As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Beat Hazard

Se você gosta de ouvir músicas enquanto joga, e curte shooters espaciais de jogabilidade simples, Beat Hazard tem tudo pra te agradar e mais um pouco.

Com uma jogabilidade simples, um visual estonteante e a liberdade de te permitir escolher qualquer música no jogo, Beat Hazard é um jogo único, tal qual promete elaborar experiências singulares, de acordo com a música escolhida. Legal, não?

Ficha Técnica

Gênero Shooter Espacial
Desenvolvedora Cold Beam Games
Publicadora Cold Beam Games
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 15/04/2010
Data da análise 12/05/2013

Requisitos Mínimos

Processador 2 GHz
Memória 512 MB
Espaço em Disco 40 MB
Vídeo 256 MB
Direct X 9.0

Enredo

E desde quando shooters espaciais tem enredo? Na verdade, no máximo, Beat Hazard possui uma temática, que é o grande ponto forte e singular do jogo: música.

Não, não estou dizendo que o jogo possui músicas boas, e sim que ele gira em torno de música. Totalmente.

Escolha uma das 23 músicas do jogo, ou qualquer música de seu computador, ou ainda conecte-se a uma rádio online, e enfrente uma fase única, que variará conforme a música selecionada.

Exatamente isso: música é a força que dirige o jogo. Tudo que acontece tem a ver com a música que está sendo tocada. Como funciona?

O jogo monitora constantemente as frequências da música que está sendo tocada. A energia de cada frequência é usada como gatilho de eventos e aspectos do jogo.

A música afetará suas armas, inimigos e chefes - além dos efeitos visuais do cenário. Ou seja: num momento mais calmo da música, seus tiros serão mais fracos, e os inimigos quase ficarão parados, enquanto em momentos agitados, seu tiro será um Kamehame Ha do Goku e os inimigos serão esquilos tomando energéticos!

O jogo também garante que a experiência adquirida entre cada música selecionada é única - garantindo assim que a pontuação adquirida seja mais justa, e também que seja possível um treino da música, para os jogadores mais competitivos.

Ou seja, o jogo não tem enredo... a não ser que você escolha uma música de escola de samba pra tocar no jogo!

Progressão

Escore

Por ser um jogo muito arcade e casual, a progressão é simples e limitada.

Ao finalizar uma fase, você receberá um escore para avaliar seu desempenho nela. Essa pontuação em si pode ser um objetivo, uma vez que você pode disputar com seus amigos (ou com o mundo) para ver quem consegue a melhor pontuação em determinada música, na maior dificuldade possível, por exemplo.

Ranking

Essa pontuação também servirá para aumentar seu ranking. São ao todo 27 rankings, que no fundo servem mais para ilustrar quantidade de jogos do que experiência propriamente dita. Mas qual sistema de nível não é exatamente isso, não é verdade?

Quando você passar de ranking, eventualmente irá poder liberar novas perks. Essas perks são destrancadas na ordem que você escolher, e poderão posteriormente ser equipadas e melhoradas.

Perks

São ao todo 9 perks diferentes, a maioria possuindo múltiplos níveis de upgrade. Porém, você só poderá equipar simultaneamente 5 delas - ou seja, escolha-as baseando-se em seu modo de jogo.

Os bônus fornecidos por perks são mínimos: servem basicamente para facilitar o começo da partida, fornecendo ao usuário powerups (para ficar mais forte) ou multiplicadores (para aumentar sua pontuação). Nada além disso.

Não achou suficiente? O jogo conta ainda com 63 achievements, que podem ser vistos dentro do próprio jogo, e são comparados automaticamente com os de seus amigos.

Jogabilidade

Shooter

O jogo pode ser jogado tanto no teclado quanto no joystick, conforme o que você achar melhor.

Caso jogue no teclado, moverá a nave utilizando WASD ou as setas direcionais, utilizando o mouse para posicionar a mira na tela, com o botão esquerdo atirando e o botão direito ativando super bombas.

