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Análise / Review: Lovers in a Dangerous Spacetime

Já pensou em comandar uma nave no espaço, resgatando coelhinhos espaciais e salvando o mundo com a força do amor? Com certeza já, não é?

Em Lovers in a Dangerous Spacetime, você fará parte do esquadrão Lovers, um time de elite com a missão de proteger um reator que utiliza o amor para produzir energia.

Seja sozinho, acompanhando de um animal de estimação com inteligência artificial, ou em cooperativo local acompanhado de um amigo, assuma controle de sua nave e salve o universo!

Ficha Técnica

Gênero Shooter
Ação
Desenvolvedora Asteroid Base
Publicadora Asteroid Base
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 09/09/2015
Versão analisada 1.1.3
Data da análise 14/09/2015

Requisitos Mínimos

Processador Dual Core 1.7 GHz
Memória 2 GB
Espaço em Disco 900 MB
Vídeo 256 MB
Direct X 9.0

Enredo

Prólogo

Como o nome sugere, o jogo tem uma premissa hippie bizarra: num futuro distante, foi construído o Reator do Ardor, uma máquina capaz de utilizar o Amor para gerar energia. Esse reator era protegido por uma organização chamada Lovers.

Até que um erro na matriz explodiu o reator, fazendo com que força sombria do Anti-Amor se espalhasse pela galáxia. O resultado disso: bichinhos fofinhos foram enjaulados! Ó, céus!

Você fará parte do esquadrão dos Lovers, e utilizará a única nave sobrevivente do desastre para tentar recuperar os quatro pedaços do Reator do Ardor, para reconstruí-lo e salvar o universo.

Tutorial

Terminando a história, você controlará a sua nave protótipo, que encontra-se presa no Ventrículo Oeste do quartel dos Lovers, onde precisará soltar-se utilizando os canhões da nave.

No tutorial, também receberá seu leal bichinho-espacial, e receberá gradativamente as partes restantes da nave: escudo, motor, canhão Yamato e estação de mapa.

Aqui também você aprende o objetivo nas fases: soltar coelhinhos-espaciais cósmicos (e outros bichinhos fofinhos posteriormente) para penetrar lacres e abrir portais e poder prosseguir na missão de recuperação dos pedaços do reator.

Campanhas

O jogo é composto de 4 campanhas sequenciais, cada uma delas contendo 4 fases, e uma fase de chefe.

As fases são procedurais, isto é, a cada visita, terão layout gerado aleatoriamente, aumentando bem a rejogabilidade.

Progressão

Bichinhos

O jogo possui uma gama de progressões permanentes, e também algumas temporárias, válidas apenas durante cada campanha.

Como vimos, o objetivo primário para poder passar de uma fase é resgatar bichinhos-espaciais cósmicos para poder progredir. Cada fase possui um total de 10 bichinhos enjaulados, variando os bichinhos entre coelhinhos, sapinhos, gatinhos ou passarinhos, conforme a campanha. Não que isso faça diferença alguma.

Desses 10, são necessários apenas 5 para poder passar de fase. Os outros 5, você até poderia deixá-los mofando e seguir sua aventura - ao preço apenas de prejudicar a progressão de nível.

Ou seja, para passar de nível, você não precisa matar inimigos: basta resgatar os bichinhos. Cada nível possui exigência de certa quantidade bichos resgatados, e cada fase pode fornecer até 10 desses bichos para essa progressão.

Nível

Ao passar de nível, você terá 4 linhas de upgrades, e cada linha possui uma exigência de nível mínimo para ter seus upgrades acessíveis, respectivamente níveis 2, 3, 5 e 8.

Os upgrades englobam melhora nas estações das naves, permitindo o uso de duas joias simultaneamente (que será explicado mais adiante), e também desbloqueio de naves.

O nível máximo do jogo é 10, onde você desbloqueará os 9 upgrades disponíveis.

Amigos-Espaciais e Naves

Ao iniciar uma partida, você começará escolhendo o seu personagem. Inicialmente, você terá apenas 3 personagens disponíveis, e poderá liberar mais 5. A maioria dos personagens são liberados automaticamente ao concluir cada campanha.

Ao escolher uma campanha, você poderá escolher sua nave. A nave inicial disponível é a Chiclete Zero. As outras naves que liberará com nível são a Banana Split e a Gelatina, cada uma com seu próprio layout e peculiaridades de funcionamento. A Gelatina é especial, pois possui apenas 3 torres de armas, e sua turbina não pode ser girada: a nave toda gira para permitir que você a controle.

As outras 3 naves destrancáveis nada mais são do que variantes da Chiclete, que já começam com joias nas estações.

Joias

Joias são a progressão temporária principal durante uma campanha. Você pegará joias ao abrir presentes nas fases, encontrados aleatoriamente espalhados pelo mapa.

