As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: ibb & obb

Que tal um jogo de plataforma que foi criado para ser jogado em dupla? ibb & obb é exatamente isso!

Dois jogadores devem trabalhar em perfeita sincronia para completar quebra-cabeças, usando uma gravidade muito louca!

Se você gosta de quebra-cabeças e desafios de plataforma, ibb & obb reúne o melhor dos dois universos, para você jogar com um amigo em sua casa ou pela internet!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Plataforma
Puzzle
Desenvolvedora Sparpweed
Codeglue
Publicadora Sparpweed
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 26/05/2014
Data da análise 28/06/2014

Requisitos Mínimos

Processador Dual Core 2 GHz
Memória 512 MB
Espaço em Disco 850 MB
Vídeo Compatível com OpenGL 2.0

Enredo

Erro 404

Arquivo não encontrado. Sério mesmo, o jogo não tem história ou contexto. São 2 personagens, o baixinho verde ibb e o obb rosa, e eles andam juntos por aí tentando atravessar a tela da esquerda pra direita sem parar.

Sem parar literalmente: após o loading inicial do jogo, que é bem demorado inclusive, nenhum outro loading é feito, pois basicamente o jogo já carregou o mundo inteiro, e aí, você vai passando de fase a fase, sem nenhuma transição de tela ou algo do gênero.

Campanha

A campanha é composta ao todo por 15 fases, e 8 fases extras escondidas.

Após passar de uma fase, você tem a opção de voltar para o limbo pelo menu do jogo, que é basicamente um local onde você consegue ver quais fases passou, sua pontuação nelas, e entrar em uma fase em específico.

Progressão

Sem progressão

Os personagens são os mesmos, do início ao fim do jogo. A única progressão é a pontuação por fase, que somada, dará sua pontuação total.

Você pode através do menu do jogo acessar o Scoreboard, vendo o ranking mundial, ou simplesmente competindo com seus amigos.

O que determinará sua pontuação final será o número de fases que você passou, o quão bem foi nelas, e se achou (e passou) das fases secretas!

Jogabilidade

Comandos

As teclas não são configuráveis, mas o jogo fornece duas combinações: WASD e Setas.

No WASD, A vai pra esquerda, D pra direita, e S ou W pulam. Nas setas, mesma lógica. Basicamente, só isso que você precisa.

O comando adicional nesse caso seria o mouse, que irá controlar um rastro da cor do seu personagem, que serve simplesmente para sinalizar ao outro jogador o que você quer fazer, ou quer que ele faça.

No Joystick, você utiliza o analógico esquerdo ou o D-pad para mover o personagem. O pulo é feito por um dos botões do Joystick (no do Xbox, é o A), e o analógico direito servirá para controlar o rastro de sinalização.

Puzzles

Parece fácil, né? Apesar de ter controles amigáveis, o grande desafio do jogo é o que o design das fases pede de você: em muitos momentos, um personagem deverá subir no outro para atingir locais mais altos e coisas do gênero.

Fora isso, toda fase possui dois níveis gravitacionais: um acima e outro abaixo da superfície. Em vários pontos, há um buraco entre esses dois níveis, e os personagens podem cair ali, ficando abaixo do nível. Quando se está abaixo, basicamente a gravidade é invertida, portanto você cairá no sentido oposto, subindo na tela. Confuso?

Se não bastasse essa interação com duas gravidades, você terá de usar esse mecanismo para resolver diversos desafios, que ficam mais complexos e recebem mais variáveis à medida que progride no jogo: buracos entre níveis com cor de personagem, trampolins, buracos gravitacionais, etc.

Inimigos

E inimigos, tem? Como matar??? Não dê uma de Mario e tente pular em cima deles, que não vai dar certo. Basicamente, os inimigos são presentes nas duas gravidades: num lado estará presente a forma preta do inimigo, que se você tocar ali, irá morrer. Abaixo dele, estará a parte branca, sempre em formato de bola, que se você tocar ali, o matará.

Toda vez que um inimigo é morto, ele lançará no lado negro dele um cristal de pontos. Se você não pegá-lo a tempo, esse cristal cairá no chão, e se fragmentará em pequenas partes, que se não forem pegas a tempo, irão reduzindo de tamanho até sumirem!

Portanto, para maximizar sua pontuação, é ideal um personagem matar o inimigo, e o outro pegar o cristal enquanto ele ainda está no ar!

Segredos

Além disso, nas fases existem cristais escondidos, que ficam parados na fase, e cabe ao jogador localizá-los, e o principal, encontrar uma forma de chegar até eles – em geral, algo nada óbvio de se conseguir.

Fora isso, como citado anteriormente, existem 8 fases secretas, que estarão distribuídas entre as 15 fases da campanha, e são menos óbvias ainda que cristais secretos!

