As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Battleblock Theater

Drama! Tragédia! Risadas! Esse é o BattleBlock Theater, um teatro onde seus atores são pobres prisioneiros, que devem entreter gatos malvados que dominam uma ilha remota!

Você deve entrar nessa aventura, passando por diversos desafios, e enquanto tenta liberar seus amigos presos, e descobrir o que realmente é o teatro.

BattleBlock Theater é um jogo de plataforma um tanto único, com uma identidade surpreendente, e quebra-cabeças interessantes, e possui campanha cooperativa para 2 jogadores, e vários modos competitivos e cooperativos para até 4 jogadores.

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Plataforma
Puzzle
Desenvolvedora The Behemoth
Publicadora The Behemoth
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 15/05/2014
Versão analisada 1.0.0
Data da análise 13/05/2014

Requisitos Mínimos

Processador Intel Core2 Duo 2.8 GHz
Memória 1 GB
Espaço em Disco 2 GB
Vídeo 512 MB
Direct X 10.0

Enredo

Prólogo

A aventura começa com você e sua turminha, navegando num barco rumo a aventuras, até que o seu barco bate, e você e seus amiguinhos vão parar numa ilha muito louca, populada por gatos terríveis, que prendem a todos, e você fica incumbido do papel de desempenhar uma espécie de peça teatral para os gatos.

O que será esse teatro maléfico? Quem está por trás dele? Faça o seu papel bem, que a verdade virá a tona!

Campanha

A campanha do jogo é dividida em 8 atos, cada um possuindo 9 fases principais (cenas), a fase finale (uma fase especial dupla com tempo), e 3 fases extras opcionais chamadas encore (bis) – ou seja, ao todo, mais de 100 fases!

O que deixa o jogo mais divertido ainda é a sua narração bizarríssima, excepcionalmente dramática e esquizofrênica do narrador, que certamente irá te deixar muito interessado, e também renderá boas risadas.

Progressão

Gemas e prisioneiros

O jogo não possui um sistema de nível ou algo assim, e a progressão de certo modo é mínima. Basicamente, existem duas moedas, que você poderá acumular durante as fases: gemas verdes e novelos dourados.

As gemas verdes são coletadas mais facilmente: haverão de 3 a 7 gemas verdes por fase, e você deverá pegar no mínimo 3 delas para passar da fase. Portanto, o simples fato de seguir a campanha irá te garantir algumas gemas, no mínimo, ou mais, se você se esforçar mais durante as fases em achar todas.

Gemas verdes são utilizadas para soltar prisioneiros, ao preço de 10 gemas por prisioneiro. Na prática, você estará simplesmente destrancando skins do personagem, que mudarão o seu rosto. Mas como sugere, é algo puramente estético.

Ao todo, são mais de 300 prisioneiros a serem liberados – e quando você for liberá-los, escolherá entre 4 formas de rosto diferente, permitindo portanto algum controle sobre quais skins são liberadas.

Novelos e armas

Já os novelos dourados são muito mais raros: existe 1 por fase, e como não são obrigatórios, por vezes são mais escondidos ainda, e podem facilmente ser ignorados pelos jogadores mais casuais.

Novelos dourados são trocados por armas, ao preço de 5 novelos por arma. Você começa o jogo com uma só arma, e poderá levar até duas armas por missão, e alternar entre elas durante a fase.

As armas, ao contrário do que o nome sugere, tem outros usos mais práticos nas fases, e podem ser utilizadas para facilitar a locomoção em certas partes, ou a resolução de certos quebra-cabeças.

Fases

A outra progressão óbvia é a própria liberação de fases na campanha, afinal, você precisará passar das 9 fases principais de cada ato, e depois passar do finale, para só então liberar o próximo ato.

As fases de encore, liberadas após o término de cada ato, são opcionais, e são bem mais difíceis do que as outras fases, e também possuem tempo.