São três tipos de joia: de poder, de raio e de metal. Ao pegar uma das joias, você poderá colocá-la em qualquer uma das estações da nave: escudo, motor, canhão Yamato e cada uma das torres de armas.

Fazendo isso, a joia ficará sobre a estação, e imediatamente alterará o funcionamento daquela estação.

Por exemplo, na torre de armas, a joia de poder faz com que seja um canhão triplo ao invés de duplo, aumentando a taxa de tiros. Já a joia de metal colocará uma bola de destruição no local, que poderá ser balançada para destruir inimigos. Já a joia de raio fará com que o tiro seja um raio com recarga lenta, uma espécie de Rail Gun.

Ao passar de nível e liberar os upgrades que permitem duas joias em cada estação, cada par de joias resulta num outro efeito para a estação: joia de poder com joia de metal, joia de poder com joia de raio, joia de raio com joía de metal, ou duas joias de um mesmo tipo. A ordem das joias não faz diferença.

Ou seja: são muitas possibilidades de personalizar as estações conforme as joias que receber, e certamente permitem estratégias bem distintas no uso da nave.

Caso coloque uma joia numa estação e queira mudá-la, tem duas formas de fazer isso: ou você joga outra joia em seu lugar, destruindo a joia anterior, ou utilizará um outro item que receberá em algumas fases, o removedor, para remover todas as joias de uma determinada estação.

Dificuldades

O jogo tem duas dificuldades: normal e casual. No modo casual, enfrentará menos inimigos, que terão menos vida, e você tem mais vida. Certamente é um modo recomendado ao jogar com alguém que não seja muito bom em jogos em geral.

Isso porque a dificuldade normal já é bem difícil, exigindo muita coordenação para sobreviver, com muitos momentos de aperto.

Você pode progredir nas fases e campanhas em qualquer dificuldade sem problemas, e inclusive alterar a dificuldade no meio de uma campanha. A única desvantagem do casual é que o jogo não grava o seu tempo em cada fase, caso queira tentar fazer fases no menor tempo possível e apostar corrida com você mesmo.

Revisitando fases

Zerou o jogo? O que sobra pra fazer, você pergunta? Em primeiro lugar, você poderá revisitar campanhas concluídas, para liberar todos bichinhos dela e poder assim pegar o nível máximo. Ao ter terminado uma campanha, você poderá ir diretamente a uma das fases dela, além de acompanhar a quantidade de bichinhos liberados em cada uma delas.

Outro objetivo para refazer campanhas são os emblemas: terminar uma campanha te dará um emblema naquela campanha, para cada uma das 3 naves. Porém, você deve iniciar a campanha da primeira fase para receber um emblema: nada de pular as fases e ir direto ao chefe!

Também é uma chance de tentar o melhor tempo na dificuldade normal, seja o menor tempo pegando os 5 bichos necessários, ou o menor tempo pegando todos eles.

Jogabilidade

Guns of Icarus 2D?

A jogabilidade do jogo é muito única: você verá sua nave como que em uma visão de raio X, e deverá andar com seu personagem até umas de suas estações. Ao adentrar numa estação, você passa a controlá-la.

Ou seja: a nave possui até 8 estações, e apenas duas delas estarão ocupadas por vez. Resultado: as tarefas precisam ser divididas, e você por vezes terá que correr entre uma estação e outra para reagir.

Os comando são bem simples: as setas do teclado controlarão o movimento do personagem, usando espaço para pular, M para usar, e B para cancelar. Tudo pode ser reconfigurado, e você pode utilizar também o joystick.

Combate

Você enfrentará uma série de inimigos distintos, cada um com seus padrões de movimentação e ataque. A maioria dos tiros deles podem ser destruídos ao tomarem um tiro seu.

Caberá a você dividir sua equipe entre as estações: ocupar duas estações de combate, para matar rapidamente os inimigos? Deixar um dos membros no escudo, para garantir a proteção da nave? Ou deixar um dos membros no motor, para ter mobilidade no combate?

Se a coisa ficar feita, você pode ainda ativar a estação do canhão Yamato, um canhão que fica circulando sua nave, e fará disparos poderosos automaticamente ao ser ativado, com um pequeno tempo de recarga entre cada uso.

Bichinho-espacial

Ao jogar sozinho, você terá um fiel pet para te auxiliar a controlar as estações da nave.

Ele não possui autonomia: você deverá segurar a tecla N, que fará o jogo ficar em câmera-lenta, e em seguida escolher quais das estações ele deve ocupar. A única estação que ele não ocupa é a do controle da nave.

No mais, ele até faz um papel bom: com armas, tenta sempre matar inimigos, com uma boa mira, e destrói projéteis que estão se aproximando.

Pickups

Durante a fase, você encontrará caixas voadoras, e atirando nelas, pegará seus conteúdos. Quando com o símbolo de interrogação, os pickups podem conter joias variadas.

Há também pickups que dão dados de localização de bichos enjaulados, facilitando assim que você os encontre.

