, frio e fogo.

Além disso, desde a última atualização, é possível criar elementos novos, combinando dois elementos num só. Fogo e água formam fumaça, frio e água formam gelo, e morte e água formam veneno. Cada um destes elementos combinados conta como um elemento na fila de elementos conjurados.

Status

Alguns elementos irão causar algum status sobre inimigos e sobre os jogadores, causando algum efeito temporário.

Água provoca o status molhado, que gera vulnerabilidade a raio, ou possibilitando que seja congelado com frio. Veneno deixa envenenado, causando um pequeno dano por segundo. Fogo deixa pegando fogo, também causando dano por segundo. Frio deixa um alvo lento.

Alguns status também são opostos, e podem ser cancelados. Se você estiver pegando fogo, basta jogar água em você mesmo. Da mesma forma, pode jogar fogo em si mesmo para remover o status molhado ou gelado.

Feitiços

Após ter um ou mais elementos conjurados, você poderá lançar o feitiço. O efeito do feitiço será ligado aos elementos conjurados, mas também à forma de lançar. As formas são:

  • Frontal: apertando e segurando o botão direito do mouse, fará com que você lance o feitiço na direção que aponta com o mouse. Feitiços com terra podem ser carregados para aumentar o dano e alcance antes de serem lançados.
  • Em si mesmo: apertando o botão do meio do mouse, o feitiço será lançado sobre você. Útil para curas, escudos, ou ainda para remover status.
  • Em área: segurando SHIFT e apertando o botão do meio do mouse, o feitiço será lançado ao redor do personagem.
  • Na arma: segurando SHIFT e apertando o botão direito do mouse, o feitiço será lançado como um encantamento em sua arma. O seu próximo ataque corporal terá o efeito dos elementos conjurados.

Magickas

Magickas são poderosas magias, que causam efeitos diferentes e avançados. Após aprender uma Magicka, você terá duas formas de conjurá-la.

A primeira é manualmente, conjurando os elementos dela na sequência correta, e apertando a barra de espaço para lançá-las. Essa é a forma clássica, existente no título anterior, e exige que o jogador memorize as sequências das Magickas para ser bem utilizada.

A segunda forma é com um atalho: as teclas 1, 2, 3 e 4 poderão ter Magickas vinculadas a elas, fazendo com que estas Magickas sejam lançadas apenas apertando uma tecla.

A desvantagem de utilizar Magickas por atalho é que dessa forma, elas tem um tempo de recarga mais elevado, além de estarem limitadas a apenas 4.

Quando você tiver várias Magickas, poderá clicar com o botão direito do mouse sobre seus atalhos, e escolher qual das Magickas deseja em cada um dos números.

Estratégia

O problema (e a diversão) de Magicka é que o jogo te permite fazer milhares de estratégias: o que você irá fazer? Congelar os inimigos para ganhar tempo, lançar um escudo sobre você, ou criar uma barreira com terra para que eles não se aproximem? Ou simplesmente irá lançar a magia mais poderosa que tiver para matar antes que morra?

A chave para o sucesso, além de dominar os comandos, é utilizar o cenário a seu favor: se querer ficar na defesa, procure lugares com menos acessos. Se tiver precipício por perto, tente arremessar inimigos nele com empurrão ou explosões, e assim por diante.

Outro ponto interessante é conhecer os inimigos: cada inimigo pode possuir uma fraqueza a determinado elemento, assim como resistência a outro elemento.

Morte

Quando a estratégia não der certo, é isso que vai acontecer. Inúmeras vezes, pode ter certeza. Seja caindo de precipícios, morrendo afogado, tomando flechas do inimigo ou mesmo se matando em explosões, você irá morrer muito.

Após morrer, você poderá ser revivido automaticamente pelo seu familiar, que então ficará um bom tempo sem poder repetir essa façanha. Se morrer novamente, você perde, e volta no último checkpoint da fase.

Equipamento

Para definir o equipamento do personagem, antes de entrar numa missão, você deve colocar o mouse sobre o seu nome e acessar o menu Equipamento. Nessa tela, você poderá mudar Veste, Visual, Cajado e Arma do personagem, além de definir sua voz.

Também é possível mudar o equipamento de jogadores locais da mesma maneira.