O controle pelo joystick utilizará de dois direcionais: num você moverá a nave, e no outro você controlará o ângulo da nave. Mover a nave pode utilizar um direcional digital sem problemas, porém para girar a nave é essencial utilizar um direcional analógico, logicamente.

Pickups

Durante as fases, na prática é tudo muito simples: você deve esquivar dos inimigos e asteroides, ao mesmo tempo que deverá pegar os pickups que caem aleatoriamente durante a fase, e destruir tudo que aparece na tela o quanto antes.

Existem vários pickups que poderão ser encontrados:

  • Volume (VOL): Aumenta o volume da música no jogo, aumentando diretamente o poder de suas armas.
  • Weapon (POW): Aumenta o poder de sua arma fazendo-a atirar múltiplos raios.
  • Super Bomba: Adiciona uma super bomba a você, que poderá ser utilizada quando você quiser.
  • Dinheiro ($10): Adiciona 10 dolares de cash, a ser utilizado posteriormente no upgrade de perks.
  • Multiplicador (+1, +5 ou +10): Aumenta o seu multiplicador, aumentando seu potencial de pontuação.

Ao preencher a bara de Volume e de Arma, o jogo indicará que você é um Beat Hazard, e nesse modo você dará o máximo de dano possível, o que é essencial em partes difíceis (em especial durante chefes).

Estes pickups são temporários, portanto não demore muito para pegá-los!

A super bomba causa uma grande explosão na tela, limpando-a de inimigos, e também serve para fornecer uma invulnerabilidade curta que dura 3 segundos após a explosão. Portanto, utilize-as sabiamente!

O jogo também possui duas formas extras de aumentar seu multiplicador nas fases. A primeira é o bônus de Daredevil, onde você deve ficar sem atirar por alguns segundos. A segunda é o bônus de Survivor, que é garantido a cada 30 segundos em que você sobrevive.

Portanto, para os mais aficionados por escores, ficar atirando sem parar pode não garantir o melhor escore - o ideal é balancear entre matar inimigos, pegar pickups e parar de atirar para ganhar bônus de Daredevil.

Modos de Jogo

O jogo conta com 3 modos de jogo: Standard, você você escolhe uma música e deverá enfrentar ela inteira; Survival, onde o objetivo é sobreviver pelo máximo de tempo possível, com o jogo escolhendo várias músicas após a inicial, e ficando gradualmente mais difícil conforme o tempo passa; e o modo Chill Out, onde você possui vidas infinitas e acesso a todas as perks e enfrenta músicas indefinidamente.

Ao escolher os modos Standard e Chill Out, você poderá escolher a dificuldade dentre as 5 possíveis, sendo que as duas últimas precisam ser liberadas com Perks.

Intensidade visual

Também é possível escolher a intensidade visual, que vai de 50% a 200%. Mais do que deixar o jogo mais bonito (e difícil de enxergar, eu garanto!), aumentar a intensidade visual irá garantir também um pequeno bônus em sua pontuação.

Arte

Gráficos e interface

Devo confessar que Beat Hazard é um dos jogos mais belos que já vi. Embora possua modelos e texturas simples, a somatória das cores e efeitos gerados pelas armas e pela própria música são belíssimos.

Advirto que o jogo não é recomendado para pessoas com epilepsia ou fotossensibilidade, por motivos óbvios. Tanto que ao entrar no jogo, a primeira tela é de advertência. Estão avisados!

A interface in-game é bem simples, e faz um trabalho excelente, que dão um feeling de um programa de música, sendo possível ver o progresso da música atual e o tempo da fase no topo de forma bem clara.

Sons e música

Deve ser o único jogo que não faz pew pew pew quando você atira! E não é pra menos, afinal, você precisa ouvir a música! Porém, existem sons sim: há som dos inimigos atirando, de explosão (dos inimigos, sua e de super bomba). A princípio estranhei o fato do seu próprio tiro não ter barulho, mas garanto que isso acaba com o problema de repetição de sons que haveria.