Você poderá ainda encontrar corações, que irão reparar sua nave.

Localização

As fases em geral são retangulares, e possuem um relevo diversificado, onde você precisará contornar muitos obstáculos.

Para auxiliar na localização de objetos e amigos enjaulados, o primeiro recurso é o mini-mapa, localizado no canto inferior esquerdo do mapa. Nele, você poderá facilmente identificar inimigos, itens, amigos enjaulados e outras coisas mais, te dando uma visão maior do que a da tela.

Além disso, você poderá utilizar a estação de mapa de sua nave para abrir o mapa, permitindo uma visão total de sua fase, de partes exploradas, não exploradas, e também de amiguinhos a serem resgatados, caso você tenha pego algum pickup.

Soltando os bichos

Ao localizar um ou mais bichos numa jaula, em geral, basta quebrar a jaula com tiros, que os bichos virão até sua nave automaticamente.

Porém, fique atento: uma série de eventos pode acontecer nesse processo. Geralmente, você quebra a jaula, e soa um alarme, que irá fazer inimigos aparecerem nas proximidades. As vezes, a jaula fica protegida e não é quebrada, se esconde, e o alarme é soado. Você precisará matar todos os inimigos para poder então quebrar a jaula de fato.

Outras vezes, aparece uma bomba ao seu lado, que explode e gera uma esfera crescente de explosão, que causa dano constantemente caso você fique dentro da explosão. Portanto, corra o quanto antes!

Surpresas

Cada campanha costuma ter uma temática, e dentro de casa fase delas, você poderá encontrar diferentes objetos e variações no ambiente.

Bolhas de água que impedem tiros externos de entrar nela, rajadas de vento que deslocam sua nave, meteoritos perdidos que chocam-se com sua nave, estrelas solares que refletem labaredas ao tomar tiros, portais de teletransporte, estrelas anãs-brancas que puxam sua nave, entre outras, são alguns dos obstáculos que você encontrará.

Você também encontrará corpos maiores que terão uma espécie de gravidade, que te permitirá orbitá-los, mantendo assim um curso circular com velocidade constante, ou seja, mover-se sem ter de usar o motor - algo muito útil em combates apertados - apesar da física nada realista!

Intervalo

Entre uma fase e outra da campanha, você tem uma pequena fase de descanso, que traz pickups ao redor da nave, permitindo recuperar a vida gasta na missão, bem como também garantindo acesso a joias e removedores.

Para avançar dessas fases, deve-se atirar simultaneamente nos botões verdes à esquerda e à direita da nave.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos simples, porém extremamente vivos, com cores fortes e muito contraste.

O traçado dos personagens faz parecer que é um desenho de Hanna-Barbera - especialmente alguns dos chefes.

A interface é bem resumida, e faz bem o seu trabalho, mostrando poucas informações, apenas as essenciais. O mini-mapa ajuda muito a se situar e navegar pelas fases.

Sons e música

A música eletrônica acaba por contribuir com o clima louco do jogo.

Os sons são bem repetidos e desesperadores, sejam os alarmes, os tiros, ou mesmo os gritos dos bichos enjaulados.

O resultado é uma atmosfera bem alucinante, que mal dá pra respirar e prestar atenção em cada um dos elementos. Se foi intencional, acertaram em cheio.

Cooperativo

O jogo conta com cooperativo local para 2 jogadores, sem suporte a drop-in.

Para jogar de dois, o segundo jogador deverá entrar na tela de seleção de personagens, entrando no lugar do pet do jogador 1.

Como o jogo possui poucos botões e não utiliza o mouse, é possível inclusive que dois joguem no mesmo teclado: desde que não haja um limite baixo de teclas no dispositivo. Naturalmente, o ideal é ter ao menos um joystick.

Em termos técnicos, o jogo não muda muita coisa, exceto que de dois, o segundo jogador pode controlar o motor da nave, coisa que o pet não pode fazer.

Já a estratégia, fica muito mais viva: especialmente sendo cooperativo local, dividir a experiência do jogo com alguém torna ele muito mais divertido.

O jogo faz os personagens darem uma pequena pirueta ao se trombarem na nave, mas isso não prejudica em nada o controle dos personagens, é apenas uma brincadeira visual.

Veredito

Seja pra quem gosta de jogos de nave, seja pra quem gosta de cooperação com muita ação independente do gênero, Lovers in a Dangerous Spacetime garante muita diversão com um desafio considerável.

As campanhas não são muito extensas, levando aí cerca de 4 horas para finalizar as quatro, mas é uma medida boa para um jogo local, especialmente considerando que a ação não pára.

Como as fases são procedurais, o jogo nunca fica enjoativo. Somando isso às progressões, você terá motivos de sobra para refazer as fases e campanhas - além de se divertir, é claro.

O modo casual também é muito útil para poder dividir o jogo com pessoas que não são acostumadas com jogos, como namorada ou crianças.

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