Dificuldades

Ao escolher uma fase, o jogo apresentará a seleção de dificuldades: Normal, Difícil e Absurdo, além da opção de Artefatos personalizados, vista anteriormente.

As dificuldades Difícil e Absurdo nada mais são que presets de artefatos (mesmo que você não os tenha liberado): irão prejudicar o intervalo entre Magickas, aumentar a vida dos inimigos, diminuir a sua, aumentar o dano de friendly-fire, e ainda fazer os inimigos recuperarem vida.

Nessa tela, também é possível escolher um Familiar, um amiguinho que ficará te seguindo durante toda a fase, podendo te reviver, além de poder fornecer algum bônus variado.

Comandos

Os comandos padrões não agradaram? Todos eles podem ser redefinidos nas configurações do jogo.

Pra quem preferir joystick à teclado, especialmente quem for jogar localmente, poderá utilizar seu joystick para jogar sem qualquer problema.

A interface do jogo referente aos elementos será alterada para representar os botões do joystick, facilitando assim um pouco a assimilação dos comandos.

Arte

Gráficos e interface

Os gráficos de Magicka sempre foram belos, e dessa vez não são exceção. Apesar da simplicidade, e do tom cartunesco dos personagens, o detalhamento do cenário, assim como iluminação e efeitos de filtros deixam tudo muito bonito.

A interface é muito simples, priorizando a identificação do jogador, status e seus atalhos, com dados como vida e elementos ficando abaixo do personagem.

Sons e música

A música do jogo é bem orquestrada, e combina muito com o universo proposto: fantasioso, medieval, e bem humorado.

Os sons são legais, e também contribuem para essa atmosfera: em especial, graças as vozes dos inimigos e personagens em geral, ainda seguindo aquela dublagem de murmúrios e vozes engraçadas.

Cooperativo

Magicka 2 brilha muito no modo cooperativo, graças à diversão que proporciona, especialmente em virtude de ter fogo amigo ligado o tempo todo. O resultado são sempre muitas mortes acidentais, de todas maneiras possíveis.

Ao mesmo tempo, dá pra fazer as pazes logo, usando uma Magicka para reviver os aliados mortos quase na mesma hora.

O jogo conta com suporte a até 4 jogadores simultâneos, seja online, localmente, ou numa mistura de ambos os modos, tudo isso ainda com suporte a drop-in, permitindo entrar em partidas em andamento sem qualquer problema.

O jogo não possui um lobby ou algo do gênero, fazendo com que a única possibilidade de jogar online seja ou entrando em jogos públicos pelo matchmaking, ou convidando/sendo convidado por um amigo.

Se na seleção de fases da aventura você utilizar o menu Entrar no jogo, o jogo automaticamente tentará te colocar numa partida em andamento para aquele capítulo.

Caso não queira isso, você deverá então utilizar o menu Criar jogo ao invés, podendo inclusive marcar a opção de Partida privada para ela não ficar pública.

Durante uma partida criada, você pode apertar a tecla ESC, e tornar a partida pública ou privada, além de poder convidar ou expulsar jogadores facilmente.

Jogadores locais também podem entrar a qualquer instante, apertando o botão em seus controles.

Para facilitar a comunicação online, o jogo conta com um simples chat textual.

Veredito

Magicka 2 foi muito criticado por muitos fãs do primeiro título - como sempre acontece com qualquer franquia que arrisca mexer no queijo alheio.

O grande motivo por trás disso é o fato de Magicka 2 ter sido feito em cima do Wizard Wars, e não do Magicka original. Isso refletiu tanto na jogabilidade, quanto no balanceamento do jogo.

Em virtude disso, muitos feitiços que eram devastadores em Magicka 1, não podem ser feitos, ou são bem fracos. Balanceamento!

O fato é esse: se você tentar jogar Magicka 2 como jogava Magicka 1, provavelmente vai se frustrar muito.

Isso não é um ponto ruim no jogo: ele simplesmente evoluiu, exigindo do jogador adaptação e movimentação constante.

Eu gostei demais, e me diverti nele tanto quanto no primeiro, e tenho certeza que muitos jogadores também.

Em suma: o jogo evoluiu um pouco na jogabilidade, e muito em progressão - que era um dos pontos fracos do título anterior. Não tem como ter ficado ruim!

Comentários