As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Curses 'N Chaos

Que tal descer porrada em ondas de inimigos, num jogo de plataforma retrô extremamente arcadesco, ao lado de um amigo?

Curses 'N Chaos é o mais novo título da Tribute Games, criadores do Mercenary Kings, uma pequena empresa canadense inspiradíssima nos jogos da era dos 8-bits e 16-bits.

Apesar de simples em muitos aspectos, o jogo conta com 3 finais diferentes, e pra melhorar as coisas, suporte a cooperativo local e online para 2 jogadores!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Beat'em Up
Desenvolvedora Tribute Games Inc.
Publicadora Tribute Games Inc.
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 18/08/2015
Data da análise 28/09/2015

Requisitos Mínimos

Processador Dual Core
Memória 2 GB
Espaço em Disco 250 MB
Vídeo Compatível com OpenGL 2.1

Enredo

Prólogo

Na história, os caçadores de recompensa Leo e Lea são amaldiçoados por Algarr, o Feiticeiro Rei, após terem desafiado sua soberania sobre o reino, fazendo com que sejam perseguidos por todos tipos de criaturas e monstros, inclusive a própria Morte.

A esperança para reverter a maldição está nas mãos de Allison, um alquimista, que diz que o Elixir da Vida seria capaz de quebrar qualquer maldição. E a única forma de pegar todos os ingredientes necessários seria enfrentando os monstros!

Campanha

A campanha do jogo é composta por um total de 13 fases. E por incrível que pareça, o jogo tem 3 finais distintos!

Tanto os finais quanto o prólogo são ilustrados através de uma pequena animação.

Progressão

Dinheiro

A progressão no jogo é um tanto simples e limitada, sem existência de níveis de personagem ou upgrades, girando em torno do acúmulo de dinheiro e itens, necessários para acesso aos múltiplos finais do jogo.

Você ganhará dinheiro matando monstros nas fases, que eventualmente derrubarão moedas ao serem derrotados. Também é possível vender itens no acampamento, tela visitada antes de cada fase. A única utilidade do dinheiro é comprar itens.

Itens

Durante as fases, vários monstros derrubarão itens ao serem derrotados, que poderão ser pegos e usados pelos personagens. A grande maioria dos itens produzem um efeito imediato, e logo são gastos. Portanto, a princípio, parece que essa é a utilidade de itens no jogo: apenas uma espécie de power-up nas fases, para matar inimigos, se curar, ganhar pontos, etc.

Porém, os itens tem uma função na história do jogo: são necessários para adquirir o Elixir da Vida, através da mistura de determinados itens.

Você terá duas formas de adquirir itens: ou comprá-los na loja do alquimista com dinheiro, ou pegá-los nas fases, e guardá-los ao invés de usá-los, fazendo com que sejam levados com o personagem.

Após pegar item nas fases, você pode acessar o menu Equip para desequipar e equipar itens nos personagens. Isto é útil especialmente para itens de magias, pegos a partir da terceira fase.

Ao todo, são 50 itens diferentes, para serem encontrados ou produzidos através de mistura.

Grimório

E como saber que itens misturar para obter outro item, até chegar ao Elixir da Vida? Através do Grimório, recurso acessado dentro de diversos menus do alquimista, como compra, venda ou mistura de itens.

O grimório é composto de 3 páginas: Fight & Fortune, Elixir of Life e Cursed Path. Se você reparar bem, verá que ele mostra que 2 itens combinados dão um a seguir, mais próximo do meio da tabela. Por exemplo, o Arco e Flecha combinado com o Canhão forma a Balista.

Depois de pegar um item ou criá-lo através de mistura, será possível comprá-lo diretamente na loja do jogo. Isso nunca compensa em termos de dinheiro, sendo sempre mais eficiente comprar seu componentes básicos e fazê-lo, quando aplicável.

Pontuação

A última progressão é especialmente interessante pra quem já zerou, viu todos os finais e pegou todos os itens, e em tese não teria muito o que fazer. Durante cada fase, você ganhará pontos por matar inimigos.

A medida que mata inimigos sem tomar golpes, você sobe seu Chain. A cada 10 de chain, o jogo aumenta o multiplicador de pontos: 10 dá o dobro, 20 o triplo, e assim por diante.

Embora não haja Leaderboard online de pontuação, na tela de seleção de fases você poderá ver a pontuação máxima que você conseguiu naquela fase. Portanto, o objetivo seria você se superar.

Jogabilidade

Movimentação

O jogo possui poucos comandos, tendo uma jogabilidade relativamente simples.

Para mover o personagem, você utilizará as setas direcionais, podendo deslocar-se para os lados apenas.

Você poderá pular com a tecla K. Os personagens tem pulo duplo, podendo dar um segundo pulo após estarem no ar.

Para correr, basta segurar a tecla N, fazendo com que ao mover-se o personagem corra ao invés de andar.

Combate

Só há um botão para dar golpes: a tecla J. E nada de combos ou algo do gênero.

A variedade de golpes que você tem são golpes mais complexos: a voadeira, ao dar um golpe no ar; o Mach Punch, dando golpe durante a corrida; e o gancho, ao golpear segurando para cima. Todos esses golpes dão o dobro de dano.