Quanto a trilha sonora, é a melhor parte: se as músicas eletrônicas que vem no jogo não te agradarem, sinta-se a vontade para carregar sua pastinha de Mp3 do gênero que preferir, e com certeza você ficará muito satisfeito! Melhor, impossível!

Cooperativo

Cooperativo local

O jogo possui multiplayer local para dois jogadores, ou seja, na mesma máquina, exigindo que haja ao menos um joystick para o segundo jogador (embora haja a possibilidade de ambos os jogadores utilizarem joystick também).

O multiplayer local conta com 4 modos de jogo: Head to Head, Coop, Boss Rush e Survival.

O modo Coop é exatamente como o Standard, com a diferença de ser para dois jogadores. Há apenas uma HUD para os dois jogadores, ou seja, todos os stats são compartilhados (inclusive superbombas e vidas!).

Boss Rush é uma variação do modo coop, onde ao invés de enfrentar os inimigos gerados conforme a música, enfrenta-se waves de bosses. Há um contador de tempo entre cada wave - e se você não matar o boss anterior, prepare-se para ter a tela acumulando com bosses!

Survival é exatamente como o Survival de Singleplayer, com a complicação dos dois jogadores terem vidas compartilhadas.

Competitivo

Head to Head é o único modo competitivo, onde os dois jogadores competem por escore, possuindo vidas infinitas. Por ser competitivo, neste modo cada jogador tem a sua HUD com estatísticas próprias (escore, multiplicador, bombas e barras de arma/volume).

Cooperativo online

Infelizmente não incluíram multiplayer online no jogo base, mas se você gostou de tudo e apenas se desanimou com a falta de multiplayer online, não se preocupe: esta opção foi incluída num dos DLCs do jogo.

DLC

O jogo conta com 3 DLCs.

O primeiro deles, mais simples, é o iTunes & m4a file support, que serve justamente para isso: adicionar suporte a arquivos de iTunes/*.aac/*.mp4/*.m4a. Lançaram como DLC pois segundo eles o decoder AAC é patenteado, e possui um custo de licença por cópia, portanto, justo. Sem contar que é bem baratinho.

Beat Hazard Ultra

O segundo DLC é o Beat Hazard Ultra, que está mais para uma expansão mesmo. Pra começar, o jogo adicionou multiplayer online, como foi citado anteriormente.

O DLC também libera o modo de jogo Boss Rush para partidas single player.

Além disso, incluiu 3 armas novas no jogo: Micro Missiles, Reflect Shield e Ultra Beam, aumentando e muito a complexidade da jogabilidade do jogo, que originalmente é muito simples.

Por fim, o esperado: novos inimigos, novos bosses, e mais de 1 hora e meia de músicas novas.

Shadow Operations Unit

O último DLC é o Shadow Operations Unit, que expande muito a rejogabilidade com muito conteúdo adicional e novas progressões.

Pra começar, o jogo acrescenta 9 naves, cada qual com sua velocidade, tiro e habilidades. Além disso, cada nave vai possuir seu próprio leaderboard, para ficar justo.

O DLC ainda adiciona integração com o workshop do Steam, onde é possível criar novas naves, publicá-las e baixar as criações de outros jogadores.

Veredito

Tendo uma jogabilidade simples, Beat Hazard é um jogo para jogadores casuais, fãs de shooters espaciais, e claro, para quem curte ouvir música. Se você for um jogador casual, fã de shooter e também gostar de ouvir música, ele é perfeito pra você!

O fato de ser um jogo leve também o torna muito acessível a maioria dos jogadores, mesmo em computadores mais modestos. Portanto, não há desculpa para não testá-lo! Inclusive pois há um demo no steam te esperando!

É um dos muitos jogos que entro casualmente, jogo uma ou duas fases, e fico feliz, e por isso, o recomendo. Pra quem puder jogar cooperativamente, seja no modo local com alguém no lado usando joystick, ou ainda online utilizando com o DLC Beat Hazard Ultra, com certeza a diversão é redobrada!

Comentários