Eu falei em morte, né… o que acontece quando um jogador morre? Basicamente, um jogador morre, e isso faz com que o outro morra em seguida, e o jogo volta um pouco, como se fosse para um checkpoint anterior. Nisso você pode acabar perdendo cristais de inimigos, se matou eles próximo de onde morreu, por exemplo…

Ao final de cada fase, haverá um momento de festa radical, que mostrará o número de pontos que você conseguiu na fase, revelando também o máximo de pontos da fase.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui um gráfico bem minimalista, com cores neutras e poucos detalhes – batendo o olho, parece que foi um jogo feito em Flash, onde há um 2D com muito uso de degradês lineares como textura e formatos esféricos.

Isso não tira a beleza do jogo: há um trabalho muito bonito com o contraste, seja entre personagem e fundos, ou diferenciando os dos níveis gravitacionais. É um jogo de contrastes e opostos, e dependendo do olhar (ou da droga utilizada), parece uma pintura minimalista em movimento.

Durante as fases, não há nenhum elemento de interface, nada indicando vida, tempo, cristais, tudo muito muito limpo.

Outro detalhe visual é que a câmera do jogo poderá se aproximar ou se afastar durante as fases, conforme o quebra-cabeça a ser realizado.

Sons e música

O jogo tem também pouquíssimos barulhos em geral – os personagens não fazem barulho quando se movimentam ou pulam – apenas quando se mata um inimigo, pega-se cristais e etc.

A música do jogo é bem diferente, uma coisa eletrônica de ambiente com uma pegada neo-clássica. Em muitos momentos, dá a impressão que a música do jogo é uma música de menu. Só não fica muito de fundo, pela falta de barulhos do jogo!

Por fim, tudo isso contribui para a atmosfera enigmática do jogo!

Cooperativo

Cooperativo local

É o principal do jogo – na verdade, ele é 100% cooperativo – todo o design do jogo foi construído em cima da ideia de ser jogado em duas pessoas.

Um jogador controla o ibb, o outro o obb, e deve obrigatoriamente trabalhar em conjunto e sincronia para superar os desafios e progredir nas fases.

O jogo pode ser jogado localmente, mesmo sem controle: como são poucos botões, é bem tranquilo de um utilizar WASD e o outro as setas.

Cooperativo online

Não tem com quem jogar localmente? O jogo pode ser jogado online também: ao entrar no modo online, você cairá num jogo que esteja aguardando, ou ficará numa tela aguardando outro jogador entrar.

Você pode também convidar um amigo pelo próprio menu do jogo, que é integrado com o Steam, e assim iniciar rapidamente uma partida.

Comunicação

Para se comunicar, o jogo não possui chat de texto, mas você pode utilizar chat de voz (que pode ser habilitado ou desabilitado no menu do jogo), e claro usar também o rastro para sinalizar coisas durante a partida.

Em partidas online, o progresso e pontuações são salvos para ambos os jogadores.

Single player?

Fica a pergunta: dá pra jogar sozinho? Se você entrar no modo local, pode controlar ibb com WASD e obb nas setas, portanto é possível sim.

Mas não compare essa experiência com algo como em Brothers – A Tale of Two Sons, pois lá o jogo foi criado para um jogador controlar os 2 personagens, e em ibb & obb esse não é o caso.

Portanto, é possível sim, mas é algo extremamente desencorajado pelos desenvolvedores, pois pode ser muito frustrante. Mas não deixa de ser uma opção válida para os psicopatas, anti-sociais e masoquistas, né!

Veredito

Sendo aparentemente um jogo indie simplista, ibb & obb no fundo é muito mais rico e profundo do que isso.

O cooperativo proporcionado por ibb & obb é muito interessante – pra mim, é do mesmo nível que jogar a campanha cooperativa de Portal 2, onde cada sala é um novo quebra-cabeça, e pensamento em conjunto e sincronia de ação são essenciais, botados a prova o tempo todo.

A dificuldade também é bem recompensadora: em certo momento do jogo, é comum ficar quebrando a cabeça para passar de uma parte, e quando consegue-se completar o objetivo, a própria conquista é um excelente incentivo, e cooperativamente, é um sucesso coletivo, muitas vezes comemorado entre os jogadores – não é atoa que no final das fases todo mundo quer dançar!

O próprio design áudio-visual merece ser elogiado: é algo meio psicodélico, e ao mesmo tempo harmônico, e contribui para uma espécie de transe meditativo que é muito bom para jogos onde pensar e se concentrar é necessário.

Pra melhorar, os desenvolvedores nos deram um presente fantástico também: comprar o pack que vem com uma cópia extra custa apenas 12,5% a mais que o jogo sozinho – portanto, é muito fácil comprar para o pack Best Friends Forever Double Pack para ter o jogo para você e para um amigo! Uma iniciativa muito nobre, que merece os aplausos de todos os fãs de jogos cooperativos!

Comentários