Pontuação

Quando você passa de uma fase, receberá um escore de acordo com o seu desempenho nela: quanto mais cristais pegar, maior será a pontuação. Também pode receber pontuação melhor se pegar o novelo dourado nela, e também se conseguir finalizá-la abaixo de um tempo determinado.

Caso você consiga finalizar a fase pegando todos os cristais, o novelo e ainda terminá-la abaixo do tempo, você receberá a pontuação A++, e ganhará 2 gemas verdes de brinde!

Enfim, é uma progressão simples, que certamente não machucará um jogador casual, e ao mesmo tempo recompensará um jogador mais dedicado!

Jogabilidade

Plataforma

O jogo possui uma jogabilidade muito, muito simples. Por padrão, a movimentação é feita pelas setas direcionais. Espaço é utilizado para pular, e pode ser usado novamente no ar uma vez para um pulo duplo. Bem comum, certo?

A tecla A usará a sua arma selecionada, e você pode apertar a tecla [ para alternar de arma. Se usada em conjunto com a seta para baixo, dará um ganho poderoso.

A tecla D é usada para ataques variados: sozinha, empurra; no ar, dá um soco aéreo; usada andando, irá dar uma rasteira a la Megaman clássico; usando agachado, irá dar um chute baixo; e finalmente, usada com seta para cima, dará um empurrão para cima, que parece um movimento de Volley de levantar a bola.

Interação e ações contextuais

A tecla W é uma tecla multiuso, que permite interação com objetos ou ações contextuais: arremesso de judô em aliados próximos, segurar-se em ferros andando como um macaco, segurar objetos para movimentá-los, ou estender a mão para um amigo subir num lugar alto.

Já a tecla Q tem o papel importantíssimo de… chorar. Você chorará como um bebê faminto birrento – e isso serve para alertar a um aliado que você precisa dele para passar de uma parte, por exemplo.

Outra tecla fundamental é CTRL, que se segurada, fará seu personagem fazer um movimento louco com os braços, fazendo força, força, como se tivesse tentando cagar com constipação, até que EXPLODE! Sim, um suicídio, que pode vir bem a calhar quando você se vir preso em alguma parte, e querer voltar ao último checkpoint!

E é exatamente isso: não há morte no jogo, ela é apenas um contratempo que irá te atrasar um pouco! Portanto, se você não estiver indo atrás de escores elevados, pode tomar o seu tempo numa boa, para pensar, repensar e tentar o que achar em cada parte das fases.

Desafio

A grande complexidade da jogabilidade não são nos comandos, e sim na interação com o cenário! O jogo possui muitas físicas cabulosas, blocos reativos com comportamentos específicos, armadilhas de todos os jeitos, teleportes, barcos de papel, e uma porção de outras coisas – são tantas variantes, que seria impossível abordar todas – e tudo isso estará em seu caminho entre as gemas, o novelo e a saída.

Felizmente, todas as teclas podem ser reconfiguradas – e o jogo ainda dá o brinde de poder configurar duas teclas para uma mesma ação, coisa rara hoje em dia!

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui um traçado muito único, que embora simplístico, cai muito bem aos olhos. Desde o menu do jogo, até a composição de personagem e cenário, é tudo muito bem desenhado e harmônico, e contribui muito para o estilo do jogo.

E quando falo desenhado, é desenhado mesmo! Parece que tudo saiu do papel e foi parar na tela: poucas cores, traçados desiguais mais harmônicos, animações divertidas… é muito marcante!

O jogo acaba sendo muito leve também, consegui rodá-lo lisamente numa geForce 9400, bem modesta para os padrões de hoje! Por isso, o jogo tem pouquíssimas opções de vídeo, considerando que ele é leve mesmo.

Sons e música

A narração das cutscenes é espetacular, muito retardada e divertida, e dá o tom de drama e comédia que uma peça teatral, que supostamente é o que o jogo acaba sendo, podem significar.