O destaque vai para a voadeira, por ter maior mobilidade e não de deixar vulnerável, desde que você controle o movimento aéreo. É possível inclusive pular, dar uma voadeira, dar pulo duplo no ar, e outra voadeira, tudo isso sem cair no chão!

Caso você tenha sido golpeado no ar, é possível apertar o botão de pulo para tentar recuperar-se da queda.

Usando itens

Para usar itens nas fases, você deverá apertar a tecla I. Você só poderá carregar um item por vez: caso pegue outro e já esteja com um, o item anterior será arremessado ao chão. Você pode arremessar um item manualmente, segurando para cima e apertando o botão de usar item.

Você também poderá contar com a ajuda de Owly, um pet que pode acionar com a tecla O. Caso você esteja segurando um item, chamar Owly fará com que você entregue seu item a ele. Caso Owly já possua um item, chamá-lo irá fazer com que ele venha e derrube o item na tela. Ou seja, é basicamente um reservatório de item.

Isso porque itens derrubados desaparecem em alguns segundos. Portanto, fique sempre atento a isso.

Outros comandos

Faltou só um comando do jogo: segurar a tecla para baixo fará seu personagem dançar. A cada segundo de dança, você ganhará 5 pontos, podendo esses pontos serem aumentados pelo multiplicador de Chain. A única utilidade disso é para quem está jogando por pontuação. Também é uma distração engraçada, claro.

Naturalmente, todos os comandos podem ser reconfigurados sem qualquer dificuldade.

Além dos comandos in-game citados, há os comandos de menu: você apertará ENTER para acessar menus, e Backspace para voltar de menus.

O jogo também conta com suporte a joysticks diversos, inclusive recomendando o uso dos mesmos.

Fases

Ao contrário dos Beat'em Up convencionais, cada fase é composta apenas de uma tela fixa, sem existência de plataformas ou algo do gênero, transformando o jogo em uma espécie de arena.

Cada fase é composta de 10 ondas de inimigos, onde estes aparecem dos dois lados da tela.

Finalizando as 10 ondas, você enfrentará o chefe da fase.

Tempo

Toda onda tem um limite de tempo de 60 segundos, e você deverá tentar matar seus inimigos o mais rápido possível.

Caso o tempo acabe, a Morte aparecerá com sua foice para atrapalhar. Um golpe da morte irá arrancar toda sua vida.

Nas ondas de chefes, você também terá tempo, com o diferença de sempre haver uma forma de pegar ampulhetas, que ao serem usadas, darão tempo extra.

Morte

Você terá 5 corações de vida, que poderão ser repostos com itens de cura, como comidas e poções.

Quando seus corações acabarem, você morre. Porém, você possuirá um total de 3 vidas extras por fase. Ao reviver, seu personagem aparecerá na tela, e causará um dano em área.

Caso suas vidas extras acabem, Game Over: terá de começar a fase novamente...

Arte

Gráficos e interface

O jogo tem gráficos ao estilo retrô 8-bits, com uma paleta de cores limitada em cada objeto. Apesar da limitação, é um gráfico agradável, com animações bem feitas, e com muitos detalhes. Os cenários são sempre animados, deixando a parte visual mais viva.

A interface segue o mesmo estilo, tanto nos ícones quanto na escrita.

Sons e música

Os sons e músicas também são retrô. Em relação aos sons, o resultado é um pouco pior, e a repetição deles é um pouco enjoativa.

A trilha sonora é composta de 19 músicas, de ótima qualidade, sendo uma mistura entre chiptunes de 8-bits e músicas de 16-bits.

Cooperativo

O jogo possui cooperativo local e online para até 2 jogadores, sem suporte a drop-in.

Para determinar que a partida terá de vários jogadores, você deve acessar o respectivo menu na tela de seleção de personagens, e escolher a opção desejada.

No caso da partida local, é também possível que até 2 jogadores utilizem o teclado, no caso de não haver joysticks presentes, correndo o risco de ter problemas com limites de teclas simultâneas.

Já para partidas online, é possível tanto convidar amigos do Steam diretamente, quanto iniciar/procurar partidas públicas.

A dinâmica do jogo é basicamente a mesma em modo cooperativo, com o diferencial dos jogadores terem de dividir tudo: itens, controle do Owly (que só continuará guardando um item), contador de chain (que será zerado caso qualquer um dos dois tome um golpe), pontuação e vidas extras.

A única vantagem, além da diversão, é os dois jogadores poderem dançar ao mesmo tempo, rendendo o dobro de pontos!

Veredito

Apesar de toda sua simplicidade, Curses 'N Chaos é um jogo desafiador e recompensador, com uma boa curva de aprendizagem, porém impiedosa.

O enredo é bem secundário, mas ao mesmo tempo, ganha um destaque, considerando que o jogo possui 3 finais distintos, sendo um bom incentivo para continuar a jogatina.

O combate também é simples, mas a ação contínua e desafiadora tornam a experiência bem agradável.

Certamente jogadores mais novos dificilmente vão ter o paladar adequado para curtir a jogabilidade simples ou os gráficos retrôs, mas com certeza os jogadores da velha guarda vão sentir uma boa nostalgia e poderão aproveitar bem esse título arcadesco.

Comentários