As músicas são muito bizarras, algumas um tanto irritantes, outras até legaizinhas, mas dou o crédito devido pois também caracterizam unicamente essa mistura louca que o jogo representa.

Cooperativo

Campanha cooperativa

Finalmente! A campanha inteira pode ser jogada cooperativamente em até 2 jogadores, online ou localmente.

O grande diferencial de se jogar a campanha em dois é que algumas parte das fases irão mudar: onde havia trampolins, por exemplo, um jogador deverá arremessar o outro, e o outro que foi arremessado, estender a mão para o aliado. Onde havia um bloco para ser arrastado e manter um botão pressionado, um jogador deverá pisar sobre ele e o outro passar, e por aí vai! Certamente, exige bastante sincronia!

Sem contar que o jogo facilita uma agressividade de zoação: nada como empurrar o aliado na água, e pisar na cabeça dele e saltar ao outro lado, por que não??? Como não tem vidas limitadas ou algo do gênero, tudo é permitido! Exceto, é claro, se o objetivo é uma speed run, ai realmente prejudicaria, né!

Trocas

Outro ponto forte do multiplayer é a possibilidade de trocas: você pode passar novelos dourados, gemas verdes, e até skins ao seus amigos! É um sisteminha meio trabalhoso de usar, mas permite que você peça itens específicos vendo o que o aliado tem, ou simplesmente faça uma oferta de algo a ele.

Arena

Se já zerou a campanha ou que algo diferente, o jogo possui a Arena, que tem uma porção de outros modos competitivos, que podem ser jogados cooperativamente em times, enfrentando outros jogadores, ou o próprio computador!

Os modos da arena são:

  • Soul Snatcher (Ladrão de almas): você deve roubar almas dos inimigos e fugir;
  • Muckle (Valentão): cada equipe tem um personagem valentão, e você deve matá-lo;
  • Challenge (Desafio): quem conseguir o melhor tempo num percurso, ganha;
  • King of the Hill (Rei do pedaço): onde você deve ficar por mais tempo sobre os blocos de coroa;
  • Color the World (Colorir o mundo): onde você deve pintar blocos do cenário passando sobre eles;
  • Grab the Gold (Pegar o ouro): onde quem pegar mais ouro ganha;
  • Ball Game (Jogando bola): uma espécie de basquete;
  • Capture the Horse (Capturar o cavalo): onde você deve montar no cavalo inimigo e levá-lo até seu estábulo.

Cada modo mais louco que o outro, e devem render muitas horas e desafios.

Editor de mapas

Acha que tem poucas fases? Pois o jogo ainda tem um editor de mapas, onde você pode criar seus próprios desafios e compartilhar com a comunidade, ou então simplesmente acessar as fases criadas e enfrentá-las!

Veredito

Apesar de toda simplicidade em teoria, BattleBlock Theater dá um show de complexidade na prática, com tantos desafios diferentes em cada momento durante as fases das campanha.

Sua identidade artística é outro ponto forte que merece ser destacado: seus traçados cartunescos trazem vida ao seu enredo, e amparados pela narração magnífica, é praticamente uma obra-de-arte viva.

Unindo o melhor dos universos de plataforma casual e quebra-cabeças, o jogo deve agradar a muitos jogadores que gostem dos gêneros, sem qualquer dificuldade.

Embora a progressão seja muito simples, dá bem conta do recado e da proposta do jogo. E quando ela for insuficiente, sempre haverão os modos de jogo da arena, que com certeza conseguirão prolongar a vida útil do jogo – especialmente pelo motivo de haver um editor de mapa, que pode ser uma fonte infinita de renovação ao jogo!

Mas o jogo realmente brilha é no modo cooperativo, onde fica evidente o quão necessário é trabalhar em equipe para atingir o objetivo, e sacaneadas eventuais criam vários contextos muito engraçados, ao menos pra quem está por cima – certamente, o jogo tem o potencial de destruir amizades!

Comentários